Skip to content

Mostra Gastronómica – Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos já foi inaugurada (c/fotos)

A Mostra Gastronómica – Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos foi inaugurada ao início da noite desta quarta-feira, dia  29 de outubro na Vila de Arraiolos. Este certame promove o desenvolvimento económico, a valorização da economia local, criando condições de participação e incentivando as empresas a serem agentes de atratividade e de valorização do território.

Na cerimónia de inauguração, Jorge Macau, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, em declarações à RNA, referiu que “fizemos tudo para que, à semelhança dos anos anteriores, seja uma grande iniciativa, e esperamos receber milhares de pessoas neste certame. Nesta mostra gastronómica temos os nossos restaurantes, temos umas tasquinhas com os pratos típicos e tradicionais do Alentejo e também de Arraiolos. Temos as nossas adegas aqui representadas, com o bom vinho que Arraiolos produz. Este ano temos a novidade de ter o gin produzido no concelho, cujo lançamento ocorre precisamente hoje neste evento. Depois, temos, obviamente, a empada, conhecida a nível nacional, e que temos trabalhado no sentido do reconhecimento e valorização. Temos também o tapete, porque nada se faz em Arraiolos sem o tapete de Arraiolos”.

“Ao fim e ao cabo, esta iniciativa acaba por ser a montra do concelho de Arraiolos. Contamos com 41 expositores, todos de Arraiolos. Fazemo-lo para que isso continue a acontecer, porque consideramos importantíssimo levar Arraiolos para o mundo. De facto, tem vindo a crescer também o número de expositores, o que é sinal da dinâmica da economia local”, acrescentou.

Recordamos que o município de Arraiolos entregou este mês a Candidatura do “Processo de Confeção do Tapete de Arraiolos” à Comissão Nacional da UNESCO. Sobre este assunto o autarca adiantou que “estamos com muita confiança na candidatura e recebemos um feedback da Comissão Nacional da UNESCO de que estamos a fazer tudo corretamente. Por isso, acreditamos que é apenas uma questão de tempo até que esta classificação seja atribuída ao tapete de Arraiolos. É esta Comissão que decide sobre os projetos, incluindo a candidatura de Portugal e a candidatura junto da UNESCO. Até ao momento, não nos foi fornecida qualquer informação adicional, mas aguardamos serenamente”, concluiu.

Compartilhe este artigo: