O homem encontrado inconsciente, ao final da tarde desta sexta-feira, dia 21, no IP2, junto ao viaduto da Zona Industrial de Portalegre, acabou por falecer no hospital.
Desconhece-se, para já, a identidade da vítima uma vez que a mesma não possuía documentos de identificação.
Segundo testemunhas, o homem tinha sido visto a pé a atravessar o viaduto e, depois de ter sido encontrado caído, não apresentava lesões visíveis nem fraturas.
No local estiveram os Bombeiros, a VMER e a PSP de Portalegre.
O mês de novembro é dedicado ao teatro e este sábado, pelas 11h00, no Centro Artístico Elvense realiza-se o workshop “Protesto e Pedagogia no Teatro Social”.
A inciativa tem como orador convidado Elio Irmão, tendo participação e entrada livre, e inscrição prévia para o email eventos@cm-elvas.pt, com indicação do nome, idade e contacto telefónico.
A União de Freguesias da Sé e São Lourenço, com o apoio do Município de Portalegre, organiza amanhã, dia 22, um magusto, no Mercado Municipal de Portalegre.
A iniciativa está marcada para as 15h00 e conta com animação musical de Ricardo Santos.
Os serviços da Câmara Municipal de Elvas realizaram a reabilitação da rua lateral à Sé de Elvas.
A subida que dá acesso à Igreja das Domínicas e ao Pelourinho encontrava-se a necessitar de uma intervenção para repor a calçada, dado que alguns cubos encontravam-se soltos.
Para além da reposição das pedras, foi colocada terra para “unir” o piso e compactar os espaços entre os cubos.
As inscrições para o Programa Férias Divertidas Natal 2025, desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, estão abertas até dia 28 de novembro.
Este programa é destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, contempla serviço de refeições e vai decorrer nos dias 17 a 23 de dezembro, 26 a 30 de dezembro e no dia 2 de janeiro 2026, entre as 8:00h e as 18:00h, na Escola Básica do Carrascal, em Vila Viçosa.
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, só serão assegurados os “serviços mínimos”, para os alunos que apresentem imprescindível necessidade de frequentar o ATL.
A 20 de novembro assinalou-se o Dia Nacional do Pijama, um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
No Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo assistiram à peça “A Menina de Cristal”, baseada no livro editado por “Mundos de Vida”, para assinalar o Dia Nacional do Pijama 2025.
A Vereadora Paula Jangita marcou presença no evento.
Rui Alexandre Castanho, professor e investigador do Politécnico de Portalegre, Vice-Coordenador do VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização dos Recursos Endógenos, e Embaixador Europeu do Pacto Climático por Portugal, integrou a comitiva portuguesa presente na COP30, em Belém do Pará. A participação do Politécnico de Portalegre neste fórum reforça o compromisso da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a ação climática global.
Para além de participar na abertura oficial da Delegação Portuguesa, Rui Alexandre Castanho interveio em iniciativas dedicadas ao Ensino Superior e contribuiu para a apresentação do Plano de Transformação Ecológica das Instituições de Ensino Superior Brasileiras, através de uma parceria estratégica com a Rede UniSustentável. No decorrer do evento, participou ainda num direct com representantes das Nações Unidas, oferecendo um overview dos trabalhos em curso na COP.
Os empréstimos entre particulares podem parecer uma alternativa rápida para quem enfrenta dificuldades financeiras ou está sobre-endividado, mas exigem cuidados legais e fiscais rigorosos. Mesmo entre familiares ou amigos, é essencial formalizar o acordo por escrito, especialmente para valores superiores a 2.500 euros, e recorrer a escritura pública ou documento autenticado acima dos 25 mil euros. A ausência de formalização pode transformar uma ajuda em conflito, com consequências imprevisíveis.
A DECO alerta para o aumento de fraudes associadas a promessas de crédito fácil, sem garantias ou documentação legal, muitas vezes dirigidas a pessoas em incumprimento bancário. Práticas como contratos simulados de imóveis, cheques pré-datados ou pedidos de pagamentos adiantados são sinais de risco.
Aconselha-se a evitar dinheiro em espécie e a privilegiar transferências bancárias com registo. Em caso de dificuldades, é preferível procurar apoio especializado, como o serviço de aconselhamento da DECO, que pode ajudar na reestruturação dos créditos e na proteção do orçamento familiar.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram um alerta para mensagens de texto (SMS) que estão a ser enviadas aos cidadãos em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicando valores em dívida referentes a urgências e a serem pagos num prazo de cinco dias.
A mensagem contém ainda um link que, ao ser clicado, direciona para uma página web fraudulenta, onde é disponibilizada uma referência de multibanco para realizar o pagamento e ao clicar em “CONFIRMAR” é solicitado o preenchimento de dados pessoais e de cartões bancários.
Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o SNS e o SNS 24.
Os serviços do SNS são, tendencialmente, gratuitos, e os do SNS 24 são gratuitos para todos os cidadãos. A linha telefónica 808 24 24 24 é um serviço público gratuito.
A SPMS informa ainda que estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes.
O Município de Alandroal tem vindo a reunir todos os esforços para melhorar, em todo o concelho, os serviços de telecomunicações, contando, desde logo, com primeira antena 5G Rural do país.
Dizendo que Alandroal se vai “posicionar muito bem”, naquilo que diz serem as “autoestradas do futuro”, o presidente da Câmara, João Grilo, assegura a que a intenção da autarquia, a este nível, é “muito clara”: “dotar o concelho de tecnologia 5G de ótima qualidade em todo o território”.
“O concurso nacional para a tecnologia 5G prevê a cobertura de cerca de 80% do território. Nós estamos a trabalhar os outros 20%, não só com o 5G Rural, mas também com as operadoras e, portanto, eu anunciei há pouco tempo que a primeira antena 5G Rural que ia servir Hortinhas já foi transformada numa antena de grandes dimensões para servir Hortinhas, Orvalhos e Terena. Portanto, aumentou a escala e essa antena agora será localizada num outro ponto mais reduzido”, adianta o autarca.
João Grilo revela ainda que a fibra ótica está em expansão no concelho. “Temos mais 1.600 pontos de ligação de fibra a implementar nos próximos meses e estamos a ficar com uma rede bastante boa de cobertura de antenas de 5G”, remata.
Tendo a aldeia e a população de Ouguela como uma das suas “prioridades”, a Junta de Freguesia de São João Baptista promove um magusto, este sábado, 22 de novembro, no Centro Comunitário daquela pequena localidade do concelho de Campo Maior.
Este, que é o primeiro evento realizado em Ouguela pelo novo executivo da Junta de Freguesia, explica a presidente, Anselmina Caldeirão, promete ser “muito animado”. “Vamos ter castanhas assadas, vamos ter o gin (Gin Atalaya), um lanchezinho e vamos também envolver as senhoras que frequentam o Centro Comunitário, que nos vão fazer um caldo verde, que depois será servido a partir das 17 horas. Elvas vão fazer também, porque fizeram questão de colaborar, umas maravilhas, que é uma massa frita, como o brinhol”, adianta a presidente.
A animação desta festa, que tem início às 15 horas, estará a cargo da Tuna da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior. “Vamos se calhar até incluir algumas senhoras da Ouguela nesta tuna e no coro da Academia Sénior, porque queremos trabalhar com estas senhoras e fazer de Ouguela uma aldeia com movimento, com alegria, para que as pessoas que lá vivem se sintam mais acompanhadas”, adianta a presidente.
“É mesmo nossa intenção, e quando digo nossa, digo minha, do Rui Morais e do Nuno, envolver esta comunidade de Ouguela em tudo que sejam atividades e nunca esquecendo destas pessoas que vivem em Ouguela, sendo que também não esquecemos as de Campo Maior, mas as de Ouguela são muito a nossa prioridade”, assegura Anselmina Caldeirão.
Em Ouguela, recorda ainda a presidente da junta, vivem “cerca de 40 pessoas”, na sua grande maioria já “alguma idade”.
De recordar que a iniciativa estava inicialemnte prevista para o passado sábado, dia 15 de novembro, mas acabou por ser adiada devido ao estado do tempo.
As pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas este sábado, 22 de novembro, para o tradicional passeio organizado pelo CicloClube BTT. Inicialmente previsto para o sábado passado, dia 15, o evento acabou por ter de ser adiado devido ao mau tempo.
Criado com objetivo de “recordar os velhos tempos da bicicleta e dos seus usos”, em que os participantes se vestem a preceito, o evento, com uma adesão “cada vez maior”, revela o presidente da direção da coletividade, António Vitorino, vai já na sua décima edição. “Acaba por ser um passeio bastante divertido, que ocupa grande parte da manhã e da tarde, por vezes”, assegura.
Este passeio, que termina com um almoço convívio na Rua de Alcamim, tem concentração marcada para as 9 horas, junto à sede do CicloClube BTT de Elvas. “Em frente ao CicloClube fazemos a confirmação de inscrições, para verificar o número de pessoas; depois arrancamos até aos Arcos da Amoreira, onde vamos tirar uma fotografia; seguimos em direção à cidade, vamos até à Casa das Barcas e à Praça também, onde fazemos pequenas paragens, sempre com bastante convívio entre os participantes, e depois vamos até à Rua de Alcamim, onde temos o almoço”, revela o responsável.
Ao longo destes dez anos de realização do evento, as crianças e jovens têm vindo a associar-se ao passeio. “Os pais e os avós têm levado os mais novos de arrasto e para eles isto acaba por ser divertido. Ficam também a conhecer aquilo que foi o uso, de outrora, das pasteleiras, a sua finalidade, para que no fundo eles saibam que não era tudo fácil na altura, porque não é fácil andar com essas bicicletas no dia a dia, mas tiveram um papel fundamental na sociedade”, diz ainda.