APPACDM apresenta nova versão do MICAS em Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A APPACDM de Elvas apresenta, na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, em Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a nova versão da mascote da associação, o MICAS, para 2026.

A cerimónia de lançamento do MICAS, cujo nome resulta do acrónimo formado pelas palavras Motivação, Integração, Coragem, Ajuda e Solidariedade, agora na cor rosa, terá lugar nas instalações da instituição, pelas 10h30.

Hospital Militar de Elvas é tema de palestra no Museu Militar

O Museu Militar de Elvas acolhe amanhã, dia 1 de dezembro, a palestra dirigida pelo Professor Doutor Moutinho Borges, subordinada ao tema “O Hospital Militar de Elvas no Contexto da Guerra da Restauração”.

A iniciativa, que tem entrada livre, está marcada para as 14h45, na sala Alentejo do Museu Militar de Elvas.

Azevias e filhoses confecionadas no MACE

No âmbito do evento Elvas Cidade Natal, o espaço da cozinha e cafetaria do MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas acolhe ao longo dos próximos fins-de-semana um conjunto de workshops de culinária, doçaria e decorações de Natal.

A primeiro momento desta edição 2025 da iniciativa promovida pela associação Arkus aconteceu na manhã deste domingo, 30 de novembro, sendo dedicada à confeção das tradicionais azevias e filhoses.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, passou por este workshop no MACE.

Para a manhã do próximo sábado, 6 de dezembro, está anunciado um workshop de culinária de Natal destinado às crianças. A iniciativa conta com inscrições limitadas e os interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventos@cm-elvas.pt, com a seguinte informação: nome completo, idade, contacto telefónico e qual o workshop que pretende frequentar.

Vila Viçosa comemora Restauração da Independência

O Município de Vila Viçosa comemora amanhã, dia 1 de Dezembro, a Restauração da Independência.

As atividades têm início marcado para as 10 horas, com uma arruadana Praça da República, seguida de desfile histórico até ao Paço Ducal.

No Paço Ducal, ao meio dia, serão servidos biscoitos e chocolate quente a todos os presentes.

“Natal + Solidário” de regresso a Estremoz

O Natal aproxima-se e com ele regressa o “Estremoz, Natal + Solidário”. Decorrerá, no dia 17 de dezembro, o Almoço de Natal, no Pavilhão B, do Parque de Feiras e Exposições, destinado a todos os interessados, com idade igual ou superior a 65 anos, e a reformados, residentes no concelho de Estremoz.

Para além desta iniciativa será ainda distribuída a lembrança de Natal aos agregados familiares com munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos (oferta de uma lembrança por agregado).

As inscrições deverão ser realizadas, até dia 2 de dezembro, no gabinete de apoio à Vice-Presidente; através do e-mail: vice-presidente@cm-estremoz.pt; pelo telefone 268 339 207, na Casa de Estremoz ou nas Juntas de Freguesia do local de residência.

“D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras – O Musical” conquistaram o público de Campo Maior

Inserido no 22.º aniversário do Centro Cultural, “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras – O Musical”, da companhia Rituais dell Arte, esteve em cena no auditório do Centro Cultural na tarde de 29 de novembro. 

O espetáculo combinou ação, humor e valores como o respeito e a igualdade de género. Com o trono da Rainha Ana, no Reino de França, a ser ameaçado pelo Cardeal Richelieu e pela sua aliada Milady, D’Artagnan unem-se a três mosqueteiras para a ajudar, dando início a uma aventura cheia de duelos, intrigas e momentos divertidos. 

Célia Fiel inaugura exposição no MAEE

“A Luz do Natal” é o mote para a exposição de Célia Fiel, que vai ser inaugurada no domingo, 30 de novembro, pelas 15h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Nesta quadra festiva, que se veste de cor e a magia, a mostra pode ser visitada até 11 de janeiro, no horário de funcionamento do MAEE.

Incubadora de empresas da Câmara de Montemor-o-Novo procura novas ideias de negócio

O Município de Montemor-o-Novo, através da incubadora startUP Montemor-o-Novo, promove a 4.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, destinado a premiar a melhor ideia de negócio proposta.

Com o principal objetivo de estimular o empreendedorismo em Montemor-o-Novo, “apoiando pessoas que têm uma boa ideia, mas que precisam de orientação, recursos ou incentivo para dar o primeiro passo”, explica a coordenadora da incubadora de empresas, Teresa Biléu, a startUP Montemor-o-Novo quer, com este concurso, “ajudar a transformar ideias em projetos reais, criar valor para o território e oportunidades para quem aqui vive”.

“Qualquer pessoa pode concorrer ao concurso de ideias desde que seja maior de 18 anos e que pretenda desenvolver essa sua ideia ou projeto em Montemor-o-Novo. A informação mais detalhada poderá ser consultada no normativo do concurso, que está disponível no website do município. Para concorrer basta preencher e enviar o formulário, que também está disponível no website do município, e não é preciso ter uma empresa criada, basta ter uma ideia”, adianta a responsável.

O concurso oferece um conjunto de prémios “muito completos” para apoiar o projeto vencedor. “Para além de mil euros de prémio monetário, oferecemos a conceção e desenvolvimento do logotipo, um patrocínio da Empresa Haja Criatividade, até 800 euros em serviços de consultoria especializada, para aplicar nas áreas que o projeto vencedor considera essencial, e incubação física gratuita durante um ano na Startup Montemor-o-Novo”, avança Teresa Biléu.

As candidaturas encerram já esta segunda-feira, 1 de dezembro. Todas as candidaturas serão, de seguida, pré-avaliadas por um júri, “passando depois para a fase do bootcamp, onde os promotores irão desenvolver ainda mais as suas ideias, como as comunicar e explorar nas áreas de vendas e negociação”. No dia 11 de dezembro, os candidatos participarão na grande final, onde terão a oportunidade de fazer as apresentações pitch das suas ideias. “Nesse dia, é escolhida a ideia vencedora, que recebe os prémios e começa a ser acompanhada pela Startup Montemor-o-Novo”, explica a responsável.

Preço dos combustíveis desce até sete cêntimos

O gasóleo vai descer 7 cêntimos, enquanto a gasolina vai descer 3,5 cêntimos a partir de amanhã, dia 1.

De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava na sexta-feira (28 de novembro) 1,635 euros, enquanto o do gasolina valia 1,72 euros.

Assim, na próxima semana, de 1 a 7 de dezembro, o preço médio do gasóleo simples vai ser de 1,565 euros e o da gasolina simples 95 vai descer para os 1,685 euros.

Guardião 3 do Punishers LEMC promove evento solidário

Pelo segundo ano consecutivo o Guardião 3 do Punishers LEMC, estrutura em Elvas do motoclube internacional que reúne elementos das forças de segurança, promove o evento solidário Novembro Azul, no âmbito do mês de prevenção e combate ao cancro da próstata.

A iniciativa decorre durante a manhã deste domingo, 30 de novembro, arrancou na Praça D. Sancho II e incluiu tal como em 2024 um passeio motard que juntou 70 participantes e uma caminhada com 120 pessoas.

Para levar por diante esta organização os Punishers elvenses contaram com a colaboração da Associação Desportiva Ialbax, da equipa local de voluntárias da Liga Portuguesa contra o Cancro, Município de Elvas, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários e diversas empresas locais.

A verba angariada com as inscrições no passeio motard e caminhada do Novembro Azul destina-se integralmente à Liga Portuguesa contra o Cancro.

“Do Fundo” e “De um Corpo ao Outro” para visitar no MACE até março

Duas novas exposições temporárias foram inauguradas na tarde de ontem, sábado, 29 de novembro, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

No Piso 1 a proposta tem por título “Do Fundo”, com obras de Pedro Magalhães e curadoria de Ana Cristina Cachola.

Para o Piso 2 está reservada a coletiva “De um Corpo ao Outro”, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues e obras de Ana Santos + António Júlio Duarte, Belén Uriel, José Pedro Croft, Salomé Lamas e Susanne Themlitz, todas elas pertencentes à Coleção António Cachola.

O vice-presidente Nuno Mocinha representou a Câmara Municipal de Elvas nesta inauguração das duas novas mostras do MACE, em que intervieram o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, a vice-presidente da CCDR Alentejo para o setor da Cultura, Ana Paula Amendoeira, e os curadores de ambas as exposições.

As duas novas mostras do Museu de Arte Contemporânea de Elvas ficam patentes até março de 2026.

Vila Viçosa apresenta 31ª edição da Callipole

A apresentação do número 31 da Revista de Cultura Callipole terá lugar este domingo, dia 30 de Novembro de 2025, pelas 16 horas, no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa.

A Revista de Cultura Callipole, instituída em 1993 pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, conta com 31 edições e dois números especiais, dedicados a Florbela Espanca. Callipole é hoje uma publicação de referência e de alta divulgação de diferentes formas culturais, literárias e de pensamento, com qualidade e prestígio que excedeu os limites da nossa região e do nosso país.

Campo Maior: Banda 1º de Dezembro alia a música à dança oriental no concerto comemorativo do seu 89º aniversário

A Associação Cultural e Recreio Musical 1º de Dezembro, de Campo Maior, celebra amanhã, segunda-feira, em feriado da Restauração da Independência, mais um aniversário, com um concerto no Museu Aberto da vila, a partir das 16 horas.

Para este concerto comemorativo dos 89 anos da coletividade, a banda filarmónica convidou o projeto de formação artística de Dança Oriental do município, que irá acompanhar, com 16 bailarinos, coordenados pela professora Letícia Garcia, três das obras que integram o repertório do espetáculo.

“Vamos incorporar no espetáculo coisas orientais, mas também bandas sonoras da Disney, como o Aladdin e Piratas das Caraíbas. Vamos tocar uma obra nova, que é pouco usada aqui na nossa zona, que é ‘Ceremony, Chant and Ritual”, que é de David Shaffer, que tem uma base oriental”, avança o maestro da banda, Francisco Pinto.

Do repertório fazem também parte temas dos Beatles e “Concerto d’Amore”, de Jacob de Hann. “É uma abertura e vamos tocá-la porque nós estamos sempre dedicados à arte com amor. Se a gente não se dedicar com amor e gostar daquilo que faz nunca se chega a lado nenhum, portanto, a nossa missão e o nosso intuito são sempre esses”, acrescenta o maestro.

Para o final do espetáculo, o Francisco Pinto espera contar com a colaboração das gentes da vila: “fiz o desafio a todas as pessoas que tenham pandeiretas e castanholas e que saibam cantar, para fecharmos no nosso concerto a relembrar, mais uma vez, que vai haver Festas do Povo em 2026”. “Vamos fechar o concerto com isso, mas precisamos do auxílio deles”, apela.

Por outro lado, o maestro apela àqueles que, por algum motivo, saíram da banda, nos últimos anos, para que voltem, para que a filarmónica possa ver reforçado o seu grupo de músicos. “Os orgulhos têm de ficar de parte, porque em primeiro lugar está a comunidade e a vila e lutar por isso que é importante. Não é por qualquer coisinha, por qualquer desacordo que se deve abandonar. A música é que tem culpa, o teatro é que tem culpa, a arte é que tem culpa de tudo? Não, eu penso ao contrário. Penso que se devem juntar todas as forças e quanto mais juntos estivermos, quanto mais opiniões houver, melhor as coisas vão correr”, comenta.

Relativamente a estes espetáculos que a banda tem vindo a apresentar, como este em que a dança oriental se une à música, o objetivo é claro: chegar a novos públicos e tentar atrair os jovens. “Nós queremos sempre inovar e trazer coisas diferentes para que desperte a atenção. Têm sido cinco anos de muito trabalho sobre esse aspeto, mas o resultado não tem sido aquilo que nós queríamos. Mas a esperança é sempre a última a morrer e continuamos sempre a trabalhar sempre com força para adquirir mais elementos”, remata Francisco Pinto.

Elvas volta a celebrar a Restauração da Independência na “Azevia”

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro de Elvas celebra o seu 115º aniversário de fundação esta segunda-feira, dia 1 de dezembro, mas as comemorações arrancam na noite deste domingo, 30 de novembro, às 23h30, com uma arruada pelos Bomb’Alen.

A arruada inicia-se na Praça da República e termina na sede da popular “Azevia”, onde à meia-noite é hasteada bandeira da coletividade ao som dos Hinos da 1º de Dezembro e da Restauração, interpretados pela Banda 14 de Janeiro.

A música muda de registo a partir das 00h30, ao som do DJ Pekas, que irá animar a festa no salão nobre da coletividade.

Já amanhã, segunda-feira, 1 de dezembro, realiza-se a tradicional missa por alma dos directores e sócios da Sociedade, já falecidos, marcada para as 11 horas, na Igreja do Salvador, em Elvas.