Skip to content

CLDS 5G de Campo Maior quer tornar as lancheiras das crianças mais saudáveis

A equipa do CLDS 5G de Campo Maior está apostada em tornar as lancheiras das crianças da vila mais saudáveis.

Nesse sentido, irão ser distribuídos pelos encarregados de educação dos alunos de 2º ano do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro folhetos informativos sobre os alimentos a incluir nos lanches que os mais novos levam para a escola. Esta, explica a coordenadora do CLDS de Campo Maior, Maria Manuel Valentim, é uma ação que surge no seguimento do projeto “CookLab”, em que têm vindo a apostar, através das redes sociais.

“Queremos que os meninos levem para a escola lanches saudáveis e não só aquilo que eles gostam: as bolachas e o leite, tudo com chocolate. Temos aqui este folheto, que fala um bocadinho como poderá ser um lanche saudável, os alimentos a incluir na lancheira, com vários exemplos. Isto foi publicado no Facebook, mas vai ser distribuído aos encarregados de educação, ou seja, vai para casa de todos os meninos de 2º ano”, esclarece.  

Em paralelo, o CLDS vai lançar, em novembro, uma caderneta de cromos. “Vamos às salas ver se os lanches que os meninos trazem correspondem ao que é um lanche saudável, com todas as dicas que demos naquele folheto”. Se o lanche corresponder àquilo que se entende como um lache saudável, cada criança recebe um cromo para colar na sua caderneta. A atividade vai prolongar-se ao longo de todo o ano letivo, sendo que, no final, se a caderneta estiver completa, os alunos terão direito a uma recompensa.  

Fruta fresca, pão de mistura, iogurte natural e leite simples são alguns dos alimentos que o CLDS incentiva a incluir nas lancheiras dos mais novos, ao contrário de charcutaria, refrigerantes, bolachas recheadas e chocolates.

Compartilhe este artigo: