AI9.PT distinguida com o Prémio Caixa Social 2025 pelo projeto “STEAM vai à Escola”

A AI9.PT foi distinguida com o Prémio Caixa Social 2025, na categoria Formação e Capacitação, com o projeto “STEAM vai à Escola”, uma iniciativa inovadora que leva a robótica, a programação e as metodologias STEAM ao ensino pré-escolar e ao 1.º ciclo em territórios vulneráveis.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 27 de outubro, no Pequeno Auditório da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em Lisboa, onde o Presidente da AI9.PT, Tiago Oliveira, recebeu o galardão em nome de toda a equipa.
“Este prémio é um reconhecimento do trabalho que a AI9.PT tem vindo a desenvolver na promoção da inclusão digital e educativa, sobretudo junto de crianças e comunidades em contextos vulneráveis. É também um incentivo para continuarmos a investir numa educação mais justa, digital, criativa e preparada para o futuro”, afirmou o Presidente da AI9.PT.

O projeto “STEAM vai à Escola” surge da constatação de que, em contextos educativos vulneráveis, existe uma escassa introdução de competências digitais e tecnológicas no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo. Esta lacuna limita o desenvolvimento da literacia digital, do pensamento crítico e da igualdade de oportunidades.

A intervenção será implementada no concelho de Vila Viçosa (Alentejo), levando atividades de robótica, programação e ciências aplicadas a cerca de 350 crianças do 1.º ciclo, bem como ações de capacitação dirigidas a professores e educadores locais.

Com uma abordagem prática, lúdica e inclusiva, o projeto visa Desenvolver o pensamento lógico, crítico e criativo das crianças; fomentar competências digitais e de raciocínio computacional de forma crítica e segura; capacitar docentes e técnicos na aplicação de metodologias STEAM e promover a igualdade de oportunidades e a inclusão digital em territórios rurais.

A execução decorrerá ao longo de 12 meses, com 76 sessões STEAM, quatro ações de capacitação e um relatório final de impacto com avaliação quantitativa e qualitativa dos resultados.

Com este projeto, a AI9.PT reforça a sua presença no território de Vila Viçosa, onde já atua através do programa I9AEC – Escola a Tempo Inteiro, e consolida o seu papel como agente de inovação educativa e inclusão digital.

GNR recupera em Borba cão furtado em Arraiolos

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Borba, recuperou ontem, 29 de outubro, um animal de companhia que havia sido furtado no concelho de Arraiolos.

Durante uma ação de patrulhamento na localidade de Borba, os militares da GNR detetaram um cão com sinais de abandono. Após a leitura do chip e a verificação no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), foi possível confirmar que o animal tinha sido furtado na localidade do Vimieiro, em Arraiolos.

O cão foi de imediato recuperado e entregue ao seu legítimo tutor. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

Elvas: Tânia Rico recorda propostas do PSD nunca aprovadas na despedida do papel de vereadora na Câmara

Tânia Rico, que cessa agora funções enquanto vereadora da oposição pelo PSD na Câmara Municipal de Elvas, enviou uma mensagem à Rádio ELVAS, na qual recorda algumas das propostas que foi apresentando, em nome do partido que representa, para “benefício próprio das pessoas”, e que nunca viriam a ser aprovadas.

Entre essas propostas encontra-se o “Regulamento Interno de Fardamento e Proteção Individual para os trabalhadores da autarquia, assim como a captação e transmissão áudio e vídeo, em direto e online, das reuniões públicas e públicas descentralizadas da Câmara Municipal de Elvas”.  

Na referida mensagem, Tânia Rico recorda também que o projeto de videovigilância, proposto pelo PSD, em mais que uma ocasião, nunca foi considerado, até ao momento em que “um desafortunado episódio de roubo à mão armada a um dos comerciantes desta cidade levou a que o mesmo projeto fosse encaminhado para implementação em 2025”.

A mensagem para ler na íntegra:

“Cesso amanhã as minhas funções como vereadora da oposição pelo PSD e foi uma honra poder desempenhar esse cargo e servir o interesse público de todos os elvenses. Como dizia Sá Carneiro,  ‘… a oposição é, para o poder em exercício, estímulo, e, para o interesse comum, fator de progresso.’ Critiquei, pedi esclarecimentos, denunciei o erro, apontei as imperfeições. Preconizei o cumprimento rigoroso do regimento municipal da Câmara Municipal, assim como o acesso total aos documentos administrativos.

Representando o PSD local, apresentámos várias recomendações e propostas que surgiram das realidades observadas e que visavam na sua ação o benefício concreto das pessoas. Infelizmente, em relação às propostas apresentadas, nenhuma foi aprovada pelos outros seis membros do executivo. Vimos assim rejeitadas por exemplo, a criação do “Regulamento Interno de Fardamento e Proteção Individual” para os trabalhadores da autarquia, assim como a captação e transmissão áudio e vídeo, em direto e online, das reuniões públicas e públicas descentralizadas da Câmara Municipal de Elvas. 

Propusemos também a implementação da videovigilância no nosso programa eleitoral de 2021 e em 2023 voltámos a insistir, mas tal não foi considerado. E só um desafortunado episódio de roubo à mão armada a um dos comerciantes desta cidade levou a que o mesmo projeto fosse encaminhado para implementação em 2025.

Continuarei a minha atividade política como militante e membro da Comissão Política de Secção de Elvas do PSD e a defender uma democracia económica, social e cultural assente na democracia política. Obrigado a todos por me terem permitido servir este Concelho nestes últimos dois anos e meio”. 

Filme “O Telefone Preto 2” para ver em Elvas

O filme “O Telefone Preto 2” vai estar em exibição amanhã, sexta-feira, dia 31, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Quatro anos após escapar ao Grabber, Finney Blake debate-se com a sua vida após o cativeiro. Quando a irmã Gwen começa a receber chamadas em sonhos do telefone negro e a ter visões perturbadoras de três rapazes a serem perseguidos num acampamento de inverno conhecido como Alpine Lake, ambos decidem resolver o mistério e confrontar o assassino que se tornou mais poderoso na morte e mais importante para o seu destino do que poderiam imaginar.

A sessão está marcada para as 21.30 horas e os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou aqui.

Chega apresenta a sua versão das conversações para a Câmara de Elvas e denuncia perfis falsos no Facebook

O Partido Chega realizou uma conferência de imprensa onde apresentou a sua versão das conversações para a composição da Câmara Municipal de Elvas.

Após Rondão Almeida ter explicado o acordo de governação da Câmara com o PS e acusado o Chega de querer receber pelouros, José Eurico Malhado afirmou ter recebido uma chamada de Rondão na manhã do dia 24 de outubro, antes da reunião com o PS. Segundo o vereador, “no dia 24, às 8h30, recebi uma chamada que tenho gravada”.

José Eurico avançou os pelouros que diz lhe terem sido oferecidos por Rondão Almeida: “Foi-me dito que, por exemplo, a área cultural e a área social podiam ser oferecidas à Dra. Elsa, que me pode ligar porque a conheço muito bem. A mim disse que podia ficar com a vereação do Transfronteiriço, Festas, Certames, etc., que infelizmente não tive nenhum vereador que o fizesse de forma positiva.” O vereador eleito pelo Chega acrescentou ainda que Rondão lhe pediu: “Quando vieres para a Câmara com pelouro, tens que enterrar o machado de guerra com o Hermenegildo.” Ao que Malhado respondeu: “Isso é para outra situação e outros locais.”

José Eurico afirma ter enviado uma mensagem, cerca das 10h30, informando que os eleitos do Chega não aceitavam quaisquer pelouros. Rondão e Mocinha reuniram-se às 11h30 na Câmara Municipal.

José Eurico Malhado revelou ainda os nomes de pessoas ligadas ao PS e ao Movimento Cívico por Elvas que, alegadamente, estiveram a criar publicações em perfis falsos no Facebook, nomeadamente os perfis “Miguel Fonseca” e “Beto Correia”. “Como podem dizer que querem o bem de Elvas e depois recorrem a estes esquemas? Rondão e Mocinha não têm credibilidade para gerir estes quatro anos da cidade de Elvas”, afirmou.



Homem identificado por crime de dano contra a natureza em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do SEPNA de Montemor-o-Novo, identificou no dia 27 de outubro um homem de 42 anos suspeito de crime de dano contra a natureza.

Na sequência de uma denúncia, os militares detetaram oito armadilhas ilegais para captura de espécies cinegéticas, conhecidas como “laços”, e procederam à sua apreensão. O caso foi comunicado ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

A operação contou com o apoio da Secção de Prevenção Criminal, Policiamento Comunitário e Direitos Humanos, e a GNR relembra que denúncias ambientais podem ser feitas através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), disponível 24 horas por dia.

Novo executivo da Câmara de Borba reúne pela primeira vez

Pedro Duarte Abelho Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Borba, em conformidade com o n°.3 do artigo 49º do anexo l à Lei n°.75/2013 de 12 de setembro, torna público que amanhã, dia 31 de outubro de 2025, pelas 9:30 horas, terá lugar no Celeiro da Cultura, a 1ª Reunião Ordinária do mandato 2025/2029 da Câmara Municipal de Borba, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1. Periodo Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a Autarquia.

Ponto 2. Ordem do Dia :

Ponto 2.1 – Aprovação da Ata n° 19/2025.

Ponto 2.2 – Calendarização das Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal até final de 2025.

Ponto 2.3 – Proposta de Constituição de Fundos de Maneio para o ano de 2025 (inicio de mandato autárquico).

Ponto 2.4 – Regras para a movimentação de contas no Município de Borba. Ponto

2.5 -Delegação de competências da Câmara Municipal no seu Presidente, no âmbito do Regime Jurídico das Autarquias Locais. Ponto

2.6 – Delegação de competências da Câmara Municipal no seu Presidente, no âmbito do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação e do Regime Excecional para a Reconversão Urbanística das Áreas Urbanas de Génese Ilegal. Ponto

2.7 – Delegação de competências da Câmara Municipal no seu Presidente, no âmbito do regime jurídico do licenciamento e fiscalização pelas câmaras municipais de atividades diversas anteriormente cometidas aos governos civis.

“Espaço Europa”: casas em Portugal são as mais sobrevalorizadas da Europa

O valor das casas em Portugal é dos mais altos da Europa, segundo revela um novo relatório da Comissão Europeia (“Habitação na União Europeia: evolução do mercado, fatores subjacentes e políticas“), que aponta o turismo, o arrendamento de curta duração e a crise no setor da construção como algumas das principais causas.

Nos últimos dez anos, os preços das habitações conheceram uma subida drástica em toda a União Europeia (UE), mas Portugal, neste relatório, destaca-se como o país onde as casas estão mais sobrevalorizadas.

De acordo com o relatório, estima-se que, em 2024, os preços das habitações em Portugal foram cerca de 35% superiores ao seu valor real. O país é ainda apontado como o único da UE onde a sobrevalorização aumentou significativamente no último ano.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Lanches saudáveis são tema de sessão em Vila Viçosa

No âmbito do Programa Municipal de Promoção do Sucesso Escolar, “+ Educação – Vila Viçosa rumo ao Sucesso Escolar”, convidamos todos os encarregados de educação a participar na sessão “Lanches Saudáveis: Pequenas escolhas, grandes impactos”.

Esta iniciativa terá lugar esta quinta-feira, dia 30 de outubro, às 18 horas, na Escola Básica e Secundária Públia Hortênsia de Castro.

O objetivo desta sessão é partilhar sugestões práticas e acessíveis para lanches equilibrados, promovendo hábitos alimentares saudáveis que contribuem para o bem-estar e o sucesso escolar dos nossos alunos.
Os encarregados de educação podem levar as crianças, que também serão envolvidas nesta iniciativa de forma simples e divertida.

 Para fazer a inscrição preencher: https://forms.gle/4dAcwbGYD3pg37FL9 , ou no GAAF da Escola Básica e Secundária Públia Hortênsia de Castro.

Buba Espinho com “concerto único” no Coliseu de Elvas a 15 de novembro

Foto: Buba Espinho (Facebook)

Buba Espinho estreia-se, em nome próprio, no Coliseu de Elvas, na noite do próximo dia 15 de novembro. 

Num espetáculo pensado para toda a família, o artista convida o público a viajar pela sua história e pelas raízes da música tradicional portuguesa. Com uma sonoridade única que funde Cante, Fado e pop contemporâneo, Buba Espinho promete uma noite memorável.

O preço dos bilhetes (à venda na BOL e nos locais habituais) para o concerto, com início às 21 horas, varia entre os 18 e os 27 euros e meio.

O vereador Cláudio Monteiro, que acredita que será um concerto “único”, lembra que este é mais um espetáculo que surge no seguimento do contrato estabelecido entre a Câmara Municipal e a empresa Ricardo Covões.

“O Buba Espinho é um artista já conceituado e eu acho que ele vai acrescentar valor ao Coliseu. Eu sei que muita gente já viu um concerto dele noutros municípios, mas é um concerto completamente diferente, em que vai ter muitos convidados. As pessoas têm que se mentalizar e têm que estar preparadas para isto: é que sempre que algum artista faz um espetáculo num espaço como o Coliseu é sempre um espetáculo diferente”, diz o autarca. 

Cláudio Monteiro revela que há “muitos bilhetes já vendidos, mas também faltam muitos serem vendidos”. “É mais um grande concerto que vamos ter no Coliseu, no dia 15 de novembro”, remata.

Alentejo Walking Festival convida a caminhada pelas Defesas de Campo Maior a 8 de novembro

Campo Maior recebe, a 8 de novembro (sábado), o Alentejo Walking Festival, o evento de caminhadas promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O convite é para um percurso de 7,5 quilómetros pelas “Defesas de Campo Maior”, com saída, às 9h30, do Largo do Barata. Durante o passeio será possível explorar a história da vila e contemplar paisagens únicas. O percurso inclui passagens pelo Castelo, a Fortificação Abaluartada, o Mosteiro da Imaculada Conceição e as Portas de Santa Maria.

Por esta ocasião, não só Campo Maior, mas “todo o Alentejo irá caminhar”, nesse fim de semana de 8 e 9 de novembro, como revela o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos. “Cada município apresenta um percurso pedestre, que tem de estar devidamente sinalizado e em condições de poder ser fluído. Há também alguns percursos urbanos, ainda que fundamentalmente estes percursos de caminhada estejam localizados no meio rural, para dar a conhecer ainda mais este produto que cada vez ganha mais adeptos no país. É um produto que cada vez é mais importante para a economia turística do Alentejo”, garante.

Apesar da participação nestas caminhadas ser gratuita, carece de uma inscrição prévia. A inscrição na caminhada de Campo Maior pode ser feita aqui.  

Esta edição do Alentejo Walking Festival arranca hoje, dia 30 de outubro, com a conferência “Redes Municipais de Percursos Pedestres”, no Museu Mineiro do Lousal, no concelho de Grândola. No sábado, dia 1 de novembro, realiza-se um passeio promocional, em Mértola.

Cantadores da Planície organizam 1º Festival de Sopas de São Vicente a 30 de novembro

Os Cantadores da Planície promovem, a 30 de novembro, aquela que será a primeira edição do Festival das Sopas de São Vicente.

A ter lugar no pavilhão multiusos da aldeia, a partir das 13 horas, este festival surge como uma forma de “dinamizar um pouco” aquela freguesia do concelho de Elvas, revela a presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cantadores da Planície de São Vicente, Vanessa Garcia. “O nosso objetivo é realizar um evento diferente, algo que ainda não foi feito em São Vicente”, assegura.

A entrada no festival tem um custo de 6,50 euros por pessoa. Crianças até aos seis anos não pagam. Para crianças dos seis aos 12 anos a entrada custa 3,50 euros. No valor pago está incluída a oferta da taça e de um copo de reutilizável, bem como a prova de todas as sopas disponíveis, como caldo verde, sopa de batata, de peixe e de tomate. As sopas serão produzidas não só por diferentes elementos do grupo de cantares, como por alguns restaurantes da freguesia que se associam ao evento dessa forma.

“Depois teremos imensos petiscos, bifanas, chouriços assados, salgados, e várias sobremesas tradicionais: tudo aquilo que possa existir num festival e que atraia as pessoas”, adianta Vanessa Garcia, que explica que tudo o que vá para além das sopas será cobrado à parte.  

Por uma questão de logística e para que a organização consiga perceber qual será a real dimensão do evento, os interessados em participar no festival devem fazer a sua inscrição e o respetivo pagamento, antecipadamente. “As pessoas podem-se inscrever na Junta de Freguesia de São Vicente, no Mercado São Vicente ou através do meu contacto telefónico, que é o 935 451 527”, revela a presidente da associação.  

A animação musical do evento vai estar a cargo, não dos Cantadores da Planície, mas de Gil Marques. “Infelizmente não temos pessoas suficientes para organizar o evento, estar a trabalhar para que tudo corra bem e ter a atuação dos Cantadores da Planície”, explica Vanessa Garcia.

Na organização do evento, os Cantadores da Planície contam com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

A entrevista completa sobre este 1º Festival de Sopas e a atividade dos Cantadores da Planície de São Vicente para ouvir no podcast abaixo:

Cancro da mama: diagnóstico precoce pode salvar vidas

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se hoje, dia 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença. Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama. Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.