Jovem de Elvas ferida com gravidade em Colisão frontal na N4 em Estremoz

Uma violenta colisão frontal entre dois veículos ligeiros, ao final da tarde desta sexta-feira, na Estrada Nacional 4, perto de Estremoz, provocou ferimentos muito graves numa jovem Elvense e ferimentos ligeiros num homem, ambos condutores das viaturas.

Outra mulher foi assistida no local, mas acabou por não necessitar de transporte ao hospital. As operações de desencarceramento foram especialmente complexas, mantendo os dois feridos encarcerados durante largos minutos, sobretudo a mulher, cujo resgate demorou mais de 40 minutos.

A jovem Elvense sofreu vários traumatismos e encontra-se internada no Hospital do Espírito Santo, em Évora.

As causas do acidente permanecem por apurar e estão agora a ser investigadas pela GNR. O alerta foi dado pouco depois das 19 horas e mobilizou perto de duas dezenas de operacionais dos Bombeiros de Estremoz e Borba, SIV e VMER do INEM e GNR, apoiados por nove veículos. O trânsito esteve completamente parado e, posteriormente, condicionado durante quase duas horas, enquanto decorriam as operações de socorro e limpeza da via.

Elvas associa-se à campanha nacional do Banco Alimentar neste fim de semana

Elvas volta a juntar-se à campanha nacional de recolha de alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome, que decorre este fim de semana, 29 e 30 de novembro. A nível nacional, mais de 42 mil voluntários estarão em 2.000 lojas de todo o país, incluindo superfícies comerciais elvenses, apelando à partilha de bens essenciais para apoiar famílias carenciadas. A iniciativa mantém ainda disponível a plataforma online www.alimentestaideia.pt até 7 de dezembro, permitindo contribuir de forma simples e rápida.

A edição deste ano reforça o apelo à solidariedade, lembrando que partilhar alimentos — e até tempo como voluntário — faz a diferença na vida de quem enfrenta dificuldades. Em Elvas, tal como no resto do país, a campanha representa uma verdadeira “rede social real”, renovada a cada ano para garantir que o apoio alimentar continua a chegar a quem mais precisa, sobretudo nesta época em que a procura por ajuda tende a aumentar.

Cidadania ativa é o tema do livro de Victor Carvalho apresentado no MAEE

O livro “O Cidadão para os Cidadãos”, de Victor Carvalho, foi apresentado este sábado, 29 de novembro, no MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

A obra é uma edição de autor que, numa centena de páginas, recolhe os artigos de opinião e crónicas escritos para o jornal O Cidadão, de Vila Nova de Gaia, em 2024 e 2025.

Natural de Angola, Victor da Silva Carvalho reside há duas décadas em Braga e é formador profissional há 36 anos.

Como o próprio título indica, a cidadania ativa é o tema central dos artigos contidos no livro, no qual se incluem também reflexões sobre áreas tão diversas quanto a política, a diplomacia e a inteligência artificial.

A sessão deste sábado foi complementada com momentos musicais a cargo do cantautor Blandino Soares.

Pratos de caça em destaque nos restaurantes de Mora até 14 de dezembro

Os restaurantes do concelho de Mora voltam a estar em destaque em mais uma edição da Mostra Gastronómica da Caça, entre este sábado, 29 de novembro, e o próximo dia 14 de dezembro. Trinta anos após ter sido criado, o evento anual, promovido pela Câmara Municipal de Mora, mantém o seu papel de contribuir de forma crucial para o impulso económico e turístico do concelho.

O intenção da autarquia é fazer com que os restaurantes locais, numa época baixa, em termos turísticos, possam ter “mais algum retorno financeiro, servindo pratos de caça”. “A caça já foi muito mais tradicional e muito mais forte no concelho e nos concelhos vizinhos do que aquilo que é hoje, mas, de facto, o principal objetivo é esse: fazer com que a economia, nestes meses de época baixa, possa mexer mais um pouco”, refere o presidente da Câmara de Mora, Luís Simão de Matos.

Este evento, à semelhança de outros, acaba sempre por dinamizar a economia local. “Se os restaurantes vendem mais, é a padaria que também vende mais, o talho que também vende mais e são os nossos pontos de atração que têm mais pessoas. Obviamente que trazer pessoas ao concelho é sempre positivo, porque ao fim ao cabo isto mexe com toda a economia”, acrescenta o autarca.

Desta vez, participam nesta mostra gastronómica 13 restaurantes de todo o concelho: de Mora, Brotas, Cabeção e Pavia e Malarranha. Quanto aos pratos apresentados pelos estabelecimentos, destacam-se alguns “muito tradicionais e muito procurados”, como é o caso da Perdiz à D. Bia, do restaurante ‘O Afonso’, ou a Perdiz de Cebolada, do restaurante ‘O Poço’. “Mas todos os restaurantes têm excelentes pratos de caça das mais variadas espécies: de lebre, pombo, perdiz, javali, veado”, garante o presidente da Câmara de Mora.

“Para quem gosta de caça, Mora vai ser a capital da caça, em termos de gastronomia, entre 29 de novembro e 14 de dezembro”, remata Luís Simão de Matos, que convida todos a visitarem o concelho e os restaurantes aderentes à iniciativa.

”O Elvas” empata a dois golos com Alcochetense

Na primeira parte “O Elvas” entrou bem na partida e teve algumas ocasiões de golo, mas só marcou aos 28 minutos por Gonçalo Cabral. Entretanto, o Alcochetense no primeiro remate, marcou o empate, aos 34 minutos, por Baessa.

”O Elvas” apesar do revés do empate, continuou à procura do golo e de seguida, aos 34 minutos, após mais um lançamento perigoso de Medina fez o 2-1, por Lewis Enoh.

Na segunda parte, os visitantes fizeram várias substituições que acrescentaram ritmo e perigo para a baliza de Mosca que viria ser infeliz ao sofre um golo numa bola ao seu alcance num remate forte, de longe e que tinha perfeitamente controlado. O empate premiou a melhor segunda parte dos visitantes.


Até ao final houve lances de perigo, mas já não houve golos. A arbitragem esteve em bom plano até ao minuto 92, quando João Veríssimo mostrou um cartão vermelho (que devia no máximo ter sido amarelo), por falta no círculo central em bola dividida que lhe estragou uma exibição de bom nível e a transformou em nota negativa.

Fábrica dos Brinquedos faz as delícias de miúdos e graúdos em Elvas

A Fábrica dos Brinquedos promete animar miúdos e graúdos, na Praça da República de Elvas, com atividades diárias, de 29 de novembro a 4 de janeiro.

Os participantes nestas atividades podem aprender a fazer enfeites de Natal, criar o seu Pai Natal, origami, marcadores de livros, colorir desenhos e ainda escrever a Carta ao Pai Natal ou cantar as mais belas melodias da quadra.

Município de Campo Maior aderiu à “Semana Europeia de Prevenção de Resíduos”

O Município de Campo Maior voltou a aderir à “Semana Europeia de Prevenção de Resíduos”, que decorre até 30 de novembro, este ano sob o tema “ Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos”.

REEE é a sigla para Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, que são todos os aparelhos que usam eletricidade ou baterias e que constituem resíduo porque foram descartados, incluindo todos os seus componentes, subconjuntos e consumíveis. Incluem-se, desde grandes eletrodomésticos (como frigoríficos), até equipamentos informáticos (computadores e telemóveis), e pequenos aparelhos (como torradeiras e ferros de engomar, por exemplo).

Presépios de várias origens para ver na Casa da Cultura de Elvas

A exposição Presépios do Mundo foi inaugurada na Casa da Cultura na manhã deste sábado, 29 de novembro, no âmbito do Elvas Cidade Natal.

A mostra, que tem curadoria do elvense Filipe Belchior, reúne 80 presépios dos cerca de 3500 da Coleção Canha da Silva, incluindo exemplares da região de Elvas, outras zonas de Portugal e de vários países do mundo.

Na abertura da exposição a Câmara Municipal de Elvas foi representada pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Cláudio Monteiro, que dirigiu palavras de agradecimento a Filipe Belchior pelo trabalho realizado e à Fundação Canha da Silva pela cedência dos presépios.

A mostra Presépios do Mundo fica patente até 4 de janeiro na Casa da Cultura, na Praça da R

Cantadores da Planície animaram manhã de sábado na Casa das Barcas

O grupo “Cantadoree da Planície”, da freguesia rural de São Vicente e Ventosa, abriu na manhã deste sábado, 29 de novembro, a edição 2025 do Mercado de Natal, integrado na programação do evento Elvas Cidade Natal.

Até 3 de janeiro, em seis sábados consecutivos, o Mercado Municipal da Casa das Barcas acolhe as atuações de outros tantos coletivos musicais do concelho de Elvas, sempre com início às 9h30.

Para o próximo sábado, 6 de dezembro, a animação musical vai estar a cargo do grupo “Os Brinquetes”.

Espanhóis compram Data Center da Covilhã por 120 milhões para entrar no mercado português

A Asterion Industrial Partners anunciou a sua entrada no setor dos centros de dados em Portugal com a aquisição do Covilhã Data Center Campus à Altice Portugal, num investimento de 120 milhões de euros. O complexo dispõe atualmente de 6,8 MW de capacidade instalada e apresenta um design modular que permite uma expansão significativa: até 75 MW dentro do campus existente e potencial de alcançar cerca de 175 MW em terrenos adjacentes já preparados com fornecimento elétrico.

Localizado a 200 km do Porto e 220 km de Lisboa, o centro posiciona-se para servir tanto o mercado nacional como operadores europeus focados em Inteligência Artificial e computação de alto desempenho.

No âmbito da operação, a Altice Portugal permanecerá como principal cliente do data center ao abrigo de um contrato de longo prazo, reforçando uma aliança estratégica entre as duas entidades. A Asterion destaca as vantagens competitivas de Portugal, como preços de energia favoráveis, conectividade terrestre robusta, ambiente regulatório estável e um dos sistemas de fibra ótica mais avançados da Europa. A conclusão da transação está prevista para o primeiro trimestre de 2026, naquela que será a segunda grande operação da Asterion no setor, após a venda da plataforma espanhola Nabiax no ano passado.

GNR e Guardia Civil realizam simulacro de pessoa desaparecida

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portalegre realizou, no dia 25 de novembro, em cooperação com a Guardia Civil, um simulacro de “pessoa desaparecida”, com o objetivo de reforçar a articulação e a cooperação operacional entre as duas forças de segurança.

O exercício teve início em La Codosera, em Espanha, e simulou o desaparecimento de uma pessoa, permitindo treinar procedimentos de mobilização de meios, partilha de informação e coordenação conjunta das ações de busca em zona transfronteiriça. A iniciativa assentou nos acordos bilaterais e protocolos em vigor entre o Reino de Espanha e a República Portuguesa, estabelecendo indicadores de desempenho que permitem avaliar a eficácia do serviço prestado no âmbito da segurança.

A ação contou também com o reforço do Comando Territorial de Évora e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), cuja participação permitiu ampliar a capacidade de resposta e testar a articulação entre diferentes valências da GNR.

O principal objetivo consistiu em avaliar e reforçar a eficácia da cooperação entre a GNR e a Guardia Civil, assegurando uma resposta mais rápida, segura e coordenada em situações reais, tanto na procura de pessoas desaparecidas como no combate à criminalidade junto às fronteiras.

Victor Carvalho apresenta livro no MAEE

O livro “O Cidadão para os Cidadãos”, de Victor Carvalho, vai ser apresentado este sábado, dia 29, pelas 15h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires

A obra, que é a estreia do autor no mundo da literatura, apresenta uma coletânea de crónicas e artigos de opinião que escreveu para o jornal O Cidadão, ente julho de 2024 e junho de 2025., com temas relacionados sobretudo com a Cidadania e a sua importância nos tempos atuais.

Cancelado espetáculo “Em Casa d’Amália – O Concerto ao Vivo” no Coliseu de Elvas

O espetáculo “Em Casa D’Amália – O Concerto Ao Vivo” no Coliseu de Elvas, marcado para 12 de dezembro, foi cancelado, informa a agência Sons em Trânsito nas redes sociais.

Sem adiantar os motivos que estão na origem do cancelamento do espetáculo, a Sons em Trânsito explica que “o reembolso dos bilhetes pode ser solicitado junto do ponto de venda onde foram adquiridos, no prazo máximo de 30 dias após a data prevista para a realização do espetáculo”.

“Agradecemos a compreensão de todos e lamentamos qualquer transtorno causado”, lê-se ainda no comunicado.

Estudantes de Erasmus estiveram em Campo Maior

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior recebeu, entre 20 e 24 de outubro de 2025, estudantes de vários países e a sua passagem por Campo Maior e Elvas foi publicada no jornal local polaco Krasnic.pl da cidade de Kraśnik, 50 km a sudoeste de Lublin, no leste do país. A noticia foi escrita por Grzegorz Jankowski:

“O projeto do programa Erasmus+ “Jovens Europeus – criativos e responsáveis defensores da natureza” (Young Europeans – the CREW – Creative and Responsible Environment Warriors) já é conhecido pela comunidade local devido ao vasto leque de atividades a ele associadas. Muitas delas tiveram lugar também fora das paredes da escola. Exposições internacionais em bibliotecas municipais, encontros, visitas a diferentes instituições são apenas algumas das iniciativas realizadas pela Escola Secundária n.º 1 no âmbito do projeto.

Creditos Krasnic.pl

O ano letivo de 2025/2026 marca o terceiro ano da sua execução. Já se realizou a quarta mobilidade internacional. Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, representantes dos países parceiros – República Checa, Itália, Roménia, Polónia e Portugal – reuniram-se em Campo Maior para concretizar os objetivos do projeto: desenvolvimento sustentável, biodiversidade, património natural e cultural, bem como inclusão digital.

Os parceiros portugueses do Agrupamento de Escolas de Campo Maior empenharam-se para que a nossa estadia fosse atrativa e decorresse num ambiente de apoio e cordialidade. A região onde se situa Campo Maior – o Alentejo – é conhecida pelas oliveiras, que constituem uma parte significativa da paisagem desta zona de Portugal. Assim, durante a visita, conhecemos uma fábrica de azeite com tradição de várias gerações, onde as oliveiras são cultivadas e transformadas de forma sustentável e amiga do ambiente. Ficámos a saber que, infelizmente, as plantações modernas, orientadas para o lucro rápido, empobrecem os solos e recorrem a numerosos produtos químicos, o que afeta a qualidade dos frutos e tem impacto negativo no meio ambiente e na saúde humana. A visita terminou com uma prova de azeitonas e de diferentes tipos de azeite fresco produzido localmente. Fomos também levados ao museu do azeite, onde pudemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre os métodos de transformação da azeitona ao longo da história”

Exposição “Presépios do Mundo” inaugurada na Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Elvas acolhe entre hoje, dia 29 de novembro, e o dia 4 de janeiro a exposição “Presépios do Mundo”.

A mostra apresenta os presépios da grande colecção particular do Major-General Fernando Canha da Silva e sua esposa Fernanda Canha da Silva, mercê da sua formação e sensibilidade religiosas, e tem curadoria de Filipe Belchior.

A coleção, com centenas de presépios nacionais e internacionais de inúmeros artesãos, variadas composições e diferentes materiais, quer de sabor popular, quer de evidente labor artístico, conta com mais de três mil peças, dos cinco continentes.

A inauguração este sábado, dia 29, está marcada para as 11h00, na Casa da Cultura em Elvas.

Banda Municipal de Badajoz abrilhanta acender das luzes de Natal na Praça de Espanha

A Banda Municipal de Música de Badajoz, acompanhada pelas sopranos Celia Sánchez del Río e Anabel Antúnez Medina, encantou o público na noite desta sexta-feira durante o acender oficial da iluminação natalícia na Praça de Espanha. O concerto, marcado por um ambiente festivo e grande afluência de público, inaugurou de forma oficial a programação natalícia da cidade.

Paralelamente, a Delegação de Comércio promoveu um animado pasacalles pelas ruas do Centro Comercial Aberto Menacho e do Casco Antiguo, dinamizando o comércio local e envolvendo centenas de pessoas num percurso repleto de música, cor e espírito de Natal.

Campo Maior: crianças e idosos no topo das prioridades da Junta da Expectação

As crianças e os idosos serão, ao longo deste mandato, a “grande prioridade” da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior.

De acordo com o presidente, Hugo Milton, e através, sobretudo, do Programa de Apoio Social (PAS), a junta irá continuar a dar especial atenção a duas instituições: “temos a Santa Casa como uma das nossas prioridades e vamos apoiá-los sempre em tudo naquilo que eles necessitem e o mesmo se vai passar com a Casa do Povo, onde temos muitas crianças e queremos dar o nosso apoio para que as coisas vão sempre no rumo certo”.

Com o PAS, para além do apoio em géneros alimentares à Santa Casa e ao ATL da Casa do Povo, entre outras associações e instituições, a Junta de Freguesia apoia também o comércio local da vila. “Acaba por ser aqui uma articulação em que saem todos a ganhar”, garante Hugo Milton.

Lembrando que este é um programa já com muitos anos de existência, e que resulta de uma parceria das três juntas de freguesia do concelho, o presidente explica que, a cada mês, são identificadas duas instituições, a quem será atribuído o respetivo apoio, com as compras a serem realizadas no comércio local.

“Tentamos estar sempre em campo e tentamos sempre estar ao lado dos comerciantes. A Junta de Freguesia tem vindo a aumentar sempre esse leque de apoio em relação a eles e acho que é assim que deve ser: as coisas iniciam-se, mas depois quem vem tem de dar continuidade aos projetos e fazer o seu melhor”, remata.

1º Festival das Sopas de São Vicente este domingo com lotação esgotada

Os Cantadores da Planície promovem, este domingo, 30 de novembro, aquela que será a primeira edição do Festival das Sopas de São Vicente. O evento, com lotação esgotada, depois de preenchidas todas as inscrições disponíveis (cerca de 350), será feito, não só de sopas, mas também de outros petiscos e de muita animação.

A ter lugar no pavilhão multiusos da aldeia, a partir das 13 horas, este festival surge como uma forma de “dinamizar um pouco” aquela freguesia do concelho de Elvas, revela a presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cantadores da Planície de São Vicente, Vanessa Garcia. “O nosso objetivo é realizar um evento diferente, algo que ainda não foi feito em São Vicente”, assegura.

No valor pago por aqueles que se inscreveram atempadamente para participar no evento está incluída a oferta da taça e de um copo de reutilizável, bem como a prova de todas as sopas disponíveis, como caldo verde, sopa de batata, de peixe e de tomate. As sopas serão produzidas não só por diferentes elementos do grupo de cantares, como por alguns restaurantes da freguesia que se associam ao evento dessa forma.

“Depois teremos imensos petiscos, bifanas, chouriços assados, salgados, e várias sobremesas tradicionais: tudo aquilo que possa existir num festival e que atraia as pessoas”, adianta Vanessa Garcia, que explica que tudo o que vá para além das sopas será cobrado à parte.  

A animação musical do evento vai estar a cargo, não dos Cantadores da Planície, mas de Gil Marques. “Infelizmente não temos pessoas suficientes para organizar o evento, estar a trabalhar para que tudo corra bem e ter a atuação dos Cantadores da Planície”, explica Vanessa Garcia.

Na organização do evento, os Cantadores da Planície contam com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.