Skip to content

ULS Alto Alentejo na final do Prémio Boas Práticas em Saúde com projeto inovador de teleconsulta

A ULS Alto Alentejo marcou presença na final 18.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) com o projeto “Cirurgia de Ambulatório +Perto: Consulta de Enfermagem Pré-Operatória por Teleconsulta”, uma iniciativa que reforça a proximidade e a eficiência na prestação de cuidados cirúrgicos. A chegada à fase final deste prestigiante evento deve ser considerada por todos um motivo de grande orgulho.

O projeto, desenvolvido pela equipa da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Doutor José Maria Grande, em articulação com os Centros de Saúde do distrito, aposta na transformação digital para reduzir deslocações desnecessárias dos utentes, garantindo consultas de enfermagem pré-operatórias à distância. Esta abordagem permite que os doentes realizem exames complementares e recebam instruções pré-cirúrgicas no seu centro de saúde, evitando custos adicionais e perda de tempo.

Desde agosto de 2023, foram aplicados 659 inquéritos de satisfação, revelando níveis elevados de qualidade e satisfação, mesmo entre utentes de concelhos mais distantes, como Ponte de Sor. A iniciativa promove ainda cooperação entre cuidados hospitalares e comunitários, reforçando o acompanhamento pós-cirúrgico e a integração dos serviços.

Após duas avaliações científicas – documental e in loco –, o projeto foi selecionado para a fase final do PBPS, concorrendo na categoria “Melhor Poster”.

Segundo a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), organizadora do prémio, esta edição centrou-se no tema “Sistema de Saúde: Antecipar Ações Face aos Cenários Futuros”, valorizando projetos que otimizam recursos e melhoram a experiência do cidadão.

Compartilhe este artigo: