Estremoz prepara Cozinha dos Ganhões e abre inscrições para expositores

A partir do próximo dia 7 de novembro estão abertas as inscrições para participação na 31.ª edição da Cozinha dos Ganhões, que irá decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Poderão inscrever-se como participantes os restaurantes, doceiros, artesãos, comerciantes e produtores regionais com sede no concelho de Estremoz. Apenas serão aceites inscrições de empresas com sede nos concelhos limítrofes, caso o número de inscrições de expositores com sede no concelho de Estremoz seja inferior ao número de espaços de exposição e venda disponíveis.

Para mais informações, os interessados devem contactar o secretariado da Equipa Multidisciplinar de Promoção da Marca VIVE Estremoz, localizado no Pavilhão A do Parque de Feiras de Estremoz ou através do email equipa.vive@cm-estremoz.pt.

Município de Castelo de Vide reforça equipamentos através do Projeto “TEUNESCO”

O Município de Castelo de Vide procedeu à aquisição de equipamentos informáticos e de mobiliários, através do projeto “TEUNESCO”.

Financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG VI-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), este projeto, que se prolonga até final de 2026, pretende contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável dos quatro territórios reconhecidos pela UNESCO: Naturtejo (PT), Tejo Internacional (ES, PT), Monfragüe (ES) e Villuercas-Ibores-Jara (IS).

O TEUNESCO tem ainda como objetivos reforçar a identidade transfronteiriça local e partilhada, aumentar o número de estratégias conjuntas, promover a investigação e o conhecimento e contribuir para a diversificação e acessibilidade da oferta turística.

A Diputación Provincial de Cáceres é a entidade beneficiária e, além do Município de Castelo de Vide, integram o projeto as autarquias de Marvão, Portalegre, Nisa, Penamacor, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e a entidade Naturtejo. Do lado espanhol, estão as Direções Gerais da Direção Extremadura de Bibliotecas, Arquivos e Património Cultural, Urbanismo, Ordenamento do Território e Agenda Urbana, Desenvolvimento Rural, Juventude e Desporto e o Serviço Público de Emprego da Extremadura (Sexpe).

Entre as várias ações que o Município de Castelo de Vide já executou, destaque para os equipamentos informático (máquina fotográfica), equipamento mobiliário para o Centro de Interpretação na Barragem de Póvoa e Meadas e o Posto Avançado de Informação (Mupi) que já se encontra instalado no Jardim do Rossio de Póvoa e Meadas.

Campo Maior: chuva faz danos na Casa das Flores e no Museu Aberto e obriga a encerramento ao público

A forte chuva que afetou, ao final da manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, a região, acabou por resultar em danos no Centro Interpretativo das Festas do Povo, a chamada Casa das Flores, e no Museu Aberto, em Campo Maior.

Devido aos estragos, a Câmara Municipal de Campo Maior informa que ambos os espaços, situados no Largo do Barata, irão permanecer encerrados ao público até sexta-feira, dia 7, com a reabertura prevista para sábado.

“As nossas equipas já estão no terreno a trabalhar para repor todas as condições de segurança e conforto para visitantes e colaboradores”, informa a autarquia, que agradece a “compreensão e apoio de todos”.

Badajoz: o melhor do turismo, gastronomia e artesanato de Portugal e Espanha volta a estar reunido na Fehispor

O melhor de Portugal e Espanha volta a estar reunido, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz, entre amanhã e domingo, de 6 a 9 de novembro, para aquela que será a 34ª edição da Fehispor.

O evento contará, desta feita, com a participação de “mais de 80 empresas expositoras”, para além de diversas entidades de refereência dos dois países, numa área de “mais de sete mil metros quadrados”, segundo a vereadora Elena Salgado.

Assegurando que a cooperação transfronteiriça “é mais que um conceito político ou económico”, a autarca destaca a Fehispor, que tem como “propósito estreitar laços” entre os dois lados da fronteira – entre Extremadura e o Alentejo, sobretudo -, como uma das feiras “mais emblemáticas” realizadas em Badajoz. “Nestas mais de três décadas de história, a Fehispor consolidou-se como o grande ponto de encontro comercial, social e cultural dos dois lados da Raia”, acrescenta.

Uma das maiores novidades deste ano do certame é uma grande exposição dedicada ao Atlético de Madrid. A mostra, desenvolvida em colaboração com a Atleti Tour & Museum, permitirá aos visitantes conhecer troféus e ter acesso a material histórico e conteúdo digital e interativo. Entre os objetos expostos estão incluídas as camisolas oficiais de Javi Galán e Carmen Menaya, as luvas de Oblak, a camisola comemorativa de Futre, bem como troféus emblemáticos: da Liga 2021, o Troféu Reina 2023 ou o Troféu Zamora.

Gastronomia, artesanato e o já habitual espaço dedicado ao turismo são outros dos atrativos da Fehispor. A 5ª Mostra de Turismo Ibérico, a Turiberia, irá reunir os principais destinos turísticos dos dois países, com especial destaque para o turismo enológico e petfriendly.

Câmara de Elvas apresenta atividades e projeto de requalificação do centro histórico esta quinta-feira

A Câmara Municipal de Elvas realiza amanhã, quinta-feira, 6 de novembro, uma sessão de apresentação de atividades e do projeto de requalificação do centro histórico da cidade, pelas 19 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, destinado aos comerciantes da zona.

O município irá “apresentar imagens do projeto e de como irá ficar após a conclusão das obras”. No decorrer da sessão serão também apresentados “outros investimentos e melhorias” a realizar no centro histórico.

Iniciativa “À descoberta da Serra de S. Mamede” marcada para domingo

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus organiza no domingo, dia 9 de novembro, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de São Mamede, com o intuito de conhecer a sua diversidade florística e faunística. Pretende-se também descobrir algumas das particularidades geológicas da região e comprovar a tipicidade das suas povoações e respetivas tradições culturais e históricas.

A atividade decorre ao longo de um percurso pedestre interpretativo, integrado no PR3 Castelo de Vide – Marvão, com cerca de 11 Km e de nível moderado, onde se vai poder apreciar o património natural e cultural desta área protegida.

A receção dos participantes, junto ao Posto de Turismo em Castelo de Vide, localizado na Praça D. Pedro V, está marcada para as 9.30 horas, começando a cainhada meia hora depois. Para as 13 horas está marcado o almoço campestre, a cargo de cada participante, em Vale de Ródão e para as 15 horas está prevista a chegada a Marvão e participação na Festa do Castanheiro e Feira da Castanha. O regresso a Castelo de Vide está marcado para as 17 horas.

Os participantes devem levar roupa e calçado confortável e resistente, adequados às condições atmosféricas e à natureza da atividade, um cantil com água (existem quatro fontes de água ao longo do percurso onde os cantis poderão ser cheios) e merenda para almoço.

Capacitação do comércio local de Vila Viçosa começou com sucesso

No passado dia 1 de Novembro, sábado, decorreu a primeira sessão da Medida de Apoio ao Comércio Local no Espaço Cowork, no Mercado Municipal.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos e ferramentas essenciais para a modernização e o futuro dos seus negócios, abordando Networking Estratégico; Elaboração de Plano de Marketing e Aplicação em modelos de Inteligência Artificial.

Mau tempo resulta em inundações, quedas de árvores e de um muro em Elvas

A chuva intensa e os ventos fortes que afetaram Elvas, ao final da manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, acabaram por causar uma série de estragos e de constrangimentos na cidade.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas e coordenador municipal de Proteção Municipal, Paulo Moreiras, há, desde logo, a registar a queda de um muro, na Quinta do Paraíso, que acabou por deixar a estrada, por trás do hipermercado Continente, intransitável. As equipas dos bombeiros e da Câmara Municipal encontram-se, agora, a efetuar trabalhos de limpeza da via, com vista ao restabelecimento do trânsito.   

Para além disso, há registo de “uma série de quedas de árvores, de médio e grande porte”, e de várias inundações, tanto na via pública, como em habitações. Paulo Moreiras explicou ainda que os sumidouros, mesmo estando desobstruídos, não foram capazes de dar uma resposta adequada, tendo em conta a muita água que caiu.

Num vídeo de Carlos Luciano, partilhado nas redes sociais, é possível perceber que a rua, junto ao antigo restaurante “O Pescador”, na Cidade Jardim, ficou completamente alagada.

Crato inaugurou Casa Mortuária e ampliação do cemitério

A Casa Mortuária e a ampliação do Cemitério Municipal, junto à Igreja Matriz do Crato, foram inauguradas no passado domingo, dia 2.

O conjunto arquitetónico alberga uma Casa Mortuária e o Cemitério da Ressurreição com cerca de 200 sepulturas e um espaço de ossários.

A Casa Mortuária divide-se em duas zonas bem distintas, uma das zonas tem uma área maior, e dispõem de um pequeno altar, com o seu púlpito anexo, proporcionando a realização do culto religioso de acordo com a tradição católica instituída, o outro espaço é menor e não dispõem de símbolos de caráter religioso, ou seja este espaço é criado para que se possa assumir um maior respeito por aqueles que partiram e que assumidamente decidiram não professar ou professar outro credo.

Cada elemento deste espaço é um convite à meditação sobre a vida e relacionamento com Deus refletindo a fé no amor misericordioso e infinito de Deus por todos nós.

Além do público presente estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, e os vereadores eleitos, o Presidente da Assembleia Municipal, Mariano Cabaço, o Monsenhor Paulo Dias da Igreja Católica e o Pastor Nelson Galamarra da Igreja Evangélica – Assembleia de Deus do Crato.

Conforme refere a placa descerrada “Que este lugar seja um refúgio de paz e conforto para aqueles que aqui vêm buscar consolo, em memória de todos aqueles que passaram por aqui, deixando amor e saudade.”

Raminhos apresenta em Elvas espetáculo sobre a morte: “brincar com o tema não lhe tira a seriedade, mas o peso”

António Raminhos traz ao Auditório São Mateus, em Elvas, o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “Volto Já”, na noite desta sexta-feira, 7 de novembro: um espetáculo onde partilha as suas reflexões sobre o que significa viver num mundo onde a morte é uma realidade inevitável, abordando experiências pessoais e medos relacionados com a finitude.

Em declarações à Rádio ELVAS, o humorista, que tem medo de morrer desde sempre, sentimento que diz ser “mais comum que aquilo que se possa pensar”, procura neste espetáculo “desconstruir” o tema de “forma divertida”. “É uma coisa em que eu penso bastante, às vezes até no sentido mais filosófico – do que será, o que é que existe para além disto – e é toda essa desconstrução que se faz em palco, de uma forma idiota. Mas o espetáculo vai ter também momentos, tendo em conta o feedback que eu tenho tido das sessões que já fiz, para a malta ficar a refletir um bocadinho”, garante.

Este acaba por ser mais um espetáculo em que António Raminhos procura apresentar algo que faz parte da sua história: em “Não sou seu… é a minha cabeça”, o humorista abordava os temas em torno da saúde mental, como a ansiedade e a perturbação obsessivo-compulsiva e em “O sentido das coisas… e isso” falava sobre o nascimento da sua terceira filha, “que foi complicado”, e a morte da sua mãe. “Apesar de ser comédia, eu gosto que os espetáculos sejam de verdade”, assegura.

Dizendo que “brincar com assuntos sérios, não lhes tira a seriedade”, mas o peso, Raminhos adianta que, neste seu novo espetáculo, antes de entrar em palco, as pessoas têm a possibilidade de tirar uma fotografia, colocando a cabeça num cartaz. “Só que a imagem desse cartaz é um corpo num caixão e há muita gente que não consegue tirar a foto. E isso não é estar a chamar a morte, nem estar a tirar seriedade ao tema, é simplesmente estar a trazer leveza”, comenta.

O ponto de partida de “Volto Já” é um problema de saúde que afetou o humorista há cerca de três anos e de que nunca falou publicamente. “Para já, é algo que fica só no espetáculo, porque é o sítio onde eu partilho as minhas histórias”, revela.

Ao longo do espetáculo, Raminhos fala sobre a década de 80, dizendo que quem nasceu nessa altura, tal como ele, “já cá nem devia cá estar, porque os anos 80 foram uma rebaldaria”. “Vou falar também sobre algumas teses sobre a morte, o que é que existe para lá ou não, e por que razão é que, às vezes, as pessoas têm determinadas atitudes que desafiam a própria morte, ou seja, acaba por ser uma reflexão que eu próprio já tenho no meu dia a dia, mas desta vez fui tirando notas para poder partilhar”, acrescenta.

Para aqueles que conseguiram bilhete, dado que o espetáculo está já esgotado, António Raminhos aconselha a irem “descontraídos”, para desfrutarem de mais de entre hora a hora e meia de espetáculo.

O início do espetáculo, o primeiro de três da programação do Mês do Teatro em Elvas, promovido pela Câmara Municipal, está marcado na sexta-feira para as 21h30, no Auditório São Mateus.

Como lidar com a diferença e educar para a empatia no “Crescer com Voz” desta semana

O episódio desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas, tem a palavra “empatia” como ponto central. A empatia não é mais que a capacidade de perceber o que outra pessoa está a sentir e tentar imaginar como é estar no lugar dela.

Neste programa, à coordenada do CLDS 5G de Elvas, Sara Abreu, juntam-se duas crianças, os irmãos Uzam e Saliq, de origem paquistanesa, que dão conta de como foi o processo de adaptação a uma nova realidade, aquando da sua chegada a Elvas, e de como os próprios colegas lidaram com as suas diferenças.

Já integrados, estes irmãos ajudam hoje outras crianças que, tal como eles, chegaram a Elvas sem dizer uma única palavra em português. Saliq revela também que já separou brigas entre amigos na escola e Uzam ajuda os colegas que têm mais dificuldades com a matemática. 

Na prática, lidar com a diferença é aceitar que todos somos únicos e que a empatia é como uma ponte que nos liga uns aos outros.

O programa “Crescer com Voz” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Mulher de 51 anos detida em Elvas por tráfico de droga

Uma mulher de 51 anos foi ontem, 4 de novembro, intercetada e detida, em flagrante delito, em Elvas, por tráfico de estupefacientes, no decorrer de uma investigação levada a cabo pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Elvas.

No decorrer da ação, a polícia apreendeu “71,95 doses individuais de cocaína, 11,50 doses individuais de heroína, 1.710.00 euros em numerário, uma balança de precisão, dois telemóveis e outros itens relacionados com o tráfico de estupefacientes”, revela o Comando Distrital de Portalegre da PSP.

A detida recolheu às celas de detenção e será presente amanhã, 6 de novembro, para primeiro interrogatório judicial, e aplicação das correspondentes medidas de coação, no Tribunal Judicial de Elvas.

Avis: Manuel Coelho quer presidência “marcada pela proximidade”

Realizou-se na passada 6.ª feira, dia 31 de outubro, a cerimónia pública de instalação dos órgãos autárquicos do Concelho de Avis (Câmara Municipal e Assembleia Municipal), de acordo com os resultados determinados pela votação nas eleições de dia 12 de outubro.

A sessão foi conduzida pelo presidente cessante da Assembleia Municipal e teve início com a instalação dos membros eleitos em representação das diversas forças políticas, procedendo-se, em seguida, à instalação da Câmara Municipal, sendo Manuel Coelho, que encabeçou a lista mais votada, o Presidente da Câmara Municipal de Avis, eleito pela CDU (Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV). Os vereadores eleitos foram Telma Bento e Jorge Borlinhas, ambos da CDU, Ricardo Pereiro, do GCA (Grupo de Cidadãos por Avis) e Rui Nunes, do PS (Partido Socialista).

Realizou-se em seguida a primeira sessão da Assembleia Municipal, que procedeu à eleição dos membros da respetiva mesa, tendo sido deliberado por unanimidade que esta eleição fosse feita através de votação em lista. A única lista colocada a votação foi apresentada pela CDU e foi eleita com 14 votos a favor e 7 votos em branco, determinando, assim, a constituição da mesa com Nuno Silva como presidente, Manuel João Ribeiro como primeiro secretário e Carina Tobias como segundo secretário.

Em seguida os representantes de todas as listas presentes na cerimónia fizeram uso da palavra para congratular os membros eleitos para os diversos órgãos, fazer votos de um bom trabalho para todos ao longo do mandato que agora se inicia e ainda saudar a presença da população nesta cerimónia, salientando a importância da participação cívica no regime democrático, nomeadamente nos órgãos do poder local.

Manuel Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Avis, manifestou ainda o seu empenho e da equipa que o acompanha, na continuação de um trabalho marcado pela proximidade e pelo cumprimento dos compromissos assumidos durante a campanha, referindo que a prioridade será garantir o desenvolvimento sustentável do Concelho, com uma particular atenção aos mais necessitados. Reforçou ainda que a defesa do serviço público, do bem comum e do Poder Local Democrático, bem como a valorização e motivação dos trabalhadores da autarquia, serão princípios sempre presentes.

Amantes do todo-o-terreno reunidos no sábado em Campo Maior para II Passeio do Grupo Toca do Lobo

Foto: Marcos Caiola

O Grupo TT Toca do Lobo organiza o seu segundo passeio de todo-o-terreno, em Campo Maior, no próximo sábado, dia 8 de novembro.

Nesta segunda edição do evento, tal como revela o vice-presidente do grupo, José Varela, para além dos jipes, também as motos vão poder participar. “Vamos fazer o passeio no mesmo registo do ano passado, mas vamos acrescentar 25 inscrições de motos, porque, no ano passado, muita gente nos disse que gostaria de participar no passeio em moto e nós não tínhamos essa possibilidade”, explica.

Este passeio vai iniciar-se após o pequeno-almoço, serviço na Quinta dos Pavões, onde terá lugar também o almoço. Entre as duas refeições, os participantes irão fazer um percurso entre 35 a 40 quilómetros.

Depois de almoço, e para que os amantes do todo-o-terreno se possam “divertir um pouco”, vai estar instalada, na zona industrial da vila, uma pista de trial, com vários obstáculos. A intenção é que o evento se prolongue até por volta das “dez ou onze da noite”.

José Varela assegura ainda que, com este passeio, o Grupo TT Toca do Lobo volta a colocar Campo Maior “no mapa de todo-o-terreno”, depois de uma outra associação ter deixado, há alguns anos a esta parte, de promover um evento do género. “Esta é a segunda edição que nós organizamos e, no ano passado, correu muito bem, com muitas pessoas de fora: de Portalegre, Arronches, Elvas, Estremoz, Borba”. Com o evento, a organização também procura “dar a conhecer o que é Campo Maior e alguns pontos emblemáticos”.

Este, que é o mais importante evento promovido pelo grupo, é o último realizado este ano.

Celso Ramalho preside Assembleia Municipal de Borba

Celso Miguel Lopes Ramalho, presidente da Assembleia Municipal de Borba, em conformidade com o n. 1 do art.° 56 da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna público que teve lugar no Celeiro da Cultura, no dia 27 de outubro de 2025 pelas 18:30 horas, uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal que deliberou o seguinte:  

Ponto 1 – Período antes da ordem do dia  

Ponto 3.1 – Eleição da Mesa da Assembleia. Foi apresentado uma única lista, designada por Lista A e composta por:  

Presidente: Celso Miguel Lopes Ramalho  

1° Secretário: Maria Margarida Letras Guégués  

2° Secretário: Agnelo dos Anjos Abelho Baltazar  

Foi aprovada por maioria com 11 votos a favor e 8 votos em branco a constituição da mesa da Assembleia Municipal acima apresentada para o mandato 2025/2029. Para conhecimento geral se pública o presente edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do costume, assim como disponibilizado no site oficial do município. 

Inscrições para caminhada do Alentejo Walking Festival em Elvas abertas até esta quinta-feira

As inscrições para a edição 2025 da Alentejo Walking Festival – “Todo o Alentejo a Caminhar” encontram-se abertas até amanhã, 6 de novembro.

Em Elvas, a caminhada está marcada para sábado, 8 de novembro, pelas 9h30, com partida do Forte da Graça, levando os participantes inscritos a conhecer o percurso das “Linhas de Elvas”. As inscrições podem ser feitas aqui.

Percorrer Elvas e as suas linhas é estar numa das mais importantes cidades quartel de todo o mundo. Defesas militares do passado, são hoje testemunhos históricos de outros tempos, que encantam pela sua perfeição construtiva, pela fantástica conservação patrimonial e pela beleza das paisagens que se deixam avistar ao seu redor. A par do sistema bélico, desenvolveu-se um riquíssimo património religioso em inúmeros templos e registos, bem como um património civil que atinge o seu expoente no majestoso aqueduto.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 97 milhões de euros

Ninguém venceu o primeiro prémio de ontem, 4 de novembro, do Euromilhões, pelo que no sorteio da próxima sexta-feira, dia 7, estará em jogo um “jackpot” de 97 milhões de euros.

O segundo, terceiro e quarto prémios saíram apenas no estrangeiro: o segundo, de 197 mil euros, a três apostadores; o terceiro, de 17 mil euros a oito; e o quarto, de quase 1.500 euros a 29.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 6, 9, 25, 28 e 45 e as estrelas 1 a 4.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Atletismo do CEN competiu na Cunheira

A secção de atletismo do Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente na Cunheira, no passado dia 2, onde participou com 12 atletas conseguindo 5° Lugar por equipas. 

Quanto à classificação individual: Miguel Naques – 1° (traquinas); Maria Cacheirinha- 4°, Martim Rocha – 1; Tomás Batista – 5°, Manel Nanques – 10° (Benjamins A); Rita Conceição- 1°; Carminho Serra – 2° e Martim Salgado – 1° (Infantis); Francisca Romano – 4°, Luís Octávio – 1°, Rodrigo Pimenta – 3° (Iniciados) Pedro Correia – 4° (Veteranos M50). 

Ialbax alcança vários pódios, entre os quais um 2º lugar por equipas

A Associação Desportiva Ialbax marcou presença em várias provas de atletismo e trail, no dia 2 de novembro, com excelentes resultados individuais e coletivos. 

A equipa esteve representada por dois atletas, no IV Trail Demónios do Lizandro, que percorreram os exigentes trilhos junto ao rio Lizandro. Foram eles, Bernardo Dias, na distância de 30 km e João Muñoz, nos 50 km. 

No V Trail de Ficalho, em Vila Verde de Ficalho, competiram Pedro Afonso, que competiu nos 17 km, alcançando o 2º lugar no respetivo escalão; Luís Carranca, participante na distância de 50 km, que obteve o 3º lugar no seu escalão. 

Um grupo numeroso de atletas da AD Ialbax deslocou-se até à Cunheira (Alter do Chão) para participar na 7ª edição da prova de atletismo “10K da Cunheira”. 
Os resultados foram os seguintes: Vanda Rosa Nanques –  2º Lugar da Geral Feminina e  1º Lugar V40; Fátima Pimenta –  3º Lugar V40; Ana Santos –  3º Lugar V45; Cristina Canário –  1º Lugar V50; Ana Duarte –  3º Lugar V50; Luís Velez –  1º Lugar Juniores; Carlos Pimenta –  3º Lugar V35; Manuel Rodrigues (Nelinho) –  2º Lugar V50; Sérgio Cacheirinha –  3º Lugar V50; Marco Santos – 5º Lugar V45; Manuel Mexia – 7º Lugar V50 e José Russo – 6º Lugar V55. 

Além dos resultados individuais, a AD Ialbax conquistou ainda o 2º Lugar por equipas, reforçando o espírito coletivo e o desempenho consistente do grupo.