Elvas recebeu na manhã de ontem, sábado, 8 de novembro, uma caminhada integrada na edição 2025 do Alentejo Walking, o Festival de Caminhadas do Alentejo promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O percurso deste ano foi definido pelo denominado PR2 “Linhas de Elvas”, com início no Forte de Nossa Senhora da Graça e final no Forte de Santa Luzia.
Durante o trajeto os participantes tiveram oportunidade de passar pelo Centro Histórico da cidade, abrangendo zonas como as Portas da Esquina, Alcáçova e envolvente ao Castelo.
Esta adesão de Elvas do Alentejo Walking 2025 teve o apoio do setor do Turismo do Município e foi acompanhado pela técnica superior Felicidade Moura.
“Ilustração de Personagens Imaginários com Aguarela” foi o tema para mais uma edição dos Sábados com Arte, que decorreu ontem, 8 de novembro, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
A docente e artista plástica Elisabete Matias foi a responsável por esta ação destinada ao público infanto-juvenil, distribuída pela manhã e tarde.
Os Sábados com Arte são uma iniciativa do Serviço Edicativo do MACE, têm periodicidade mensal e frequência gratuita, mediante inscrição prévia dos participantes.
Na segunda volta das eleições do SL Benfica, a lista de Rui Costa venceu com 4.199 votos, contra 1.724 da lista de Noronha Lopes.
A nível nacional Rui Costa foi reeleito como presidente do Benfica nas eleições mais concorridas de um clube português, estabelecendo um record registado no Guiness Book of Records com 93.891 votantes.
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes celebra o Dia de São Martinho, na tarde da próxima terça-feira, 11 de novembro, com o tradicional magusto.
O convívio, a ter lugar na sede da coletividade, é destinado aos sócios, revela o presidente do núcleo, José Joaquim Trindade, que adianta que, para além da animação, não faltará a castanha assada e o vinho.
“É o magusto habitual, que fazemos aqui para os combatentes, com castanha assada, a linguiça, a cacholeira e o vinho, para passarmos aqui um bom bocado”, refere o presidente do núcleo. “Normalmente é engrado, porque toca-se aqui o acordeão”, diz ainda.
O início do magusto está previsto para as 17 horas.
A Fehispor, a Feira Multissectorial de Espanha e Portugal, a decorrer nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, desde quinta-feira, 6 de novembro, chega este domingo, dia 9, ao fim. Mas até final do dia não faltam motivos para uma visita ao certame, incluindo uma grande exposição dedicada ao Atlético de Madrid.
Segundo o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, o clube é aqui homenageado, entre outros motivos, por ser “muito importante, não só para Espanha, como para Portugal”. O Atlético de Madrid “teve imensos jogadores portugueses e tem muita relação com a Extremadura, nomeadamente com Badajoz, com muitos jogadores históricos, que nasceram” na cidade espanhola.
A exposição, desenvolvida em colaboração com a Atleti Tour & Museum, permite aos visitantes conhecer troféus e ter acesso a material histórico e conteúdo digital e interativo. Entre os objetos expostos estão incluídas as camisolas oficiais de Javi Galán e Carmen Menaya, as luvas de Oblak, a camisola comemorativa de Futre, bem como troféus emblemáticos: da Liga 2021, o Troféu Reina 2023 ou o Troféu Zamora.
Turismo, gastronomia e artesanato são os principais ingredientes desta 34ª edição da Fehispor, evento que, ao longo dos anos, tem procurado vir a aproximar, cada vez mais, os dois lados da fronteira.
Algumas das imagens da exposição do Atlético de Madrid:
Marvão vive hoje o segundo dia da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha de Marvão. O destaque do cartaz são os ÁTOA. A banda de Évora apresenta a tour “Noites Mágicas, Manhãs Trágicas” até Marvão e promete um espetáculo épico, onde não vai faltar o seu single de platina “Tu na Tua”. A partir das 16h00, no palco principal.
Também no domingo, celebra-se a tradicional Eucaristia Solene com ofertório alusivo ao castanheiro, pelas 10h30, na Igreja de Santiago.
A Castanha Marvão-Portalegre DOP (variedades bárea, colarinha e bravo) produzida nos soutos do concelho e atualmente integrada no processo de certificação, será a grande protagonista do primeiro do certame.
No magusto do Terreiro vai ser possível descobrir, saborear e compreender as nuances que distinguem estas variedades únicas, cujas caraterísticas singulares refletem a autenticidade e a identidade do território.
A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha marca também o início da tradicional Quinzena Gastronómica da Castanha. Entre os dias 8 e 23 de novembro, quinze restaurantes do concelho de Marvão vão apresentar, nas suas ementas, o melhor da gastronomia típica do outono, com a castanha a assumir o papel principal.
A entrada da Festa custa dois euros (é gratuita para crianças até aos 12 anos de idade) e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
As pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas no próximo sábado, dia 15 de novembro, para o tradicional passeio organizado pelo CicloClube BTT.
Criado com objetivo de “recordar os velhos tempos da bicicleta e dos seus usos”, em que os participantes se vestem a preceito, o evento, com uma adesão “cada vez maior”, revela o presidente da direção da coletividade, António Vitorino, vai já na sua décima edição. “Acaba por ser um passeio bastante divertido, que ocupa grande parte da manhã e da tarde, por vezes”, assegura.
Este passeio, que termina com um almoço convívio na Rua de Alcamim, tem concentração marcada para as 9 horas, junto à sede do CicloClube BTT de Elvas. “Em frente ao CicloClube fazemos a confirmação de inscrições, para verificar o número de pessoas; depois arrancamos até aos Arcos da Amoreira, onde vamos tirar uma fotografia; seguimos em direção à cidade, vamos até à Casa das Barcas e à Praça também, onde fazemos pequenas paragens, sempre com bastante convívio entre os participantes, e depois vamos até à Rua de Alcamim, onde temos o almoço”, revela o responsável.
Ao longo destes dez anos de realização do evento, as crianças e jovens têm vindo a associar-se ao passeio. “Os pais e os avós têm levado os mais novos de arrasto e para eles isto acaba por ser divertido. Ficam também a conhecer aquilo que foi o uso, de outrora, das pasteleiras, a sua finalidade, para que no fundo eles saibam que não era tudo fácil na altura, porque não é fácil andar com essas bicicletas no dia a dia, mas tiveram um papel fundamental na sociedade”, diz ainda.
Quem quiser participar na iniciativa terá de fazer a sua inscrição, presencialmente, no CicloClube BTT, através das redes sociais ou do email cicloclubbttelvas@gmail.com.