O Serviço Municipal de Proteção Civil de Elvas informa que, devido ao aluimento de um coletor, no Largo de São Domingos, a circulação se encontra condicionada.
No local encontra-se a PSP, a Proteção Civil, os Bombeiros e Aquaelvas a analisar as medidas a tomar.
A Aquaelvas vai estabilizar o espaço e perceber se se pode manter a circulação de veículos ou se fará o encerramento total desta artéria do Centro Histórico.
O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, até sábado, estão previstos fenómenos de chuva intensa repentina.
Assim sendo, apela à continuidade das medidas de autoproteção e a manter-se atentos às indicações das autoridades.
O Serviço Municipal de Proteção Civil irá continuar com os seus meios empenhados no terreno, na salvaguarda de pessoas e bens, em estreita relação com todas as entidades.
Os Bonecos de Santo Aleixo, um dos mais singulares tesouros do património imaterial português, vão apresentar-se em Espanha durante três dias de espetáculos. O CENDREV leva os Bonecos a Valência, nos dias 13 e 15 de novembro, e a Cuenca, no dia 14 de novembro, dando continuidade à partilha desta arte ancestral com o público internacional.
A magia dos Bonecos de Santo Aleixo surpreende assim que estes pequenos títeres de cortiça e madeira saltam para o retábulo de tecidos floridos, encantando o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma. Entre a improvisação que resulta da interação com o público e a fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estas marionetas conseguem criar, na penumbra da sala, uma atmosfera que parece proceder de séculos atrás. A música, interpretada ao vivo com uma guitarra portuguesa, é outro dos seus elementos distintivos.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora – CENDREV, são manipulados por “uma família”, constituída por atores profissionais (Ana Meira, Carolina Pequito, Isabel Bilou, José Russo, Victor Zambujo e David Russo e Gil Salgueiro Nave, que garantem também o acompanhamento musical), que asseguram a permanência e continuidade deste espetáculo de expressão artística alentejana.
Estas apresentações em Espanha reforçam o reconhecimento internacional dos Bonecos de Santo Aleixo, como expressão viva de uma tradição teatral que continua a inspirar e a emocionar públicos de todas as idades.
No âmbito das comemorações dos 50 anos do Hospital Doutor José Maria Grande em Portalegre, o hall de entrada da unidade acolhe ao longo das próximas semanas exposições dos “fotógrafos da casa”.
Pedro Barradas, do Serviço de Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação da ULS Alto Alentejo é o primeiro dos três fotógrafos a expor, com trabalhos de foto e vídeo, onde a perspetiva aérea da cidade de Portalegre é o tom dominante.
Nascido em 1979, em Portalegre, iniciou-se na fotografia em 2006 como hobbie e, alguns anos mais tarde, começou a fazer alguns trabalhos profissionalmente. Em 2018 compra o primeiro drone, para complementar os seus trabalhos fotográficos e é assim que começa a dedicar-se mais ao vídeo. Com a rápida aprendizagem e evolução a usar este equipamento, começa a fazer vídeo e alguns diretos de programas televisivos.
Desde 2019 é parte integrante da Equipa Portuguesa que produz conteúdos para a Playboy a nível internacional, sendo um dos videógrafos oficiais na captação e edição de imagens de vídeo, terra e ar (com drone).
Nas próximas semanas, Carlos Leitão, do Serviço de Capital Humano e Bem Estar e Luís Paralta, da Divisão de Serviços Financeiros, são os fotógrafos que se seguem.
O Forte de Santa Luzia, em Elvas, acolhe a partir deste sábado, dia 15, a exposição “Madrepérola”, uma mostra singular assinada por Adelaide Feitinha, atual diretora do Departamento de Administração, Finanças e Desenvolvimento do Município de Ponte de Sôr.
A inauguração está marcada para as 15 horas, deste sábado, e tem entrada livre. A mostra pode ser visitada até 30 de janeiro.
A exposição, inspirada no icónico Coração de Viana, símbolo maior da identidade e tradição portuguesas, transcende a arte têxtil, assumindo-se como um testemunho profundamente pessoal de vida, sensibilidade e memória.
O mau tempo provocou estragos num centro comercial de Évora ao princípio da tarde desta quinta-feira, 13 de novembro.
Não há registo de feridos, mas a tempestade Cláudia provocou prejuízos na zona da restauração. O vento acabou por partir as portas e a estrutura de vidro que separa a área da restauração de uma zona exterior, no primeiro andar do edifício.
O filme “Shell”, com Elisabeth Moss, Kate Hudson e Kaia Gerber, vai estar em exibição amanhã, sexta-feira, dia 14, no Auditório São Mateus, em Elvas.
O filme retrata a história de Samantha Lake, uma actriz reverenciada, nos seus tempos áureos. Agora, mais velha e com cada vez mais dificuldade em encontrar papéis à sua medida, perdeu a confiança em si mesma. É então que se depara com a publicidade da Shell, uma empresa de saúde e beleza que promete rejuvenescer e libertar as mulheres das inseguranças e inibições que as impedem de atingir todo o seu potencial.
Samantha aproxima-se de Zoe Shannon, a carismática directora executiva que, apesar dos seus 68 anos, conserva uma aparência surpreendentemente jovem. Mas, à medida que os tratamentos se sucedem, começa a sentir sintomas estranhos, físicos, mas também psicológicos. É então que descobre algo verdadeiramente perturbador: o desaparecimento inexplicável de vários clientes, entre eles, uma amiga sua.
Os bilhetes para o filme “Shell” estão à venda em Ticketline.pt ou meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus.
No âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”, que vai decorrer de 28 de novembro a 4 de janeiro, a Câmara Municipal de Elvas preparou este ano uma iniciativa especial destinada às unidades hoteleiras e restantes alojamentos turísticos do concelho.
Com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais completa aos visitantes que se hospedem na cidade, serão disponibilizados vouchers para serem oferecidos aos hóspedes.
Estes vouchers permitem a utilização em algumas das atrações do “Elvas Cidade Natal”, incentivando assim a participação nas atividades do evento. Cada unidade hoteleira deverá entregar um voucher por quarto, para utilização única. Os vouchers devem ser carimbados, no verso, pela unidade.
As unidades hoteleiras e alojamentos turísticos que queiram aderir à iniciativa terão de informar a Câmara Municipal da quantidade de vouchers pretendidos, para que os possam receber antes do início do evento. A participação não implica qualquer custo.
Decorreram no início deste mês as eleições para a Juventude Socialista (JS) de Elvas, tendo existido apenas uma lista a sufrágio encabeçada por Guilherme Rijo, que sucede a Ana Rita Anjos no cargo.
Integram o grupo de trabalho para o secretariado, além de Guilherme Rijo, Catarina Borba, Francisco Anjos, Sofia Barradas, Pedro Veiga, Mariana Messias e Lívia Pombo.
Da Mesa da Assembleia, presidida por Francisco Anjos, fazem parte Maria Cardoso, Marta Inácio e Bruno Mocinha. Já os representantes da JS na Comissão Política da Concelhia do PS são Lívia Pombo e Catarina Borba.
Na sequência da eleição, Guilherme Rijo expressou o seu orgulho na equipa eleita e destacou o compromisso com o futuro da cidade e com os jovens elvenses. “É com enorme responsabilidade e entusiasmo que assumo este desafio. Somos uma equipa motivada, com ideias e vontade de trabalhar por uma Elvas mais justa, mais dinâmica e mais amiga dos jovens”, afirmou o novo presidente.
O dirigente sublinhou ainda que a JS de Elvas quer ser “uma voz ativa na defesa dos interesses da juventude, promovendo políticas que garantam oportunidades, formação, emprego e qualidade de vida para todos os jovens do concelho”.
Com este novo ciclo, a Juventude Socialista de Elvas pretende reforçar a sua ligação à comunidade, promover o debate de ideias e contribuir para o desenvolvimento sustentável do concelho, sempre com o olhar posto no futuro.
Aos órgãos de comunicação social, Guilherme Rijo agradece “a colaboração e disponibilidade” em que sempre se pautou a relação mantida neste espaço de tempo.
A Escola Básica José Régio, em Portalegre, organiza nos dias 14 e 15 de novembro a Hackathon 24h Maratona de Ideias, uma iniciativa inovadora que visa estimular a criatividade, a cidadania digital e a resolução colaborativa de desafios reais da comunidade escolar. Este evento é dirigido a alunos do 3.º ciclo e faz parte do projeto europeu DigiEduHack. Visa promover um ambiente de inovação educativa, envolvendo equipas, mentores especializados e parceiros locais.
Durante 24 horas intensas, as equipas desenvolvem soluções criativas, protótipos e projetos, sob orientação de mentores.
Este projeto reforça o compromisso da escola com a educação para o futuro, promovendo competências essenciais como o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho em equipa e a literacia digital, além de envolver a comunidade local em iniciativas de impacto social.
O evento foi uma iniciativa das mentoras pedagógicas da Teach For Portugal, organização parceira que trabalha lado a lado com a Escola José Régio para diminuir as desigualdades educativas dos jovens e dinamizar projetos educativos inovadores. Este evento não seria possível sem os nossos patrocinadores: Macrosoluções – AGEAS Seguros, Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Cor Sem Fim, Pizza 7, Frangos do Rossio, O Cachorro do Mercado, Terra Alegre, Delta Cafés.
A Sovibor é uma das várias empresas representadas em mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho, que decorre até domingo, 16 de novembro, no Pavilhão de Eventos de Borba.
Dando a possibilidade ao público que visite o certame de provar os seus vinhos, desde o branco ao tinto, passando pelos rosé, para a Sociedade de Vinhos de Borba, como explica a enóloga Rita Tavares, é importante marcar presença no certame, para dar a conhecer toda a sua gama, mas também para representar o concelho.
“Para nós é importante estarmos em casa a demonstrar aquilo que melhor fazemos no Alentejo, na cidade de Borba. E é importante estarmos cá, todos os anos, a representar a terra, a representar os nossos vinhos”, começa por dizer a enóloga.
No evento, a Sovibor dá a conhecer e a provar toda a sua gama “Mamoré de Borba”: “temos aqui as nossas colheitas, reservas, grandes reservas, os nossos vinhos de talha, as nossas aguardentes e um bocadinho de tudo aquilo que nós fazemos do nosso segmento médio-alto”.
Para o setor, Rita Tavares não tem dúvidas de que foi uma mais-valia Borba, juntamente com os municípios de Alandroal, Vila Viçosa, Estremoz e Redondo, ter sido, em 2025, a “Cidade do Vinho”. “O facto de sermos ‘Cidade do Vinho’ ajuda a promover um pouco mais além aquilo que cá se faz, dando a conhecer às pessoas que nos acompanham, nos eventos promovidos ao longo deste ano. E isto foi muito importante nesse segmento, nessa perspectiva de nos promovermos, sobretudo junto das pessoas que não nos conheciam assim tanto. Ouvem falar de Borba, mas muitas vezes não conhecem a nossa realidade. E a ‘Cidade do Vinho’ foi ótima para isso. Corremos norte a sul a alguns eventos e isso é fantástico”, remata.
À semelhança do que tinha acontecido no fim de semana transato, a noite da passada sexta-feira, dia 7 de novembro, voltou a enche de boa disposição a população de Arronches que esgotou por completo o auditório do Centro Cultural para assistir à peça teatral intitulada ‘Jantar de Idiotas’.
Este foi um espetáculo especial até porque fez regressar à “casa de partida” o ator natural do concelho e, em concreto, da freguesia de Esperança, Rui Porto Nunes, que integrou um elenco onde se encontravam também nomes de vulto do panorama artístico nacional, como é o caso de Ângelo Rodrigues, Daniel Cerca Santos, João Didelet, Liliana Santos, Luís Pacheco e Núria Madruga.
O público presente mostrou, uma vez mais, o seu gosto por este género cultural, pautando todo o espetáculo com fortes risadas que seguramente terão sido uma recompensa para os artistas pelo bom desempenho em palco ao longo da noite, uma ideia que foi sublinhada pelo arronchense Rui Porto Nunes na mensagem de agradecimento final a toda a plateia, bem como ao Município pelo convite efetuado.
De destacar que a autarquia de Arronches continua empenhada em promover, junto da população, espetáculos de grande qualidade, não só no teatro, como na música, não esquecendo os outros géneros de arte, tais como o artesanato, a escrita, a pintura ou a fotografia, entre outros, olhando ainda com especial atenção para os artistas locais, tal como tem acontecido até aqui.
O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu hoje, 13 de novembro, a reunião de instalação do novo Conselho Intermunicipal da CIMAA.
Joaquim Diogo, presidente do Município do Crato, que encabeçava a lista A, foi eleito pelos seus pares, por unanimidade, para o cargo de presidente do Conselho Intermunicipal. Os seus dois vice-presidentes serão Fermelinda Carvalho, do Município de Portalegre, e Manuel Coelho, do Município de Avis.
Os autarcas deliberaram ainda a constituição do Secretariado Executivo, renovando a confiança em Carlos Nogueiro para continuar como 1º secretário executivo da CIMAA. Esta lista única que será agora submetida a aprovação em sede de Assembleia Intermunicipal.
No início deste novo mandato intermunicipal, o presidente eleito destacou a “subscrição da lista A” por todos os autarcas do Alto Alentejo. “Acredito que será muito mais fácil alcançar todos os objetivos que estão no horizonte do Alto Alentejo se continuarmos unidos, como tivemos até aqui. Será um ciclo marcado pela exigência, trabalho, transparência e muita solidariedade entre todos”, acrescentou.
Os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus encontram-se a votação do público até dia 4 de dezembro, estando a cerimónia de distinção dos vencedores marcada para o dia seguinte, em Coimbra.
Estes são prémios que distinguem os projetos mais inovadores, sustentáveis e transformadores apoiados pelos Fundos da União Europeia em Portugal. A iniciativa pretende aumentar a notoriedade dos fundos europeus em Portugal e reforçar a perceção pública positiva sobre a aplicação dos mesmos, sobretudo junto da população em geral e dos opinion makers.
Nesta edição, foram escolhidos 25 projetos finalistas, distribuídos por cinco categorias (Portugal + Inteligente; Portugal + Verde; Portugal + Conectado; Portugal + Social; e Portugal + Próximo dos Cidadãos), que representam a diversidade e a riqueza das áreas de intervenção dos fundos europeus: da saúde à inovação tecnológica, da inclusão social à valorização do património cultural, do desenvolvimento territorial à transição verde.
A votação do público é feita através do site dos prémios, em premiosdosfundoseuropeus.pt, onde é possível também conhecer cada um dos projetos a concurso.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
A Associação Juvenil ARKUS vai desenvolver, mais uma vez, o projeto Viver a Tradição.
Este é um projeto realizado nas escolas da cidade de Elvas, que abrange alunos do pré-escolar até ao 2º ciclo. Tem como objetivo incutir a tradição de tocar e cantar ao Menino, para que a mesma não se perca, apostando nas gerações mais novas.
A Associação decidiu avançar, mais um ano, com este projeto, a pedido dos três Agrupamentos de Escolas de Elvas, Colégio Luso-Britânico, Semi-Internato da Nossa Senhora da Encarnação, Obra de Santa Zita, Associação de Assistência de Vila Boim e APPACDM.
O encontro terá lugar no Coliseu José Rondão Almeida, no dia 16 de dezembro.
Esta quinta-feira, dia 13, promete emoções fortes na Festa da Vinha e do Vinho.
Às 19h30, os SoulVinyl’s, o projeto liderado pela borbense Susana Pardal, traz o ritmo e a energia certa para iniciar uma grande noite.
Às 21h30, o fado sobe ao palco, a alma portuguesa em cada nota, com os fadistas do concelho de Borba, que preparam o caminho para um grande momento com Marco Rodrigues, uma das vozes mais marcantes do fado contemporâneo.
Tradição, alegria e alma alentejana prometem aquecer a noite e o coração de todos os borbenses e visitantes.
A Papelaria Nova Elvense, um dos estabelecimentos mais conhecidos da Rua de Alcamim, em Elvas, encerrou portas.
Durante décadas, o espaço foi uma referência no comércio tradicional da cidade, conhecido pela venda de material escolar, livros escolares, artigos de papelaria, livros, jogos da Santa Casa e presentes, embora nos últimos anos tenha sofrido uma diminuição de atividade.
O encerramento deixa uma loja vazia numa das principais artérias do centro histórico.
Reeleito presidente da Câmara de Arronches nas autárquicas de 12 de outubro, João Crespo viu reforçada a confiança dos eleitores no seu projeto autárquico. Para estes próximos quatro anos de mandato, a habitação foi colocada no topo das prioridades: “a grande aposta para este mandato será, claramente, reforçarmos aquilo que é a oferta de habitação no concelho”.
Lembrando que esta foi “a grande bandeira” da sua campanha eleitoral e do projeto que, juntamente com a sua equipa, apresentou à população, o autarca revela que está para breve a construção das infraestruturas de um novo loteamento, a nascer no perímetro urbano da vila. “Para além de disponibilizarmos alguns lotes de terreno para autoconstrução, vamos também construir seis moradias. Já temos os projetos aprovados, todos prontos a serem executados. É uma questão apenas orçamental e, portanto, é aguardarmos que haja um novo orçamento que nos disponibilize a verba necessária para podermos avançar com essa obra”, adianta.
Ainda antes do término do último mandato, o Município de Arronches comprou “mais um terreno junto à Estrela Nacional 371, que vem no seguimento do loteamento que já está a ser construído e cujos lotes já estão totalmente vendidos”. Nesse terreno irão surgir sete novos lotes, que “serão infraestruturados para poderem ser colocados à venda”.
No que concerne ao centro histórico da vila, são várias as obras em curso: algumas a decorrer por administração direta e outras que terão ainda de ser lançadas a concurso. Alguns dos imóveis, explica João Crespo, foram adquiridos pela autarquia, enquanto outros, o município tomou-lhes posse administrativa. “Desconhecem-se os proprietários e temos que deitar mão a esses prédios, porque estão a prejudicar também os vizinhos”, justifica. Nessas circunstâncias, o município tem duas obras a realizar: uma que já está a decorrer e outra que poderá iniciar-se brevemente, assim que o projeto esteja concluído.
Também no centro histórico, o autarca destaca a “grande dinâmica” que é criada pelos particulares ao nível da reabilitação urbana e da disponibilização de construção para habitação. “Os particulares têm feito um trabalho notável e eu nunca me canso de dizer isto: se passarmos pelas ruas do centro histórico, quase todas têm obras e, portanto, fico muito agradado também pela iniciativa privada estar aqui a apostar forte. É através destas parcerias que nós conseguimos depois revitalizar o centro histórico, que é isso que tem estado a acontecer”, diz ainda.
Com a aposta nesta área, a autarquia quer, sobretudo, dar resposta à procura que existe: “há pessoas que se querem fixar em Arronches e outras que já residem, mas que querem construir a sua própria habitação”.
A habitação em Arronches é apenas um dos temas abordados numa entrevista de João Crespo à Rádio ELVAS. A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:
A Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses promove, no próximo domingo, 16 de novembro, uma Feira de Velharias, entre as 9h00 e as 13h00, na Casa das Barcas, junto ao Mercado Municipal de Elvas.
A iniciativa tem caráter solidário e reverte a favor da manutenção do Cemitério dos Ingleses e da Capela de São João da Corujeira, dois espaços de relevância histórica e patrimonial da cidade de Elvas.
Tendo a aldeia e a população de Ouguela como uma das suas “prioridades”, a Junta de Freguesia de São João Baptista promove um magusto, este sábado, 15 de novembro, no Centro Comunitário daquela pequena localidade do concelho de Campo Maior.
Este, que é o primeiro evento realizado em Ouguela pelo novo executivo da Junta de Freguesia, explica a presidente, Anselmina Caldeirão, promete ser “muito animado”. “Vamos ter castanhas assadas, vamos ter o gin (Gin Atalaya), um lanchezinho e vamos também envolver as senhoras que frequentam o Centro Comunitário, que nos vão fazer um caldo verde, que depois será servido a partir das 17 horas. Elvas vão fazer também, porque fizeram questão de colaborar, umas maravilhas, que é uma massa frita, como o brinhol”, adianta a presidente.
A animação desta festa, que tem início às 15 horas, estará a cargo da Tuna da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior. “Vamos se calhar até incluir algumas senhoras da Ouguela nesta tuna e no coro da Academia Sénior, porque queremos trabalhar com estas senhoras e fazer de Ouguela uma aldeia com movimento, com alegria, para que as pessoas que lá vivem se sintam mais acompanhadas”, adianta a presidente.
“É mesmo nossa intenção, e quando digo nossa, digo minha, do Rui Morais e do Nuno, envolver esta comunidade de Ouguela em tudo que sejam atividades e nunca esquecendo destas pessoas que vivem em Ouguela, sendo que também não esquecemos as de Campo Maior, mas as de Ouguela são muito a nossa prioridade”, assegura Anselmina Caldeirão.
Em Ouguela, recorda ainda a presidente da junta, vivem “cerca de 40 pessoas”, na sua grande maioria já “alguma idade”.
Depois de António Raminhos ter apresentado o espetáculo de stand-up comedy “Volta Já”, no Mês do Teatro de Elvas, a programação da iniciativa prossegue na tarde deste sábado, 15 de novembro, no Auditório São Mateus, com a peça “Zeza das Moscas”, da associação juvenil Arkus e da Escola Secundária D. Sancho II.
Para o presidente da associação juvenil e encenador do espetáculo, o professor Carlos Beirão, esta é uma “iniciativa muito boa” da Câmara Municipal, que, desta forma, “valoriza o teatro”, da mesma maneira que a Arkus e a Escola Secundária o fazem quando organizam o seu tradicional festival, já com 27 anos de existência.
“Zeza das Moscas”, que estreou precisamente na última edição do Festival de Teatro Escolar de Elvas, em abril, é “uma peça muito divertida”, em que se “imita um show de televisão, onde aparecem várias personagens conhecidas”. O grupo que dá vida a este espetáculo é formado por alunos de 12º ano. “Como a peça teve muita aceitação, no Festival de Teatro, vamos pô-la em cena novamente”, acrescenta o responsável.
Carlos Beirão diz ainda que este Mês do Teatro, tendo em conta a apresentação de outros espetáculos, acaba por ser “uma mais-valia” para os jovens atores da escola secundária. O início do espetáculo de amanhã, com entrada gratuita, está marcado para as 19 horas.
O Mês do Teatro termina a 22 de novembro. Neste último dia, durante a manhã, realiza-se o workshop “Protesto e Pedagogia no Teatro Social”, no Centro Artístico Elvense (Grémio). À noite, é apresentado o espetáculo “Um Noivo em Paris”, no Auditório São Mateus.