Município de Vila Viçosa quer fortalecer rede social do concelho

No âmbito do Concelho Local de Ação Social de Vila Viçosa e do Plano de Ação elaborado para o ano de 2025, que visa promover o desenvolvimento social do concelho através de ações estratégicas e colaborativas, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa, um Encontro de Dirigentes das IPSS do concelho, integrado no Eixo III – Capacitação das IPSS e dos Profissionais, este momento de partilha e reflexão teve como temática central a Articulação Interinstitucional, procurando definir estratégias de intervenção local entre as instituições sociais do concelho.

A iniciativa reforça o compromisso conjunto de fortalecer a Rede Social de Vila Viçosa, potenciando a cooperação e a capacitação das organizações que diariamente contribuem para o bem-estar da comunidade.

O Município de Vila Viçosa agradece a presença e o empenho de todos os dirigentes e representantes das instituições participantes, reconhecendo o papel essencial que cada um desempenha na construção de um concelho mais coeso, solidário e sustentável.

Festas do Povo 2026 com “cerca de 70 ruas inscritas” até ao momento

Com cerca de 70 ruas inscritas até ao momento, o presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro, apela a que mais se possam unir ao maior evento de Campo Maior, que está de regresso de 8 a 16 de agosto de 2026.

“Estamos a tentar que as ruas adiram às festas e à sua inscrição. Já temos muitas, muitas ruas inscritas. São cerca de 70 ruas que estão inscritas”, revela João Manuel Nabeiro, que lembra que as festas “estão aí ao virar da esquina”. “O tempo corre e agosto está aí dentro de dois dias”, acrescenta.

Por outro lado, o presidente da associação diz ser preciso “continuar a trabalhar” para se conseguir os diferentes apoios necessários à realização desta que é considerada a festa maior do concelho. “É esse o caminho que estamos a percorrer neste momento, mas os apoios tardam a vir. Essa é verdade”, remata.

Para já está garantida uma forte componente de promoção internacional do evento, liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Clube do Diabético de Elvas celebra 30º aniversário com várias iniciativas entre os dias 18 e 23 de novembro

O Clube do Diabético de Elvas celebra o seu 30º aniversário, com a festa a ser feita, com diferentes atividades, entre os próximos dias 18 e 23 de novembro.

No dia 18, terça-feira, como revela o presidente da direção, Carlos Pinto, a partir das 9h30, na sede do clube, e após o tradicional hastear da bandeira, será inaugurada uma exposição com os retratos de todos aqueles que presidiram a associação: “vamos evocar a memória de todos aqueles que contribuíram para estes 30 anos, inaugurando uma espécie de galeria fotográfica onde eles vão estar ali representados”. “Desde já convido todas as pessoas que queiram participar nesta simples evocação, que é uma satisfação tê-los junto de nós, quer os familiares, quer os amigos”, assegura o dirigente.

Por volta das 11 da manhã, realiza-se a habitual celebração eucarística na Igreja do Salvador, em memória dos sócios já falecidos, sendo servido, de seguida, um porto de honra na sede do clube.

Para a manhã de dia 22, sábado, está agendada a segunda caminhada do Clube do Diabético de Elvas, de homenagem ao fundador, Dr. Pintão Antunes. Face à primeira edição, realizada no ano passado, esta caminhada contará com um “percurso considerável” de cerca de oito quilómetros. “Dentro da cidade vamos visitar alguns pontos de interesse turístico, como o Cemitério dos Ingleses, a Capela de São João da Corujeira, o Paiol de Santa Bárbara, a Capela da Senhora da Conceição, a Cisterna. Portanto, vai ser um percurso dentro da própria cidade e que irá terminar no Santuário dos Senhores da Piedade”, adianta Carlos Pinto, sendo que a concentração está marcada para as 9h30, na Praça da República.  

As inscrições na caminhada, que podem ser feitas na sede do clube, por telefone (962501194 ou 962025191) ou email (clubediabeticodeelvas1955@gmail.com), têm um custo de cinco euros, dando direto a uma t-shirt, água e fruta.

Por fim, no dia 23, domingo, realiza-se o habitual almoço-convívio, num restaurante do concelho, durante o qual serão distinguidos sócios beneméritos e honorários. A animação estará cargo, desta feita, de Jorge Gomes. As inscrições e pagamentos deverão ser feitos até dia 20. Sócios pagam 25 euros e não sócios 30.

A entrevista completa, com as participações, para além de Carlos Pinto, de Henrique Belacorça, secretário da direção do Clube do Diabético, e de Rosalina Pacheco, secretária da Assembleia Geral, para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: Magusto de São Martinho reúne campomaiorenses no Jardim Municipal

O Município de Campo Maior voltou a promover o tradicional Magusto, esta terça-feira, 11 de novembro, em Dia de São Martinho, no Jardim Municipal da vila.

O presidente da Câmara, Luís Rosinha, juntou-se às dezenas de pessoas nesta tarde de convívio, em que os campomaiorenses se reuniram para comer castanhas e saborear os licores próprios da época.

Paralelamente, um pouco por todo o concelho, foram várias as instituições do concelho que também assinalaram a data com um Magusto cumprindo assim a tradição deste dia.

Dia da Interculturalidade celebrado no Agrupamento de Escolas de Santa Luzia com várias atividades

O Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, em Elvas, comemorou esta terça-feira, 11 de novembro, o Dia da Interculturalidade com diversas atividades.

A iniciativa, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, contemplou a atuação das crianças do projeto “O Cante Vai à Escola”, do grupo Roncas d’Elvas e de dois jovens músicos do agrupamento, de etnia cigana, que apresentaram a sua arte.

Neste convívio houve ainda uma feita gastronómica com uma representação dos países de origem dos alunos estrangeiros do Agrupamento e decorreu um lanche no âmbito do projeto “Comidas do Mundo”.

36ª Meia Maratona Internacional Elvas – Badajoz com cerca de 1300 atletas inscritos

A 36ª Meia Maratona Internacional Elvas-Badajoz foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 11 de novembro, em Badajoz, numa organização da Fundación Municipal de Deportes, do Ayuntamiento de Badajoz, e Câmara Municipal de Elvas.

A prova, que decorre este domingo, dia 16, tem início pelas 9h30, no Parque da Piedade, em Elvas, e tem chegada à cidade vizinha de Badajoz. Estão inscritos cerca de 1300 atletas nesta competição.

Na apresentação marcou presença, em representação do Município de Elvas, o vereador Hermenegildo Rodrigues.

Nova Sala de Telecomunicações e Operações dos Bombeiros de Elvas já foi inaugurada

A obra de remodelação e equipamento da Sala de Telecomunicações e Operações do Quartel foi inaugurada na tarde desta terça-feira, dia 11 de novembro, numa cerimónia promovida pelo Município de Elvas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Neste ato estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador Rondão Almeida; o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins; o vice-presidente do Município, Nuno Mocinha; o vereador Sérgio Ventura, entidades militares, civis e religiosas, membros da direção da Associação e elementos da corporação.

A obra, num investimento de cerca de 50 mil euros, permitiu a remodelação de duas sala no piso térreo, uma delas, que ficou com o nome de Isabel Piedade, foi equipada com todas os equipamentos e condições para que os  soldados da paz possam exercer as suas funções.

O investimento permitiu ainda remodelar outra sala, e transferir os serviços administrativos para o mesmo piso, evitando que as pessoas tivessem que subir escadas para aceder aos mesmos.

Os trabalhos a realizados contemplaram a instalação da Central de Comunicação, infraestrutura civil e elétrica e readaptação do local, informática e mobiliário, bastidores e cablagem, servidor de comunicações e serviço de instalação e obra.

Num edifício que conta com cerca de três décadas de utilização, a obra tornava-se imprescindível para a prossecução do serviço público de apoio à população e adaptação às exigências cada vez maiores dos soldados da paz, para uma pronta resposta às solicitações atuais, tendo sido possível este investimento através da celebração um protocolo entre as duas entidades, com o pagamento da obra a ser feito pela Câmara Municipal de Elvas.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 123 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 11 de novembro, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 14, vai estar em jogo um jackpot de 123 milhões de euros

Dois apostadores no estrangeiro venceram o segundo prémio de mais de 320 mil euros e outros três, também fora de Portugal, arrecadaram o terceiro prémio, de quase 38 mil euros. Três jogadores portugueses, a par de outros 28 no estrangeiro, conquistaram o quarto prémio no valor de 1.500 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 4, 22, 32, 36 e 47 e pelas estrelas 2 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.