Campo Maior: Homem fica com pulseira eletrónica por violência doméstica

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 29 de outubro, deteve um homem de 50 anos por violência doméstica, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua ex-companheira de 37 anos.

No decorrer da ação, foi realizada uma busca domiciliária que resultou na detenção do suspeito e na apreensão do seguinte material: uma pistola de alarme; duas pistolas de ar comprimido; um bastão extensível de 55 cm; um bastão de borracha de 55 cm; 37 munições de salva; 175 esferas de borracha; diversas botijas de CO2; um acessório de laser para utilização em arma de fogo e uma embalagem de gás pimenta.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas, tendo-lhe sido aplicadas as seguintes medidas de coação: proibição de contactar a vítima por qualquer meio; proibição de se aproximar da vítima, num raio de 300 metros, sendo esta medida controlada por pulseira eletrónica e obrigação de não deter, adquirir ou utilizar qualquer tipo de arma, devendo proceder à entrega imediata de todas as armas de que seja eventualmente possuidor.

A operação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de Campo Maior.

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

Encontro de terapia ocupacional decorreu na ULSAC

A Equipa de Terapeutas Ocupacionais da ULSAC(Unidade Local de Saúde do Alentejo Central) organizou, no passado dia 27 de outubro, o 1º Encontro de Terapia Ocupacional, sob o mote Conhecer para Valorizar. A ação decorreu na Sala de Formação 1 do Edifício Espírito Santo e reuniu médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e profissionais de educação. A iniciativa, organizada com o apoio do Gabinete de Comunicação e Marketing, reuniu cerca de 40 participantes.

O Encontro, que coincidiu com o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, teve como objetivo promover o reconhecimento e valorização da especialidade e dos seus profissionais, em diferentes contextos de cuidados de saúde. Na primeira parte da sessão foram abordados temas relacionados com a Terapia Ocupacional no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados de Saúde Hospitalares, nomeadamente no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR). No período da tarde, esteve em foco a Terapia Ocupacional nas diferentes unidades e nas equipas comunitárias do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAC.

Zaida Nunes, Terapeuta Ocupacional e Técnica Coordenadora da Terapia Ocupacional no Serviço de MFR da ULSAC, realçou que “o 1º Encontro serviu para dar visibilidade ao trabalho realizado, diariamente, nos diferentes contextos dos cuidados de saúde e reforçar o papel essencial da Terapia Ocupacional na promoção da funcionalidade, da autonomia e da qualidade de vida das pessoas.”

A Terapia Ocupacional atua na prevenção, avaliação e intervenção de pessoas que, por diversas razões, como acidentes, doenças, deficiências ou envelhecimento, enfrentam dificuldades em realizar as suas atividades do dia a dia. Os Terapeutas Ocupacionais ajudam, o indivíduo, a recuperar ou a manter as suas competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais, através de atividades significativas.

Os profissionais promovem o desenvolvimento de competências, tentam restaurar as funções perdidas e atuam também na prevenção de disfunções e/ou compensação de funções através da aplicação de técnicas e procedimentos específicos, nomeadamente a utilização de produtos de apoio. A Terapia Ocupacional trabalha a saúde física e mental de um indivíduo.

Feira dos Santos em Borba decorre a 1 e 2 de novembro com tradição, sabores e milhares de visitantes

Borba volta a receber, nos dias 1 e 2 de novembro, mais uma edição da tradicional Feira dos Santos, um dos eventos mais emblemáticos do calendário regional alentejano. Realizada junto ao Parque de Feiras e Exposições e em várias ruas da cidade, a feira atrai anualmente milhares de visitantes, num ambiente de convívio, comércio e celebração da identidade local.

A Feira dos Santos é conhecida pela diversidade de produtos que oferece, com destaque para o vestuário, calçado, frutos secos, hortícolas, enchidos, queijos, doçaria tradicional e outros artigos regionais. A autenticidade dos sabores e a riqueza do artesanato fazem deste certame um ponto de encontro entre produtores locais e consumidores vindos de toda a região e até de Espanha.

Pedro Esteves, presidente da Câmara de Borba

Além da vertente comercial, o evento é também um espaço de animação e cultura popular, com a presença habitual de música ao vivo, tasquinhas e momentos de folclore. A feira assume-se como uma verdadeira romaria urbana, onde se cruzam gerações e se reforçam laços comunitários.

O Presidente da Câmara de Borba, Pedro Esteves disse que ” a Feira dos Santos é tradição aqui na zona, está a correr bem, apesar do tempo estar a ameaçar chuva. Esta era por tradição uma feira onde as pessoas se abasteciam para o Inverno, hoje as coisas mudaram, mas continuamos a ter muita gente. No próximo ano, já queremos fazer algumas alterações para dinamizar a zona da Praça, mas teremos tempo para informar na altura”.

Organizada pela Câmara Municipal de Borba, a Feira dos Santos mantém viva uma tradição secular que continua a ser um motor de dinamização económica e social para o concelho. A edição de 2025 promete, mais uma vez, afirmar Borba como destino obrigatório nesta época festiva.

Passeando na História junta passado e presente no CAEP

O Grupo Folclórico e Cultural da Boavista propõe para amanhã, domingo, dia 2, a iniciativa Passeando na História.

Num tempo em que o efémero ganha espaço e a vertigem dos dias é uma realidade que não traz “o vagar” para desfrutar a vida, este grupo junta no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre convidados especiais, a alegria da juventude e o orgulho pelas tradições.

Em palco, como artista convidada, vai estar Dina Valério, acompanhada por Jorge Silva, João Carvalho e Samuel Garção.

Passeando com História está marcado para as 16 horas.

Pulseira eletrónica por violência doméstica em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 29 de outubro, deteve um homem de 50 anos por violência doméstica, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua ex-companheira de 37 anos.

No decorrer da ação, foi realizada uma busca domiciliária que resultou na detenção do suspeito e na apreensão do seguinte material:

  • Uma pistola de alarme;
  • Duas pistolas de ar comprimido;
  • Um bastão extensível de 55 cm;
  • Um bastão de borracha de 55 cm;
  • 37 munições de salva;
  • 175 esferas de borracha;
  • Diversas botijas de CO2;
  • Um acessório de laser para utilização em arma de fogo;
  • Uma embalagem de gás pimenta.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas, tendo-lhe sido aplicadas as seguintes medidas de coação:

  • Proibição de contactar a vítima por qualquer meio.
  • Proibição de se aproximar da vítima, num raio de 300 metros, sendo esta medida controlada por pulseira eletrónica;
  • Obrigação de não deter, adquirir ou utilizar qualquer tipo de arma, devendo proceder à entrega imediata de todas as armas de que seja eventualmente possuidor.

A operação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de Campo Maior.

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

Ponte de Sor entregou 980 kg de equipamentos usados na VALNOR

O Município Ponte de Sor assinalou o Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, com a entrega na VALNOR de 980 kg de equipamentos usados.

Este gesto reforça o cumprimento das metas do Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos de Sólidos Urbanos | PAPERSU e do compromisso com a economia circular e a gestão sustentável dos resíduos.

Festa de Reggaeton ao som do DJ Manja este sábado à noite em São Vicente

De regresso ao ativo, a Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa (AFASVV), responsável por organizar, entre outros eventos, as festas de verão de 2026, em honra de Nossa Senhora do Rosário, naquela freguesia do concelho de Elvas, promove na noite deste sábado, 1 de novembro, uma festa de reggaeton

A animação musical do evento, que decorre no salão da Junta de Freguesia, a partir das 23 horas, vai estar a cargo do DJ Manja (na imagem). As entradas têm um custo “simbólico” de um euro, sendo que a festa prolongar-se-á até às 4 horas da madrugada.

Esta festa, de acordo com o presidente da associação, Rúben Ameixa, é a primeira atividade de um conjunto de eventos que estão já previstos, depois da “suspensão da atividade” em 2019, último ano em que a AFASVV organizou as festas de verão da aldeia. “Regressámos agora e este é o primeiro evento, sendo que todos terão como objetivo final a angariação de fundos para as festas de verão de 2026”, explica. A escolha do reggaeton para esta primeira festa vai “de encontro ao estilo de música que sempre muito apreciado na zona, principalmente aquele reggaeton mais antigo, o reggaeton inicial”.

Do calendário de eventos da associação fazem parte a Romaria da Ventosa, uma noite de fados, os festejos dos Santos Populares, o tradicional Baile da Pinha e o jantar de celebração do Dia da Mulher. “Estamos ainda a estudar e a planear outras atividades, outros eventos, sejam bailes, sejam outras festas com música, no decorrer do ano, até às festas de verão, marcadas para de 12 a 17 de agosto de 2026”, remata o responsável.

Na organização desta festa de reggaeton, a associação conta, entre outros, com os apoios da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Sopas para todos os gostos e muita animação este sábado à noite em Arronches

A tradicional Noite das Sopas, promovida pela Associação Freestyle Iceshow de Arronches, está este sábado, 1 de novembro, de regresso ao edifício “O Celeiro”.

Nesta nona edição do evento, que contará com animação musical a cargo de Marco Morgado, revela o presidente da associação, Marco Vitória, o público poderá degustar um total de cinco sopas: canja, sopa de tomate, de cação, de feijão com batata e de repolho. “Além das sopas, teremos também disponíveis pão com chouriço e bifanas, para quem desejar, e sobremesas variadas”, acrescenta.   

A expectativa da organização é de que, à semelhança dos anos anteriores, o evento conte com “casa cheia”. “Tem sido um evento já de marca, aqui em Arronches, que tem trazido a população, tanto dos concelhos, como distritos vizinhos, bem como da vizinha Espanha e esperamos contar, uma vez mais, com a presença de todos”, diz Marco Vitória.

O valor de entrada no evento, que dá direito a provar todas as sopas disponíveis, com oferta de uma taça e de um copo reutilizável, tem um custo de seis euros. O recinto abre portas às 19 horas, sendo que as sopas serão servidas até às 22 horas. A partir dessa hora, a entrada do público é gratuita.  

O lucro angariado com o evento reverte, uma vez mais, para as atividades da associação, que se dedica à patinagem freestyle.

Município de Borba alarga cobertura de rede de acesso a desfibrilhadores externos

O Município de Borba procedeu à receção de mais um equipamento de desfibrilhação automática externa (DAE), que será instalado junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Este novo dispositivo vem reforçar a rede de segurança da comunidade, disponibilizando uma resposta rápida de suporte à vida em espaço público.

A instalação deste aparelho evidencia o compromisso da autarquia com a saúde e bem-estar dos munícipes, alargando a cobertura de acesso a este tipo de recurso fundamental.

Eleitos de Castelo de Vide tomam posse este sábado

A Sessão de Instalação dos Órgãos Autárquicos de Castelo de Vide, para o mandato 2025-2029, vai decorrer este sábado, dia 1 de novembro, pelas 17h00, no Cineteatro Mouzinho da Silveira.

O evento público e aberto a toda a população marca a tomada de posse dos recém-eleitos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal.

De recordar que, Nuno Calixto, do PPD/PSD, foi eleito, no passado dia 12 de outubro, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide com 51,53% dos votos.

Dia 1 de Novembro homenageia todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano. Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

A origem da festa remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé. Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a todas as pessoas que tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e, por isso, eram consideradas santas. Ele também ordenou que a solenidade fosse celebrada a 1 de novembro.

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia primeiro de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.

O dia 1 de novembro também é conhecido como o Dia de Pão por Deus, uma data muito aguardada pelas crianças, que saem às ruas com um saquinho a fim de recolher ofertas, como castanhas, nozes, figos e doces.

O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional. Este dia deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou-o em 2016, por acordo com a Santa Sé.

Militares de Campo Maior que perderam a vida em combate recordados e homenageados este domingo

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes presta, na manhã deste sábado, 2 de novembro, em Dia de Finados, uma homenagem aos militares falecidos do concelho, com a tradicional romagem ao Talhão dos Combatentes no Cemitério de Campo Maior e ao Cemitério de Degolados.

“Vamos homenagear e relembrar os nossos combatentes, tanto faz da Grande Guerra, como da Guerra do Ultramar, assim como aqueles que foram em missão de paz, nos séculos XX e XXI”, começa por dizer o presidente do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, José Joaquim Trindade.

Numa cerimónia simples, com início às 9h30, no Cemitério de Campo Maior, unem-se ao Núcleo da Liga dos Combatentes “o presidente da Câmara, os presidentes das juntas de freguesia e o comandante da GNR”, para a habitual deposição de flores. De seguida, a comitiva ruma ao Cemitério de Degolados, onde está sepultado um antigo combatente.

Este Dia de Finados é ainda assinalado em Campo Maior com a participação do núcleo numa eucaristia. “É aquela missa normal de Finados, em que nós estamos sempre presentes também, com o senhor padre a nomear os combatentes”, explica ainda José Joaquim Trindade.

Gabinete do Vice-Presidente da Câmara de Elvas será no MACE

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) vai acolher o gabinete de Nuno Mocinha, que exercerá funções a partir deste espaço durante o novo mandato autárquico iniciado na passada sexta-feira com a tomada de posse.

O gabinete foi preparado especificamente para o efeito, estando a nomeação de Nuno Mocinha como vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas prevista para a primeira reunião do executivo, marcada para esta segunda-feira.

Sara Anjos, eleita deputada municipal no passado dia 12 de outubro, irá trabalhar diretamente com Nuno Mocinha.

Combatentes sepultados em Elvas homenageados em Dia de Finados

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes promove este domingo, 2 de novembro, a tradicional cerimónia do Dia de Finados, no Talhão do Combatente do Cemitério de Elvas.

Trata-se, de acordo com o presidente do núcleo, o sargento-môr José Miguêns, de uma homenagem aos combatentes já falecidos, com início às 11h30. “É uma pequena e singela cerimónia de homenagem àqueles que já não estão entre nós. Dentro da nossa capacidade e do compromisso assumido, prestamos ali uma pequena homenagem aos militares que já não estão connosco”, assegura.

Nesta cerimónia, autoridades civis e militares fazem a habitual deposição de flores no Talhão do Combatente, onde terá também lugar uma recitação pelo padre da paróquia.

Contrariamente ao que aconteceu em outros tempos, atualmente, as forças militares já não se associam a esta cerimónia: “isto é próprio da conjuntura que atravessamos, a nível das forças armadas, e para este tipo de cerimónias tão simples e tão curtas não está prevista a presença de nenhuma força militar”.

Quinta de Santo António encerra portas

O hotel rural de quatro estrelas Quinta de Santo António, situado entre Elvas e Barbacena, encerra amanhã, alegadamente por inviabilidade económica.

Com o encerramento, Elvas perde mais uma unidade hoteleira, depois da Pousada de Santa Luzia ter fechado em julho. A decisão deixa ainda 13 trabalhadores no desemprego.