Politécnico de Portalegre integra projeto EcoChain para a descarbonização das cadeias de valor

Foi aprovado o projeto EcoChain – Cadeias de Valor para a Descarbonização, com início a 1 de novembro de 2025 e término a 31 de outubro de 2027. A iniciativa é liderada pela Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) e conta com a participação do Instituto Politécnico de Portalegre, cujo investigador responsável é Paulo Brito.

O projeto visa apoiar PME dos setores agrícola, alimentar, das bebidas e químico das regiões Norte, Centro e Alentejo na transição para modelos produtivos mais sustentáveis e de baixo carbono. Através de estudos técnico-ambientais, transferência de tecnologia, demonstrações práticas e capacitação, o EcoChain promove a valorização de resíduos, a adoção de soluções circulares e o fortalecimento da competitividade empresarial.

Estruturado em cinco domínios de ação, o projeto abrange diagnóstico ambiental, mobilização empresarial, transferência tecnológica, disseminação de boas práticas e comunicação de resultados. Entre as tecnologias em foco estão a digestão anaeróbia, gaseificação, integração de energias renováveis e valorização de resíduos.

Alinhado com o Plano Nacional Energia e Clima 2030 e o Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050, o EcoChain é financiado pelo FEDER, no âmbito do Programa COMPETE2030 – Inovação e Transição Digital, com um investimento total de 397.544,33 €, dos quais 159.022,54 € correspondem ao Politécnico de Portalegre.

Bombeiros de Monforte organizam noite de fados

Inserida no programa do 40º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Monforte, realiza-se no próximo sábado, dia 15, pelas 20 horas, uma Noite de Fados.

Em palco vão estar os fadistas José Gonçalez e Silvino Sardo acompanhados na Guitarra Portuguesa por José Geadas e na Viola Fado por Manuel Vaz da Silva.

O espetáculo decorre na Sala Polivalente Municipal e as inscrições podem ser feitas até dia 12 de novembro, através dos contactos bvmonforte.secretaria@sapo.pt ou 964243665.

“O Mistério da Rainha da Fronteira” premiado pelo IPDJ

O IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, promoveu, no dia 8 de novembro, a entrega de “Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem”, que decorreu online e no qual estiveram a concurso vários projetos promovidos por várias associações do Alentejo.

A ARKUS, Associação Juvenil, concorreu com o Projeto “O Mistério da Rainha da Fronteira”, um projeto que visa aliar o turismo ao teatro, proporcionando visitas guiadas teatralizadas pela cidade de Elvas, promovendo uma experiência mais dinâmica e cultural.

De entre os vários projetos a votação, “O Mistério da Rainha da Fronteira” foi escolhido pelo júri como vencedor, sendo o prémio entregue no dia 5 de dezembro, na Maia.

Estremoz: Campanha “É Natal no Comércio Local” está de volta

A Campanha “É Natal no Comércio Local” está de volta a Estremoz. Este projeto, lançado em 2022, foi criado face à difícil conjuntura económica mundial e nacional, transversal a todos os setores mas que, a nível concelhio, tem sobremaneira forte impacto nas compras/vendas realizadas no comércio local.

O Município de Estremoz, como forma de incentivo às compras no comércio local tradicional, sediado no concelho Estremoz, entende ser prioritário dar o seu contributo para a revitalização do comércio no concelho, pela importância socioeconómica que assume, procurando em simultâneo atrair novos clientes nesta época festiva que é o Natal.

Os comerciantes poderão aderir a esta iniciativa até 13 de novembro, devendo para isso consultar as Normas de Participação (aqui) e o Edital n.º 181 (aqui), preenchendo a ficha de adesão (aqui), que deverá ser entregue no Gabinete da Vice-presidente ou enviada para o e-mail vice-presidente@cm-estremoz.pt.

Por cada 15 euros em compras no comércio local, será entregue uma senha de participação, preenchida pelo participante e colocada na tombola, no Posto de Turismo de Estremoz, que irá a sorteio, no dia 6 de janeiro de 2026, num total de 5.575 euros a atribuir, divididos em 50 prémios.

Câmara de Arronches faz novas intervenções nos caminhos rurais

Numa intervenção que se repete periodicamente e sempre que necessário, procurando inclusive antecipar condições meteorológicas como as se têm verificado nos últimos dias, o Município de Arronches concluiu recentemente mais uma série de intervenções em diversos caminhos rurais na área do concelho.

Esta medida, realizada pelos serviços operacionais da autarquia, através da colocação de saibro, do nivelamento de troços e do reperfilamento de valetas, com recurso à motoniveladora, tem como principal objetivo melhorar a circulação dos veículos que transitam as áreas rurais e, consequentemente, aumentar a segurança de automobilistas e passageiros das viaturas.

Além da comodidade e segurança na circulação, este trabalho que “aproxima” as áreas rurais do perímetro urbano, vai ainda ser uma mais-valia para o bem-estar da população, na medida em que, em caso de necessidade, facilita o acesso a veículos de emergência e socorro.

Uma vez mais, a Câmara Municipal relembra que este é um processo progressivo que, assim que possível, chegará a todas as vias das três freguesias de Arronches, solicitando-se a compreensão da população pela eventual demora na realização da intervenção, provocada pelo número significativo de caminhos existentes na área do concelho.

Os referidos trabalhos foram totalmente realizados sob supervisão técnica do Gabinete Técnico Florestal e Proteção Civil do Município, coordenado por Nelson Velez.

Seleção Nacional Sub-20 realiza estágio em Évora e recebe visita do executivo eborense

O Presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Zorrinho, e o vereador com o pelouro do desporto, Jerónimo José, visitaram, esta quarta-feira, a Seleção Nacional Sub-20 que está em Évora, em estágio, com vista à realização de dois encontros de carácter particular, em Itália, dia 14, e na próxima segunda-feira, dia 17, frente à Roménia, pelas 17.30, no novel Estádio do Juventude Sport Clube.

A equipa orientada por Oceano Cruz tem ao seu dispor um total de 22 jogadores e durante a presença em Évora efetuará a maioria dos treinos no Estádio do Juventude. Na véspera da partida frente à Roménia (domingo) o treino será na Academia do Lusitano Ginásio Clube, pelas 11h00.

Para o autarca de Évora a presença desta seleção em Évora é a confirmação de que graças ao investimento do Juventude “o nosso concelho pode receber treinos e jogos de alta competição. Foi o Juventude, mas se outros clubes ou coletividades fizerem igualmente apostas neste sentido poderão contar com o apoio da Câmara Municipal. É muito importante para nós posicionar internacionalmente o nosso concelho em termos desportivos, pois dá-nos visibilidade, e Évora regressa onde deve estar. É também um extraordinário incentivo para promoção e desenvolvimento desportivo”.

Estes são os jogadores presentes em Évora:

FC PORTO: Diogo Fernandes e Gonçalo Sousa

FC VIZELA: José Sampaio

OLYMPIQUE LYONNAIS: Mathys De Carvalho

STRASBOURG: Rafael Luís

SC FARENSE: Lucas D’ Agrella

SL BENFICA: Gonçalo Moreira, Ivan Lima, João Fonseca, João Veloso, Olívio Tomé e Tiago Parente

SPORTING CP: José Silva, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Miguel Alves, Rodrigo Dias e Rodrigo Ribeiro

UD OLIVEIRENSE: Vasco Santos

VITÓRIA SC: José Ribeiro e Miguel Nogueira

WATFORD FC: Vivaldo Semedo

Município de Arronches patrocina Prémio Nacional de Investigação em Saúde

Sediada no concelho de Arronches, a ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas promoveu ao longo do passado sábado, dia 8 de novembro, no Centro Cultural de Arronches, o fórum de investigação em saúde com o tema ‘Feridas Complexas: Uma Prioridade Nacional em Investigação, Inovação e Cuidados’.

Entre os vários painéis que trouxeram ao concelho oradores oriundos não só de todo o país como de Espanha, destaque para a sessão solene de abertura, na qual foi apresentado o Prémio Nacional de Investigação em Saúde Doutor Edmundo Curvelo, uma iniciativa promovida em conjunto entre o Município de Arronches e a supracitada instituição, que constitui uma homenagem a um dos mais brilhantes matemáticos portugueses do século XX, pioneiro também na aplicação de modelos quantitativos às ciências da saúde, nomeadamente à psicologia. O seu trabalho, marcado por uma visão interdisciplinar, estabeleceu pontes entre as ciências exatas e as necessidades concretas das ciências da saúde, deixando contribuições que permanecem fundamentais para a investigação atual.

A apresentação iniciou-se com a intervenção de José António Alves, professor da Universidade do Minho, que se debruçou sobre o legado científico de inovação e humanização de Edmundo Curvelo. Escritor e historiador, o docente que já lançou duas obras literárias sobre o ilustre arronchense, estando prevista a edição de mais duas, revisitou a vida e obra de Edmundo Curvelo, que se destacou pela visão pioneira da matematização da mente e da logificação da psicologia.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, João Crespo abordou a temática da investigação em saúde, com incidência no diagnóstico para a ação municipal. Antes, porém, o edil deu as boas-vindas a todos os que se encontravam no auditório e começou por elogiar a ELCOS por todo o trabalho desenvolvido na área da saúde. O autarca referiu-se à saúde como uma prioridade das comunidades, sendo uma área em que as autarquias têm de desempenhar um papel cada vez mais determinante de proximidade, apoio e articulação. Joao Crespo afirmou que o poder local tem de ser parte ativa na resposta e o Município de Arronches assume esse compromisso para com a população. Em relação ao tema em si, o líder do executivo autárquico salientou que o diagnóstico é o ponto de partida para agir e esta transformação do conhecimento em ação faz com que os municípios sejam parceiros estratégicos essenciais para as instituições de saúde. João Crespo sublinhou que o Município que preside mantém total disponibilidade para continuar a apoiar a investigação em saúde, num caminho que continuará a fazer lado a lado com a ELCOS e com todos os profissionais que fazem da saúde uma prioridade nacional. O presidente da autarquia realçou que o investimento na saúde é o investimento na coesão, na igualdade de oportunidades e na atratividade dos territórios do interior do país, que pode e deve ser um espaço de vanguarda científica e de progresso humano. Por fim, anunciou ainda os quatro eixos de visão da política local de saúde, sendo eles: a prevenção e promoção de saúde; o apoio aos serviços de saúde, as parceiras para a investigação e inovação e os cuidados de proximidade e inclusão social.

O púlpito foi então ocupado pela presidente da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas, Kátia Furtado, para apresentar o prémio propriamente dito, não sem antes dirigir um elogio para a visão estratégica da Câmara Municipal e para a sua profunda sensibilidade naquilo que é o reconhecimento da importância crescente da investigação científica em saúde que levará à construção de novos saberes. O Prémio Nacional de Investigação em Saúde Doutor Edmundo Curvelo será atribuído de três em três anos, com a primeira entrega a acontecer em outubro do próximo ano, sendo concedido um valor de 4.000,00€. Com o mesmo pretende-se valorizar os projetos de investigação no âmbito das feridas que, pelos novos conhecimentos produzidos ou pela inovação introduzida, promovam ganhos em saúde e qualidade de vida para os cidadãos e recursos para as comunidades científica e clínica.  O prémio foi também concebido com o objetivo de fomentar e reconhecer projetos de investigação científica na área das feridas complexas, que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto na prática clínica, constituindo um referencial para a comunidade de prática, a nível nacional, visando igualmente destacar e premiar os trabalhos e investigadores que produzam recursos, instrumentos, processos que, pela sua excelência transformem os contextos e práticas, clínica e de investigação, trazendo-lhes, objetivamente, mais-valias.

São Martinho comemorado na adega Vila Santa, em Estremoz

No próximo dia 15 de novembro, sábado, a Adega Vila Santa, em Estremoz, abre as portas para celebrar o Dia de São Martinho, com um almoço temático que une tradição, gastronomia e, claro, o melhor do vinho alentejano.

As reservas podem ser feitas através de enoturismo@jportugalramos.pt | 268 339 919.

O almoço de São Martinho está marcado para as 13 horas.

“Crescer com Voz”: a importância do sono no desenvolvimento da criança

O episódio desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas, é dedicado à importância do sono no desenvolvimento da criança, com a terapeuta ocupacional Ana Ferreira, que explica, por um lado, que o sono tem um papel essencial no crescimento físico, emocional e cognitivo dos mais pequenos e, por outro, aquilo que acontece quando não é respeitado.

É também convidada do programa de hoje Samanta Massano, mãe de uma menina de três anos, que partilha os desafios e conquistas relacionados com as rotinas de sono em casa.

Os principais sinais de que a criança não está a dormir o número de horas suficientes são irritabilidade, birras frequentes, dificuldade de atenção e concentração, maior agitação ou sonolência excessiva durante o dia, atrasos no desenvolvimento motor e da linguagem e alterações no apetite.

A longo prazo, a privação de sono pode traduzir-se em dificuldades de aprendizagem e memória, problemas de comportamento e maior risco de ansiedade ou depressão, comprometimento do crescimento físico, alterações metabólicas, maior risco de obesidade e enfraquecimento do sistema imunitário.

“Crescer com Voz” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

MONDA atuam na Festa da Vinha e do Vinho

Esta quarta-feira, dia 12, vive-se o segundo dia da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba. O certame, com entrada gratuita, conta com cerca de 70 expositores e abre hoje portas ao meio-dia. 

O final da tarde é marcado pela alegria da Tuna da Santa Casa da Misericórdia de Borba, que promete animar o público com a sua boa disposição. 

À noite, pelas 22 horas, o palco é dos MONDA. Com a sua energia contagiante e o som que mistura o folk e o pop, numa fusão que celebra as raízes do Alentejo. 

Município de Vila Viçosa quer fortalecer rede social do concelho

No âmbito do Concelho Local de Ação Social de Vila Viçosa e do Plano de Ação elaborado para o ano de 2025, que visa promover o desenvolvimento social do concelho através de ações estratégicas e colaborativas, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa, um Encontro de Dirigentes das IPSS do concelho, integrado no Eixo III – Capacitação das IPSS e dos Profissionais, este momento de partilha e reflexão teve como temática central a Articulação Interinstitucional, procurando definir estratégias de intervenção local entre as instituições sociais do concelho.

A iniciativa reforça o compromisso conjunto de fortalecer a Rede Social de Vila Viçosa, potenciando a cooperação e a capacitação das organizações que diariamente contribuem para o bem-estar da comunidade.

O Município de Vila Viçosa agradece a presença e o empenho de todos os dirigentes e representantes das instituições participantes, reconhecendo o papel essencial que cada um desempenha na construção de um concelho mais coeso, solidário e sustentável.

Festas do Povo 2026 com “cerca de 70 ruas inscritas” até ao momento

Com cerca de 70 ruas inscritas até ao momento, o presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro, apela a que mais se possam unir ao maior evento de Campo Maior, que está de regresso de 8 a 16 de agosto de 2026.

“Estamos a tentar que as ruas adiram às festas e à sua inscrição. Já temos muitas, muitas ruas inscritas. São cerca de 70 ruas que estão inscritas”, revela João Manuel Nabeiro, que lembra que as festas “estão aí ao virar da esquina”. “O tempo corre e agosto está aí dentro de dois dias”, acrescenta.

Por outro lado, o presidente da associação diz ser preciso “continuar a trabalhar” para se conseguir os diferentes apoios necessários à realização desta que é considerada a festa maior do concelho. “É esse o caminho que estamos a percorrer neste momento, mas os apoios tardam a vir. Essa é verdade”, remata.

Para já está garantida uma forte componente de promoção internacional do evento, liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Clube do Diabético de Elvas celebra 30º aniversário com várias iniciativas entre os dias 18 e 23 de novembro

O Clube do Diabético de Elvas celebra o seu 30º aniversário, com a festa a ser feita, com diferentes atividades, entre os próximos dias 18 e 23 de novembro.

No dia 18, terça-feira, como revela o presidente da direção, Carlos Pinto, a partir das 9h30, na sede do clube, e após o tradicional hastear da bandeira, será inaugurada uma exposição com os retratos de todos aqueles que presidiram a associação: “vamos evocar a memória de todos aqueles que contribuíram para estes 30 anos, inaugurando uma espécie de galeria fotográfica onde eles vão estar ali representados”. “Desde já convido todas as pessoas que queiram participar nesta simples evocação, que é uma satisfação tê-los junto de nós, quer os familiares, quer os amigos”, assegura o dirigente.

Por volta das 11 da manhã, realiza-se a habitual celebração eucarística na Igreja do Salvador, em memória dos sócios já falecidos, sendo servido, de seguida, um porto de honra na sede do clube.

Para a manhã de dia 22, sábado, está agendada a segunda caminhada do Clube do Diabético de Elvas, de homenagem ao fundador, Dr. Pintão Antunes. Face à primeira edição, realizada no ano passado, esta caminhada contará com um “percurso considerável” de cerca de oito quilómetros. “Dentro da cidade vamos visitar alguns pontos de interesse turístico, como o Cemitério dos Ingleses, a Capela de São João da Corujeira, o Paiol de Santa Bárbara, a Capela da Senhora da Conceição, a Cisterna. Portanto, vai ser um percurso dentro da própria cidade e que irá terminar no Santuário dos Senhores da Piedade”, adianta Carlos Pinto, sendo que a concentração está marcada para as 9h30, na Praça da República.  

As inscrições na caminhada, que podem ser feitas na sede do clube, por telefone (962501194 ou 962025191) ou email (clubediabeticodeelvas1955@gmail.com), têm um custo de cinco euros, dando direto a uma t-shirt, água e fruta.

Por fim, no dia 23, domingo, realiza-se o habitual almoço-convívio, num restaurante do concelho, durante o qual serão distinguidos sócios beneméritos e honorários. A animação estará cargo, desta feita, de Jorge Gomes. As inscrições e pagamentos deverão ser feitos até dia 20. Sócios pagam 25 euros e não sócios 30.

A entrevista completa, com as participações, para além de Carlos Pinto, de Henrique Belacorça, secretário da direção do Clube do Diabético, e de Rosalina Pacheco, secretária da Assembleia Geral, para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: Magusto de São Martinho reúne campomaiorenses no Jardim Municipal

O Município de Campo Maior voltou a promover o tradicional Magusto, esta terça-feira, 11 de novembro, em Dia de São Martinho, no Jardim Municipal da vila.

O presidente da Câmara, Luís Rosinha, juntou-se às dezenas de pessoas nesta tarde de convívio, em que os campomaiorenses se reuniram para comer castanhas e saborear os licores próprios da época.

Paralelamente, um pouco por todo o concelho, foram várias as instituições do concelho que também assinalaram a data com um Magusto cumprindo assim a tradição deste dia.

Dia da Interculturalidade celebrado no Agrupamento de Escolas de Santa Luzia com várias atividades

O Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, em Elvas, comemorou esta terça-feira, 11 de novembro, o Dia da Interculturalidade com diversas atividades.

A iniciativa, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, contemplou a atuação das crianças do projeto “O Cante Vai à Escola”, do grupo Roncas d’Elvas e de dois jovens músicos do agrupamento, de etnia cigana, que apresentaram a sua arte.

Neste convívio houve ainda uma feita gastronómica com uma representação dos países de origem dos alunos estrangeiros do Agrupamento e decorreu um lanche no âmbito do projeto “Comidas do Mundo”.

36ª Meia Maratona Internacional Elvas – Badajoz com cerca de 1300 atletas inscritos

A 36ª Meia Maratona Internacional Elvas-Badajoz foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 11 de novembro, em Badajoz, numa organização da Fundación Municipal de Deportes, do Ayuntamiento de Badajoz, e Câmara Municipal de Elvas.

A prova, que decorre este domingo, dia 16, tem início pelas 9h30, no Parque da Piedade, em Elvas, e tem chegada à cidade vizinha de Badajoz. Estão inscritos cerca de 1300 atletas nesta competição.

Na apresentação marcou presença, em representação do Município de Elvas, o vereador Hermenegildo Rodrigues.

Nova Sala de Telecomunicações e Operações dos Bombeiros de Elvas já foi inaugurada

A obra de remodelação e equipamento da Sala de Telecomunicações e Operações do Quartel foi inaugurada na tarde desta terça-feira, dia 11 de novembro, numa cerimónia promovida pelo Município de Elvas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Neste ato estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador Rondão Almeida; o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins; o vice-presidente do Município, Nuno Mocinha; o vereador Sérgio Ventura, entidades militares, civis e religiosas, membros da direção da Associação e elementos da corporação.

A obra, num investimento de cerca de 50 mil euros, permitiu a remodelação de duas sala no piso térreo, uma delas, que ficou com o nome de Isabel Piedade, foi equipada com todas os equipamentos e condições para que os  soldados da paz possam exercer as suas funções.

O investimento permitiu ainda remodelar outra sala, e transferir os serviços administrativos para o mesmo piso, evitando que as pessoas tivessem que subir escadas para aceder aos mesmos.

Os trabalhos a realizados contemplaram a instalação da Central de Comunicação, infraestrutura civil e elétrica e readaptação do local, informática e mobiliário, bastidores e cablagem, servidor de comunicações e serviço de instalação e obra.

Num edifício que conta com cerca de três décadas de utilização, a obra tornava-se imprescindível para a prossecução do serviço público de apoio à população e adaptação às exigências cada vez maiores dos soldados da paz, para uma pronta resposta às solicitações atuais, tendo sido possível este investimento através da celebração um protocolo entre as duas entidades, com o pagamento da obra a ser feito pela Câmara Municipal de Elvas.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 123 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 11 de novembro, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 14, vai estar em jogo um jackpot de 123 milhões de euros

Dois apostadores no estrangeiro venceram o segundo prémio de mais de 320 mil euros e outros três, também fora de Portugal, arrecadaram o terceiro prémio, de quase 38 mil euros. Três jogadores portugueses, a par de outros 28 no estrangeiro, conquistaram o quarto prémio no valor de 1.500 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 4, 22, 32, 36 e 47 e pelas estrelas 2 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.