
O Museu Militar de Elvas celebra, na próxima quinta-feira, 6 de novembro, o seu 16º aniversário.
A data, embora seja celebrada a 29 de outubro, tal como explica o diretor do museu, Coronel Nuno Duarte, é desta feita festejada a 6 de novembro dado que “muitas das viaturas do museu se deslocaram para Viseu”, onde foi celebrado, no passado dia 24, o Dia do Exército. “É o tempo em que elas têm de regressar a casa, para estarem expostas em Elvas, no Museu Militar”, esclarece.
Esta cerimónia de comemoração do 16º aniversário, que será “muito simples”, vai ser presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General Maia Pereira. Estarão também presentes “mais oficiais generais, inclusivamente oficiais generais do Exército Espanhol, do Reino de Espanha, da Brigada Extremadura XI, para além de autarquia, associações, instituições, organizações e amigos do museu”.
A programação deste dia de celebração inicia-se pelas 15h15, com a habitual sessão solene, que inclui, para além das intervenções do diretor do Museu Militar de Elvas e do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, a distinção de personalidades que, ao longo do ano, apoiaram o museu. De seguida, o professor doutor José Varandas apresenta uma palestra sobre as “Potencialidades do Museu Militar de Elvas integrado numa cidade militar e Património da UNESCO”.
Ainda antes do tradicional Porto de Honra, que encerra estas comemorações, pelas 16h30 realiza-se uma visita guiada ao museu, durante a qual será feita a inauguração da nova sala dedicada aos Motociclos do Exército Português.
A entrevista completa a Nuno Duarte para ouvir no podcast abaixo:















