A APPACDM de Elvas apresenta, na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, em Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a nova versão da mascote da associação, o MICAS, para 2026.
A cerimónia de lançamento do MICAS, cujo nome resulta do acrónimo formado pelas palavras Motivação, Integração, Coragem, Ajuda e Solidariedade, agora na cor rosa, terá lugar nas instalações da instituição, pelas 10h30.
O Museu Militar de Elvas acolhe amanhã, dia 1 de dezembro, a palestra dirigida pelo Professor Doutor Moutinho Borges, subordinada ao tema “O Hospital Militar de Elvas no Contexto da Guerra da Restauração”.
A iniciativa, que tem entrada livre, está marcada para as 14h45, na sala Alentejo do Museu Militar de Elvas.
No âmbito do evento Elvas Cidade Natal, o espaço da cozinha e cafetaria do MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas acolhe ao longo dos próximos fins-de-semana um conjunto de workshops de culinária, doçaria e decorações de Natal.
A primeiro momento desta edição 2025 da iniciativa promovida pela associação Arkus aconteceu na manhã deste domingo, 30 de novembro, sendo dedicada à confeção das tradicionais azevias e filhoses.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, passou por este workshop no MACE.
Para a manhã do próximo sábado, 6 de dezembro, está anunciado um workshop de culinária de Natal destinado às crianças. A iniciativa conta com inscrições limitadas e os interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventos@cm-elvas.pt, com a seguinte informação: nome completo, idade, contacto telefónico e qual o workshop que pretende frequentar.
O Natal aproxima-se e com ele regressa o “Estremoz, Natal + Solidário”. Decorrerá, no dia 17 de dezembro, o Almoço de Natal, no Pavilhão B, do Parque de Feiras e Exposições, destinado a todos os interessados, com idade igual ou superior a 65 anos, e a reformados, residentes no concelho de Estremoz.
Para além desta iniciativa será ainda distribuída a lembrança de Natal aos agregados familiares com munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos (oferta de uma lembrança por agregado).
As inscrições deverão ser realizadas, até dia 2 de dezembro, no gabinete de apoio à Vice-Presidente; através do e-mail: vice-presidente@cm-estremoz.pt; pelo telefone 268 339 207, na Casa de Estremoz ou nas Juntas de Freguesia do local de residência.
Inserido no 22.º aniversário do Centro Cultural, “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras – O Musical”, da companhia Rituais dell Arte, esteve em cena no auditório do Centro Cultural na tarde de 29 de novembro.
O espetáculo combinou ação, humor e valores como o respeito e a igualdade de género. Com o trono da Rainha Ana, no Reino de França, a ser ameaçado pelo Cardeal Richelieu e pela sua aliada Milady, D’Artagnan unem-se a três mosqueteiras para a ajudar, dando início a uma aventura cheia de duelos, intrigas e momentos divertidos.
“A Luz do Natal” é o mote para a exposição de Célia Fiel, que vai ser inaugurada no domingo, 30 de novembro, pelas 15h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.
Nesta quadra festiva, que se veste de cor e a magia, a mostra pode ser visitada até 11 de janeiro, no horário de funcionamento do MAEE.
O Município de Montemor-o-Novo, através da incubadora startUP Montemor-o-Novo, promove a 4.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, destinado a premiar a melhor ideia de negócio proposta.
Com o principal objetivo de estimular o empreendedorismo em Montemor-o-Novo, “apoiando pessoas que têm uma boa ideia, mas que precisam de orientação, recursos ou incentivo para dar o primeiro passo”, explica a coordenadora da incubadora de empresas, Teresa Biléu, a startUP Montemor-o-Novo quer, com este concurso, “ajudar a transformar ideias em projetos reais, criar valor para o território e oportunidades para quem aqui vive”.
“Qualquer pessoa pode concorrer ao concurso de ideias desde que seja maior de 18 anos e que pretenda desenvolver essa sua ideia ou projeto em Montemor-o-Novo. A informação mais detalhada poderá ser consultada no normativo do concurso, que está disponível no website do município. Para concorrer basta preencher e enviar o formulário, que também está disponível no website do município, e não é preciso ter uma empresa criada, basta ter uma ideia”, adianta a responsável.
O concurso oferece um conjunto de prémios “muito completos” para apoiar o projeto vencedor. “Para além de mil euros de prémio monetário, oferecemos a conceção e desenvolvimento do logotipo, um patrocínio da Empresa Haja Criatividade, até 800 euros em serviços de consultoria especializada, para aplicar nas áreas que o projeto vencedor considera essencial, e incubação física gratuita durante um ano na Startup Montemor-o-Novo”, avança Teresa Biléu.
As candidaturas encerram já esta segunda-feira, 1 de dezembro. Todas as candidaturas serão, de seguida, pré-avaliadas por um júri, “passando depois para a fase do bootcamp, onde os promotores irão desenvolver ainda mais as suas ideias, como as comunicar e explorar nas áreas de vendas e negociação”. No dia 11 de dezembro, os candidatos participarão na grande final, onde terão a oportunidade de fazer as apresentações pitch das suas ideias. “Nesse dia, é escolhida a ideia vencedora, que recebe os prémios e começa a ser acompanhada pela Startup Montemor-o-Novo”, explica a responsável.
O gasóleo vai descer 7 cêntimos, enquanto a gasolina vai descer 3,5 cêntimos a partir de amanhã, dia 1.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava na sexta-feira (28 de novembro) 1,635 euros, enquanto o do gasolina valia 1,72 euros.
Assim, na próxima semana, de 1 a 7 de dezembro, o preço médio do gasóleo simples vai ser de 1,565 euros e o da gasolina simples 95 vai descer para os 1,685 euros.
Pelo segundo ano consecutivo o Guardião 3 do Punishers LEMC, estrutura em Elvas do motoclube internacional que reúne elementos das forças de segurança, promove o evento solidário Novembro Azul, no âmbito do mês de prevenção e combate ao cancro da próstata.
A iniciativa decorre durante a manhã deste domingo, 30 de novembro, arrancou na Praça D. Sancho II e incluiu tal como em 2024 um passeio motard que juntou 70 participantes e uma caminhada com 120 pessoas.
Para levar por diante esta organização os Punishers elvenses contaram com a colaboração da Associação Desportiva Ialbax, da equipa local de voluntárias da Liga Portuguesa contra o Cancro, Município de Elvas, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários e diversas empresas locais.
A verba angariada com as inscrições no passeio motard e caminhada do Novembro Azul destina-se integralmente à Liga Portuguesa contra o Cancro.
Duas novas exposições temporárias foram inauguradas na tarde de ontem, sábado, 29 de novembro, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
No Piso 1 a proposta tem por título “Do Fundo”, com obras de Pedro Magalhães e curadoria de Ana Cristina Cachola.
Para o Piso 2 está reservada a coletiva “De um Corpo ao Outro”, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues e obras de Ana Santos + António Júlio Duarte, Belén Uriel, José Pedro Croft, Salomé Lamas e Susanne Themlitz, todas elas pertencentes à Coleção António Cachola.
O vice-presidente Nuno Mocinha representou a Câmara Municipal de Elvas nesta inauguração das duas novas mostras do MACE, em que intervieram o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, a vice-presidente da CCDR Alentejo para o setor da Cultura, Ana Paula Amendoeira, e os curadores de ambas as exposições.
As duas novas mostras do Museu de Arte Contemporânea de Elvas ficam patentes até março de 2026.
A apresentação do número 31 da Revista de Cultura Callipole terá lugar este domingo, dia 30 de Novembro de 2025, pelas 16 horas, no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa.
A Revista de Cultura Callipole, instituída em 1993 pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, conta com 31 edições e dois números especiais, dedicados a Florbela Espanca. Callipole é hoje uma publicação de referência e de alta divulgação de diferentes formas culturais, literárias e de pensamento, com qualidade e prestígio que excedeu os limites da nossa região e do nosso país.
A Associação Cultural e Recreio Musical 1º de Dezembro, de Campo Maior, celebra amanhã, segunda-feira, em feriado da Restauração da Independência, mais um aniversário, com um concerto no Museu Aberto da vila, a partir das 16 horas.
Para este concerto comemorativo dos 89 anos da coletividade, a banda filarmónica convidou o projeto de formação artística de Dança Oriental do município, que irá acompanhar, com 16 bailarinos, coordenados pela professora Letícia Garcia, três das obras que integram o repertório do espetáculo.
“Vamos incorporar no espetáculo coisas orientais, mas também bandas sonoras da Disney, como o Aladdin e Piratas das Caraíbas. Vamos tocar uma obra nova, que é pouco usada aqui na nossa zona, que é ‘Ceremony, Chant and Ritual”, que é de David Shaffer, que tem uma base oriental”, avança o maestro da banda, Francisco Pinto.
Do repertório fazem também parte temas dos Beatles e “Concerto d’Amore”, de Jacob de Hann. “É uma abertura e vamos tocá-la porque nós estamos sempre dedicados à arte com amor. Se a gente não se dedicar com amor e gostar daquilo que faz nunca se chega a lado nenhum, portanto, a nossa missão e o nosso intuito são sempre esses”, acrescenta o maestro.
Para o final do espetáculo, o Francisco Pinto espera contar com a colaboração das gentes da vila: “fiz o desafio a todas as pessoas que tenham pandeiretas e castanholas e que saibam cantar, para fecharmos no nosso concerto a relembrar, mais uma vez, que vai haver Festas do Povo em 2026”. “Vamos fechar o concerto com isso, mas precisamos do auxílio deles”, apela.
Por outro lado, o maestro apela àqueles que, por algum motivo, saíram da banda, nos últimos anos, para que voltem, para que a filarmónica possa ver reforçado o seu grupo de músicos. “Os orgulhos têm de ficar de parte, porque em primeiro lugar está a comunidade e a vila e lutar por isso que é importante. Não é por qualquer coisinha, por qualquer desacordo que se deve abandonar. A música é que tem culpa, o teatro é que tem culpa, a arte é que tem culpa de tudo? Não, eu penso ao contrário. Penso que se devem juntar todas as forças e quanto mais juntos estivermos, quanto mais opiniões houver, melhor as coisas vão correr”, comenta.
Relativamente a estes espetáculos que a banda tem vindo a apresentar, como este em que a dança oriental se une à música, o objetivo é claro: chegar a novos públicos e tentar atrair os jovens. “Nós queremos sempre inovar e trazer coisas diferentes para que desperte a atenção. Têm sido cinco anos de muito trabalho sobre esse aspeto, mas o resultado não tem sido aquilo que nós queríamos. Mas a esperança é sempre a última a morrer e continuamos sempre a trabalhar sempre com força para adquirir mais elementos”, remata Francisco Pinto.
A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro de Elvas celebra o seu 115º aniversário de fundação esta segunda-feira, dia 1 de dezembro, mas as comemorações arrancam na noite deste domingo, 30 de novembro, às 23h30, com uma arruada pelos Bomb’Alen.
A arruada inicia-se na Praça da República e termina na sede da popular “Azevia”, onde à meia-noite é hasteada bandeira da coletividade ao som dos Hinos da 1º de Dezembro e da Restauração, interpretados pela Banda 14 de Janeiro.
A música muda de registo a partir das 00h30, ao som do DJ Pekas, que irá animar a festa no salão nobre da coletividade.
Já amanhã, segunda-feira, 1 de dezembro, realiza-se a tradicional missa por alma dos directores e sócios da Sociedade, já falecidos, marcada para as 11 horas, na Igreja do Salvador, em Elvas.