Alentejo 2030 anuncia apoios para investimentos em infraestruturas e equipamentos científicos

O Programa Regional Alentejo 2030 anuncia a abertura do Aviso para Apresentação de Candidaturas SACCCT – Infraestruturas e Equipamentos Científicos, destinado a apoiar investimentos em infraestruturas e equipamentos científicos na região do Alentejo.

O aviso conta com uma dotação financeira indicativa de 1.000.000,00 €, sendo o financiamento assegurado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85 %. Este apoio integra-se na política de coesão da União Europeia e visa reforçar as capacidades de investigação e inovação regionais, promovendo o desenvolvimento sustentável, a competitividade empresarial e a transição climática.

O presente aviso apoia projetos de investimento em infraestruturas e equipamentos científicos, incluindo equipamentos laboratoriais, recursos digitais, sistemas computacionais, arquivos e bases de dados científicas, que promovam o acesso aberto ao conhecimento e respondam a necessidades empresariais e societais orientadas para a procura.

As candidaturas devem estar alinhadas com os domínios prioritários definidos pela Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) do Alentejo e com o ecossistema regional de inovação.

De acordo com as prioridades do Conselho de Inovação da Região do Alentejo, as infraestruturas apoiadas deverão contribuir para a dinamização de um ou mais dos seguintes domínios: Bioenergia e valorização dos resíduos; Produção sustentável e ambiente; Economia circular; Saúde; Intervenção e inovação social e educacional; Valorização do território e dos recursos endógenos; Mobilidade e logística; Turismo sustentável; Digitalização da economia e das empresas; Energias renováveis; Agricultura sustentável; Indústrias criativas e culturais.

Podem candidatar-se ao presente aviso:

  • Instituições de ensino superior, seus institutos e unidades de investigação e desenvolvimento;
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como principal objeto atividades de investigação e desenvolvimento;
  • E outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica, no âmbito de colaborações efetivas.

O período para apresentação de candidaturas decorre até 30 de janeiro de 2026, às 18 horas.
Informações detalhadas disponíveis em https://alentejo.portugal2030.pt/avis

Go Chill volta aos palcos com “Stand Up & Chill”

Depois de levar o podcast “Carrossel” às universidades em 2024, Go Chill regressa ao palco com uma nova proposta para os fãs de humor: “Stand Up & Chill”, um espetáculo de stand up comedy com João Miguel Costa, João Dias e António Azevedo Coutinho.

“Stand Up & Chill” decorre em duas sessões imperdíveis: a 10 de novembro, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a 14 de novembro, na Aula Magna, em Lisboa.

Esta iniciativa reforça a presença da marca Go Chill num dos territórios preferidos do seu público – o humor – e é mais do que um espetáculo, é a celebração da energia jovem, da criatividade, da boa disposição e um convite a todos que apreciam uma boa noite de stand up e acompanhada da sua bebida de eleição Go Chill.

Go Chill é uma marca do Grupo Nabeiro-Delta Cafés que combina praticidade e sabor numa bebida pronta a consumir, de leite ou aveia, com café ou chocolate, e que foi pensada para acompanhar o ritmo de uma nova geração.

Os bilhetes para o “Stand Up & Chill” estão disponíveis na Ticketline.

“O Elvas” perdeu 2-1 em Lisboa, com o Oriental

O Oriental venceu “O Elvas” por 2-1, com dois golos de Giovanni Moura para os lisboetas, na primeira parte.

Na segunda parte, Gonçalo Cabral ainda reduziu aos 51 minutos, mas os alentejanos não conseguiram marcar mais golos. Foi mesmo Crespo quem atirou ao poste uma grande penalidade favorável ao Oriental.

Município de Arronches promove trabalhos de gestão de combustíveis e limpeza de linhas de água

No cumprimento das suas competências em matéria de gestão territorial, defesa da floresta contra incêndios e conservação de infraestruturas hidráulicas, o Município de Arronches promoveu uma nova campanha de intervenções de gestão de combustíveis e manutenção de linhas de drenagem localizadas no concelho, com especial incidência nas áreas inseridas em espaço urbano.  

As operações executadas enquadram-se no âmbito da silvicultura preventiva e visaram a redução da carga combustível, a minimização do risco de ignição e propagação de incêndios rurais, bem como a garantia da eficiência hidráulica dos cursos de água e das suas margens.

Os aquedutos da EM 516 e do Caminho Municipal 1106-1 foram igualmente alvo de ações de limpeza e desobstrução, com o objetivo de otimizar o escoamento superficial das águas pluviais.  

Todas as intervenções foram realizadas sob supervisão técnica do Gabinete Técnico Florestal e Proteção Civil da Câmara Municipal de Arronches, coordenado por Nelson Velez, garantindo o cumprimento das normas técnicas e regulamentares aplicáveis às operações de gestão integrada do combustível e manutenção de infraestruturas municipais.

CIMAA e Operador de Transportes do Alto Alentejo analisam evolução do serviço na região

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), enquanto Autoridade de Transportes, reuniu com a Administração dos Transportes do Alto Alentejo, no âmbito do contrato de concessão, atualmente em vigor, para a prestação do serviço público de transporte de passageiros no Alto Alentejo.

Durante a reunião, foi efetuado um ponto de situação sobre a operação do sistema de transportes no território, abordando-se temas como a gestão de motoristas, a evolução dos custos operacionais, com destaque para o combustível, e a tendência da procura e da receita associada ao serviço.

O encontro permitiu avaliar o desempenho do serviço e identificar oportunidades de melhoria, assegurando que a oferta de transportes públicos no Alto Alentejo continue a responder às necessidades de mobilidade da população e à realidade económica, ambiental e social da região.

A CIMAA reafirma o seu compromisso com a qualidade, eficiência e sustentabilidade do transporte público no Alto Alentejo, continuando a trabalhar em estreita colaboração com o operador e com os seus municípios associados para garantir soluções de mobilidade que promovam a coesão e o desenvolvimento territorial.

Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas distingue alunos de mérito

O Dia do Diploma comemorou-se ontem, dia 8, no Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Elvas.

Ao longo da tarde o Auditório da Escola Secundária D. Sancho II serviu de cenário para a entrega dos diplomas de mérito aos alunos dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento que se destacaram no ano letivo 2024/25.

O ato começou pelos estudantes do 3° Ciclo e Secundário, a que se seguiram as crianças dos 1° e 2° Ciclos.

O vice-presidente Nuno Mocinha representou a Câmara Municipal de Elvas neste Dia do Diploma, no qual também marcou presença o presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Amadeu Martins.

Badajoz Elvas Throwdown 2025 atrai amantes do cross fit

Com mais de meio milhar de atletas em competição e milhares de espectadores nas bancadas, o Coliseu Comendador Rondão Almeida recebe durante este fim-de-semana o evento Badajoz Elvas Throwdown 2025.

É o quarto ano consecutivo que o multiusos elvense serve de palco para aquela que é uma das maiores provas de Cross Fit no território da Península Ibérica.

Os participantes no Badajoz Elvas Throwdown são maioritariamente espanhóis, mas também portugueses e de outras nacionalidades.

A prova é complementada no Coliseu por um conjunto de stands de venda de vestuário e artigos relacionados com a prática do Cross Fit.

Esta edição 2025 do Badajoz Elvas Throwdown encerra amanhã, domingo 9 de novembro, com a entrega de prémios ao início da tarde.

O Município de Elvas apoia mais uma vez a realização na nossa cidade do Badajoz Elvas Throwdown.

Alentejo Walking ligou os dois fortes da cidade de Elvas

Elvas recebeu na manhã de ontem, sábado, 8 de novembro, uma caminhada integrada na edição 2025 do Alentejo Walking, o Festival de Caminhadas do Alentejo promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O percurso deste ano foi definido pelo denominado PR2 “Linhas de Elvas”, com início no Forte de Nossa Senhora da Graça e final no Forte de Santa Luzia.

Durante o trajeto os participantes tiveram oportunidade de passar pelo Centro Histórico da cidade, abrangendo zonas como as Portas da Esquina, Alcáçova e envolvente ao Castelo.

Esta adesão de Elvas do Alentejo Walking 2025 teve o apoio do setor do Turismo do Município e foi acompanhado pela técnica superior Felicidade Moura.

Personagens imaginárias foram tema de workshop no MACE

“Ilustração de Personagens Imaginários com Aguarela” foi o tema para mais uma edição dos Sábados com Arte, que decorreu ontem, 8 de novembro, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

A docente e artista plástica Elisabete Matias foi a responsável por esta ação destinada ao público infanto-juvenil, distribuída pela manhã e tarde.

Os Sábados com Arte são uma iniciativa do Serviço Edicativo do MACE, têm periodicidade mensal e frequência gratuita, mediante inscrição prévia dos participantes.

Rui Costa venceu também na Casa do Benfica de Elvas

Na segunda volta das eleições do SL Benfica, a lista de Rui Costa venceu com 4.199 votos, contra 1.724 da lista de Noronha Lopes.

A nível nacional Rui Costa foi reeleito como presidente do Benfica nas eleições mais concorridas de um clube português, estabelecendo um record registado no Guiness Book of Records com 93.891 votantes.

Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes celebra Dia de São Martinho com convívio

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes celebra o Dia de São Martinho, na tarde da próxima terça-feira, 11 de novembro, com o tradicional magusto.

O convívio, a ter lugar na sede da coletividade, é destinado aos sócios, revela o presidente do núcleo, José Joaquim Trindade, que adianta que, para além da animação, não faltará a castanha assada e o vinho.

“É o magusto habitual, que fazemos aqui para os combatentes, com castanha assada, a linguiça, a cacholeira e o vinho, para passarmos aqui um bom bocado”, refere o presidente do núcleo. “Normalmente é engrado, porque toca-se aqui o acordeão”, diz ainda.

O início do magusto está previsto para as 17 horas.

Grande exposição dedicada ao Atlético de Madrid para visitar na Fehispor

A Fehispor, a Feira Multissectorial de Espanha e Portugal, a decorrer nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, desde quinta-feira, 6 de novembro, chega este domingo, dia 9, ao fim. Mas até final do dia não faltam motivos para uma visita ao certame, incluindo uma grande exposição dedicada ao Atlético de Madrid.

Segundo o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, o clube é aqui homenageado, entre outros motivos, por ser “muito importante, não só para Espanha, como para Portugal”. O Atlético de Madrid “teve imensos jogadores portugueses e tem muita relação com a Extremadura, nomeadamente com Badajoz, com muitos jogadores históricos, que nasceram” na cidade espanhola.  

A exposição, desenvolvida em colaboração com a Atleti Tour & Museum, permite aos visitantes conhecer troféus e ter acesso a material histórico e conteúdo digital e interativo. Entre os objetos expostos estão incluídas as camisolas oficiais de Javi Galán e Carmen Menaya, as luvas de Oblak, a camisola comemorativa de Futre, bem como troféus emblemáticos: da Liga 2021, o Troféu Reina 2023 ou o Troféu Zamora.

Turismo, gastronomia e artesanato são os principais ingredientes desta 34ª edição da Fehispor, evento que, ao longo dos anos, tem procurado vir a aproximar, cada vez mais, os dois lados da fronteira.

Algumas das imagens da exposição do Atlético de Madrid:

ÁTOA na Feira da Castanha em Marvão

Marvão vive hoje o segundo dia da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha de Marvão. O destaque do cartaz são os ÁTOA. A banda de Évora apresenta a tour “Noites Mágicas, Manhãs Trágicas” até Marvão e promete um espetáculo épico, onde não vai faltar o seu single de platina “Tu na Tua”. A partir das 16h00, no palco principal.

Também no domingo, celebra-se a tradicional Eucaristia Solene com ofertório alusivo ao castanheiro, pelas 10h30, na Igreja de Santiago.

A Castanha Marvão-Portalegre DOP (variedades bárea, colarinha e bravo) produzida nos soutos do concelho e atualmente integrada no processo de certificação, será a grande protagonista do primeiro do certame.

No magusto do Terreiro vai ser possível descobrir, saborear e compreender as nuances que distinguem estas variedades únicas, cujas caraterísticas singulares refletem a autenticidade e a identidade do território.

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha marca também o início da tradicional Quinzena Gastronómica da Castanha. Entre os dias 8 e 23 de novembro, quinze restaurantes do concelho de Marvão vão apresentar, nas suas ementas, o melhor da gastronomia típica do outono, com a castanha a assumir o papel principal.

A entrada da Festa custa dois euros (é gratuita para crianças até aos 12 anos de idade) e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas no próximo sábado

As pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas no próximo sábado, dia 15 de novembro, para o tradicional passeio organizado pelo CicloClube BTT.

Criado com objetivo de “recordar os velhos tempos da bicicleta e dos seus usos”, em que os participantes se vestem a preceito, o evento, com uma adesão “cada vez maior”, revela o presidente da direção da coletividade, António Vitorino, vai já na sua décima edição. “Acaba por ser um passeio bastante divertido, que ocupa grande parte da manhã e da tarde, por vezes”, assegura.

Este passeio, que termina com um almoço convívio na Rua de Alcamim, tem concentração marcada para as 9 horas, junto à sede do CicloClube BTT de Elvas. “Em frente ao CicloClube fazemos a confirmação de inscrições, para verificar o número de pessoas; depois arrancamos até aos Arcos da Amoreira, onde vamos tirar uma fotografia; seguimos em direção à cidade, vamos até à Casa das Barcas e à Praça também, onde fazemos pequenas paragens, sempre com bastante convívio entre os participantes, e depois vamos até à Rua de Alcamim, onde temos o almoço”, revela o responsável.   

Ao longo destes dez anos de realização do evento, as crianças e jovens têm vindo a associar-se ao passeio. “Os pais e os avós têm levado os mais novos de arrasto e para eles isto acaba por ser divertido. Ficam também a conhecer aquilo que foi o uso, de outrora, das pasteleiras, a sua finalidade, para que no fundo eles saibam que não era tudo fácil na altura, porque não é fácil andar com essas bicicletas no dia a dia, mas tiveram um papel fundamental na sociedade”, diz ainda.  

Quem quiser participar na iniciativa terá de fazer a sua inscrição, presencialmente, no CicloClube BTT, através das redes sociais ou do email cicloclubbttelvas@gmail.com.