Executivo elvense aprova Carnaval 2026 e reprova transmissão online das reuniões públicas de Câmara

A Câmara Municipal aprovou, esta quarta-feira, a realização do XXVIII Carnaval Internacional de Elvas e o programa oficial das comemorações dos 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Aprovada a alteração das datas das reuniões ordinárias da Câmara, antecipando a de dia 24 de dezembro, para 22 de dezembro às 10h00, e a de 14 de janeiro, feriado municipal, para 12 de janeiro, às 16h00.

No plano da promoção territorial, foi aprovada, por maioria, com uma abstenção, a presença do Município de Elvas na BTL 2026, reforçando a estratégia de afirmação turística da cidade.

A autarquia validou ainda novas parcerias para Elvas Cidade Natal 2025 e a calendarização das exposições temporárias na Casa da Cultura para 2026, com um voto contra. Aprovada a proposta de comemoração do 10.º aniversário da requalificação do Forte da Graça e a abertura dos espaços turísticos no feriado de 8 de dezembro.

Na área educativa e social, foram aprovadas a carta de apoio à candidatura “Dá mais gosto ir à Escola”, o reforço de verbas para as Atividades de Enriquecimento Curricular 2025/2026, bem como apoios no âmbito da comparticipação CIMAA/Part2023 + Incentva+TP2024. Aprovado o Protocolo de Territorialização da Rede Nacional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e a fixação dos valores das bolsas para programas OMTJ, OMTL e OMTS para 2026. A Câmara deliberou também sobre situações de habitação social de emergência.

No domínio regulamentar, avançou a aprovação do Projeto de Regulamento do Transporte Público de Passageiros em Táxi.

O executivo aprovou ainda o Plano Estratégico de Compras Públicas Ecológicas, que será remetido à Assembleia Municipal de Elvas para aprovação, e o Manual Interno de Procedimentos Administrativos e de Contratação Pública.

Aprovada a constituição da 2.ª Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

A proposta de transmissão online das reuniões públicas de Câmara foi reprovada, com quatro votos contra e três a favor.

Deliberadas várias cedências de espaços, equipamentos e transporte a entidades e instituições do concelho.

Atribuídos apoios financeiros e logísticos a associações locais, nomeadamente a Juventude de São Vicente, Sociedade 1.º Dezembro, Associação Aboim Jovem, Arkus, Centro de Recreio Popular do Bairro da Boa-Fé e Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro.

No período antes da ordem do dia foram abordados vários temas, tendo sido subscrita a proposta de atribuir um Voto de Louvor a Ricardo Santos, Paulo Restolho, Pedro Caldeira Fernandes e Francisco Laranjeira.

Município de Borba distinguido com selo “Qualidade exemplar da água para consumo humano”

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu ao Município de Borba o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” referente ao ano 2025. Este selo foi entregue a 72 entidades gestoras do sector da água, numa cerimónia realizada no passado dia 18 de novembro.

Criada em 2009, esta iniciativa evidencia as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água, que no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

MACE tem agenda preenchida com workshops de culinária e decoração de Natal, Ano Novo e Reis

No âmbito da edição deste ano da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, vão decorrer entre 30 de novembro e 3 de janeiro, diferentes workshops de decoração e culinária natalícia e de Reis, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Os workshops realizam-se entre as 10h00 e as 12h00, com a seguinte calendarização: 30 de novembro, domingo – Workshop de Culinária Natalícia; 6 de dezembro, sábado – Workshop Infantil de Culinária Natalícia; 13 de dezembro, sábado – Workshop de Decoração Natalícia; 21 de dezembro, domingo – Workshop de Culinária Natalícia; 27 de dezembro, sábado – Workshop Infantil de Culinária de Entradas de Ano Novo; e 3 de janeiro de 2025, sábado – Workshop Infantil de Decoração dos Reis.

A iniciativa conta com inscrições limitadas e os interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventos@cm-elvas.pt, com a seguinte informação; nome completo, idade, contacto telefónico e qual o workshop que pretende frequentar.

Voto contra as transmissões das reuniões de Câmara motiva comunicado do PSD de Elvas

O PSD de Elvas remeteu à nossa redação um comunicado onde se manifesta contra a não aprovação das transmissões das reuniões de Câmara de Elvas:

“O Partido Socialista e o Movimento Cívico por Elvas votaram contra a proposta da vereadora do PSD, Margarida Coelho de Paiva, para transmitir as reuniões de Câmara online. José Rondão Almeida afirmou que não quer ser gravado, o que é caricato para uma figura pública com tanta exposição.

O PS, que no seu programa nacional defendia a disponibilização de todas as gravações de Câmara, agora vota contra. Alegam que não faria sentido, porque o presidente diz que nunca seria gravado. Já estamos habituados a que o PS e Nuno Mocinha vendam a dignidade e a democracia do Município em prol de interesses pessoais. Um dia seguem as direções nacionais das gerigonças, noutro dia vão contra. São capatazes que acatam ordens conforme lhes convém.

Além destes factos, a vereadora do PSD, Margarida Coelho de Paiva,explicou, claramente, que a medida das transmissões faz parte do programa nacional, mas o PS insiste em desonestidade intelectual, confundindo argumentos locais com compromissos nacionais inexistentes.

Os elvenses merecem transparência e acesso às decisões do Município. Continuaremos a lutar para que as reuniões de Câmara sejam transmitidas online e abertas ao público.”

Alunos da Universidade Sénior de Monforte são artistas de revista à portuguesa

Estreada no passado mês de junho, a revista à portuguesa “A Bomba”, encenada no âmbito da atividade desenvolvida na disciplina de Teatro, lecionada na Universidade Sénior do Município de Monforte (USM), voltou a estar em cena no dia 24 de novembro, igualmente na Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”.

Encenada por Manuel Pedras, coordenador da USM, e com a assistência de Kátia Gomes, a peça contou com a participação dos respetivos alunos, , com uma sessão aberta a toda a população e dirigida especialmente a utentes das IPSS’s (Centros de Dia e Lares) do Concelho e do Centro de Recuperação de Menores de Assumar, aos quais se juntaram o Presidente do Município, Miguel Rasquinho, a Vice-Presidente, Raquel Pereira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Monforte, Manuel João Mendes.

No final, foi oferecido um lanche pela Junta de Freguesia, organismo parceiro nesta iniciativa.

“Predador – Badlands” para ver esta sexta-feira em Elvas

“Predador – Badland”s é o nome do filme em exibição esta sexta-feira, dia 28, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Centrado no futuro, num planeta remoto e letal, PREDADOR: BADLANDS acompanha um jovem predador marginalizado (interpretado pelo estreante Dimitrius Schuster-Koloamatangi) que encontra uma aliada inesperada em Thia (interpretada por Elle Fanning, nomeada ao Emmy® e aos Globos de Ouro®), enquanto embarca numa perigosa jornada em busca do seu adversário definitivo.

Os bilhetes estão à venda em Ticketline ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório.

Câmara e Bombeiros de Elvas assinam protocolo para criação de segunda Equipa de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, e o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins, assinaram esta quinta-feira, dia 27 de novembro, no salão nobre dos Paços do Concelho o protocolo para a criação da segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

O protocolo permite contratar cinco bombeiros, para exercer funções nesta EIP, em regime de permanência e com o objetivo de garantir prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens e a profissionalização destes operacionais.

Com a formalização deste acordo, que tem a duração de três anos, podendo ser renovado por igual período, o Município de Elvas e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) comparticipam, em partes iguais, os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP.

O presidente da Câmara Municipal afirmou estar “muito satisfeito por avançar com mais este projeto que permite dar uma resposta mais eficaz à população do concelho, com uma nova equipa em permanência e em prontidão”.

No âmbito do objetivo “Promover alterações estruturais na realidade dos corpos de bombeiros nacionais” do Programa do XXV Governo Constitucional, o Governo pretende entre outras, implementar, de forma progressiva, em todos os Corpos de Bombeiros, a profissionalização da primeira intervenção, garantindo o socorro e emergência 24h/365 dias.

Elvas celebra dez anos da requalificação do Forte da Graça

A cidade de Elvas assinala hoje, 27 de novembro, um marco especial: o 10.º aniversário da requalificação do Forte da Graça, “uma intervenção que devolveu vida e dignidade a um dos mais imponentes monumentos militares do país. Ao longo desta década, o Forte consolidou-se como referência patrimonial, contribuindo de forma decisiva para o reforço da identidade histórica do concelho”, diz a Câmara Municipal de Elvas nas redes sociais.

O impacto da requalificação “tem sido evidente no crescente interesse público. Ano após ano, o número de visitantes tem aumentado, refletindo o reconhecimento nacional e internacional do seu valor histórico e arquitetónico”.

Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Elvas preparou um programa de iniciativas culturais, educativas e turísticas, “sublinhando o orgulho por esta década de trabalho contínuo na preservação e dinamização do Forte”.

As comemorações iniciam-se hoje com entrada gratuita para todos os visitantes, proporcionando uma oportunidade única para revisitar o espaço e descobrir novos detalhes da sua história. Marca também o arranque da exposição “10 anos de Reabilitação do Forte da Graça, o Preâmbulo”, que propõe uma viagem pela transformação do monumento e pelo impacto que esta intervenção teve na cidade e na sua projeção patrimonial. “Uma celebração que honra o passado, valoriza o presente e aponta caminhos para o futuro do património elvense”.

Município de Castelo de Vide dinamiza comércio local com a entrega de vouchers de Natal

A Câmara Municipal de Castelo de Vide volta a promover a 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗮𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗲́𝗿𝗰𝗶𝗼 𝗟𝗼𝗰𝗮𝗹 através da emissão de 𝑽𝒐𝒖𝒄𝒉𝒆𝒓𝒔 𝒅𝒆 𝑵𝒂𝒕𝒂𝒍 para todos os Trabalhadores, Eleitos, Colaboradores e Aposentados do Município.  

O Município procura estimular o comércio local, promover um maior dinamismo económico e valorizar os produtos da terra, pelo que convida os empresários do Concelho a aderirem a esta iniciativa.  

Cada Voucher pode ser utilizado em aquisições efetuadas em qualquer estabelecimento ou empresa do Concelho de Castelo de Vide, excetuando-se a compra de tabaco, álcool ou jogo, até às 𝟏𝟗𝐡𝟎𝟎 do dia 𝟐𝟒 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓.  

Os estabelecimentos locais que desejem formalizar a adesão à companha devem fazê-lo até 𝟓 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, através de formulário próprio disponível online https://www.cm-castelo-vide.pt/…/empresarios-comercio…, enviando-o para o endereço gadec@cm-castelo-vide.pt ou presencialmente no 𝐆𝐀𝐃𝐞𝐂 no Edifício dos Paços do Concelho.  

Adicionalmente, apela-se a todos os empresários do Concelho que decorem os seus estabelecimentos e/ou monstras com símbolos de Natal, contribuindo para envolver Castelo de Vide no verdadeiro espírito natalício e criando um ambiente acolhedor e festivo para todos os residentes e visitantes.  

“Espaço Europa”: Comissão Europeia já abriu as candidaturas ao concurso Erasmus+ 2026

Com um orçamento de 5,2 mil milhões de euros para o próximo ano, o programa apresenta novas oportunidades de financiamento nas áreas da educação, formação, juventude e desporto em toda a Europa. O objetivo é chegar a mais de 1,2 milhões de participantes, envolvendo mais de cem mil organizações.

Podem candidatar-se ao financiamento as escolas, universidades, centros de formação profissional, ONG e grupos de jovens que trabalham na área da educação, formação, juventude ou desporto.

O programa mantém o seu enfoque nas prioridades transversais da União Europeia: inclusão, transição digital e ecológica e participação democrática.

Tudo para saber sobre o assunto no programa “Espaço Europa”, desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Homem de 68 anos detido em Ponte de Sor por passagem de moeda falsa

Um homem de 68 anos foi ontem, 26 de novembro, detido pela GNR, por passagem de moeda falsa, no concelho de Ponte de Sor.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, a GNR recebeu uma denúncia, “dando conta que o suspeito tentou realizar um pagamento num estabelecimento comercial com recurso a uma nota falsa”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

Os militares do Posto Territorial de Ponte de Sor deslocaram-se de “imediato para o local onde abordaram o homem. No decurso das diligências policiais, o indivíduo foi detido e foi ainda apreendida uma nota falsa.”

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, para aplicação das medidas de coação.

Assembleia Municipal Infantojuvenil de Elvas reúne esta sexta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, no âmbito da comemoração do 36º aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, irá promover, em colaboração com o Município de Elvas, a 7ª Assembleia Municipal Infantojuvenil de Elvas, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, entre as 10 horas e o meio-dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo a CPCJ, o objetivo desta ação “é reforçar o artigo 12º Opinião da Criança, referido na Convenção, permitindo a participação ativa das crianças, dando-lhe voz e oportunidade de expressão, para que se possa construir uma sociedade mais justa e protetora dos seus inalienáveis direitos”.

Esta edição conta com 24 deputados, do 1º, 2º e 3º ciclos de toda a comunidade escolar do concelho. Como em anos anteriores contará com a presença de representantes e decisores locais e distritais, que vão estar atentos às preocupações, sugestões e projetos a apresentar e implementar pelos mais novos. Em debate estarão temas como o ambiente, saúde e bem-estar em contexto escolar.

À semelhança de todas as edições realizadas, a 7ª Assembleia Municipal Infantojuvenil também será transmitida em direto através da página de Facebook do Município, “com objetivo que crianças e adultos possam ter conhecimento da sua participação e inclusão na comunidade elvense”. 

A CPCJ faz ainda saber que está a decorrer uma exposição de trabalhos no âmbito do Estendal dos Direitos, na recepção das instalações da Câmara Municipal de Elvas, realizada por crianças do pré-escolar do concelho. 

Estremoz: Cozinha dos Ganhões volta a levar à mesa o que o Alentejo tem de melhor

Estremoz celebra, entre esta sexta-feira, 28 de novembro, e segunda-feira, feriado de 1 de dezembro, a 31ª edição da Cozinha dos Ganhões, um dos maiores certames de gastronomia do Alentejo.

O Pavilhão de Feiras e Exposições da cidade volta a dar lugar aos restaurantes, aos doceiros, aos artesãos, aos comerciantes e aos produtores regionais, num evento que tem por principais objetivos a promoção e a valorização das tradições e costumes do concelho.

Recordando que o evento se realiza em simultâneo com a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, e convidado todos a estarem presentes, o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, assegura que a Cozinha dos Ganhões tem vindo a afirmar-se, enquanto evento gastronómico, “no Alentejo, Estremoz e toda uma região”.

“O vinho também será um elemento importante, tendo tudo a ver com a gastronomia e com os territórios. Portanto, estão todos convidados, de 28 de novembro a 1 de dezembro, a passarem pelo Parque de Feiras para degustar da excelência da gastronomia e do vinho”, acrescenta.

Quanto à Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, o autarca explica que acaba por ser um certame que “complementa” a componente gastronómica da Cozinha dos Ganhões. “Os públicos são os mesmos, portanto, tudo aponta para que seja mais sucesso”, remata.

A cerimónia de abertura do evento está marcada, esta sexta-feira, para as 18h30. A animação do certame vai estar a cargo de grupos como “Os da Boina”, Corda Bamba, Os Descendentes e Siga a Farra. O programa completo do evento para consultar aqui.

Campo Maior: campanha de apoio ao comércio local com mais de meia centena de estabelecimentos aderentes

Já teve início, em Campo Maior, mais uma edição da campanha de apoio ao comércio local “Onde Tudo se Faz Natal”.

A decorrer até 16 de janeiro, em mais de 50 estabelecimentos aderentes – desde a restauração e cafetaria, passando por mercearias, lojas de conveniência, moda, decoração, drogarias, eletrodomésticos, farmácias, ourivesarias, entre outros tipos de comércio, a Câmara Municipal aposta, uma vez mais, na iniciativa com vista a fomentar a dinamização da economia do concelho.

Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes receberá um cupão por cada dez, 20 ou 30 euros gastos, que servirá para participar nos cincos sorteios a realizar. Desta vez, a autarquia vai distribuir 20 mil euros em prémios, mais cinco mil que no ano passado, através do sorteio de 160 vouchers, nos valores de 500, 300, 200 e 100 euros.

Este campanha, de acordo com o presidente da Câmara, Luís Rosinha, “tem corrido muito bem ao município”, mas “muito melhor aos comerciantes campomaiorenses”. “As pessoas aderem de uma forma natural e a geração económica e aquilo que é o fim do processo diz-nos a nós que devemos continuar a apostar nesse sentido e é por isso mesmo que, este ano, aumentamos as contrapartidas dos prémios, passando dos 15 mil euros em sorteios para 20 mil”, acrescenta.

Luís Rosinha apela ainda a “que as pessoas comprem no comércio de Campo Maior, porque assim também poderão vir a ter a boa surpresa de receber alguns prémios monetários”.

Os prémios sorteados serão atribuídos em Vales de Compras que poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até 28 de fevereiro.

A lista de estabelecimentos aderentes à campanha para conhecer aqui.

MACE abre portas este sábado a dois novos projetos expositivos: “No Fundo” e “De um Corpo ao Outro”

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) abre portas, na tarde deste sábado, 29 de novembro, para apresentar ao público dois novos projetos expositivos: “No Fundo”, de Pedro Magalhães, e “De um Corpo ao Outro”, com obras de Ana Santos e da Coleção António Cachola.

A exposição de Ana Santos, como revela o comendador António Cachola, irá ocupar a parte superior do museu. “É uma exposição em que os trabalhos que ela vai apresentar vão dialogar com obras da coleção António Cachola, que é a coleção residente do MACE, ou seja, o curador da exposição, que é o Sérgio Fazenda Rodrigues, um curador residente em Lisboa, que tem os seus projetos artísticos de curadoria também em Lisboa, achou por bem que esta mostra e este projeto da Ana Santos acontecessem com obras da sua criação, obras essas que deveriam dialogar com obras da coleção António Cachola”, adianta o colecionador.

Já Pedro Magalhães apresenta uma exposição de trabalhos audiovisuais, com curadoria de Ana Cristina Cachola, no piso inferior do MACE. “É um artista que nasceu e reside no Porto e que tem trabalhos muito interessantes. Ele é um artista que vem da área da música e, portanto, vai apresentar trabalhos de fotografia e de vídeo, um projeto que nós consideramos também muito interessante pelo facto de não ser um artista que é muito visto na zona sul do país”, explica António Cachola.

Após a sessão de inauguração das exposições, marcada para as 16 horas, Pedro Magalhães e Ensemble Decadente apresentam a performance “Hidden Track”, prevista para as 18 horas.

Entretanto, e com estas duas exposições a chegarem ao fim em março, logo no mês seguinte, o MACE apresenta uma exposição de fotografia alusiva ao 25 de Abril, em parceria com o Museu Militar de Elvas. “É uma exposição de fotografia comemorativa daquilo que aconteceu em 25 de abril de 1974, com fotografias do fotógrafo Alfredo Cunha. É um projeto extraordinário, de muita qualidade em termos fotográficos. Ele é um grande fotógrafo e tem trabalhos muito interessantes e reconhecidos por muitas das pessoas que viveram o 25 de Abril como sendo um dos fotógrafos mais importantes que estiveram próximos desse acontecimento”, explica o comendador.

Já a 23 de maio, Alexandre Estrela, artista escolhido para representar Portugal na Bienal de Veneza, pela Direção-Geral das Artes e o Ministério da Cultura, apresenta uma exposição individual que irá ocupar todo o espaço do MACE. Considerando esta mostra um “dos pontos altos do primeiro semestre de 2026”, António Cachola lembra que a Bienal de Veneza é o acontecimento de arte contemporânea mais importante do mundo. “Ficámos muito contentes porque já tínhamos programado e planeado há muito tempo esta exposição do artista Alexandre Estrela. Portanto, vamos ter uma representação de Portugal na Bienal de Veneza, que vai começar em maio, com o artista Alexandre Estrela a representar Portugal e a estar no Pavilhão de Portugal em Veneza. A 23 de maio teremos uma exposição individual dele a ocupar todo o museu, em Elvas, o que é ótimo e que, de alguma maneira, mostra que Elvas está sempre naqueles que são os eventos e os acontecimentos mais importantes da arte contemporânea no nosso país”, remata.

Sé de Elvas acolhe celebração dos Crismas, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo de Évora

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside, no domingo, 30 de novembro, na antiga Sé de Elvas, à celebração dos Crismas.

A cerimónia, tal como explica o padre Ricardo Lameira, obriga ao cancelamento de três eucaristias habituais: “no próximo domingo, teremos os Crismas na Sé, às 11h30, pelo que serão canceladas ou suprimidas as missas do Salvador, de Santa Luzia e da Boa-Fé”.  

“Agora é importante reservar o domingo para estarmos com o senhor Arcebispo, mas haverá missa às 9 e às 10 horas, para quem não desejar ou quem não puder ir não deixar de ir à missa de manhã”, acrescenta o pároco.

Já no domingo da próxima semana, 7 de dezembro, realiza-se uma peregrinação jubilar na cidade. “Nós temos a graça de termos um Santuário Jubilar aqui na nossa cidade. Vimos cá muitas vezes à missa, mas não no espírito jubilar, no espírito de receber as indulgências próprias, as graças próprias do Jubileu. Esta peregrinação iniciará no Salvador, passará pela Sé e viremos, por fim para o santuário”, explica Ricardo Lameira.

Hoje, 27 de novembro, informa ainda o padre, a partir das 17 horas, realiza-se uma reunião da Assembleia Geral da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.