
A ULS São José e a ULS Alto Alentejo formalizaram um protocolo de afiliação que visa estreitar a colaboração entre as duas instituições, promovendo o desenvolvimento conjunto em áreas estratégicas da saúde.
Este passo representa um marco estratégico na cooperação histórica entre as duas instituições, com o objetivo de potenciar sinergias, inovação e excelência clínica, promovendo uma saúde mais integrada, acessível e centrada nas comunidades.
Principais Eixos Estratégicos: promoção da cooperação de Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) e adoção de abordagens de gestão inovadoras; desenvolvimento de projetos conjuntos com foco em rastreios populacionais e captação de financiamento e partilha de Recursos Especializados e Boas Práticas:
As áreas de cooperação prioritária são a Segurança do Doente, Oncologia, Gastroenterologia, Psiquiatria e Pedopsiquiatria e Cardiologia Pediátrica.
Miguel Lopes, Presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, agradece “à Dra. Rosa Matos e à ULS São José pela abertura e disponibilidade para esta afiliação institucional. Este protocolo é um passo firme na construção de uma rede colaborativa que valoriza a inovação, a investigação e a partilha de boas práticas entre unidades do SNS.”
Já Rosa Valente de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ULS São José, refere que “a ULS São José congratula-se com esta afiliação, que permitirá cumprir com maior qualidade a missão do SNS. Este protocolo de afiliação reforça a nossa política de parcerias institucionais, promovendo a partilha sistemática de boas práticas em cuidados, ensino e investigação.”
Este acordo reforça o compromisso das duas ULS com a inovação, a solidariedade institucional e a melhoria contínua dos cuidados de saúde, especialmente em territórios do interior.















