
Os eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Elvas tomaram posse ao princípio da noite desta sexta-feria, numa cerimónia solene que decorreu no auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço. O ato oficial marcou o arranque do novo ciclo autárquico para o quadriénio 2025-2029.
Tomaram posse na Câmara, Rondão Almeida, reeleito presidente da Câmara pelo Movimento Cívico por Elvas, tendo um vereador ao seu lado, Hermenegildo Rodrigues. O Chega, segundo partido mais votado, tem dois vereadores: José Eurico Malhado e Elsa Dourado. O PS também elegeu dois vereadores, Nuno Mocinha e Sérgio Ventura, enquanto a Aliança Democrática, PSD-CDS, elegeu a vereadora Margarida Paiva.

Perante uma plateia quase cheia, os novos autarcas assumiram os respetivos cargos, comprometendo-se a servir o concelho com dedicação, transparência e proximidade.
Rondão Almeida disse ao nosso microfone que “correu tudo bem, as principais forças políticas estão aqui representadas e agora é preciso despir as camisolas e trabalhar por Elvas. A campanha é um período onde há exageros na linguagem, mas já acabou. É preciso começar a trabalhar, pois estivemos durante um mês parados, quero estar nesta vida para trabalhar em pro dos elvenses e por isso já convoquei os meus colegas para terem uma primeira reunião de Câmara, segunda feria à tarde, onde vamos distribuir pelouros e a partir daqui é começar a trabalhar”.
Após a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal foi realizada a eleição da mesa da Assembleia Municipal e respetivo presidente. Havia duas listas a sufrágio, com o Chega a apresentar José Eduardo Gonçalves e o Movimento Cívico a apresentar outra lista, encabeçada por Graça Luna Pais.
Os eleitos e os presidentes de junta votaram dando a vitória a Graça Luna Pais, numa mesa composta também por Lito Vidigal e Vitória Lérias, com 17 votos, contra 11 na lista de Bi Gonçalves e ainda um voto em branco.
Graça Luna Pais foi assim reeleita presidente da Assembleia Municipal de Elvas, tendo dito à Rádio Elvas que “como sabíamos havia um acordo entre o PS e o Movimento para dar seguimento ao trabalho que vínhamos fazendo. Ao haver duas listas à escolha pode ser entre uma e outra lista. Espero e fazer tudo para que seja um mandato diferente do anterior e com a experiência aprende-se e tenho vontade e estímulo para fazer um melhor trabalho e melhorar as condições de vida dos elvenses”
Veja aqui as fotos:
veja aqui os vídeos, da eleição do Presidente da Assembleia:
Da tomada de Posse da Câmara e Assembleia:
 
								




































































