
Os Bonecos de Santo Aleixo, um dos mais singulares tesouros do património imaterial português, vão apresentar-se em Espanha durante três dias de espetáculos. O CENDREV leva os Bonecos a Valência, nos dias 13 e 15 de novembro, e a Cuenca, no dia 14 de novembro, dando continuidade à partilha desta arte ancestral com o público internacional.
A magia dos Bonecos de Santo Aleixo surpreende assim que estes pequenos títeres de cortiça e madeira saltam para o retábulo de tecidos floridos, encantando o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma. Entre a improvisação que resulta da interação com o público e a fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estas marionetas conseguem criar, na penumbra da sala, uma atmosfera que parece proceder de séculos atrás. A música, interpretada ao vivo com uma guitarra portuguesa, é outro dos seus elementos distintivos.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora – CENDREV, são manipulados por “uma família”, constituída por atores profissionais (Ana Meira, Carolina Pequito, Isabel Bilou, José Russo, Victor Zambujo e David Russo e Gil Salgueiro Nave, que garantem também o acompanhamento musical), que asseguram a permanência e continuidade deste espetáculo de expressão artística alentejana.
Estas apresentações em Espanha reforçam o reconhecimento internacional dos Bonecos de Santo Aleixo, como expressão viva de uma tradição teatral que continua a inspirar e a emocionar públicos de todas as idades.















