Arkus volta a ter um papel preponderante na dinamização do evento “Elvas Cidade Natal”

Para além dos dois eventos a que já habitou os elvenses, por ocasião do Natal – “Viver a Tradição” e o Encontro de Capotes –, a associação juvenil Arkus volta a ter um papel preponderante na dinamização do evento “Elvas Cidade Natal”, que decorre de 28 de novembro a 4 de janeiro.

Tal como explica Raquel Pirota, uma das responsáveis da associação, a Arkus, que se associa à Câmara Municipal de Elvas uma vez mais, vai ser a responsável pela Torre dos Sonhos, localizada na Torre Fernandina, onde será possível apreciar uma exposição das escolas. “No segundo piso, haverá um um espaço educativo e de brincadeira para as crianças. Depois lá em cima, antes do miradouro, vão poder desfrutar de um bar, com oferta de doces e de uma bebida quente”, revela a responsável.

Por outro lado, no Museu de Arte Contemporânea (MACE), a Arkus vai estar a promover workshops de culinária, com a Vitórica, de culinária infantil, com Raquel Pirota e Catarina Dias, e de decoração natalícia, com Filipe Belchior.

Sendo “Elvas Cidade Natal” um palco privilegiado para as muitas atuações das Roncas d’Elvas, Raquel Pirota lembra que é pelo mês de dezembro que o grupo “espera o ano inteiro”.

Durante o evento, a Arkus vai estar também a promover, aos fins de semana, as visitas teatralizadas do “Mistério da Rainha da Fronteira”. “Vamos fazer também duas visitas guiadas teatralizadas no âmbito do ‘Elvas Cidade Natal’ durante a semana, aberta a toda a comunidade e aos turistas”, adianta a responsável.

Em simultâneo, na sua sede, a associação promove o ATL “Férias é na Arkus”, nas duas semanas de interrupção letiva do Natal.

“Para nós vai ser um mês certamente muito dinâmico, mas é bom. As pessoas não têm noção, é muito cansativo, mas temos uma equipa muito boa, uma equipa que faz por gosto, uma equipa que quer dar sempre mais e melhor. Esta equipa trabalha, mas não é para nós, associação, esta equipa trabalha para a comunidade e gostamos e notamos também que temos associações que nos apoiam. Nós temos muitas parcerias e é bom saber que o associativismo em Elvas está cada vez está mais ligado e trabalha mais em parceria, porque só assim é que é possível nós darmos o melhor, não só na cultura, mas no âmbito social, educacional e desportivo e acho que se todos nos juntarmos, Elvas é sem dúvida melhor”, diz ainda Raquel Pirota.

Jovem de 12 anos precisa de um dador de medula óssea

Afonso (na foto), de 12 anos, foi diagnosticado no dia 31 de outubro com aplasia medular. O jovem está internado no Centro Materno e Infantil do Norte (Porto) e precisa de um dador de medula óssea.

Não havendo compatibilidade no seio familiar, está a decorrer uma campanha de recolha de possíveis doadores de medula óssea em vários locais do país.

Sendo assim, este sábado, dia 22, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação estará na Unidade de Cuidados Continuados, em Vila Viçosa, entre as 9 e as 13 horas, para a recolha de dadores de medula óssea.