Impasse na constituição da Junta de Freguesia gera bloqueio político em Santa Eulália. Novas eleições no horizonte

A recente instalação da nova Assembleia de Freguesia de Santa Eulália vive um autêntico impasse político: apesar de ter sido eleito presidente da junta, o cabeça de lista do partido CHEGA, José Paulo Picado, tem tido a lista apresentada para o executivo consecutivamente reprovada e desta forma a não eleger os vogais que apresentou.

Só ao presidente eleito cabe a prerrogativa de propor os nomes dos vogais (vogal e tesoureiro) da junta, escolhidos de entre os membros da assembleia. A votação é feita por escrutínio secreto e pode resultar em aprovação ou rejeição da lista. No caso em apreço, a proposta foi rejeitada três vezes, a ultima delas ontem à noite, impedindo a constituição plena da junta.

Enquanto não houver consenso, a freguesia permanece apenas com o presidente em funções, que assegura a gestão corrente até que seja possível aprovar uma lista de vogais. A lei prevê que sejam convocadas novas reuniões da assembleia de freguesia até que se consiga formar o executivo. O cenário é particularmente delicado porque cada força política, Chega, Movimento Cívico e PS, está representada na assembleia e o presidente eleito encontra-se em oposição, o que torna mais difícil a obtenção de maioria para aprovar a sua proposta.

Este bloqueio evidencia a importância do diálogo e da negociação entre as diferentes forças políticas locais, sob pena de a freguesia ficar limitada a uma gestão provisória e sem junta constituída, com uma Comissão Administrativa, baseada na anterior composição da Junta. Ainda assim, Picado tem em mente realizar algumas iniciativas, uma feira e uma festa de natal, até final do Ano.

Sem nova mesa eleita, como fica a Junta

Assim, a junta de freguesia em Santa Eulália, até à eleição dos novos vogais, é constituída pelo Presidente da Junta, que é o cidadão que encabeçou a lista mais votada para a Assembleia de Freguesia nas últimas eleições autárquicas, e pelos vogais da anterior Junta de Freguesia, numa Comissão Administrativa. O presidente anterior, cessa o seu mandato e respetivas funções a partir do ato de instalação da Assembleia de Freguesia.

José Paulo Picado equaciona demitir-se com toda a lista para provocar eleições

A demissão do presidente e da lista em bloco – de modo a que não possa ser substituído -, leva a eleições intercalares. Nestes casos, a lei determina que o Governo tem até 30 dias para marcar novas eleições, que deverão realizar‑se entre o 40.º e o 60.º dia após essa marcação. Isto significa que, entre a renúncia e a ida às urnas, pode decorrer um período de dois a três meses, no caso seriam em março ou abril de 2026 (assumindo uma demissão em janeiro). Durante este período a freguesia continua em gestão limitada.

Lista única do PS com elementos do Movimento Cívico deverá concorrer às eleições intercalares

No caso de haver eleições intercalares, parece mais do que provável que depois do acordo do Movimento Cívico com o PS para a Câmara de Elvas, só exista uma lista (mista) a concorrer à Junta de Santa Eulália, nas eleições intercalares. Este cenário complica as contas da eleição intercalar, já que nas ultimas eleições de 12 de outubro, estas duas forças, PS e Movimento, somaram 362 votos, contra 208 votos do atual presidente eleito pelo CHEGA.

Será que José Paulo Picado arrisca ir a eleições?

É perante essa questão que o cabeça de lista mais votado na Junta, José Paulo Picado, se deverá estar a confrontar de algum tempo a esta parte. Neste momento, sem mesa da Junta e sem Assembleia de Freguesia, é difícil governar a Junta de Santa Eulália, contudo a possibilidade de negociar e eleger um lista poderá possibilidade a Picado gerir a freguesia durante quatro anos e realizar algum trabalho, ainda que com oposição. Se for a eleições perante a correlação de forças do passado dia 12 de outubro, arrisca a não repetir a vitória.

Não deixa de ser uma novidade esta situação da Junta de Santa Eulália e uma eleição intercalar que nunca houve em Elvas, traria a freguesia para a luz dos holofotes nacionais, quem sabe até com a presença de André Ventura a apoiar o seu candidato…

Nota final sobre a inelegibilidade após a demissão

Se o presidente da junta e todos os membros da sua lista se demitirem, a junta deixa de estar constituída e a lei prevê a realização de eleições intercalares para recompor os órgãos autárquicos; até lá, a gestão corrente pode ser assegurada por comissão administrativa designada pela assembleia de freguesia ou pela câmara municipal.

A renúncia ao mandato não gera inelegibilidade automática: os cidadãos que se demitiram podem recandidatar-se, desde que cumpram os requisitos gerais de capacidade eleitoral e não estejam abrangidos por causas legais de inelegibilidade (como incompatibilidades profissionais ou condenações judiciais).

Vila Viçosa: inscrições para o programa OMTJ abertas até dia 21

O Município de Vila Viçosa procedeu novamente à abertura do Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens (POMTJ) 2025.

A decorrer decorrer durante 6 meses, com início a 1 de dezembro de 2025 e término a 31 de maio de 2026, o programa está aberto a todos os jovens, residentes no concelho de Vila Viçosa, que estejam à procura do primeiro emprego ou desempregados, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, inclusive.

No âmbito do POMTJ, os quatro jovens admitidos, estarão envolvidos em várias atividades, nomeadamente no que se refere às áreas de educação; desporto; cultura, turismo, e património.

Aos jovens selecionados, será atribuída uma bolsa no valor de 450,00€ mensais.

As inscrições estão a decorrer de até dia 21 de novembro, sexta-feira, e efetuam-se, em formulário próprio, no Balcão Único da Câmara Municipal e/ou no Balcão Único Eletrónico.

Martim Pão Finto e Vanda Nanques foram os melhores portugueses da Meia Maratona Elvas–Badajoz

A Associação Desportiva Ialbax esteve presente em três competições no passado domingo, dia 16 de novembro. 

A AD Ialbax esteve representada por quatro atletas que percorreram os Passadiços do Mondego, na Serra da Estrela. Foram eles Maria do Céu Cordeiro, Sónia Lopes, Luís Cordeiro e Nuno Veiga. 

No IX Trail Running da Vila de Nisa competiram atletas em diferentes modalidades:  

Trail Longo: Marco Santos – 7º M45; Cristina Canário – 1ª F50; Ana Duarte – 3ª F50 e Manuel Mexia – 10º M50. 

Trail Curto: Luís Velez – 3º da Geral / 1º JunM; Pedro Afonso – 3º M35; Luís Carranca – 1º M45; Sérgio Cacheirinha – 2º M50; José Russo – 2º M60; Ana Santos – 1ª F45; Vanda Valente – 2ª F40 e Edgar Monho – 21º M40. 

Caminhada: Anabela Albernú e Nuno Albernú. 

A AD Ialbax participou na 36ª Meia Maratona Elvas–Badajoz com os atletas Martim Pão Finto, Vanda Rosa Nanques, Bernardo Dias, Jorge Chaves e Paulo Araújo. 

Destaque para as prestações de Martim Pão Finto e Vanda Rosa Nanques, que conquistaram o título de melhores atletas portugueses da prova. 

Ayuntamento de Olivença eleito presidente da ATLA

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva elegeu, em Assembleia Intermunicipal, em Olivença, os órgãos sociais para o próximo quadriénio. 

O Ayuntamento de Olivença foi efeito presidente da mesa da assembleia intermunicipal, enquanto o Município de Portel foi eleito presidente do conselho diretivo. 

Recorde-se que o Município de Viana do Alentejo é um dos 13 membros da ATLA que tem como finalidade a realização de obras de interesse público relacionadas com o aproveitamento das potencialidades de Alqueva e de Pedrogão, nomeadamente o combate à poluição, a utilização do plano de água, a recuperação e conservação do património histórico e natural, bem como a gestão comum de equipamentos e serviços públicos e ainda a promoção de ações de informação e divulgação em especial do turismo. 

O território da ATLA abrange, no nosso país, os distritos de Évora e Beja, e em território espanhol, a província de Badajoz, ocupando uma área de 5.083,61 km2, sendo o setor agrícola a principal atividade económica. 

Mercadinho de Outono atraiu expositores e visitantes ao Mercado Municipal de Portalegre

Decorreu no passado sábado, 15 de novembro, o Mercadinho de Outono, que levou diversos expositores e muitos visitantes ao Mercado Municipal, apesar do dia muito chuvoso, típico da época outonal.

O Mercadinho, organizado pelo Município de Portalegre, além dos vários produtos regionais e artesanato à venda, contou também com as atuações da Tuna Papasmisto, do Instituto Politécnico e ainda do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, que levaram a sua música e boa disposição a todos os presentes.🎼

Meia de Évora corre-se nos dias 22 e 23 de novembro

Nos dias 22 e 23 de novembro, Évora volta a encher-se de energia com mais uma edição da Meia de Évora, o maior evento desportivo a sul do Tejo.

Organizada pela Câmara Municipal de Évora, em parceria com a HMS Sports e o apoio técnico da Associação de Atletismo de Évora, a prova inclui desafios para todas as idades — 21,2 km, 10 km, caminhada de 5 km e a divertida Run Kids, na Praça do Giraldo. 

No sábado de manhã há também a Breakfast Run, uma corrida gratuita e descontraída de 5 km, e ao longo do mês os treinos oficias aquecem o espírito dos participantes. 

Escola de KarateDo do MotoClube Alentejano Elvas em dois eventos este mês

A escola de KarateDo do MotoClube Alentejano Elvas e extensão de Monforte, ambas da responsabilidade técnica do instrutor Paulo Ramalhete, participaram em dois eventos no presente mês.

No dia 9 de Novembro, em Rio Tinto, na inauguração da sede e HonbuDojo da AKPorto, com um treino de responsáveis de Escolas de KarateDo, representada pelo instrutor da escola e responsável técnico.

No passado fim de semana, no Bombarral, Hugo Santos, Diogo Casacão e Carolina Tavares, acompanhados do seu instrutor, participaram no Estágio Técnico de Kata Shotokan. Este estágio técnico, não só abordou katas na sua essência técnica e aplicação prática, como também ,os critérios  internacionais de pontuação em competição, sob orientação técnica do “Shihan” Joaquim Fernandes, 7° Dan de Shotokan e figura proeminente da arbitragem internacional.

Este estágio, foi organizado pela Escola de Karacter( AKPorto), pelos Senseis Miguel Rodrigues, Artur Luís, João Piti e o seu staff, que proporcionaram aos participantes, um excelente fim de semana de KarateDo.

Os karatekas do Moto Clube Alentejano-Elvas e Monforte Karate Kontact, durante esta semana, serão avaliados no âmbito de graduações ( passagem de cintos). 

Três pessoas detidas pela PSP em Elvas por tráfico de droga

Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 34 e os 57 anos, foram detidos ontem, 17 de novembro, no Bairro da Boa-Fé, em Elvas, pela PSP, por tráfico de estupefacientes.

Os três suspeitos foram detidos na sequência de várias diligências processuais, no âmbito de uma investigação da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Elvas. Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar, os suspeitos são dois homens de Elvas e uma mulher de nacionalidade espanhola.

De acordo com a PSP, foram apreendidas “180,38 doses individuais de haxixe; 26,14 doses individuais de liamba; cinco sementes de cannabis; 6.767 euros em numerário; um automóvel; uma arma branca da Classe A (faca borboleta); duas balanças de precisão; três telemóveis; e outros itens relacionados com o tráfico de estupefacientes”.

Os detidos recolheram às celas de detenção e aguardam agora a sua apresentação, para primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Elvas para aplicação das correspondentes medidas de coação.

Politécnico de Portalegre assina protocolo com a Ordem dos Engenheiros

O Politécnico de Portalegre assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Ordem dos Engenheiros, reforçando o compromisso conjunto com a formação contínua e a aproximação entre o meio académico e o profissional.

O acordo insere-se na estratégia nacional da Ordem dos Engenheiros, que tem vindo a celebrar protocolos com diversas instituições de ensino superior, com o objetivo de desenvolver formações de interesse para engenheiros e estudantes, promovendo a atualização de competências e o reforço das ligações com o setor da engenharia.

“Este protocolo tem dois eixos principais: formações conjuntas e eventos partilhados. É uma forma de aproximar a Ordem dos Engenheiros das instituições de ensino e de criar oportunidades de aprendizagem e colaboração para os nossos estudantes”, sublinhou Pedro Romano do Politécnico de Portalegre.

Com esta parceria, o Politécnico de Portalegre reforça a sua missão de valorizar o ensino superior politécnico, promovendo redes de cooperação com entidades profissionais que contribuam para a qualificação e o sucesso dos seus diplomados.

“Elvas Cidade Natal” com 180 iniciativas e muita “magia” e animação do primeiro ao último dia

Elvas já se prepara a todo o ritmo para, muito em breve, se transformar, pelo quarto ano, numa “Cidade Natal”. A Praça da República e a Rua da Cadeia voltam a ser o centro das muitas atividades que irão ser dinamizadas ao longo do evento, promovido pela Câmara Municipal, entre os dias 28 de novembro e 4 de janeiro.

Pela primeira vez, “Elvas Cidade Natal”, que terá o barco do gelo como uma das principais novidades no que toca às atrações para miúdos e graúdos, conta com animação desde o primeiro ao último dia. Ao barco juntam-se as já conhecidas rampa e pista de gelo e o carrossel parisiense, sem esquecer a já habitual Feira de Natal.

A quarta edição do evento foi apresentada na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, na Casa da Cultura, por Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Elvas, que começou por destacar as 180 iniciativas programadas e distribuídas por 25 espaços da cidade. “Vamos ter iniciativas de âmbito cultural, os tradicionais concertos, workshops, exposições, atividades no âmbito da literatura. Vamos também ter um grande espetáculo e um workshop de magia, um concerto à luz das velas, o presépio ao vivo”, revela.

No âmbito desportivo, Cláudio Monteiro destaca “algumas caminhadas, campeonatos de padel e ténis”, para além de demonstrações de rugby e futebol. “Vamos ter aqui os petizes de ‘Os Elvenses’ e de ‘O Elvas’ e vamos ter também ações de sensibilização e de voluntariado”, adianta o responsável.

No Coliseu, haverá espetáculos para todos os gostos e idades, como o concerto de “Em Casa d’Amália”, o já famoso encontro de roncas (“Viver a Tradição”) e o Circo Mágico de Natal. “Mas vamos ter outros espetáculos: vamos ter bailados, peças de teatro”, adianta Cláudio Monteiro.

Envolvidas em todas as atividades da programação estão “cerca de quatro mil pessoas”. “Este é um evento que é para a família, mas é também o evento em que consegue envolver mais elvenses na sua organização”, assegura o chefe de gabinete.

Relativamente à iluminação de Natal, o antigo vereador da Câmara Municipal de Elvas revela que a autarquia procurou “reforçar” essa componente, dado que, desta feita, serão abrangidas a zona do castelo, a Avenida Garcia de Orta e a Rua de Évora.

Por outro lado, foi também feita uma “forte aposta” na ativação da marca “Elvas Cidade Natal”. “No ano passado nós triplicámos o número de visitantes e turistas, portanto, este ano acreditamos que ainda vamos ter mais. Nesse sentido, a Câmara decidiu apostar na ativação de marca através de influencers, figuras públicas, também em parceria com o centro comercial El Faro, com o grupo El Corte Inglés, com rádios e televisões nacionais, para além dos órgãos de comunicação social locais”, revela o responsável. Confiante que, durante o evento, irão passar por Elvas mais de 250 mil pessoas, Cláudio Monteiro acredita que, para esses números irá contribuir o próprio calendário, com os feriados de 1 e 8 de dezembro à segunda-feira.

No evento, o investimento feito pela Câmara Municipal ronda “entre os 250 e os 300 mil euros”, com certezas que o retorno “será muito maior”. “O retorno que a Câmara espera, para além da divulgação, é que os visitantes possam contribuir e deixar dinheiro no comércio local, nas unidades hoteleiras, nos restaurantes, em tudo”, diz Cláudio Monteiro, que lembra que “Elvas Cidade Natal” é “muito mais do que aquilo que está na Praça da República ou na Rua da Cadeia, isto é, a Feira de Natal”. “O objetivo é que as pessoas possam conhecer o nosso património, porque nós temos aqui um fator importante: nós temos sempre o selo do Património da UNESCO. O nosso objetivo é divulgar, queremos ter um atrativo turístico nesta época, e nós temos conseguido, porque convém frisar que ‘Elvas Cidade de Natal’ é o maior evento a nível do Alentejo e da Extremadura no que concerne ao Natal. Portanto, vamos na quarta edição e é esse o retorno que a Câmara quer: divulgar o seu património, mas também dinamizar o comércio, o turismo e a cultura local”, remata.

Este ano, com uma iniciativa especial dedicada às unidades hoteleiras do concelho, com a oferta de vouchers aos clientes, para usufruir nas atrações do evento, “Elvas Cidade Natal” pretende, para além de ajudar a dinamizar a economia local, revelar-se uma “experiência única e mágica” para elvenses e visitantes.

Confirmadas já, em Elvas, por ocasião do evento, estão as presenças dos atores Catarina Nifo, João Bettencourt e Catarina Rebelo, que integram o elenco da novela “A Protegida”, gravada na cidade e ainda em exibição na TVI.

A sessão de apresentação do evento contou com a colaboração de Raquel Pirota e Catarina Dias, da associação juvenil Arkus, que darão vida, ao longo do evento, a duas “duendes”.

Clube do Diabético de Elvas celebra 30º aniversário esta terça-feira

O Clube do Diabético de Elvas celebra 30º aniversário esta terça-feira, com o hastear da bandeira e a exposição de fotos dos presidentes do Clube.

Às 11 horas, celebra-se a missa por todos os sócios e às 12 horas, a sede vai ter um Porto de Honra para assinalar os trinta anos da coletividade.

Carlos Pinto, presidente da direção do Clube disse nos que esta é “uma coletividade já com uns anos, viveu uma época muito boa. Com a perca do seu fundador (médico Pintão Antunes) e do seu quadro técnico foram-se perdendo valência nesta coletividade. Precisamos de um diretor técnico e de alguém que nos preste aqui um apoio em regime de voluntariado. Temos 468 sócios, mas já tivemos mais de mil”.

“Temos aqui as fotografias do fundador, o Dr. Pintão e uma sequência dos presidentes que serviram a associação até ao ano de 2023” referiu Carlos Pinto. As fotografias dos presidente da direção do clube estão expostas na sede do Clube do Diabético.

Município de Arronches pretende recuperar Passadiço Ribeirinho com solução duradoura e amiga do ambiente

O Município de Arronches está empenhado em recuperar os passadiços das margens do Rio Caia e da Ribeira de Arronches, muito usados por residentes e visitantes da vila, que foram destruídos pelas cheias de dezembro de 2022.

“Queremos reabilitar esse percurso, mas com uma solução que seja duradoura, que nos garanta que, em situação de cheia, os danos não sejam grandes”, começa por dizer o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo.

Nesse sentido, tem sido levado a cabo um “trabalho de proximidade” com a Agência Portuguesa do Ambiente, para que a autarquia perceba “qual a melhor solução” e aquilo “é permitido fazer”, para que seja “algo que vá ao encontro, naturalmente, das questões ambientais”. “Queremos devolver aquela frente do rio às pessoas, mas sem ferir de alguma forma o ambiente”, garante João Crespo.

“Estamos em fase de projeto neste momento e eu conto com mais um ano para termos esse projeto pronto, também para ser lançada à empreitada, para que possamos devolver a ribeira e o rio às pessoas”, remata o autarca.

CEN alcança vários pódios em Tomar

O CEN este presente no Torneio Inter-regional de fundo de Infantis e Juvenis em piscina curta (25m), no passado domingo, dia 16, na cidade de Tomar.

O Torneio, organizado pelas duas associações regionais (ANICENTRO e ANDSANTAREM), contou com a presença de 14 clubes num total de 124 atletas (65 femininos e 59 masculinos) e o CEN fez-se representar com 11 atletas (5 Femininos e 6 Masculinos), Filipa Gervásio, Rita Vidigal, Leonor Bagorro, Erica Ferreira, Iara Rodrigues, Martim Piçarra, Duarte Carreiras, Santiago Belchior, Diego Castro, Gonçalo Costa, Duarte Munhão.

Os resultados foram bastante positivos pois o CEN esteve a altura da prova e os seus atletas alcançaram vários pódios:

– Filipa Gervásio Campeã Regional na Categoria de Juvenil A

– Rita Vidigal 3º Lugar na Categoria de Infantil B

– Duarte Carreiras Vice-Campeão regional na categoria Juvenil B

– Gonçalo Costa Campeão Regional na categoria Infantil A

– Duarte Munhão 3º Lugar na categoria Infantil A

– Santiago Belchior 3º lugar na categoria de Infantil B

Uma prova muito exigente e onde os atletas já começam a apresentar os resultados do trabalho realizado desde o inicio da época.

David Galego: plataforma logística será “uma das grandes batalhas” dos próximos anos

Reeleito presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego pretende, ao longo deste novo mandato, dar continuidade ao trabalho que, com a sua equipa, tem vindo a levar a cabo em prol do desenvolvimento do concelho.

Considerando o turismo como “a indústria que mais cresce” na região, o autarca diz, desde logo, ser necessário “acarinhá-lo de uma forma muito significativa”. “É uma indústria que temos mais capacidade de fixar do que qualquer outra e corremos o risco de deixar de ser região de convergência no próximo quadro comunitário, porque a receita do turismo está a fazer com que o rendimento per capita seja muito significativo. Por isso temos que estar ao lado das iniciativas que promovem o turismo”, assegura.

Por outro lado, o presidente da Câmara de Redondo fala em “duas grandes preocupações”, sendo a habitação uma delas. “A habitação é uma prioridade e já temos os projetos para 36 novos fogos habitacionais, que no PRR ainda estamos a aguardar que nos seja dada viabilidade do adiantamento financeiro. Já não poderá entrar no PRR, provavelmente, mas temos no quadro comunitário 2030, na reprogramação, espaço para candidatar a habitação acessível”, adianta.

A outra preocupação do autarca recai sobre o setor empresarial. “Sem termos zonas de acolhimento empresarial continuamos a não ser competitivos”, assegura. Nesse sentido, David Galego lembra que “há muitos anos” se vem a tentar que uma plataforma logística, entre Redondo, Alandroal e Vila Viçosa, venha a ser “uma realidade”. A intenção é que a partir dessa plataforma logística – um cais para cargas e descargas – “possa também desenvolver uma zona industrial comum aos vários concelhos”. “Essa será uma das grandes batalhas que vamos travar nos próximos anos, porque é dessa forma que entendemos que, em conjunto, uma vez mais, conseguimos criar atratividade para o nosso território”, remata.

Melhores Apps de Trading CFD para Telemóvel 2025

Num mercado cada vez mais dinâmico e acessível, as aplicações de trading CFD para telemóvel tornaram-se essenciais para investidores que valorizam mobilidade e rapidez. Em 2025, as melhores plataformas combinam tecnologia, segurança e facilidade de uso, permitindo negociarem tempo real e acompanhar ativos como o preço do Bitcoin CFD, ações, índices e commodities diretamente no smartphone.

1. Plus500 – Simplicidade e controlo total na palma da mão

A Plus500 continua a ser uma das plataformas de trading CFD mais popular e sem Portugal e na Europa. O seu aplicativo para telemóvel destaca-se pela interface intuitiva, ideal tanto para iniciantes como para traders experientes. O utilizador pode monitorizarem tempo real o preço do Bitcoin CFD, além de negociar ações, ETFs, pares de forex e commodities com apenas alguns toques.

A aplicação da Plus500 oferece gráficos interativos, alertas personalizados e acesso rápido a ferramentas de gestão de risco como stop loss, trailing stop e take profit. Outro ponto forte é a proteção contra saldo negativo, o que significa que o utilizador nunca perderá mais do que o valor investido. A Plus500 é regulada por entidades como a FCA e a CySEC, garantindo um ambiente seguro e transparente.

Prós: Interface limpa, execução rápida, ferramentas de risco integradas
Contras: Falta de integração com plataformas externas como MetaTrader

2. eToro – A líderem social trading

A eToro continua a ser uma referência global, especialmente pela sua funcionalidade de social trading, que permite copiar estratégias de outros investidores. A app para telemóvel mantém essa vantagem competitiva, oferecendo um aexperiência intuitiva e social. O utilizador pode acompanhar as tendências do mercado, investirem CFDs de ações, criptomoedas, índices e commodities, e ainda interagir com outros traders num aespécie de rede social financeira.

Em 2025, aeToro reforçou a sua secção de criptomoedas, permitindo negociar CFDs de Bitcoin, Ethereum, Cardano e outros ativos digitais, com spreads competitivos e alavancagem ajustável. Para quem prefere investir de forma passiva, o recurso “CopyTrader” continua a ser uma das opções mais práticas e populares.

Prós:Função de copiar investidores, design moderno, grande variedade de ativos
Contras: Spreads ligeiramente superiores em alguns mercados

3. XTB – Plataforma profissional no bolso

A XTB evoluiu bastante nos últimos anos e o seu aplicativo xStation Mobile é uma das ferramentas de trading CFD mais completas disponíveis. É perfeita para traders que valorizam análise técnica detalhada, pois oferece gráficos avançados com dezenas de indicadores e múltiplos tipos de ordens.

A app da XTB também permite negociar CFDs sobre forex, ações, índices, commodities e criptomoedas, com execuçãor ápida e excelente fiabilidade. Uma das grandes vantagens é o acesso gratuito a relatórios de mercado, vídeos educativos e webinars diretamente na aplicação, ajudando o investidor a tomar decisões mais informadas.

Alémdisso, a XTB é reconhecida pela sua política de spreads baixos e execução sem recotações, o que agrada especialmente aos traders mai sativos.

Prós: Ferramentas avançadas, conteúdos educativos integrados, spreads competitivos
Contras: Interface ligeiramente mais técnica para principiantes

4. IG – Solidez e confiança com décadas de experiência

A IG é uma das corretoras mais antigas e respeitadas do mundo, e o seu aplicativo móvel mantém esse legado. Em 2025, a app IG oferece acesso a milhares de CFDs em ações globais, índices, forex, commodities e criptomoedas, tudo num ambiente altamenteseguro e regulado.

O design da aplicação é moderno, mas o destaque está nas suas funcionalidades profissionais: análises de mercado em tempo real, integração com relatórios da Reuters e notificações instantânea ssobre eventos económicos. A IG também oferece uma conta de demonstração gratuita, permitindo testar estratégias sem risco antes de investir dinheiro real.

Para traders experientes, o aplicativo é compatível com gráficos avançados, alertas por preço e ordens automáticas. A sua fiabilidade e estabilidade fazem da IG uma excelente escolha para quem valoriza segurança e performance.

Prós: Plataforma sólida, análises profissionais, suporte excecional
Contras:Depósito mínimo elevado em alguns países

5. AvaTrade – Versatilidade e opções multiplataforma

Fechando a lista está a AvaTrade, uma corretora com reputação global e uma das apps mais versáteis para trading CFD em 2025. O aplicativo AvaTradeGO é rápido, seguro e inclui todas as ferramentas necessárias para negociar CFDs de forex, ações, índices e criptomoedas. A funcionalidade “AvaProtect” é um dos grandes diferenciais: permite proteger as operações contra perdas por um período definido, oferecendo tranquilidade adicional.

A interface do AvaTradeGO é clara e intuitiva, com visualização dos mercados em tempo real e integração com a plataforma MetaTrader 4 e 5, ideal para quem prefere estratégias automatizadas. A corretora é regulamentada em múltiplas jurisdições, incluindo a Europa, o que reforça a sua credibilidade junto dos investidores.

Prós:Proteção contra perdas (AvaProtect), integração com MetaTrader, suporte técnico emportuguês
Contras:Alguns recursos avançados disponíveis apenas em desktop

Dicas para escolher o melhor app de trading CFD

Antes de decidir qual app utilizar, é importante considerar fatores como a segurança, as comissões e a qualidade da execução. A regulação por entidades como a FCA, CySEC ou Banco de Portugal é essencial para garantir transparência. Além disso, teste sempre as plataformas com contas demo, compare spreads e avalie a facilidade de uso.

Outra dica importante é analisar o suporte ao cliente e as opções de formação. Plataformas como XTB e eToro oferecem conteúdos educativos diretamente na app, o que ajuda muito os iniciantes.

Conclusão: O futuro do trading está no bolso

Em 2025, o trading CFD tornou-se mais acessível do que nunca. Apps como Plus500, eToro, XTB, IG e Ava Trade mostram que é possível ter uma experiência completa e segura diretamente no telemóvel. A mobilidade e o acesso instantâneo aos mercados permitem aos traders reagir rapidamente às mudanças de preço, seja no preço do Bitcoin CFD, no forex ou nas ações globais.

Escolher a plataforma certa depende do perfil de cada investidor, mas o mais importante é apostarem tecnologia, regulação e ferramentas de gestão de risco. O futuro do trading é móvel e, com as aplicações certas, está literalmente na ponta dos dedos.

Arcebispo de Évora preside à celebração do Crisma na Sé de Elvas a 30 de novembro

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside, no próximo dia 30 de novembro (domingo), à celebração do Sacramento do Crisma na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, pelas 11h30, informa a Unidade Pastoral de Elvas.

“O Sacramento do Crisma, momento central da vida cristã, marca a plenitude da iniciação na fé, fortalecendo cada crismando com os dons do Espírito Santo e enviando-o a viver e testemunhar o Evangelho com maturidade, compromisso e alegria. Trata-se de um passo decisivo na caminhada cristã, que reforça a pertença à comunidade e à missão da Igreja”, diz a Unidade Pastoral de Elvas em comunicado.

A celebração, que reunirá famílias, catequistas e toda a comunidade paroquial, “representa um tempo de festa e renovação espiritual para a Unidade Pastoral de Elvas, que acompanha com dedicação o percurso de cada jovem e adulto que se prepara para este sacramento”.

Após a celebração, a Unidade Pastoral de Elvas convida toda a comunidade a participar num almoço-convívio, para o qual os interessados devem fazer a sua inscrição online (aqui) ou nas paróquias. Será “um momento fraterno que permitirá partilhar a alegria deste dia, fortalecer laços e celebrar em conjunto a vida da Igreja”.

As inscrições para este almoço-convívio, com um custo de dez euros, estão abertas até 23 de novembro. Cada família é convidada a levar um doce, entrada ou bebida para partilhar.

Santa Casa de Campo Maior presta homenagem a antigos provedores e funcionários em Dia do Voluntário

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior vai celebrar, a 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntário. A data será comemorada no Centro Cultural de Campo Maior, a partir das 17 horas.

“Queremos reconhecer e celebrar o percurso e dedicação dos antigos Provedores, antigos funcionários e voluntários, prestando um singelo tributo ao trabalho notável ao serviço desta instituição”, revela o provedor José Jorge Pereira, em nota de imprensa.

“Será um momento de partilha, gratidão e memória”, lê-se ainda no referido documento.

Mês do Teatro em Elvas termina no sábado com o espetáculo “Um Noivo em Paris”

A programação do Mês do Teatro em Elvas, celebrado em novembro, termina este sábado, 22 de novembro, com o espetáculo “Um Noivo em Paris”, pelas 21h30, no Auditório São Mateus.

Laura é uma professora universitária que, após o divórcio com o seu professor e Don Juan, Evaristo, inicia um relacionamento com José, um espanhol gago que vive em Paris. Armando — único filho de Laura — gostaria de partilhar com a mãe certas intimidades que não teve oportunidade de revelar. Em vez disso, passa os dias em conversas nas redes sociais.

Entre Sevilha e Paris, desenrola-se um cenário de personagens hilariantes, como a idosa Hermenegilda, uma fanática por basquetebol com demência, e o jovem boémio Jean Paul. Nesse contexto, Armando reúne a coragem para confessar a sua homossexualidade à mãe, confrontando-a com os seus preconceitos. A tolerância acabará prevalecendo? Ou resta apenas a estóica resignação? Seja qual for o caso, o importante é que a aceitação se enraíze na mente dos afetados, tornando aceitável o que inicialmente havia sido… rejeitado. E tudo isso é salpicado com a essência da vida: o humor.

Os bilhetes para assistir ao espetáculo podem ser adquiridos na Ticketline ou uma hora antes da sessão no Auditório São Mateus.