
O Município de Campo Maior promove, na manhã do próximo dia 15, sábado, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Hugo Santos. O vencedor desta quarta edição do prémio, tal como já antes noticiado, é o campomaiorense João Fernandes (entrevista completa aqui), com a obra “O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”, que tem como pano de fundo uma vila da planície, onde surge um enigmático relógio que altera a ordem do tempo e o quotidiano da comunidade.
A personagem central da história é Elvira Remédios, uma mulher que transporta consigo os ecos do inexplicável, com a narrativa a convidar o leitor a refletir sobre a natureza do tempo e da própria existência.
Para além da edição da obra, o autor ganha ainda um prémio monetário no valor de 1.500 euros. Destacando o gosto que teve em escrever este conto, João Fernandes diz que o prémio atribuído pela autarquia é “simpático”: “dá para o trabalho que deu, mas mesmo que não tivesse ganho, só o facto de ter escrito acho que foi uma experiência engraçada”.
Tendo sido, em quatro edições, o segundo campomaiorense a vencer o prémio, depois de Fernando Fitas, João Fernandes, que acredita no potencial das gentes da vila para a escrita, diz esperar que o concurso possa “continuar a crescer”. Apesar de ver agora o seu talento para a escrita reconhecido, e sendo um homem com vários interesses, o autor não tem em mente, pelo menos a curto prazo, a produção de uma nova obra literária.
A cerimónia de entrega do prémio está marcada, no dia 15, para as 11h30, na Biblioteca Municipal João Dubraz.















