Tomada de Posse da Câmara e Assembleia Municipal de Elvas, sem surpresas na eleição da presidência

Os eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Elvas tomaram posse ao princípio da noite desta sexta-feria, numa cerimónia solene que decorreu no auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço. O ato oficial marcou o arranque do novo ciclo autárquico para o quadriénio 2025-2029.

Tomaram posse na Câmara, Rondão Almeida, reeleito presidente da Câmara pelo Movimento Cívico por Elvas, tendo um vereador ao seu lado, Hermenegildo Rodrigues. O Chega, segundo partido mais votado, tem dois vereadores: José Eurico Malhado e Elsa Dourado. O PS também elegeu dois vereadores, Nuno Mocinha e Sérgio Ventura, enquanto a Aliança Democrática, PSD-CDS, elegeu a vereadora Margarida Paiva.

Mesa da Assembleia presidida por Graça Luna Pais

Perante uma plateia quase cheia, os novos autarcas assumiram os respetivos cargos, comprometendo-se a servir o concelho com dedicação, transparência e proximidade.

Rondão Almeida disse ao nosso microfone que “correu tudo bem, as principais forças políticas estão aqui representadas e agora é preciso despir as camisolas e trabalhar por Elvas. A campanha é um período onde há exageros na linguagem, mas já acabou. É preciso começar a trabalhar, pois estivemos durante um mês parados, quero estar nesta vida para trabalhar em pro dos elvenses e por isso já convoquei os meus colegas para terem uma primeira reunião de Câmara, segunda feria à tarde, onde vamos distribuir pelouros e a partir daqui é começar a trabalhar”.

Após a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal foi realizada a eleição da mesa da Assembleia Municipal e respetivo presidente. Havia duas listas a sufrágio, com o Chega a apresentar José Eduardo Gonçalves e o Movimento Cívico a apresentar outra lista, encabeçada por Graça Luna Pais.

Os eleitos e os presidentes de junta votaram dando a vitória a Graça Luna Pais, numa mesa composta também por Lito Vidigal e Vitória Lérias, com 17 votos, contra 11 na lista de Bi Gonçalves e ainda um voto em branco.

Graça Luna Pais foi assim reeleita presidente da Assembleia Municipal de Elvas, tendo dito à Rádio Elvas que “como sabíamos havia um acordo entre o PS e o Movimento para dar seguimento ao trabalho que vínhamos fazendo. Ao haver duas listas à escolha pode ser entre uma e outra lista. Espero e fazer tudo para que seja um mandato diferente do anterior e com a experiência aprende-se e tenho vontade e estímulo para fazer um melhor trabalho e melhorar as condições de vida dos elvenses”

Veja aqui as fotos:

veja aqui os vídeos, da eleição do Presidente da Assembleia:

Da tomada de Posse da Câmara e Assembleia:

ULS Alto Alentejo reforça equipas com 22 profissionais 

A ULS (Unidade Local de Saúde) do Alto Alentejo deu as boas-vindas aos profissionais que se juntaram às suas equipas durante o mês de outubro, ou que viram as suas situações contratuais modificadas, contribuindo para o reforço da prestação de cuidados de saúde na região.

Este reforço acontece com oito enfermeiros, uma técnica superior de Psicologia Clínica, uma TSDT de Terapia Ocupacional, sete técnicos auxiliares de saúde, três assistentes técnicos e dois assistentes operacionais.

A todos os novos profissionais, recebidos em sessão de acolhimento pelos elementos do Conselho de Administração na Sala de Conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, a ULS Alto Alentejo deseja os maiores sucessos nesta nova etapa, agradecendo o compromisso com a missão de promover uma Comunidade mais Saudável.

Município de Portalegre lança o projeto “Pontes de Saberes”

O Município de Portalegre está a implementar o projeto “Pontes de Saberes”, uma iniciativa que promove o desenvolvimento local e comunitário das freguesias rurais, através de processos e ações inovadoras que contribuam para o empoderamento da população 55+.

O “Pontes de Saberes” aposta em ações que aproximam serviços, reforçam competências e valorizam o papel dos cidadãos na construção de comunidades mais coesas e participativas.

Depois do arranque do Balcão Municipal Social 55+, segue-se já em novembro uma nova ação, em parceria com a AREANATEJO, sobre eficiência energética, hábitos de consumo sustentável e qualidade de vida.

Fronteira comemora Dia de Todos os Santos com os mais novos

O Município de Fronteira assinala amanhã, dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, mantendo viva uma das mais bonitas tradições locais – o “Pedir os Santinhos”.

Sendo assim, todas as crianças do concelho são desafiadas a participar com a sua bolsa e, durante a manhã, pedir os santinhos.

A atividade vai decorrer em todo o concelho com os seguintes horários:

Fronteira – 𝟬𝟵𝗵𝟬𝟬 | Biblioteca Municipal

Vale de Seda – 𝟭𝟬𝗵𝟬𝟬 | Centro de Convívio

Cabeço de Vide – 𝟭𝟬𝗵𝟰𝟱 | Albergue

Vale de Maceiras – 𝟭𝟮𝗵𝟬𝟬 | Grupo Desportivo

Feira dos Santos este fim de semana em Borba

Este fim de semana, dias 1 e 2 de novembro, realiza-se mais uma Feira dos Santos, no Parque de Feiras e Exposições e em algumas ruas de Borba.

Vestuário, calçado, frutos secos, produtos hortícolas, enchidos, queijos, doçaria e outros produtos regionais, trazem ano após ano milhares de pessoas, numa romaria que faz desta feira uma das mais tradicionais da região.

“Through the lens” mostra Avis aos olhos de jovens visitantes do projeto Erasmus +

Encontra-se patente, até 30 de novembro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, a exposição “Though the lens”, que resulta do trabalho desenvolvido por um grupo de jovens oriundos de quatro países (Itália, Espanha, Turquia e Portugal), que estiveram em Avis de 18 a 22 de outubro, no âmbito de um intercâmbio de jovens do projeto Erasmus +.

A fotografia foi o elemento central deste projeto, através do qual os jovens foram desafiados a explorar o multiculturalismo e a valorização da diversidade cultural. O resultado foi uma exposição que permite ver Avis através da lente de estranhos e que convida os visitantes a usar os cinco sentidos para respirar as emoções e saborear as histórias que as fotografias contam.

João Baião apresenta ‘Baião d’Oxigénio’ em Arronches

João Baião está esta sexta-feira, dia 31, em Arronches, para apresentar o espetáculo «Baião d’Oxigénio», uma comédia musical que combina humor, música e dança. A apresentação está marcada para as 21 horas, no Auditório do Centro Cultural de Arronches.

Em ‘Baião d’Oxigénio’, João Baião está de volta aos palcos com um espetáculo inovador, cheio de música, humor e energia contagiante! Desta vez, o público é convidado a espreitar os bastidores da criação artística, num divertido e inesperado processo de casting para encontrar os novos bailarinos do seu próximo grande projeto. Entre passos de dança e coreografias, João vai partilhando com os candidatos – e com o público – as suas ideias para o espetáculo que tem em mente. Cada ideia ganha vida no palco, transformando-se em quadros surpreendentes e hilariantes, como se o espetáculo já estivesse a acontecer. Do teatro musical à comédia, da dança contemporânea ao delírio mais improvável, esta é uma viagem única pela mente criativa de João Baião.

Um espetáculo dentro do espetáculo, onde realidade e imaginação se misturam para criar momentos mágicos, cheios de emoção e gargalhadas. Trata-se de uma noite inesquecível, com muita música, talento e a energia inconfundível de João Baião com a sua companheira de muitas aventuras teatrais a extraordinária atriz Cristina Oliveira, talentosos cantores e bailarinos.

O espetáculo integra uma digressão nacional que se prolongará até 2026 e deverá chegar a mais de 120 mil espectadores em todo o país.

DECO defende literacia financeira como instrumento de equidade

A DECO alerta para a persistência de ciclos de vulnerabilidade em Portugal, agravados pelo sobre-endividamento e pela falta de literacia financeira. A associação sublinha que milhares de famílias vivem uma pobreza quotidiana, sem recursos suficientes para cobrir despesas básicas, apesar de trabalharem o mês inteiro.

Para combater esta realidade, a DECO aposta no aconselhamento direto a consumidores, na formação em gestão financeira e na promoção de soluções de consumo mais justas. A organização defende que a informação clara e acessível é essencial para quebrar ciclos de exclusão social.

A associação apela a políticas públicas mais eficazes, que integrem a proteção financeira como pilar da inclusão, reforcem os mecanismos de prevenção do endividamento e garantam o acesso universal a serviços de apoio. Segundo a DECO, muitas medidas de ajuda não chegam às famílias por falta de informação ou dificuldades de acesso.

A capacitação dos consumidores e o uso estratégico da informação são, para a DECO, ferramentas fundamentais para construir uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Fehispor volta a juntar o melhor de Portugal e Espanha de 6 a 9 de novembro em Badajoz

O melhor de Portugal e Espanha volta a estar reunido, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz, de 6 a 9 de novembro, para aquela que será a 34ª edição da Fehispor.

O evento, apresentado à comunicação social pela vereadora Elena Salgado, contará, desta feita, com a participação de “mais de 80 empresas expositoras”, para além de diversas entidades de refereência dos dois países, numa área de “mais de sete mil metros quadrados”.

Assegurando que a cooperação transfronteiriça “é mais que um conceito político ou económico”, a autarca destaca a Fehispor, que tem como “propósito estreitar laços” entre os dois lados da fronteira – entre Extremadura e o Alentejo, sobretudo -, como uma das feiras “mais emblemáticas” realizadas em Badajoz. “Nestas mais de três décadas de história, a Fehispor consolidou-se como o grande ponto de encontro comercial, social e cultural dos dois lados da Raia”, acrescenta.

Uma das maiores novidades deste ano do certame é uma grande exposição dedicada ao Atlético de Madrid. A mostra, desenvolvida em colaboração com a Atleti Tour & Museum, permitirá aos visitantes conhecer troféus e ter acesso a material histórico e conteúdo digital e interativo. Entre os objetos expostos estão incluídas as camisolas oficiais de Javi Galán e Carmen Menaya, as luvas de Oblak, a camisola comemorativa de Futre, bem como troféus emblemáticos: da Liga 2021, o Troféu Reina 2023 ou o Troféu Zamora.

Gastronomia, artesanato e o já habitual espaço dedicado ao turismo são outros dos atrativos da Fehispor. A 5ª Mostra de Turismo Ibérico, a Turiberia, irá reunir os principais destinos turísticos dos dois países, com especial destaque para o turismo enológico e petfriendly.

IPPortalegre e Instituto Federal do Espírito Santo formam a primeira aluna com dupla titulação

No passado dia 17 de outubro, a Escola Superior de Biociências de Elvas do Politécnico de Portalegre e o Instituto Federal do Espírito Santo (Brasil) formaram a primeira aluna graduada em Agronomia e mestre em Agricultura Sustentável, ao abrigo do acordo de dupla titulação.

A estudante Caroline Brunelli terminou o seu percurso académico apresentando a dissertação “Resposta de sensores próximos a doses variáveis de fertilizante azotado em culturas forrageiras de Inverno sob Clima Mediterrânico”. O júri de avaliação do seu trabalho foi constituído por professores da Escola Superior de Biociências de Elvas, Universidade de Évora e Instituto Federal do Espírito Santo.

Este acordo celebrado entre o Politécnico de Portalegre e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) permite aos alunos que concluem a licenciatura em Agronomia neste instituto brasileiro, através da frequência de um conjunto de unidades curriculares e da realização da dissertação no mestrado em Agricultura Sustentável, obterem o título de licenciado e mestre, sendo-lhes emitidos dois diplomas: um do Instituto Federal do Espírito Santo e outro do Politécnico de Portalegre.

No espaço europeu, a maioria das licenciaturas tem a duração de três anos. Muitos estudantes que concluem as suas licenciaturas optam em seguida por realizar os seus mestrados, totalizando este percurso académico, na grande maioria dos casos, cinco anos. Pelo contrário, no Brasil, a licenciatura tem a duração de cinco anos. Estes acordos de dupla titulação permitem aos alunos aderentes realizar parte da sua formação e desenvolver um projeto de dissertação em Portugal, e obter assim o grau de licenciado no Brasil e de mestre em Portugal.

A vertente da internacionalização tem sido uma aposta para o Politécnico de Portalegre: atualmente conta com mais de 100 parcerias com instituições de Ensino Superior, mais de 200 estudantes internacionais de 25 nacionalidades diferentes são acolhidos no Politécnico e mais de 10% dos estudantes nacionais têm a oportunidade de passar um semestre no estrangeiro.

Os acordos de dupla titulação são outro dos pilares da internacionalização que espelham o trabalho desenvolvido em rede pelo Politécnico de Portalegre com instituições de Ensino Superior estrangeiras. 

Teatro Bernardim Ribeiro acolhe cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Estremoz

A cerimónia solene do ato de instalação dos novos órgãos do Município de Estremoz realiza-se este sábado, 1 de novembro, pelas 16 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Estremoz informa que, “devido à lotação do Teatro Bernardim Ribeiro, será necessário bilhete (limitado a dois por pessoa) para assistir à cerimónia, que pode levantar a partir das 14 horas de dia 1 de novembro, na bilheteira do Teatro Bernardim Ribeiro”.

A cerimónia será transmitida em direito através da página de Facebook do Município de Estremoz.

“Azevia” promove festa de Halloween já de olhos postos na celebração do 115º aniversário

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular “Azevia”, vai celebrar na noite desta sexta-feira, 31 de outubro, o Halloween, com uma festa na sua sede, na Rua Aires Varela, em Elvas.

Aberta a todos e de entrada gratuita, esta festa temática, com início às 21h30 e que contará com animação a cargo do DJ Pekas, “pretende ser assustadora”, de acordo com Cláudia Ferreira, membro da direção da associação.

“Contamos com a adesão de toda a gente. Esperamos que se divirtam”, diz ainda Cláudia Ferreira, apelando ao público para que compareça na festa disfarçado: “poderá haver surpresas, poderá haver prémios, mas isso é uma incógnita e terão que aparecer para saber”.

Entretanto, os membros da “Azevia” estão já “de olhos postos” na grande festa de 1 de dezembro, data da celebração dos 115 anos da associação, uma das mais antigas e emblemáticas de Elvas. “É sempre uma data memorável, não só para nós, enquanto associação, mas para todos os elvenses. É uma tradição muito enraizada, que não pode deixar de ser celebrada, como todos nós gostamos”, remata a responsável.

Halloween: Ginástica do SC Campomaiorense promete duas noites de “terror” no Pavilhão Rui Nabeiro

O Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, volta, por ocasião do Halloween, a transformar-se no Pavilhão do Terror, numa iniciativa da secção de Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense (SC Campomaiorense).

O evento, que nos dois últimos anos conduziu muita gente até ao pavilhão da vila, realiza-se, desta feita, em duas noites: esta sexta-feira, 31 de outubro, e amanhã, sábado, 1 de novembro. “Este ano optámos por fazer duas edições pelo facto de, nos dois últimos anos, termos recebido mais de 500 pessoas. No ano passado até ultrapassámos a barreira das 600. Esta divisão nos dois dias prende-se pelo facto das pessoas não passarem muito tempo na fila e poderem assim usufruir melhor do evento”, explica um dos treinadores de ginástica do clube, Natalino Borrega.

A promessa é de cenários “extremamente trabalhados”, “vários apontamentos engraçados”, muito “à imagem dos últimos dois anos”, mas com “salas e decoração diferentes”.

As entradas no evento, com um custo de 3,50 euros, revertem, na totalidade, para a viagem que os ginastas farão, em 2026, a Itália, para mais uma participação no Festival do Sol. Os ingressos podem ser adquiridos junto dos pais dos atletas de ginástica do SC Campomaiorense ou no Pavilhão Rui Nabeiro nos próprios dias do evento.

Quer hoje, quer amanhã, este III Pavilhão do Terror abre portas pelas 20 horas.

Órgãos autárquicos de Portalegre empossados na quarta-feira

mef_vivi

Decorreu na passada quarta-feira, dia 29 de outubro, a cerimónia pública de tomada de posse dos órgãos autárquicos de Portalegre, para o quadriénio 2025/2029, no Centro de Congressos dos Paços do Concelho.

A cerimónia foi encabeçada pelo presidente da Assembleia Municipal cessante, Luís Romão, reeleito para o novo mandato e contou com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, de representantes das entidades civis, militares e religiosas, bem como dos movimentos associativo, desportivo, cultural e recreativo e população do concelho.

Para a Assembleia Municipal, foram empossados os seguintes eleitos: Luís Miguel Casqueiro Romão [PPD/PSD – CDS/PP]; António José da Mota Casa Nova [PPD/PSD – CDS/PP]; Ana Margarida Salgueiro Curinha [PS]; Maria Adelaide Franco Lebreiro de Aguiar Marques Teixeira [CLIP]; Célia Maria da Silva Carreiro [PPD/PSD – CDS/PP]; Marco António Serra Antunes [PPD/PSD – CDS/PP]; Nuno Miguel Mangerona Borda de D’Água [PPD/PSD – CDS/PP]; João Pedro do Carmo Meira [PS]; João Nuno Cativo Cardoso [CLIP]; Sara Maria Esteves Luís Sardinha [PPD/PSD – CDS/PP]; Teresa da Conceição Semedo Henriques Moreira [Chega]; João Diogo Pires Caldeira [PPD/PSD – CDS/PP]; Carla Lucinda Raposo Mocito [PS]; Paulo Jorge Lusitano de França Andrade [PPD/PSD – CDS/PP]; João Maria Leal da Costa Malato Correia [CLIP]; Eunice de Fátima Neves Gueifão Trindade Henriques [PPD/PSD – CDS/PP]; José Gabriel Ferreira Ramiro [PPD/PSD – CDS/PP]; Cristina Isabel Mafra Mão-de-Ferro [PS]; Hugo Chichorro e Silva Capote [CDU]; António José Bagina Alegria [PPD/PSD – CDS/PP]; Lina Maria Rodrigues Umbelino [CLIP]; Célia de Jesus Soares [PPD/PSD – CDS/PP]; António José Morais Pombo [PPD/PSD – CDS/PP]; Henrique Manuel Esteves Santinho [PPD/PSD – CDS/PP]; Orlando José Parente Romacho [PPD/PSD – CDS/PP]; Raquel Alexandre Reizinho Carita Castelo [PPD/PSD – CDS/PP]; Jorge Manuel Garção Morais [PPD/PSD – CDS/PP]; Sérgio Barbas Afonso [PPD/PSD – CDS/PP].

Para a Câmara Municipal, foram empossados os seguintes eleitos: Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho [PPD/PSD – CDS/PP]; Rui Manuel Ramalho Cardoso Perestrelo [PPD/PSD – CDS/PP]; Laura Ivone Velez Galão [PPD/PSD – CDS/PP]; Paulo Cesar da Costa Lourenço [PPD/PSD – CDS/PP]; O eleito Francisco José Meira Martins da Silva [PS], não tomou posse por se encontrar ausente do país; Manuel Mouro Gonçalves Mata [PPD/PSD – CDS/PP]; Maria de Lurdes Maia Porto [PPD/PSD – CDS/PP].

Após a tomada de posse, teve lugar a primeira sessão da nova Assembleia Municipal, tendo como ponto único a eleição da Mesa deste órgão deliberativo, apresentando-se apenas uma lista a escrutínio:

Presidente: Luís Miguel Casqueiro Romão [PPD/PSD – CDS/PP]; 1º Secretário: António José da Mota Casa Nova [PPD/PSD – CDS/PP]; 2º Secretário: Célia Maria da Silva Carreiro [PPD/PSD – CDS/PP].

Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Elvas esta sexta-feira no CNT

A tomada de posse dos eleitos para a Câmara e para a Assembleia Municipal de Elvas terá lugar hoje, às 18 horas, no Centro de Negócio Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

Nas eleições de 12 de outubro, Rondão Almeida foi reeleito presidente da Câmara, pelo Movimento Cívico por Elvas, tendo um vereador ao seu lado, Hermenegildo Rodrigues. O Chega foi o segundo partido mais votado e tem dois vereadores: José Eurico Malhado e Elsa Dourado. O PS também elegeu dois vereadores, Nuno Mocinha e Sérgio Ventura. A Aliança Democrática, PSD-CDS, elegeu a vereadora Margarida Paiva.

Para a Assembleia Municipal, o partido mais votado foi o Chega, cujo cabeça de lista foi José Eduardo Gonçalves que, no entanto, não garantiu a sua escolha como presidente da Assembleia, que irá sair da votação dos eleitos.

O Chega elegeu, de forma direta, sete deputados municipais, a que soma o presidente da Junta de Santa Eulália; o Movimento elegeu seis deputados e tem ainda os presidentes de Junta de Caia e São Pedro, de Vila Boim e Terrugem; o PS elegeu cinco deputados e tem ainda os presidentes de Assunção, de São Vicente e de São Brás e São Lourenço. A AD elegeu três deputados. As estes eleitos, junta-se ainda Hugo Tiago do Movimento de Cidadãos da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, perfazendo o total de 23 eleitos.