Campo Maior: crianças e idosos no topo das prioridades da Junta da Expectação

As crianças e os idosos serão, ao longo deste mandato, a “grande prioridade” da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior.

De acordo com o presidente, Hugo Milton, e através, sobretudo, do Programa de Apoio Social (PAS), a junta irá continuar a dar especial atenção a duas instituições: “temos a Santa Casa como uma das nossas prioridades e vamos apoiá-los sempre em tudo naquilo que eles necessitem e o mesmo se vai passar com a Casa do Povo, onde temos muitas crianças e queremos dar o nosso apoio para que as coisas vão sempre no rumo certo”.

Com o PAS, para além do apoio em géneros alimentares à Santa Casa e ao ATL da Casa do Povo, entre outras associações e instituições, a Junta de Freguesia apoia também o comércio local da vila. “Acaba por ser aqui uma articulação em que saem todos a ganhar”, garante Hugo Milton.

Lembrando que este é um programa já com muitos anos de existência, e que resulta de uma parceria das três juntas de freguesia do concelho, o presidente explica que, a cada mês, são identificadas duas instituições, a quem será atribuído o respetivo apoio, com as compras a serem realizadas no comércio local.

“Tentamos estar sempre em campo e tentamos sempre estar ao lado dos comerciantes. A Junta de Freguesia tem vindo a aumentar sempre esse leque de apoio em relação a eles e acho que é assim que deve ser: as coisas iniciam-se, mas depois quem vem tem de dar continuidade aos projetos e fazer o seu melhor”, remata.

1º Festival das Sopas de São Vicente este domingo com lotação esgotada

Os Cantadores da Planície promovem, este domingo, 30 de novembro, aquela que será a primeira edição do Festival das Sopas de São Vicente. O evento, com lotação esgotada, depois de preenchidas todas as inscrições disponíveis (cerca de 350), será feito, não só de sopas, mas também de outros petiscos e de muita animação.

A ter lugar no pavilhão multiusos da aldeia, a partir das 13 horas, este festival surge como uma forma de “dinamizar um pouco” aquela freguesia do concelho de Elvas, revela a presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cantadores da Planície de São Vicente, Vanessa Garcia. “O nosso objetivo é realizar um evento diferente, algo que ainda não foi feito em São Vicente”, assegura.

No valor pago por aqueles que se inscreveram atempadamente para participar no evento está incluída a oferta da taça e de um copo de reutilizável, bem como a prova de todas as sopas disponíveis, como caldo verde, sopa de batata, de peixe e de tomate. As sopas serão produzidas não só por diferentes elementos do grupo de cantares, como por alguns restaurantes da freguesia que se associam ao evento dessa forma.

“Depois teremos imensos petiscos, bifanas, chouriços assados, salgados, e várias sobremesas tradicionais: tudo aquilo que possa existir num festival e que atraia as pessoas”, adianta Vanessa Garcia, que explica que tudo o que vá para além das sopas será cobrado à parte.  

A animação musical do evento vai estar a cargo, não dos Cantadores da Planície, mas de Gil Marques. “Infelizmente não temos pessoas suficientes para organizar o evento, estar a trabalhar para que tudo corra bem e ter a atuação dos Cantadores da Planície”, explica Vanessa Garcia.

Na organização do evento, os Cantadores da Planície contam com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.