
A Cozinha dos Ganhões 2025 foi inaugurada hoje, dia 28 de novembro, pelas 18h30, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. O certame, que decorre até 1 de dezembro, volta a afirmar-se como um dos maiores eventos gastronómicos do Alentejo, reunindo sabores tradicionais, vinhos de excelência, produtos regionais e artesanato, num ambiente marcado pela animação cultural e pelo convívio comunitário.
O presidente da Câmara, José Daniel Sadio disse à nossa reportagem que o festival “é uma feliz conjugação, a nossa Cozinha dos Ganhões já vai na sua 31ª edição, e o Estremoz de caça e pesca está na 11ª edição e são dois certames de referência para Estremoz e para o Alentejo. Os ganhões, aquilo que procuramos recriar nestes quatro dias no nosso parque de feiras, o melhor da gastronomia alentejana, os bons vinhos, que também tão bem nos caracterizam, a doçaria, os produtos endógenos, os nossos queijos, os nossos enchidos, o nosso mel, o nosso azeite, tudo no mesmo espaço, isto é, a essência dos bons produtos e das boas pessoas do Alentejo e de Estremoz, neste pavilhão também, tudo aquilo tem a ver com o mercado e com a área de caça, pesca e também natureza, portanto, são dois eventos que se complementam, que se valorizam, num excelente fim de semana de promoção, divulgação do Alentejo e também de Estremoz. Também dizer que procuramos naquilo que é a programação, uma aposta muito forte na dinâmica dos eventos populares, isto é, os nossos cantos, os cantares, o folclore, o nosso acordeão, a guitarra, isto é, tentar recriar aqui à mesa aquilo que era típico das gerações passadas, do século passado, era o ponto de encontro, a mesa era o ponto da partilha do pão e da comida, onde se conversava, onde se partilhava, onde se ria, onde se chorava, sem outras distrações, é isso que é aqui, trazer aqui a alma do nosso povo, a essência daquilo que são os valores do povo alentejano, em Estremoz hoje, e durante quatro dias”.
Simultaneamente, realiza-se a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, reforçando a diversidade da oferta e atraindo visitantes de toda a região e além-fronteiras. A iniciativa da Câmara Municipal de Estremoz valoriza a identidade local e promove a economia regional, transformando a cidade num ponto de encontro obrigatório para quem aprecia a autenticidade da gastronomia e cultura alentejana.















