Defesas de Campo Maior percorridas em passeio pedestre este sábado

Campo Maior recebe amanhã, dia 8 de novembro (sábado), o Alentejo Walking Festival, o evento de caminhadas promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O convite é para um percurso de 7,5 quilómetros pelas “Defesas de Campo Maior”, com saída, às 9h30, do Largo do Barata. Durante o passeio será possível explorar a história da vila e contemplar paisagens únicas. O percurso inclui passagens pelo Castelo, a Fortificação Abaluartada, o Mosteiro da Imaculada Conceição e as Portas de Santa Maria.

Por esta ocasião, não só Campo Maior, mas “todo o Alentejo irá caminhar”, nesse fim de semana de 8 e 9 de novembro, como revela o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos. “Cada município apresenta um percurso pedestre, que tem de estar devidamente sinalizado e em condições de poder ser fluído. Há também alguns percursos urbanos, ainda que fundamentalmente estes percursos de caminhada estejam localizados no meio rural, para dar a conhecer ainda mais este produto que cada vez ganha mais adeptos no país. É um produto que cada vez é mais importante para a economia turística do Alentejo”, garante.

Filme “Um ladrão no telhado” exibido em Elvas

O filme “Um ladrão no telhado” está em exibição amanhã, sábado, dia 8, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O filme retrata a história de um criminoso carismático, em fuga da polícia, que se esconde num espaço secreto de uma loja de brinquedos. Aí, assume uma nova identidade e envolve-se com uma funcionária, dando início a uma relação tão improvável quanto perigosa.

Os bilhetes estão à venda em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório.

Campo Maior apura representantes do concelho para a prova regional de corta-mato escolar

A Escola Secundária de Campo Maior foi ontem, 6 de novembro, palco da prova de corta-mato escolar concelhio.

A prova, realizada no âmbito do Desporto Escolar, apurou os representantes do concelho para a prova regional, a realizar no início do próximo ano.

No total, foram cerca de 200 alunos, entre os dez e os 18 anos, que participaram nesta prova, nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores.

A vereadora Paula Jangita esteve presente em representação da Câmara Municipal de Campo Maior.

DECO: Programa E-LAR apoia famílias a melhorar eficiência energética das suas habitações

O Programa E-LAR, promovido pelo Fundo Ambiental, visa apoiar as famílias portuguesas na melhoria da eficiência energética das suas habitações, contribuindo para uma transição energética mais justa e sustentável.

A elevada adesão ao programa levou centenas de consumidores a procurarem a DECO para esclarecer dúvidas e ultrapassar dificuldades no processo de candidatura, nomeadamente quanto à entrega de documentos, recusas e utilização dos vouchers junto dos fornecedores.

Em resposta, a DECO tem prestado apoio técnico e personalizado através dos seus Balcões de Habitação e Energia, em parceria com os municípios. Estes balcões ajudam os consumidores a compreender os critérios do programa, a identificar soluções adequadas ao seu perfil energético e a aceder de forma segura aos apoios disponíveis. A associação reforça a importância de um acompanhamento próximo para garantir que ninguém fica excluído por falta de informação ou orientação.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Elvas: homem encontrado sem vida em casa

Um homem foi encontrado sem vida, na habitação em que vivia, na Rua de Três, no centro histórico de Elvas, na manhã desta sexta-feira, 7 de novembro.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, “há três dias que este homem não atendia o telefone”, sendo que os soldados da paz foram chamados ao local para uma “abertura de porta, com prestação de socorro”.

Aguarda-se agora a realização das devidas diligências, por parte das autoridades, para que seja efetuada, posteriormente, a remoção do corpo do interior da habitação.

Para o local, onde se encontra a PSP, os Bombeiros de Elvas mobilizaram um total de seis operacionais, apoiados por três viaturas, incluindo a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Hospital de Santa Luzia.

Elvas apresenta bacalhau dourado e sericaia na Fehispor

Tal como noticiámos anteriormente, começou esta quinta-feira, 6 de novembro, a 34.ª edição da FEHISPOR – Feira Hispano-Portuguesa, nos pavilhões da IFEBA – Institución Ferial de Badajoz.

Nuno Mocinha, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença na sessão de abertura do certame ibérico, de forte cooperação transfronteiriça.

A cidade de Elvas está representada com um stand conjunto, em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior e o Ayuntamiento de Badajoz, dando a conhecer o património, a gastronomia, os projetos e iniciativas da Eurocidade.

A FEHISPOR, que se prolonga até domingo, dia 9, reúne empresas e entidades de ambos os países, com uma ampla representação dos setores mais dinâmicos presentes nos mesmos. Gastronomia, turismo, artesanato, comércio e produtos alimentares são apenas alguns dos setores representados.

Em representação de Elvas, serão feitas degustações de bacalhau dourado e sericaia, confecionados pelo chef Vicente Grenho.

A animação musical do recinto será uma constante, estando no caso de Elvas a cargo do grupo Cantadores da Planície e Roncas d’Elvas da associação Arkus.

Para visitar a FEHISPOR gratuitamente, basta levantar o seu bilhete no Posto de Turismo da Praça da República.

Festival Internacional de Balões de Ar Quente arranca este sábado em Ponte de Sor

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente está de regresso ao Alto Alentejo, entre este sábado, 8 de novembro, e dia 13, para voltar a colorir os céus da região.

Esta, que é já a 28ª edição do evento, conta com voos em Ponte de Sor (dia 8), Montargil (dia 9), na Fundação Abreu Callado, em Avis (dia 10), Alter do Chão (dia 11), Monforte (dia 12) e Fronteira (dia 13) e com a participação de mais de 30 pilotos de cerca de sete países.

De acordo com Aníbal Soares, da organização, este festival é sempre “um sucesso”, embora recorde que a edição do ano passado foi das piores, tendo em conta as condições atmosféricas. “Se a meteorologia o permitir, cá estaremos mais uma vez. Mas é sempre um êxito. Quando se voa, as pessoas ficam maravilhadas”, assegura.

“A nossa região, o Alto Alentejo, é uma zona muito bonita para voar e os pilotos também gostam muito. Para nós, é sempre um gosto poder promover o evento na região”, garante o responsável, que recorda que, desde 1997, já passaram pelo evento “pilotos de praticamente todos os continentes”. “Para eles é sempre um espetáculo, uma maravilha, é como se fosse a primeira vez”, acrescenta.

O evento, para além de promover o balonismo em Portugal entre a comunidade local, procura apoiar causas sociais. Nesse sentido, as receitas dos voos livres estão associadas a campanhas solidárias que revertem na totalidade para diferentes associações e entidades, como bombeiros voluntários.  

O acesso aos voos livres, que se realizam duas vezes por dia (às 7 horas e às 14h30) será feito mediante aquisição de pulseira solidária, disponível em www.fibaq.com. Os preços variam entre os 75 euros, durante a semana, e os 99 euros, ao fim de semana.

Logo no primeiro dia do evento, 8 de novembro, em Ponte de Sor, realiza-se a já tradicional Night Glow. Trata-se de um espetáculo noturno de luz, cor e som, em que chamas dos queimadores dos balões são libertadas ao ritmo da música.

Ao longo do festival, os visitantes, para além de poderem participar em voos livres em balão de ar quente e assistir aos espetáculos de Night Glow, poderão também realizar batismos de voo cativo.

Após 27 edições de reconhecido sucesso, este festival, organizado pela Publibalão, em parceria com o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, consolidou-se como um dos maiores e mais prestigiados festivais de balonismo da Europa.

Campo Maior: com trabalhos de limpeza concluídos, Museu Aberto e Casa das Flores reabrem ao público este sábado

O Município de Campo Maior viu-se, na passada quarta-feira, 5 de novembro, obrigado a encerrar ao público o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores e o Museu Aberto, depois da forte chuva que caiu e que acabou por invadir os dois espaços museológicos.

Quer a Casa das Flores, quer o Museu Aberto, reabrem já amanhã, sábado, dia 8, garante o presidente da Câmara, Luís Rosinha, que assegura que os trabalhos de limpeza já estavam ontem “praticamente concluídos”.

“Aquilo que aconteceu no Museu Aberto foi o que aconteceu em dezenas de habitações em Campo Maior e noutros concelhos do país. Também nós tivemos a entrada de águas dentro do espaço do Museu Aberto e aquilo que posso garantir é que, ao dia de hoje (ontem, 6 de novembro), as operações de limpeza já estão praticamente todas concluídas, mas também não queremos abrir sem verificar ali determinados pormenores do ponto de vista das infraestruturas elétricas ou outras”, dizia ontem o autarca aos microfones da Rádio ELVAS.

“Continuam a ocorrer os trabalhos, normalmente, e sábado voltamos a abrir, claro, com alguma iniciativa que vamos ter que ter, do ponto de vista da entrada do próprio Museu Aberto, que se situa numa cota inferior à estrada e essas coisas serão todas perceptíveis para aquilo que aconteceu também nas casas das pessoas”, remata.

António Raminhos apresenta “Volto Já” em Elvas esta sexta-feira à noite

O mês de novembro em Elvas é dedicado ao teatro e esta sexta-feira, dia 7, pelas 21h30, o Auditório São Mateus acolhe o espetáculo “Volto Já” de António Raminhos.

António Raminhos tem medo de morrer. Aliás, esse sempre foi um tema presente na sua ansiedade e perturbação obsessiva-compulsiva. Mas, chegou a hora! Não de morrer, mas de partilhar as suas reflexões sobre o que significa viver num mundo onde a morte é uma realidade inevitável, abordando experiências pessoais, medos e absurdos do quotidiano relacionados com a finitude. Com o seu habitual humor nonsense, por vezes negro, vai partilhar histórias sobre funerais, tradições fúnebres e o que realmente acontece nas últimas horas.

Depois de “Não sou eu… é a minha cabeça” e “Não prometemos para mais ninguém”, “Volto Já” é um espetáculo que pretende transformar a indesejada visita da morte num momento de pura comédia. O espetáculo promete ressignificar o luto e celebrar a vida, garantindo que todos saem da sala de sorriso no rosto, pensativos e um pouco mais leves.