A aldeia social da Santa Casa da Misericórdia de Borba recebe amanhã, dia 3, mais edição da Feira dos Santos, uma tradição que já se pratica há alguns anos e que faz a delícia de todos.
Tradicionalmente inspirada na feira original, este evento é uma recriação fiel que celebra as tradições e os costumes do concelho. É recriada uma atmosfera propícia ao evento, em que são inseridos vários elementos da real Feira dos Santos de Borba, como a roupa a montes, as castanhas assadas e muito mais.
Uma iniciativa que todos os utentes gostam, onde podem também reviver algumas memórias passadas.
A Feira dos Santos da Aldeia Social promete muita animação, alegria, e não podem faltar as tradicionais farturas para adoçar o dia de todos.
Na manhã de 2 de novembro, o Presidente do Município, Luís Rosinha, marcou presença na cerimónia de homenagem aos militares falecidos do concelho.
Esta cerimónia, uma iniciativa conjunta do Município de Campo Maior e do Núcleo local da Liga dos Combatentes, contou com a tradicional romagem ao Talhão dos Combatentes no Cemitério de Campo Maior e ao Cemitério de Degolados, assinalando assim o Dia de Finados.
O Alverca B venceu esta tarde em Elvas, por 3-2, numa partida onde o treinador Bruno Dias realizou várias alterações no onze inicial, dando a titularidade a vários jogadores menos utilizados
Os ribatejanos adiantaram-se no marcador aos 6 minutos, por Filipe Lima e aos 26 dilataram o marcador com um grande golo de Francisco Morais. Diogo Grácio reduziu aos 31 minutos e os alentejanos ainda tiveram tres ocasições de golo para chegar ao empate.
Na segunda parte, ” O Elvas” tentou o empate, mas foi Filipe Lima a bisar na partida aos 65 minutos quem dilatou novamente o resultado para os visitantes. O estreante Diogo Carlos fez ainda o 2-3 aos 68 minutos, mas até final, a equipa de Bruno Dias não marcou e agora caiu para para o 11º lugar, em zona de despromoção.
No final os ânimos exaltaram-se entre os adeptos e a Administração.
Hoje, 2 de novembro, é o dia que a Igreja Católica dedica aos Fiéis Defuntos, também conhecido como dia de Finados.
A data foi assinalada com a habitual cerimónia de deposição de flores no Talhão dos Combatentes do Cemitério de Elvas, por iniciativa do Núcleo local da Liga dos Combatentes.
O ato, que contou com a participação de representantes de instituições militares e civis, culminou com uma breve oração dedicada aos militares que perderam a vida em combate.
Seguiu-se a tradicional missa de Finados na Igreja de S. Francisco, junto ao Cemitério, mandada celebrar pela Câmara de Elvas em memória dos munícipes falecidos.
O presidente da Câmara Municipal, comendador José Rondão Almeida, marcou presença nas duas cerimónias que assinalaram o dia de Fiéis Defuntos.
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires realiza um workshop no âmbito dos doces conventuais sobre “Pastéis de Santa Clara”, onde será confecionado este doce.
A iniciativa decorre a 15 de novembro, a partir das 10h30, e tem inscrições limitadas.
O evento tem entrada livre e é aberto ao público em geral, com inscrição prévia, através do email mae@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268624601.
Marvão celebra, nos dias 8 e 9 de novembro, a 41ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha.
Magustos, mercado de produtos locais, artesanato, tasquinhas, animação de rua e espetáculos de palco são as principais atrações do evento. Os Toka & Dança atuam no sábado, dia 8, às 15 horas e os Átoa sobem ao palco às 16 horas de domingo.
A entrada no certame custa dois euros (crianças até aos 12 anos de idade têm entrada gratuita) e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. abriu concurso, através do Aviso n.º 02/2025 – Programa Escolas, para a modernização e requalificação dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, classificados com o nível de intervenção “P2 – Urgente”, no âmbito do Acordo Escolas celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, em 21 de julho de 2023.
Este Aviso tem como objetivo estratégico assegurar a continuidade dos investimentos de interesse público na área da educação, promovendo escolas modernas, sustentáveis e inclusivas, alinhadas com as metas da transição verde e digital, e garantindo a equidade no acesso à educação de qualidade em todo o território continental.
Podem apresentar candidaturas os Municípios e empresas municipais com competências na construção e reabilitação de infraestruturas escolares, devendo estas referir-se exclusivamente a escolas públicas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário localizadas em Portugal Continental.
Os projetos devem ter como finalidade a construção de novas escolas ou a reabilitação profunda de estabelecimentos existentes, contribuindo para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem; a redução das assimetrias regionais e o reforço da coesão territorial; a criação de espaços multifuncionais e inclusivos; a integração de soluções de eficiência energética e sustentabilidade ambiental a promoção das competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O prazo para a apresentação das candidaturas decorre até às 18h00 do dia 30 de junho de 2026.
Serão apenas elegíveis projetos com custo total mínimo de 250.000 euros, com execução concluída até 31 de dezembro de 2030, sendo o financiamento não reembolsável, e assegurado através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), com base no Empréstimo Global BEI (Banco Europeu de Investimento).
São elegíveis despesas com obras de construção, reabilitação, estudos, projetos, fiscalização, aquisição de equipamentos e recursos digitais, bem como os encargos de comunicação e publicitação do apoio.
Com este Aviso, o Governo e as CCDR reforçam o compromisso com a modernização do parque escolar público, a transição energética e digital e o fortalecimento da coesão territorial, assegurando que todos os jovens têm acesso a escolas de qualidade, seguras e preparadas para os desafios do século XXI.
Nos dias 8 e 9 de novembro, Coruche celebra a 3.ª edição da mostra enogastronómica “Comer de Carne”. Este será um fim de semana dedicado à tradição, à autenticidade e aos sabores únicos daquele concelho, num evento promovido pela Câmara Municipal.
“O objetivo é celebrar a autenticidade, os sabores e a alma gastronómica do concelho de Coruche”, começa por referir a vereadora Susana Cruz.
Ao longo de todo o fim de semana, em diversos restaurantes e quintas da região, será possível provar um prato emblemático: “comer de carne ou sopas de carne, preparado em panela de barro e lume de chão, o que lhe confere um sabor único e autêntico”.
Para além da gastronomia, haverá animação cultural e etnográfica, “que passará pelos restaurantes aderentes, enriquecendo a experiência e destacando a riqueza da nossa tradição”, remata a autarca.
O Grupo Operativo da Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo voltou a reunir esta terça-feira, 28 de outubro, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com a presença dos técnicos dos Municípios e demais membros.
A ordem trabalhos foi composta pela monitorização do plano de ação da plataforma, bem como a preparação do seminário “Casas e Sítios”, projetado para o próximo ano. Nesta reunião, ficou ainda definida a periodicidade das próximas reuniões da Plataforma Supraconcelhia durante o ano de 2026.
A Divisão de Planeamento Regional e Ambiente da CIMAA participou na fase inicial desta reunião, onde apresentou o “Projeto Esperança”, uma Rede de Recolha de Resíduos Têxteis que consiste na recolha de roupa usada para a reutilização ou reciclagem de têxteis e calçado, com objetivo de apoiar pessoas carenciadas e causas sociais. Para além das suas mais-valias ambientais e também para a economia circular, de referir que este projeto, com uma marcada vertente social de inclusão, emprega mais de 60 pessoas, sendo essencialmente pessoas em situação de desemprego de longa duração que, pela idade e formação, já não teriam possibilidades de conseguir trabalho.
A obra que tem vindo a ser levada a cabo nas instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, com vista à melhoria da eficiência energética da instituição, deve vir a ser inaugurada dentro em breve.
O projeto, que resulta de uma candidatura da APPACDM ao PARES 3.0, o programa de alargamento da rede de equipamentos sociais, explica o presidente da direção da instituição, Luís Mendes, embora iniciado há já algum tempo, está praticamente concluído. “Estamos já em fase conclusão deste projeto, que já começou há algum tempo. Dadas várias vicissitudes, como o Covid, como depois a retoma dessa fase do pós-Covid, houve situações em que se tiveram que repetir concursos, toda essa parte burocrática”, revela.
No decorrer da intervenção, foram já instalados painéis fotovoltaicos na APPACDM, sendo que o edifício mais antigo passa agora a contar com janelas em PVC com vidro duplo, com vista a uma “eficiência energética melhor e mais atualizada”. “Estamos aqui já em fase de acabamentos para, posteriormente, fazermos a sua inauguração”, remata Luís Mendes.
Com um custo total de 153 mil euros, a obra contou com financiamento público de 115 mil euros.
A equipa de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos recebe este domingo,2 de novembro, no Estádio Municipal de Elvas, a formação B do Alverca, em partida a contar para mais uma jornada do Campeonato de Portugal.
O jogo tem início às 15h00 e é mais uma oportunidade para a formação azul e ouro somar pontos perante o seu público.
A Rádio ELVAS vai acompanhar o encontro em direto, com relato integral a partir do Estádio Municipal, levando todas as emoções do jogo aos ouvintes e adeptos que não possam estar presentes.
“Amigos com Benefícios” é o nome do espetáculo apresentado a 22 de novembro (sábado), a partir das 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.
Uma comédia familiar divertida, escrita por John Borg, protagonizada por Sofia Alves e que conta ainda com Diogo Lopes e Filipe Matos no elenco.
A história sobre a vida familiar de uma Pastora de uma igreja com contornos e ideias radicais, que se depara com problemas inesperados como é o exemplo do seu filho ser gay e querer assumir uma relação.
Uma peça sobre temas atuais para divertir e fazer refletir ao mesmo tempo.
Recebemos do PS de Elvas o seguinte comunicado relativo à reunião de militantes e simpatizantes onde foram analisados os resultados e as consequências do das ultimas eleições autárquicas no concelho de Elvas:
“A Concelhia de Elvas do Partido Socialista (PS) reuniu o plenário dos seus militantes neste sábado, 1 de novembro. Para esta reunião, além dos militantes da estrutura, foram também convidados a participar os candidatos autárquicos do PS nas eleições de 12 de outubro.
Os resultados deste ato eleitoral, o acordo entre o Partido Socialista e o Movimento Cívico Por Elvas e a projeção futura da política local foram os temas centrais de mais de uma dezena de intervenções. Desta forma, o PS de Elvas deu uma demonstração da sua liberdade interna, em assuntos de grande atualidade e com repercussões no futuro autárquico do concelho. Nós próximos tempos, os socialistas garantem estar atentos aos principais anseios dos elvenses, que possam ser resolvidos no âmbito municipal.”
A comemoração do Dia dos Fiéis Defuntos acontece a 2 de novembro em Portugal e no resto do mundo. A data também é conhecida como Dia dos Finados, Dia dos Mortos e Dia das Almas (conhecida como All Souls Day nos países de língua inglesa).
Celebra-se tradicionalmente pela Igreja um dia depois do Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, mas recentemente tornou-se habitual comemorar os dois dias juntos, a 1 de novembro, quando é feriado nacional.
A tradição deste dia remonta ao século V, quando a Igreja começou a dedicar um dia do ano para rezar pela alma de todos os falecidos, caídos no esquecimento, pelos quais ninguém rezava.
É um dia de celebração dos mortos, onde se realizam missas e se lembram os familiares e amigos que já partiram. Neste dia, que não é um feriado nacional, reza-se pelo perdão dos pecados das almas que deixaram o mundo.
Em certos países, como o México, o Dia dos Mortos é um grande acontecimento, apresentando festas aguerridas a lembrar o Carnaval e recebendo turistas de todo o mundo para as coloridas celebrações.