Cozinha dos Ganhões 2025 foi inaugurada esta tarde em Estremoz

A Cozinha dos Ganhões 2025 foi inaugurada hoje, dia 28 de novembro, pelas 18h30, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. O certame, que decorre até 1 de dezembro, volta a afirmar-se como um dos maiores eventos gastronómicos do Alentejo, reunindo sabores tradicionais, vinhos de excelência, produtos regionais e artesanato, num ambiente marcado pela animação cultural e pelo convívio comunitário.  

O presidente da Câmara, José Daniel Sadio disse à nossa reportagem que o festival “é uma feliz conjugação, a nossa Cozinha dos Ganhões já vai na sua 31ª edição, e o Estremoz de caça e pesca está na 11ª edição e são dois certames de referência para Estremoz e para o Alentejo.  Os ganhões, aquilo que procuramos recriar nestes quatro dias no nosso parque de feiras, o melhor da gastronomia alentejana, os bons vinhos, que também tão bem nos caracterizam,  a doçaria, os produtos endógenos, os nossos queijos, os nossos enchidos, o nosso mel, o nosso azeite, tudo no mesmo espaço, isto é, a essência dos bons produtos e das boas pessoas do Alentejo e de Estremoz, neste pavilhão também, tudo aquilo tem a ver com o mercado e com a área de caça, pesca e também natureza, portanto, são dois eventos que se complementam, que se valorizam, num excelente fim de semana de promoção, divulgação do Alentejo e também de Estremoz. Também dizer que procuramos naquilo que é a programação, uma aposta muito forte na dinâmica dos eventos populares, isto é, os nossos cantos, os cantares, o folclore, o nosso acordeão, a guitarra, isto é, tentar recriar aqui à mesa aquilo que era típico das gerações passadas, do século passado, era o ponto de encontro, a mesa era o ponto da partilha do pão e da comida, onde se conversava, onde se partilhava, onde se ria, onde se chorava, sem outras distrações, é isso que é aqui, trazer aqui a alma do nosso povo, a essência daquilo que são os valores do povo alentejano, em Estremoz hoje, e durante quatro dias”.

Simultaneamente, realiza-se a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, reforçando a diversidade da oferta e atraindo visitantes de toda a região e além-fronteiras. A iniciativa da Câmara Municipal de Estremoz valoriza a identidade local e promove a economia regional, transformando a cidade num ponto de encontro obrigatório para quem aprecia a autenticidade da gastronomia e cultura alentejana. 

Elvas Cidade Natal promete ser “maior evento de Natal do Alentejo e Extremadura espanhola”

Elvas deu início esta sexta-feira à maior edição de sempre do “Elvas Cidade Natal”, um evento que a Câmara Municipal garante ser o mais marcante, inovador e impactante desde que o formato foi criado.

A 4.ª edição, que arrancou hoje, 28 de novembro, na Rua da Cadeia, às 18h, prolonga-se por 38 dias consecutivos e promete uma forte aposta na animação diária, novas decorações luminosas, mais ruas intervencionadas e um conjunto alargado de atrações, desde neve artificial, molduras fotográficas, carrosséis, Casa do Pai Natal, Fábrica dos Brinquedos, Torre dos Sonhos e o Barco Mágico. O presidente da Câmara, Rondão Almeida, destaca que este “é já o maior evento de Natal do Alentejo e da Extremadura espanhola, reunindo 90 parceiros”, prevendo ultrapassar o recorde de visitantes registado nas anteriores edições.

Ao todo, estão programadas 180 iniciativas que acontecerão em 25 espaços da cidade, entre museus, coliseu, monumentos, igrejas, Biblioteca e Mercado da Casa das Barcas, reforçando o objetivo de dinamizar o comércio local, atrair turistas e criar uma experiência natalícia “única e especial”.

Aautarquia sublinha ainda a forte aposta na divulgação nacional e internacional, a realização de ações promocionais com influenciadores e a parceria com unidades hoteleiras para reforçar o impacto turístico. O investimento total ronda os 300 mil euros e culminará com vários momentos musicais, exposições, concertos de Natal, poesia, teatro, culinária e um espetáculo final à luz das velas, sempre acompanhados pelas tradicionais Roncas de Elvas.

Cientistas de topo reúnem-se em Estremoz

É já nos próximos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro que vários cientistas de topo irão cruzar-se no Centro Ciência Viva de Estremoz para conversarem de uma forma informal sobre novas tendências da interação entre geodinâmica, clima e evolução. 

Três centros de investigação (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Centro de Geociências, Instituto de Ciências da Terra) e cinco universidades (Aveiro, Coimbra, Évora, Minho e Porto) e um Centro Ciência Viva (Estremoz), juntam-se para organizarem a 2.ª Edição de ESTREMOZ TALKS ON EARTH DYNAMICS que desta vez contará com a presença de: Sean Willett (ETH de Zurique) 
TECTONIC CONTROLS ON THE GLOBAL DISTRIBUTION OF BIODIVERSITY; Alberto Vitale Brovarone (Universidade de Bologna) 
EXTREME ENERGY HIDING IN THE DEEP EARTH: FROM THE EMERGENCE OF LIFE TO ITS SUSTAINABLE FUTURE; Ramón Fuentes Franco (Rossby Centre) 
WHEN THE PACIFIC TALKS, DOES EUROPE LISTEN? ROSSBY WAVES SHAPING SUMMER TELECONNECTIONS e muito mais. 

Ioga para crianças nas escolas de Borba

Nas últimas semanas, decorreu o primeiro workshop temático previsto no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular no Agrupamento de Escolas de Borba.

A temática trabalhada foi o Ioga, uma prática que pretende ajudar os alunos a reduzir a ansiedade e o stress, a aumentar a resistência à frustração, e a desenvolver uma atitude mais paciente. Para além disso, o Ioga contribui para o desenvolvimento emocional, promovendo melhorias no desempenho escolar, na disciplina e no autocontrolo.

Esta iniciativa foi dinamizada pela professora Catarina Alves, através de uma parceria entre o Município de Borba e o Centro Cultural de Borba.

Centro Hípico de São Brás com atividades para celebrar o Natal

Foto arquivo

O Centro Hípico de São Brás, em Elvas, tutelado pela Associação Hípica do Monte de São Brás tem preparado, para este mês de dezembro, um conjunto de atividades para assinalar a quadra natalícia. 

No dia 1 de dezembro, realizam-se exames de sela 4&7 da Federação Equestre Portuguesa; nos dias 12 e 13 de dezembro decorre o “Estagio/Clinic” na disciplina de obstáculos com o treinador equestre de grau III, Pedro Manso; o jantar de Natal realiza-se no dia 12, no Restaurante Vinha da Amada, onde serão entregues os Trofeus da Associação; no dia 14 de Dezembro realiza-se também a Poule de obstáculos nos diversos níveis; para finalizar o mês de Dezembro, têm início aos ATL’S “+ que especiais” que decorrem de 17 de Dezembro ate 30 de Dezembro. 

Campanha de Natal no comércio local e restauração de Portalegre a partir de 1 de dezembro

A Câmara Municipal de Portalegre promove, de 1 de dezembro a 1 de janeiro , a “Campanha de Natal no Comércio Local & Restauração”, com o objetivo de revitalizar os hábitos de consumo no comércio tradicional, dinamizar a zona histórica e comercial, bem como, promover a oferta gastronómica enquanto meio de divulgação do concelho de Portalegre.

Todos os clientes que façam as suas compras nos estabelecimentos de comércio local ou de restauração aderentes terão direito a um cupão por cada dez euros em compras, até ao limite máximo de dez cupões por compra.

Os participantes ficam assim habilitados, através de sorteio, a ganhar vouchers de 25 euros para usufruir nos estabelecimentos aderentes do concelho de Portalegre.

Elvas: “deputados” de palmo e meio debatem temas relacionados com infância e juventude em Assembleia

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas promoveu esta sexta-feira, dia 28 de novembro, a VII Assembleia Municipal Infantojuvenil, nos Paços do Concelho.

Esta “simulação” de um plenário da Assembleia Municipal contou com a presença de 28 “deputados” de palmo e meio, dos três agrupamentos de escolas do concelho de Elvas e do Colégio Luso-Britânico.

Neste ato participaram também responsáveis dos agrupamentos de escolas do concelho, do Colégio Luso-Britânico, da GNR, da PSP e do Centro Distrital da Segurança Social.

A Assembleia Municipal Infantojuvenil foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, tendo orientado os trabalhos a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra.

Os petizes abordaram vários temas na ordem de trabalhos relacionados com a infância e juventude, tendo no final os alunos apresentados algumas ideias e opiniões sobre as suas escolas.

Crianças de Campo Maior sensibilizadas para reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre até 30 de novembro e à qual o Município de Campo Maior voltou a aderir, o Centro de Talentos Alice Nabeiro e o ATL Arco-íris da Casa do Povo receberam jogos didáticos, com o objetivo de consciencializar as crianças sobre a importância da recolha, tratamento e reciclagem adequado dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Biorresiduos e Resíduos Recicláveis.

Para além disso, estes jogos também servem para as crianças perceberem que os três passos (reduzir, reutilizar e reciclar) são fundamentais para prevenir riscos ambientais e para a saúde, melhorar a eficiência dos recursos e apoiar a economia circular.

A vereadora Paula Jangita e a técnica de ambiente do município, Paula Caldeira, acompanharam as atividades durante estes dias.

Monforte: Festival de Sopas Solidárias angaria 1630 euros

Realizou-se no dia 25 de novembro, na Sala Polivalente Municipal, em Monforte, o IX Festival de Sopas Solidárias organizado pela operação IUPI 5G Monforte, da qual o Município de Monforte é a Entidade Coordenadora Local de Parceria, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Monforte, o Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, o Centro Social de Santo António de Vaiamonte, a Fundação Vaquinhas e Velez de Peso, o Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, o Centro de Dia de Nossa Senhora dos Milagres, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte e o Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, incluindo os seus Finalistas 2025/2026.

Foram adquiridos 326 “kits” (tigela de barro alusiva ao evento, talheres, guardanapo e pão) necessários para degustar à discrição as sopas que cada uma das entidades parceiras apresentou, enquanto o serviço do bar foi atribuído aos Bombeiros Voluntários. Para além do lucro obtido da venda de outros produtos (bolos, salgados e sobremesas) pelas IPSS’S nas suas bancas, o valor da venda de cada kit, a 5€, reverteu a favor das IPSS’S participantes. Este ano, o valor angariado foi de 1.630,00€. No final do evento, o valor correspondente a cada instituição foi entregue aos respetivos representantes pelo Presidente do Município, Miguel Rasquinho, acompanhado pela Vereadora do Executivo, Raquel Pereira, e pela equipa do CLDS, que efetuou também a entrega dos certificados de participação. O Festival contou ainda com um momento musical da Universidade Sénior do Município de Monforte, com a atuação dos alunos da disciplina de Música, acompanhados pelo professor Manuel Bagorro.

O projeto CLDS 5G é financiado no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu +(FSE+) e pela União Europeia “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

Riscos associados às criptomoedas em destaque na rubrica da DECO

O investimento em ativos digitais, com destaque para as criptomoedas, tem vindo a crescer de forma exponencial, atraindo investidores pelo potencial de valorização rápida e pelo apelo da descentralização financeira. Contudo, este fenómeno tem, igualmente, motivado um aumento significativo de práticas criminosas, em particular burlas relacionadas com esquemas de investimento fraudulentos.

De acordo com a PSP, este tipo de burla registou um aumento significativo, potenciado em muito pela falta de literacia financeira e digital das vítimas. O ciberespaço é o palco principal destas fraudes, já que o investimento é promovido e executado através de sites, aplicações ou até caixas ATM de criptomoedas.

As burlas associadas ao investimento em criptomoedas, alerta a DECO, assentam, na maioria dos casos, em esquemas de captação de capital alheio com falsas promessas de rentabilidades elevadas e garantidas, aliciando as vítimas através de diferentes canais digitais, nomeadamente: websites e aplicações fraudulentas; anúncios enganosos nas redes sociais; utilização indevida da imagem de figuras públicas para gerar credibilidade; e envio de mensagens ou e-mails com links maliciosos.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Exposição de cartas do Pai Natal inaugurada na Biblioteca de Elvas

A Associação Empresarial de Elvas promove, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a exposição “Cartas de Ontem, Sonhos de Hoje”, no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”.

A mostra, que abre as portas ao público esta sexta-feira, dia 28 de novembro, e se prolonga até 4 de janeiro, apresenta um conjunto de cartas ao Pai Natal, no âmbito da iniciativa realizada pela associação em anos anteriores.

Semana da Caça em Vila Viçosa com gastronomia, montaria e prova de tiro

O Município de Vila Viçosa, em parceria com a Confederação Nacional de Caçadores, a Federação de caçadores do Alentejo e o Clube de Caça e Pesca de Bencatel, vai dinamizar a Semana da Caça — Festival Gastronómico, que incluirá a atividade cinegética, uma tradição enraizada na história e cultura do concelho.

A caça constitui uma parte importante do património cultural e natural do concelho, pelo que a combinação de caça e gastronomia poderá revelar-se uma excelente forma de promover a valorização da natureza e da gastronomia local.

Atividades programadas:

• Montaria: 1 de dezembro – concentração marcada para as 9 horas nos bombeiros de Vila Viçosa estando o início da montaria marcado para as 10 horas. Às 14 horas realiza-se o almoço e às 16 horas o sorteio dos animais abatidos. ;

• Prova de St. Huberto: 7 de dezembro no Clube de Caça e Pesca de Bencatel. A concentração está marcada para as sete da manhã.

Nos restaurantes do concelho, entre os dias 1 e 7 de dezembro, será dado destaque aos pratos confecionados com peças de caça.

GNR apreende quatro máquinas de jogo ilegal e identifica dois homens em Montargil

A GNR apreendeu, no passado dia 18 de novembro, quatro máquinas de jogo ilegal e identificou dois homens, de 32 e 44 anos, por jogo ilegal, em Montargil, no concelho de Ponte de Sor.

No âmbito de uma ação de fiscalização a um estabelecimento de restauração e bebidas e a uma coletividade, “os militares da Guarda detetaram a existência de quatro máquinas de jogo de fortuna ou azar, utilizadas para a exploração ilícita de jogo ilegal”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

Para além da apreensão das máquinas, foram ainda apreendidos dois cartazes pertencentes às tômbolas, 1.689 bolas e 202 euros em numerário.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

A GNR relembra que “os jogos de fortuna ou azar são aqueles cujos resultados assentam exclusiva ou fundamentalmente na sorte, sendo a sua prática apenas permitida em casinos ou locais devidamente autorizados e licenciados. A dependência do jogo é reconhecida como uma patologia, sendo possível identificar sinais que revelam a adição do jogador.”

Município de Arronches vai ampliar zona industrial para dar resposta à procura dos empresários

A Câmara Municipal de Arronches prevê ampliar, muito em breve, a zona industrial da vila, com mais seis lotes de terreno, que serão vendidos a “preços simbólicos”.

Ainda assim, e a crescer “lentamente”, a zona industrial, segundo o presidente da Câmara, João Crespo, tem atualmente há alguns lotes disponíveis. “Outros estamos agora a tentar reverter, porque os empresários não conseguiram fazer os seus projetos em tempo útil e, portanto, esses lotes têm que se reverter para o património municipal, para que possam ser depois novamente colocados em hasta pública”, avança o autarca.

Por sua vez, o Ninho de Empresas está “completamente cheio”: “temos pessoas e empresários em lista de espera, que já manifestaram a intenção de ter disponibilidade de um espaço no Ninho de Empresas”.

“Quase pronto”, o projeto de ampliação da zona industrial, cuja empreitada será lançada “muito em breve”, surge para dar resposta à procura dos empresários, incluindo de alguns que, neste momento, se encontram no Ninho de Empresas. “Aqueles que estão no Ninho de Empresas e cujas empresas já se consolidaram querem crescer, querem adquirir o seu lote de terreno e querem ter as suas próprias instalações. E essa era a função do Ninho de Empresas, que foi plenamente cumprida, e de facto há necessidade de ampliar”, explica João Crespo.

Os lotes da zona industrial são vendidos “a 16 cêntimos o metro quadrado”, o que, garante o autarca, “permite que qualquer empresário que pretenda criar o seu negócio, naturalmente apresentando o seu plano de negócios e que será analisado depois pelos serviços municipais, tem à sua disposição um lote de terreno para poder instalar-se em Arronches”.

115º aniversário da “Azevia”: Cláudia Ferreira espera “casa cheia” em noite de festa e celebração

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular “Azevia”, em Elvas, celebra na segunda-feira, 1 de dezembro, em feriado da Restauração da Independência, os seus 115 anos de fundação. Mas as comemorações, como habitualmente, iniciam-se no último dia de novembro.

Esperando “casa cheia”, Cláudia Ferreira, membro da direção da coletividade, lembra que esta é “uma festa que está enraizada em todos os elvenses, quase tanto”, atreve-se a dizer, “quanto o São Mateus”.

O programa comemorativo deste aniversário arranca no domingo pelas 23h30, com uma arruada dos Bomb’Alen, “que são, no fundo, a alma atual da coletividade”. A arruada tem início na Praça da República e termina junto à sede da Azevia, na Rua Aires Varela. “Já há mais de uma década que se faz esta arruada, que começa na praça e que vai levando as pessoas até à nossa sede, sendo certo que quase que não era necessário, porque as pessoas não precisam de nós para lá ir ter, mas é uma forma também de mostrarmos aquilo que é o nosso trabalho anual e de deitarmos cá para fora a alegria que todos sentimos no nosso aniversário”, diz a responsável.

À meia-noite em ponto, é içada a bandeira da coletividade ao som dos Hinos da 1º de Dezembro e da Restauração, interpretados pelos músicos da Banda 14 de Janeiro, “que todos os anos, gratuitamente, e como reza a tradição, estão presentes”.  Após os discursos e de servido um beberete aos convidados, a coletividade abre as portas do seu salão nobre à comunidade, para uma noite de muita música, ao som do DJ Pekas (a partir das 00h30).

Na segunda-feira, realiza-se a tradicional missa por alma de diretores e sócios da Sociedade já falecidos, pelas 11 horas, na Igreja do Salvador.

A entrevista completa a Cláudia Ferreira para ouvir esta sexta-feira, 28 de novembro, às 12h15, na emissão Rádio ELVAS, ou no podcast abaixo:

Dois detidos por furto de azeitona no concelho de Campo Maior

Um homem de 64 anos e uma mulher de 60 anos foram detidos pela GNR, no passado dia 18 de novembro, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento realizada numa área rural ocupada por olival, militares do Posto Territorial de Campo Maior da GNR surpreenderam os suspeitos “no momento em que estes procediam à apanha de azeitona sem autorização do proprietário, circunstância que motivou a sua detenção em flagrante delito”, revela o Comando Territorial de Portalegre em comunicado.

A ação resultou na detenção dos suspeitos e na apreensão de diverso material utilizado na prática do furto e 143 quilos de azeitona, que foram restituídos ao legítimo proprietário.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR recorda que se encontra a decorrer a Operação Campo Seguro, “cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos em contexto laboral e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais”.

Rituais dell Arte leva “importantes mensagens” a Campo Maior com “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”

O musical “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”, da companhia Rituais dell Arte, é apresentado na tarde deste sábado, 29 de novembro,  no Centro Cultural de Campo Maior.

O espetáculo, dedicado aos mais novos e que está integrado no programa das comemorações do 22º aniversário daquele espaço municipal, conta com as participações de duas atrizes campomaiorenses: Leonor Alegria e Alexandra Caldeira.

Este é um musical que se debruça sobre temas como o empoderamento feminino, a igualdade de género e o respeito pelos mais velhos. O objetivo da companhia é levar as crianças a lembrarem-se das mensagens transmitidas, para, no futuro, quando forem mais crescidas, ajudarem a “fazer desta uma sociedade mais justa e íntegra”, revela Leonor Alegria.

Dando conta que o espetáculo anda em digressão pelo país desde o mês passado, depois dos ensaios iniciados em agosto, a atriz revela ainda que o musical é uma adaptação, levada a cabo por Miguel Ruivo Duarte, dramaturgo, encenador e diretor artístico da Rituais dell Arte, do clássico “Os Três Mosqueteiros”. “Foi ele que deu uma vida nova a esta história e quis meter três mulheres no papel dos mosqueteiros, exatamente, para mostrar que as mulheres são capazes e que não são apenas os homens que podem ser mosqueteiros e lutar, neste caso, contra os cavaleiros ingleses”

Neste musical, Leonor Alegria dá vida a duas personagens: a Rainha Ana, salva pelas mosqueteiras no Castelo de França, e a avó de D’Artagnan, “que lhe explica o quão importante é nunca deixarmos os velhotes para trás e o quão os mais velhos são o espelho daquilo que, um dia, os novos serão”.

Para Leonor é “uma alegria” poder voltar a pisar o palco do Centro Cultural, que a viu nascer para este mundo artístico, agora com a companhia para a qual trabalha atualmente. “Sempre tive o privilégio de fazer espetáculos no Centro Cultural e agora levar a minha companhia, onde estou integrada neste momento, também a Campo Maior para conhecer o Centro Cultural, para conhecer as nossas tradições e as nossas raízes, levar este espetáculo, que tem uma mensagem tão importante, é sem dúvida para mim um enorme privilégio. É também um privilégio poder fazer aquilo que amo e ainda para mais na minha terra”, diz a atriz e cantora.

Os bilhetes para o espetáculo, com início às 16 horas, têm um custo de três euros e podem ser adquiridos no Centro Cultural ou na Ticketline.

Tem início esta sexta-feira “a edição mais ambiciosa de sempre” do evento “Elvas Cidade Natal”

Arranca esta sexta-feira, 28 de novembro, mais uma edição de Elvas Cidade Natal, que se estende até 4 de janeiro. Depois de três edições marcadas por um crescimento expressivo de visitantes, atividades e parceiros, Elvas prepara-se para elevar a fasquia, com a Câmara Municipal a assegurar que esta será a edição mais ambiciosa de sempre do Elvas Cidade Natal. São 38 dias de festa, luz e encantamento que transformarão a cidade património da humanidade no maior evento de Natal do Alentejo e da Extremadura Espanhola.

Este ano, a aposta é clara: mais dias, mais espaços, mais animação e uma envolvência inédita. Pela primeira vez, haverá animação diária, sem exceção, num programa concebido para todas as idades — dos 1 aos 100 anos. O reforço da iluminação natalícia, que este ano chega a novos pontos emblemáticos como a Zona do Castelo, a Rua de Évora e a Avenida Garcia da Orta, promete envolver toda a cidade num cenário verdadeiramente mágico.

O impacto humano do evento continua a ser um dos seus maiores trunfos. Em torno desta festa colaboram cerca de 4.000 elvenses, num esforço coletivo que traduz o espírito comunitário que caracteriza a cidade. Ao longo de mais de um mês, serão oferecidas 327 horas de animação, apoiadas por 90 parceiros, numa demonstração de vitalidade e união difícil de encontrar noutras realizações do género.

As diversões pagas mantêm o caráter simbólico do preço, e regressam os ícones que já conquistaram o público, como o carrossel parisiense, a rampa e a pista de gelo. A grande novidade deste ano é o Barco do Gelo, uma atração que promete surpreender miúdos e graúdos. Mantêm-se igualmente espaços temáticos que fazem as delícias das famílias: a Casa do Pai Natal, a Fábrica dos Brinquedos, a Torre dos Sonhos e a Casa dos Duendes.

A experiência visual e sensorial será enriquecida com elementos fotográficos instagramáveis, neve artificial, molduras iluminadas e bancos temáticos que convidam os visitantes a mergulhar no ambiente natalício e a levarem consigo memórias para a vida.

Mas o “Elvas Cidade Natal” é muito mais do que luzes e diversões. O programa cultural — um dos mais completos do país — reúne 180 iniciativas distribuídas por 25 espaços da cidade, entre museus, igrejas, auditórios, coletividades e monumentos. A diversidade é a palavra de ordem: exposições, espetáculos musicais, dança, literatura, poesia, teatro, bailado, workshops de culinária e decoração, torneios de xadrez, caminhadas, demonstrações desportivas e até um grande espetáculo de magia. Entre os momentos mais aguardados está o tradicional presépio ao vivo e os concertos natalícios da Banda 14 de Janeiro e do Coral Públia Hortênsia de Castro, sem esquecer um grande concerto à luz das velas, que promete ser um dos pontos altos.

A tradição também marca presença com os pórticos evocativos do Natal elvense, os doces típicos e o emblemático encontro de cerca de 2.000 crianças a tocar Ronca, um momento único e profundamente identitário.

Num ano marcado pelo rebranding do evento, a Câmara Municipal reforça as ações de comunicação, ampliando a projeção do “Elvas Cidade Natal” através de televisões e rádios nacionais, superfícies comerciais ibéricas — como o Grupo El Corte Inglés e o Centro Comercial El Faro — e um conjunto de influenciadores e figuras públicas que visitarão a cidade para divulgar a experiência. A hotelaria local também se junta à iniciativa, criando propostas especiais para quem escolhe Elvas como destino.

Com passatempos, grupos organizados de cidades portuguesas e espanholas já confirmados e uma programação que alia inovação à essência das tradições, Elvas prepara-se para receber milhares de visitantes numa celebração que se assume, cada vez mais, como “A Festa das Festas”.

A visão da Câmara Municipal é clara: celebrar o espírito natalício, dinamizar o comércio local, atrair turistas e criar uma experiência mágica, única e inesquecível.

Elvas Cidade Natal é, acima de tudo, um evento para todas as famílias e todos os amigos — um convite aberto à emoção, à partilha e à magia.

Instalações das Águas do Vale do Tejo estão a ser intervencionadas

As instalações das Águas do Vale do Tejo, no âmbito de um contrato entre a Floresta Bem Cuidada e o Grupo de Águas de Portugal, vão ser intervencionadas com a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

As intervenções decorrem até 05 de dezembro, entre as 07h00 e as 17h00 e estão enquadradas no âmbito das atividades de controlo da vegetação, com utilização do fitofarmacêutico Touchdown.

Recomenda-se aos produtores/criadores e apicultores que possam ter terrenos/animais/apiários junto a estes locais o máximo cuidado na utilização dos espaços, evitando a utilização dos mesmos, por crianças e animais, nomeadamente junto à ETAR Elvas, ETAR Vila Boim, ETAR Terrugem, ETAR Barbacena, ETAR São Vicente e ETAR Santa Eulália.