Carlos Pepê: Circuito de Trail EuroBEC dará a conhecer o “potencial enorme que é o território da eurocidade”

Através do desporto, Campo Maior une-se, uma vez mais, a Elvas e Badajoz, para aquele que será o I Circuito de Trail EuroBEC. Este circuito será formado, tal como já antes noticiado, pelo “Trail de Elvas – Património Mundial”, da IALBAX, a 7 de dezembro; “El Perímetro”, em Badajoz, a 1 de março; e o “Sunset Trail Ouguela”, promovido pelos Campo Maior Trail Runners, a 13 de junho.

Assegurando que as três provas são “muito interessantes”, unindo aquilo que de melhor tem cada uma das localidades, Carlos Pepê, responsável do grupo Campo Maior Trail Runners, revela o que levou à criação deste circuito: “a ideia surge porque somos pessoas amigas e é fácil trabalhar com pessoas amigas e com pessoas que querem exatamente o mesmo para o nosso território. Nós somos uns apaixonados pelos nossos territórios”, garante.

“Também não é difícil porque temos territórios de excelência: duas terras Património da Humanidade, uma com as flores, outra com as suas muralhas. Depois temos Badajoz, que está ligada ao longo da história da Raia e para nós foi muito fácil, foi só juntar aquilo que já existia e sentarmo-nos à mesma mesa para concretizar o objetivo”, prossegue.

O responsável não tem dúvidas que quem participar nas três provas irá ficar “com uma leitura do potencial enorme que é o território da eurocidade”. Por outro lado, Carlos Pepê revela-se orgulhoso da união dos três clubes dos dois lados da fronteira para a organização deste circuito: “se ainda não existiam clubes a trabalhar juntos, pois é com muito orgulho que nós estamos agora aqui a dar este primeiro passo. É a primeira vez que três clubes da Raia se juntam para fazer um circuito e, obviamente, isso enche-nos de muito orgulho”.

Carlos Pepê, para além do associativismo em torno deste circuito, destaca também o apoio dos municípios de Campo Maior, Elvas e Badajoz, assim como da Delta Cafés, o patrocinador oficial da iniciativa.

“Eu espero que participem, que se inscrevam já no Trail de Elvas, que é o primeiro, e depois vamos ter o El Perímetro e, no final, terminaremos com uma grande festa, numa pequena aldeia com 50 e poucos habitantes, que merece receber-nos a todos de braços abertos para entregarmos os troféus finais do nosso circuito e começarmos a pensar a segunda e a terceira edição, que certamente trarão muitas novidades e muitas surpresas”, remata Carlos Pepê.

Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes distingue vencedores do concurso de poesia “A Paz”

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes realizou no passado sábado, 15 de novembro de 2025, a cerimónia de entrega dos prémios e menções honrosas do seu Concurso Literário Poemas e Poesias “A Paz”, “uma atividade extraordinária ao seu plano de atividades e que veio enriquecer e complementar a celebração do seu aniversário”.

O presidente do Núcleo, Sargento-Mor José Miguêns, abriu a cerimónia para agradecer e elogiar o conhecimento, o empenho e a capacidade de trabalho do César Magarreiro e de António Brinquete, sócios do Núcleo, “por terem aceitado o convite para a organização do concurso”. “O que era difícil tornámo-lo fácil e o que era trabalhoso e de grande responsabilidade, muito nos honra e enriquece hoje e aqui, nesta cerimónia, culminando todo este empenhamento e dedicação, com a entrega dos Prémios”, referiu José Miguêns.

O Sargento-Mor acrescentou que o concurso “superou as melhores expectativas da organização, pela curiosidade e interesse suscitado e que chegou um pouquinho a todo o lado, recebendo pedidos de informação e mesmos muitos trabalhos, de países da Comunidade Países Língua Portuguesa (CPLP), que expressaram o sentir e o valor da paz, através da Língua Portuguesa, a mesma língua que une diferentes origens culturais, étnicas e religiosas, numa participação que se pode considerar extraordinária”.

Foram recebidos cerca de 350 trabalhos de diferentes proveniências, sendo 280 de candidatos nacionais e 76 da CPLP.

O Concurso Literário Poemas e Poesias “A Paz” foi adotado pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e divulgado internamente, conseguindo-se a participação de 43 autores de 15 estabelecimentos prisionais diferentes. “Muito nos orgulha e honra promover a Paz e contribuir para um processo de igualdade de oportunidades, reinserção, apreensão de valores e formação humana, junto dos cidadãos privados de liberdade”, disse ainda José Miguêns.

Foram endereçados agradecimentos a todos os participantes e em especial aos premiados, ao júri do concurso, formado por César Magarreiro, António Brinquete, Carlos Beirão e João Paiva, aos patrocinadores (Direção Central da Liga dos Combatentes e o Município de Elvas)  e a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa, “que ajudou a promover a Paz e a Cultura e a levar o nome de Elvas tão longe, seja em Portugal seja em todo o Mundo”.

O presidente do júri, César Magarreiro, anunciou os vencedores e os premiados foram chamados para receberem o respetivo diploma e declamar o seu poema.

Em primeiro lugar ficou “Gestos de Paz”, de João Roque; em segundo lugar “A Criança da Paz”, de Rui Pinheiro; e em terceiro lugar “O que se pode chamar de paz”, de Lara Brandão.

Foram atribuídas menções honrosas aos poemas “A Paz”, de Maria da Graça Amiguinho Barros, e “Paz”, de José António da Mota Ferreira, e ainda uma menção honrosa extra concurso ao poema “A Paz”, de Sheila Santos.

Foram entregues a todos os intervenientes e colaboradores deste concurso pequenas lembranças institucionais.

Segundo prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 18 de novembro, do Euromilhões, pelo que o jackpot a “engorda” para 150 milhões no sorteio de sexta-feira, dia 20.

Ainda assim, um jogador com aposta registada em Portugal, a par de outros cinco no estrangeiro, venceu o segundo prémio de 122 mil euros.

O terceiro prémio, de quase 21.500 euros, contemplou oito apostadores no estrageiro, e o quarto, de 1.500 euros, 35 jogadores, dois deles em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 2, 4, 15, 21 e 48 e as estrelas 6 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficias no portal dos Jogos Santa Casa.

Luís Félix inaugura exposição “Reencontros” no sábado no MAEE

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires recebe, a partir deste sábado, dia 22 de novembro, a exposição “Reencontros”, de Luís Félix.

A mostra deste artista plástico conta com vários trabalhos de escultura, pintura e desenho, tendo já estado presente em várias localidades, em especial na região Alentejo.

A inauguração oficial da exposição, que conta com entrada livre, está agendada para sábado, às 16 horas.

A mostra fica patente ao público até 31 de janeiro.