Festa da Vinha e do Vinho: Liga Contra o Cancro alerta para a prevenção do cancro da próstata no evento

Nem só de vinho, produtos endógenos, artesanato e animação se faz a Festa da Vinha e do Vinho, que chega este domingo ao fim, em Borba. No certame, há quem procure chamar a atenção para a importância da realização de rastreios.

É nesse sentido que, uma vez mais, a Delegação de Borba da Liga Portuguesa Contra o Cancro está representada no evento, numa altura em que, depois do “Outubro Rosa”, mês de prevenção do cancro da mama, se assinala o “Novembro Azul”, mês de prevenção do cancro da próstata.

“O nosso objetivo aqui é divulgar e chamar a atenção dos homens para fazerem os rastreios, porque os rastreios são meio caminho andado para o problema do cancro da próstata”, assegura Marcelina Mendenha, uma das responsáveis a Delegação de Borba da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Para além de alertarem para o diagnóstico precoce, as voluntárias presentes no evento tentam também angariar algumas verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, até porque “a Liga só vive de donativos”. “Com os bolinhos e com os licores que vendemos, vamos angariando alguma verba para enviarmos para a liga”, diz Marcelina, que explica ainda que, com o mesmo intuito, têm disponíveis, no seu stand, as t-shirts do “Novembro Azul”.

Município de Vila Viçosa volta a apostar nas iniciativas de Natal de apoio ao comércio local

O Município de Vila Viçosa volta a promover a iniciativa “Comércio Com Vida”, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, e o já tradicional Mercadinho de Natal, na semana de 13 a 20 de dezembro.

Destacando “o sucesso” das edições passadas de ambas as iniciativas, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, assegura que estas são atividades que se têm vindo a revelar importantes para a dinamização do comércio local. “Vamos ter o Mercadinho de Natal na semana que antecede, precisamente, a quadra natalícia, e depois vamos implementar o ‘Comércio com Vida’, que é também uma atividade importante e que tenta dinamizar o comércio local. Temos depois ainda as festividades relacionadas com o final de ano. São, no fundo, todas aquelas iniciativas que nós temos tentado seguir nos últimos quatro anos e que, tendo em conta o sucesso que tiveram, vamos lhes dar continuidade”, explica.

Com um programa cultural associado, Tiago Salgueiro lembra que, através do Mercadinho de Natal, os artesãos e pequenos comerciantes de Vila Viçosa têm possibilidade de dinamizar os seus negócios, dando a conhecer o seu trabalho ao público. “Nós temos seguido esta linha, no sentido de implementar estes eventos que são fundamentais para o tecido empresarial do concelho e também para permitir que as pessoas, os visitantes locais, possam adquirir as suas ofertas de Natal”, remata.

As inscrições para os interessados em participar no Mercadinho de Natal, assim como na campanha “Comércio Com Vida”, estão abertas até 21 de novembro. 

O “Comércio Com Vida” resulta da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa, as Freguesias de Bencatel, Ciladas, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e Pardais, os comerciantes, empresas e empresários do concelho e o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE).

Por compras superiores ou iguais a 15 euros será atribuído um cupão, que será alvo de sorteio no fim da campanha. No final serão sorteados cupões e entregues vouchers para serem gastos no comércio local, apenas nas lojas aderentes.

36ª Meia Maratona liga Elvas a Badajoz com quase 1.800 inscritos

A 36ª Meia Maratona Internacional Elvas-Badajoz está a decorrer este domingo, 16 de novembro de 2025, ligando as duas cidades raianas num percurso de 21,097 quilómetros que simboliza a amizade e cooperação transfronteiriça.

Elvas e Badajoz voltam a unir-se pela corrida. A manhã deste domingo ficou marcada pela realização da 36ª edição da Meia Maratona Internacional Elvas-Badajoz, que arrancou às 9h30 (hora portuguesa) no Parque da Piedade, em Elvas, e tem chegada prevista na Avenida de Huelva, em Badajoz, pouco depois das 10h30.

Com cerca de 1.800 atletas inscritos, vindos de Portugal, Espanha e outros países, a prova volta a afirmar-se como uma das mais importantes competições de atletismo da Península Ibérica. O evento é organizado pela Fundação Municipal de Desportos de Badajoz, em colaboração com a Câmara Municipal de Elvas e diversas entidades desportivas.

Além da vertente competitiva, esta edição tem também um caráter social, com mensagens de sensibilização contra a violência de género, reforçando o papel da corrida como espaço de união e cidadania.

Centro Cultural de Campo Maior: 22 anos “muito importantes para a vida” da comunidade

O Centro Cultural de Campo Maior celebra, neste mês de novembro, 22 anos de história. Como habitualmente, o aniversário daquele equipamento municipal é celebrado com espetáculos de teatro, sendo que o presidente da Câmara, Luís Rosinha, destaca este como um espaço “muito importante para o município”.

“Diria mesmo que é o espaço culturalmente mais importante para o Município de Campo Maior. É ali que, praticamente todos os dias, temos diversas iniciativas, seja do ponto de vista dos projetos de formação, seja do ponto de vista cultural, seja do ponto de vista até daquilo que é a comunicação do município”, começa por dizer o autarca.

Dizendo que este é espaço com “uma vida própria muito agradável”, Rosinha destaca também a “excelente equipa” e “a qualidade dos funcionários públicos que nesse espaço trabalham”.

Quanto às comemorações deste aniversário, a autarquia optou, desta feita, por “um espetáculo com nomes da praça pública portuguesa, como é o caso da Sofia Alves, mas também por um espetáculo no fim de semana seguinte para o público mais jovem. Portanto, será aí o culminar destes 22 anos, que nos parece a nós que são 22 anos muito importantes para a vida da comunidade de Campo de Campo Maior, porque foi um espaço que veio mudar muito aquilo que era a iniciativa cultural no nosso concelho”, diz ainda o atuarca.

A 22 de novembro, Sofia Alves, Diogo Lopes e Filipe Matos apresentam a comédia “Amigos com Benefícios”, pelas 21h30. No dia 29, a companhia Rituais dell Arte leva até ao Centro Cultural de Campo Maior o musical infantil “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”, às 16 horas. Os bilhetes para ambos os espetáculos têm um custo de três euros e podem ser adquiridos na Ticketline ou no Centro Cultural.

Sons do Minho prometem encerramento animado na Festa da Vinha e do Vinho

A edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho chega ao fim este domingo, dia 16, na cidade de Borba. 

A começar as atividades realiza-se um torneio de malha, no Largo da Fonte das Bicas, às 9 horas. As Roncas d’Elvas animam as ruas da cidade, a partir das 11 horas. 

Para as 14 horas está marcado o tradicional cortejo alegórico “Da Vinha à Taberna” e o encerramento acontece às 17 horas com o ritmo animado dos Sons do Minho. 

Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu entrega do Prémio Literário Hugo Santos 2025

A Biblioteca Municipal João Dubraz acolheu ontem, dia 15 de novembro, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Hugo Santos, uma iniciativa promovida pelo Município de Campo Maior.

Na sua quarta edição, o galardão distinguiu a obra “O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”, de Fernando de Bulhões, pseudónimo de João Fernandes, natural de Campo Maior, cuja publicação da obra em livro foi uma edição da Filigrana Editora financiada pelo Município de Campo Maior.

A cerimónia contou com a presença do Presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, que felicitou o autor pelo prémio deste ano atribuído na modalidade de conto e sublinhou a importância que este tem, sendo ele uma celebração da vitalidade cultural do nosso concelho. 

Instituído em memória do escritor Hugo Santos, o prémio tem como principais objetivos fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, valorizar a língua portuguesa e incentivar a criação literária, constituindo também uma homenagem à vida e ao legado do autor campomaiorense.

EuroBEC é o “aglomerado urbano mais importante entre Lisboa e Madrid”, defende Nuno Mocinha

A EuroBEC, eurocidade formada por Elvas, Campo Maior e Badajoz, é o “aglomerado urbano mais importante entre Lisboa e Madrid”, defende o vice-presidente da Câmara de Elvas e atual represente do município neste projeto de cooperação transfronteiriça.

Nuno Mocinha diz que se deve olhar para a EuroBEC, tendo em conta as suas duas dimensões – “interna e externa” –, sendo este um projeto que tem “grande expressão”, sobretudo, “fora de portas”. “É um projeto que deve ser potenciado, tal como tem vindo a ser, sempre que existe algum evento onde possamos estar os três municípios juntos e ser apresentados como uma região e não como uma cidade ou como um município. Esse é o nosso objetivo”, assegura.

Relativamente àquilo que diz serem as duas dimensões da EuroBEC, Mocinha explica que a “dimensão interna passa muito por organizar alguns eventos em conjunto e que possam envolver cidadãos dos dois lados da fronteira e dos três municípios”. Já a expressão externa “passa muito pela representação única”: “ou seja, apresentarmo-nos como uma única região, porque se nos apresentarmos como Eurocidade, somos o aglomerado urbano mais importante entre Lisboa e Madrid”.

De recordar que, na passada segunda-feira, 10 de novembro, juntamente com Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior e da EuroBEC, e do alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, Nuno Mocinha visitou as várias obras que decorrem nos três concelhos, no âmbito do Projeto EUROBEC Energy.

Em causa está um investimento de mais de um milhão e 200 mil euros, em eficiência energética, valor a ser aplicado em espaços como o Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, a sede da EuroBEC no Caia, o Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, e a IFEBA, dois centros desportivas e a Piscina de San Roque, em Badajoz.