Município de Alandroal e GNR alertam população para o furto de azeitona

O Auditório dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Alandroal acolhe amanhã, sexta-feira, dia 21, pelas 10.30 horas, uma sessão de esclarecimento sobre Furtos de Azeitona – como proteger a sua colheita. 

A iniciativa é desenvolvida pela Câmara Municipal de Alandroal, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana. 

Executivo municipal de Estremoz reúne com presidentes de junta do concelho

O Executivo Municipal de Estremoz reuniu no dia 18 de novembro, com os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho para projetar o futuro do território, através das Transferências de Competências e do Apoio ao Investimento para este mandato (2025-2029).

Este Apoio ao Investimento visa a Aquisição de Bens de Imobilizado e a Execução de Obras e Empreitadas pelas Juntas de Freguesia. Para o efeito, o Município de Estremoz irá investir um total de 900.000€, sendo 100.000€ atribuídos a cada Freguesia.

O Município de Estremoz aposta no apoio às Juntas de Freguesia, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de Estremoz e são essenciais para o bem-estar da comunidade. O compromisso é fortalecer esta parceria para continuar a melhorar o Concelho, pensando sempre num caminho mais eficiente.

Ambisolution distinguida com prémio PME Excelência

A empresa do jovem Elvense Bruno Rodrigues, Ambisolution Energias Renováveis, foi agraciada hoje em Guimarães com o prémio PME Excelência.

Este prémio é atribuído pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e Representa reconhecimento de alto desempenho económico-financeiro por parte das PME, sendo visto como um selo de solidez — para fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades, as empresas com esse estatuto passam a ter uma “base de confiança” mais elevada, de acordo com o IAPMEI.














Militares da GNR em formação em Marvão

O concelho de Marvão acolheu, na passada semana, uma ação de formação para elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), dedicada aos peixes existentes nos rios de Portugal, dinamizada pela equipa do projeto LIFE PREDATOR.

A ação teve uma vertente teórica, onde se falou sobre as espécies nativas e não nativas que habitam os nossos cursos de água, e sobre alguns dos desafios que existem na sua conservação.

Já a componente prática, realizada no rio Sever, incluiu uma demonstração de pesca científica, onde foi possível observar várias espécies e trocar experiências com quem trabalha diariamente na proteção dos ecossistemas aquáticos.

#MunicipioMarvao

Município de Vila Viçosa assinalou sete anos da derrocada da EM255

Ontem, dia 19 de Novembro de 2025, cumpriram-se se sete anos da derrocada da Estrada Municipal 255 (EM255), entre Borba e Vila Viçosa, devido ao deslizamento de um grande volume de rochas, blocos de mármore e terra para o interior de duas pedreiras, que vitimou cinco pessoas.

O Município de Vila Viçosa, colocou uma palma de flores no monumento que assinala o fatídico dia, eternizando a sua memória.

Filme sobre Bruce Springsteen exibido em Elvas

“Springsteen – salve-me do desconhecido” é o nome do filme apresentado esta sexta-feira, dia 21, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Este filme é do mesmo diretor de Coração Louco, vencedor do Globo de Ouro e Oscar 2010 de Melhor Ator (Jeff Bridges) e Canção Original. Após The River (1980), disco de pop-rock e baladas intensas sobre a classe operária americana, Bruce Springsteen (Jeremy Allen White) ainda não era um astro da música. Nebraska (1982) veio com uma sonoridade diferente, retratando as pressões e fantasmas do artista.

Os bilhetes estão à venda em Ticketline.pt ou meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório.

Rondão Almeida reúne pela primeira vez com as Juntas de Freguesia após as eleições de outubro

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, deu início esta quarta-feira, 19 de novembro, no salão nobre dos Paços do Concelho, às reuniões de coordenação com as Juntas de Freguesia do Concelho.

Nesta primeira sessão, após as eleições, o autarca colocou à aprovação a realização destas reuniões, com caráter mensal, e a realizar-se, tal como anteriormente, na primeira segunda-feira de cada mês, tendo a proposta sido aprovada por todos.

A proposta de acordo interadministrativo de delegação de poderes e competências, assim como os respetivos valores a transferir, para o quadriénio 2025/2029, para as juntas de freguesia foi aprovado pelos presentes, cabendo agora ao presidente da Câmara Municipal de Elvas, levar esta proposta a reunião do executivo e posteriormente à Assembleia Municipal de Elvas.

Rondão Almeida informou ainda que este ano o Jantar de Natal dos trabalhadores do Município de Elvas é também aberto aos funcionários das juntas de freguesia e foram agendados os convívios de Natal nas freguesias rurais, a decorrer ao longo do mês de dezembro.

Aprovada a realização, tal como tem vindo a ser realizado até aqui, do torneio concelhio da malha, e das noites de verão, este ano com um espetáculo que se irá realizar por todas as freguesias, e que a câmara agendará.

Os autarcas presentes aprovaram ainda realizar o Festival da Idade de Ouro como até aqui, em cada uma das suas freguesias.

Nesta reunião não esteve presente o presidente eleito da junta de freguesia de Santa Eulália, que justificou a sua ausência por assuntos de ordem pessoal, ficando em reunir pessoalmente com Rondão Almeida para aferir, em conjunto, todos os pontos que foram abordados.

Gastrenterologistas alertam para aumento de mortalidade com cancro do pâncreas

O Cancro do pâncreas é já a 4.ª causa de morte por cancro na Europa. As projeções indicam que, até 2035, poderá tornar-se a 2.ª principal causa de morte por cancro em Portugal e no mundo

O Clube Português do Pâncreas (CPP), uma secção especializada da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), está a promover uma campanha nacional de consciencialização para o cancro do pâncreas, um dos cancros mais letais e silenciosos.

Sob o mote “O tempo de agir é agora”, a iniciativa decorrerá nas redes sociais e surge no âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, assinalado a 20 de novembro, com o objetivo de alertar a população para a importância de prevenir e detetar o Cancro do Pâncreas.

“Ao contrário de outros tumores, a incidência e a mortalidade do cancro do pâncreas continuam a aumentar. Já é a quarta causa de morte por cancro na Europa e as projeções indicam que poderá subir para o segundo lugar até 2035”, alerta Alexandra Fernandes, médica gastrenterologista e presidente do CPP. “Em 2021, foram diagnosticados 1.378 novos casos no país, com um número de mortes praticamente idêntico, o que ilustra a agressividade da doença”, esclarece.

“Infelizmente, os sintomas do cancro do pâncreas tendem a surgir tardiamente e são pouco específicos: dor abdominal que pode irradiar para as costas, perda de peso inexplicável, alterações digestivas como indigestão, vómitos ou diarreia, aparecimento súbito ou agravamento da diabetes e icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros. Desta forma, a esperança reside na prevenção, através do controlo dos fatores de risco, e nos avanços contínuos da investigação”, reforça Alexandra Fernandes.

E acrescenta: “A elevada mortalidade está diretamente ligada ao diagnóstico tardio, já que cerca de 80% dos doentes são diagnosticados em fases avançadas, quando a cirurgia, o único tratamento com intenção curativa, já não é viável. Consequentemente, a taxa de sobrevivência global a cinco anos é de apenas 13%, podendo atingir 44% nos casos localizados, mas caindo para 3% quando a doença já se encontra metastizada”.

O cancro do pâncreas desenvolve-se quando as células desta glândula abdominal crescem de forma descontrolada. A forma mais comum, o adenocarcinoma ductal pancreático, representa mais de 90% dos casos e é conhecida pela sua elevada agressividade.

Embora a idade e a predisposição genética sejam fatores impossíveis de alterar, existem outros fatores de risco associados ao estilo de vida que podem ser prevenidos, tais como: tabagismo; obesidade e excesso de peso; diabetes; dieta rica em açúcares refinados, gorduras, carnes vermelhas e produtos processados e pancreatite crónica.

Bolsas Mário Soares para o Colégio da Europa no “Espaço Europa” desta semana

Encontram-se abertas as candidaturas ao Colégio da Europa, um instituto de ensino especializado em estudos europeus, com reconhecido prestígio internacional no estudo, análise e discussão de assuntos europeus.

Nos seus Campus de Bruges, na Bélgica, Natolin, na Polónia, e Tirana, na Albânia, o Colégio da Europa acolhe anualmente mais de 400 alunos de pós-graduação, que são uma importante base de recrutamento para as instituições europeias.  

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, por intermédio da Direção-Geral dos Assuntos Europeus, atribui todos os anos as Bolsas Mário Soares para a frequência do Colégio da Europa. As bolsas apoiam o financiamento das propinas de candidatos portugueses talentosos, ajudando-os a seguir carreiras internacionais

Tudo para saber sobre o assunto no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Adega Mayor lança novas colheitas da gama monocastas em formato de garrafa Borgonha

Na Adega Mayor, cada monocasta é um vinho para ser desfrutado nota a nota, gota a gota, numa melodia ímpar. Com a chegada das novas colheitas de Pinot Noir e Verdelho, a Adega Mayor estreia o novo formato de garrafa Borgonha – um tributo à elegância e à origem das grandes castas que inspiram estes vinhos. 

O Pinot Noir, um dos vinhos da Adega Mayor que tem conquistado os consumidores pela sua leveza, aliada a estrutura e complexidade únicas, regressa com toda a sua versatilidade. Este vinho ideal para qualquer ocasião, harmoniza com diversos pratos, como saladas, peixes, mariscos ou carnes brancas, sem sobrepor os sabores. Também é uma excelente companhia para ser apreciado a solo, oferecendo frescor e equilíbrio, tanto em momentos descontraídos como em experiências gastronómicas mais sofisticadas. O resultado é um rosé de caráter delicado e intenso, que alia a sofisticação da casta Pinot Noir ao terroir alentejano. No nariz, apresenta profundeza aromática, fruta vermelha delicada, com nuances florais e de vegetal seco, que conferem complexidade em perder a subtileza; na boca, revela-se com excelente cremosidade e acidez, que encaminham para um final longo e saudoso. PVP 13,50€ 

O Verdelho, por sua vez, destaca-se à mesa pela sua elegância, elevando a experiência de consumo. De personalidade forte com aromas tropicais e cítricos mais intensos, uma textura envolvente e perfil maduro, sempre equilibrado pela sua frescura. Versátil na gastronomia, é perfeito para acompanhar peixes, mariscos, saladas e outros pratos leves. O novo formato de garrafa permite que este vinho evolua com o tempo, reforçando o seu potencial de guarda e acrescentando valor à experiência de degustação. PVP 13,50€ 

A mudança de garrafa Bordalesa para Borgonha assinala um novo capítulo na história e na consolidação do posicionamento dos monocastas da Adega Mayor. O novo design, em tom cinza e o equilíbrio dos detalhes gráficos evocam uma elegância serena e intemporal. O resultado é uma imagem distinta e coerente com o perfil elegante e sofisticado destes vinhos — uma expressão de maturidade que eleva a presença à mesa e torna cada momento de prova ainda mais especial. 

Substituição de ramal de saneamento obriga a condicionamentos de trânsito no Largo de S. Domingos

A Aquaelvas já iniciou os trabalhos de substituição do ramal de saneamento no Largo de São Domingos, depois do abatimento do pavimento causado pelo mau tempo.

Os trabalhos vão realizar-se durante três semanas, sendo, para isso, necessário proceder ao corte da via. Esse corte será feito de “forma faseada e não total”. No entanto, alerta a empresa, “poderão ocorrer alterações no corte do trânsito”.

A Aqualevas agradece a compreensão e pede desculpa pelo incómodo causado.

IALBAX apresenta “VII Trail Elvas – Património Mundial” esta sexta-feira no MACE

A Associação Desportiva IALBAX apresenta esta sexta-feira, 21 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), o VII “Trail de Elvas – Património Mundial”, pelas 18h30.

A prova, marcada para 7 de dezembro, conta duas distâncias de trail (mini-trail de 12 quilómetros e trail curto de 20 quilómetros) e inclui ainda uma caminhada (de 12 quilómetros). Como habitualmente, as provas iniciam-se às 9h30, com partido do Museu Militar.

Para além de integrar o circuito de trail da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, o “Trail Elvas – Património Mundial” é a primeira de três provas a contar para o I Circuito de Trail EuroBEC.

As inscrições para os atletas encontram-se abertas no site portimer.pt, onde está também é possível consultar o regulamento da prova.

Startup Montemor-o-Novo procura inspirar, capacitar e conectar a comunidade no Mês do Empreendedorismo

O Mês do Empreendedorismo está a ser assinalado, até 6 de dezembro, na Startup Montemor-o-Novo, com workshops, bootcamps e momentos de networking pensados para inspirar, capacitar e conectar a comunidade local.

Nesta, que é já a quarta edição da iniciativa, explica a coordenadora da incubadora de empresas de Montemor, Teresa Biléu, “a ideia é muito simples”: “queremos dar ferramentas concretas às pessoas, ajudar empreendedores, empresários e profissionais a desenvolverem competências que podem aplicar no imediato nos seus projetos e negócios”.

Este ano, o Mês do Empreendedorismo dá particular destaque às áreas de marketing digital, inteligência artificial, vendas e negociação. “Este mês é também uma forma de reforçar o espírito de comunidade e de mostrar que em Montemor-o-Novo existe um ecossistema empreendedor ativo, colaborativo e em crescimento”, garante a responsável.

As iniciativas são abertas a empreendedores, empresários, profissionais de várias área e também a quem tem curiosidade ou vontade de aprender novas competências. A programação termina no início de dezembro, pelo que ainda serão várias as atividades a decorrer nas próximas semanas. “Tanto a programação como a inscrição podem ser consultadas online, através dos links divulgados nas nossas redes sociais, no site do município ou contactando diretamente a Startup Montemor-o-Novo. Todas as iniciativas são gratuitas, mas têm vagas limitadas. Por isso, recomendamos que se inscrevam com antecedência”, sublinha Teresa Biléu.

A Startup Montemor-o-Novo tem tido “um papel importante na capacitação de empreendedores, no apoio a novos projetos e na dinamização de iniciativas que aproximam pessoas e empresas. Temos serviços de incubação, acompanhamento técnico, ações de formação e eventos de networking que ajudam a criar conexões e a fortalecer o tecido empresarial. O nosso objetivo é criar condições para que quem quer empreender se sinta acompanhado e tenha acesso a ferramentas certas para crescer, seja através dos nossos serviços de incubação ou seja através dos espaços físicos”, remata a responsável.

Junta de Freguesia da Expectação e GesGov promovem formação sobre legislação aplicada às autarquias locais

A Junta de Freguesia da Expectação promove, este sábado, 22 de novembro, uma formação sobre legislação aplicada às autarquias locais, conceitos genéricos de contabilidade e contratação pública, destinada, sobretudo, aos recém-eleitos autarcas.

A ter lugar no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior, a formação é dirigida pela GesGov, que já vem a trabalhar há algum tempo com a junta, revela o presidente Hugo Milton (na imagem).

“Acho que é essencial para quem se inicia agora como autarca, ter noção de certos temas e certas coisas que se passam nas juntas de freguesia, e mesmo a nível dos municípios, para estarem por dentro dos temas”, assegura o presidente da junta.

Não tendo dúvidas de que a sessão servirá para dotar todos os formandos de vários conhecimentos importantes, Hugo Milton lembra que muitos autarcas são eleitos sem nunca antes terem tido qualquer experiência política.

Como tudo na vida, as coisas só se conseguem com alguma bagagem, quando nós estamos no terreno e vamos ganhando experiência. “Esta formação, basicamente, vai passar por noções da legislação para os eleitos das autarquias locais, competências a nível de regime jurídico, conceitos contabilísticos, o próprio orçamento que se faz, registo de receitas, de despesa”, adianta Hugo Milton.

Nesta sessão, que decorre durante a manhã e grande parte da tarde, juntam-se aos eleitos de Campo Maior, alguns de Elvas e Arronches.

Cerca de cem expositores dão vida a mais uma feira de antiguidades no CNT de Elvas

As velharias, os artigos vintage e de colecionismo voltam, à semelhança do que já tinha acontecido no ano passado por esta altura, a encher o Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, entre amanhã e domingo, de 21 a 23 de novembro, numa organização da Associação dos Promotores de Eventos.

Destacando, desde logo, a forma como foram acolhidos no ano passado em Elvas, José Pereira, da direção da associação, não tem dúvidas de que esta feira acrescenta valor ao setor das antiguidades, sendo esta uma atividade “muito importante para a economia, que mobiliza muita gente”. “A população de Elvas acolheu-nos em 2024 com muito entusiasmo, a comunidade espanhola também esteve muito bem representada e daí, como há interesse na feira e interesse do município, a Associação dos Promotores de Eventos continuará a fazer esta feira em Elvas”, assegura.  

Presentes nesta feira vão estar “cerca de cem expositores”, que irão encher, com os seus artigos, os pavilhões 1 e 3 do CNT. “É pena não termos o pavilhão 2 livre, para podermos levar mais expositores, mas vamos, com certeza, levar muita gente até Elvas”, assegura o responsável. Entre os expositores, há gente de norte a sul do país: “desde Bragança até Loulé”.

Mobiliário, artigos de decoração, ferramentas, artefatos domésticos, livros, jogos, cds e discos de vinil são alguns dos produtos disponíveis no evento, que o responsável descreve como uma feira “muito cultural”. “Nesta feira temos de tudo um pouco, em que mergulhamos nos nossos antepassados, nas nossas tradições e, sobretudo, na nossa cultura. Toda a gente aprende qualquer coisa ao visitar um evento destes”, garante José Pereira.

Por outro lado, o responsável destaca a qualidade dos artigos em exposição neste certame, contrastando com aqueles que se encontram em muitas feiras de rua: “são feiras para onde se pode trazer o que é bom, porque para as feiras de rua, com chuva, sol, intempéries, as pessoas não levam estes artigos”. Estas feiras, defende ainda, “são a maneira de mostrar, cada vez mais, que estes artigos existem e que as pessoas sabem que os podem mostrar, com qualidade, fora das suas lojas e armazéns”.

Dos mais baratos, como um simples pin, aos mais caros, como um móvel, serão, “não milhares, mas milhões” os artigos disponíveis no CNT de Elvas.

A feira, que conta com entrada gratuita, vai funcionar nos três dias a partir das 10 horas. Amanhã e sábado, dias 21 e 22, encerra às 20 horas e no domingo, dia 23, às 18 horas.