No âmbito da Caminhada Transfronteiriça, realizada no passado domingo, 26 de outubro, o Município de Marvão e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara assinaram as atas de reconhecimento de fronteira, compreendida nos limites fronteiriços das suas áreas geográficas, de acordo com o disposto nos artigos 25º do Tratado de Limites de 1864 e 14º do Convénio de Limites de 1926.
Após este ato simbólico, que se repete anualmente, os documentos assinados são enviados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, para cumprimento legal.
O novo comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas, Capitão Francisco Carvalho, apresentou cumprimentos, na tarde de ontem, terça-feira, dia 28 de outubro, ao presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.
Na audiência realizada nos Paços do Concelho esteve também o Sargento-Ajudante José Fanico, comandante do Posto Territorial de Elvas e o Alferes Rui Sá, adjunto do Comandante.
Neste encontro de trabalho foram abordados alguns temas da atualidade, demonstrando uma total abertura para colaboração institucional.
O Fórum participativo intitulado “Estatuto do cuidador informal – sensibilizar, auscultar e aferir” realiza-se esta quinta-feira, dia 30, a partir das 14.30 horas, no Auditório do Centro Distrital de Segurança Social do ISS, IP.
O ato de cuidar é central à vida humana. Todas as pessoas em determinado momento da sua vida prestam cuidados e/ou recebem cuidados. Estes cuidados reconhecidos como cuidados informais representam um papel central no setor da prestação de cuidados ao nível nacional e permaneceram durante muito tempo sem qualquer tipo de apoio.
A iniciativa tem como objetivos sensibilizar e informar os Cuidadores para os benefícios do reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal; auscultar os Cuidadores com vista a avaliar o impacto desta medida e aferir das necessidades sentidas pelos Cuidadores, com vista à melhoria de medida.
Em caso de deslocação em transporte público, o montante será assegurado pela EAPN PT, sob apresentação de recibo, com o contribuinte 502 866 896.
Os novos eleitos da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Borba tomaram posse na passada segunda-feira, 27 de outubro, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão de Eventos, na sequência do ato eleitoral do passado dia 12 de outubro de 2025.
A Câmara Municipal será presidida por Pedro Esteves (PS), que terá como vereadores Helena Caldeira (PS), Benjamim Espiguinha (PPD/PSD.CDS-PP), Nuno Simões (PPD/PSD.CDS-PP) e Leonel Infante (MuB).
Já a Assembleia Municipal, e após votação efetuada na primeira reunião de funcionamento, será presidida por Celso Ramalho (PS), que terá Maria Margarida Guégués (PS) como 1.ª Secretária, Agnelo Baltazar (PS) como 2.º Secretário. Da Assembleia Municipal fazem parte Maria João Lopes (PPD/PSD.CDS-PP), Sara Anselmo (PS), Nélson Gato (PPD/PSD.CDS-PP), Quintino Cordeiro (MuB), Nuno Bilro (PS), Luís Barata (PPD/PSD.CDS-PP), Joaquim Silva (CDU), Sónia Sebo (PPD/PSD.CDS-PP), Rui Franco (MuB), Vanda Curvo (PS), Mamede Fernandes (PPD/PSD.CDS-PP), Alexandre Lameira (Chega), e os presidente de junta: de Matriz Ana Margarida Clérigo (PPD/PSD.CDS-PP), de São Bartolomeu João Paulo Cabaço (PS), de Rio de Moinhos Manuel Anjinho (PS) e de Orada João Leitão (PS).
O Município de Vila Viçosa celebrou um Protocolo de Colaboração com o Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, o qual visa assegurar o apoio na aquisição de equipamento para apetrechamento de gabinetes médicos, para que as consultas possam ser realizadas na nova sede do Núcleo de Estremoz, sem que os utentes se tenham que deslocar a Évora.
Através desta cooperação, o Município pretende zelar por todos os utentes, inclusive, os que pertençam ao Concelho de Vila Viçosa, proporcionando os meios necessários e assegurando melhores condições para os utentes.
A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho, acompanhada da Vice-Presidente, Laura Galão, recebeu, no dia 27 de outubro, nos Paços do Concelho, Manoel de Freitas Neto, o antigo Prefeito de Portalegre RN (do Rio Grande do Norte), a quem entregou a Medalha de Mérito Municipal, que lhe foi atribuída em 2021, assim como duas litografias, da autoria de Álvaro Mendes.
O antigo Prefeito de Portalegre RN, que foi acompanhado pela sua esposa e filhas, assim como de diversas personalidades ligadas à amizade entre as duas cidades, agradeceu a entrega da Medalha de Mérito Municipal e expressou o desejo que, no futuro, os laços estreitos, de amizade e cumplicidade, entre as duas Portalegres, possam ser ainda mais fortes.
Manoel de Freitas Neto outorgou em 25 de maio de 2005, com o Presidente do Município portalegrense, José Mata Cáceres, o Protocolo de Geminação entre as duas cidades.
O episódio desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas, é dedicado à estimulação cognitiva no desenvolvimento de crianças e adolescentes, com a psicóloga Cristina Almeida e a animadora sociocultural Isabel Aldeiano.
Falar de estimulação cognitiva é falar de atividades e estratégias que ajudam a ativar e fortalecer funções cognitivas importantes, como atenção, memória, raciocínio lógico, linguagem, perceção, tomada de decisão e criatividade.
É através dessa estimulação que se conseguem desenvolver competências essenciais para aprender e resolver problemas. Desde que nos levantamos até nos deitamos, o nosso cérebro está constantemente a ser estimulado por tudo o que experienciamos e sentimos durante o dia. Na infância e adolescência, o cérebro está em plena transformação, sendo, por isso, o momento ideal para promover essas competências.
Ao longo deste programa, as técnicas da Cruz Vermelha partilham algumas estratégias e atividades, com impacto cognitivo, que podem ser adaptadas consoante a idade e o contexto.
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, detentor da Angonabeiro, apresentou, em Luanda, o livro ‘O Legado do Meu Avô – Lições de Liderança e Gestão’, que presta uma homenagem ao Comendador Rui Nabeiro e à sua visão humanista de liderança. O evento decorreu no Auditório do Centro Cultural Português, e contou com a presença do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, do Embaixador de Portugal em Angola e de altas entidades governamentais, diplomáticas e empresariais.
‘O Legado do Meu Avô – Lições de Liderança e Gestão’ é mais do que um manual de gestão, é um convite à reflexão sobre o verdadeiro significado do sucesso, baseado nos valores de integridade, empatia e compromisso com o bem comum. A obra desvenda os princípios que guiaram a construção do legado da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro e o impacto intemporal dos ensinamentos de Rui Nabeiro, evidenciando como esses continuam a ser aplicados com a perspetiva e a identidade únicas de Rui Miguel Nabeiro, adaptando-os à evolução do mundo atual e aos desafios contemporâneos.
Entrelaçando episódios pessoais e profissionais, o livro explora temas como liderança com propósito, proximidade, inovação, sustentabilidade e a essência do impacto comunitário. Cada capítulo revela lições aplicáveis não só ao mundo dos negócios, mas também à vida, destacando o compromisso com as pessoas e as comunidades.
Com prefácio de João Manuel Nabeiro, Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés e filho do Comendador Rui Nabeiro, a obra inclui testemunhos dos Administradores do Grupo e netos do fundador, Ivan e Rita Nabeiro, e de diferentes personalidades da política, da responsabilidade social, e do mundo empresarial português, como António Costa, Paulo Portas, Daniel Proença de Carvalho, Conceição Zagalo, Cristina Amaro, Carlos Coelho, Pedro Cardoso e Francisco Pinto Balsemão.
Na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, um veículo despistou-se na estrada que liga São Vicente a Elvas, acabando por capotar e provocar constrangimentos na circulação rodoviária. Do acidente resultou um ferido ligeiro, um jovem de 29 anos, transportado para o Hospital de Santa Luzia.
Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e a GNR, que asseguraram o socorro e a gestão do trânsito. As causas do despiste estão a ser apuradas pelas autoridades.
O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) celebra-se hoje, dia 29 de outubro. Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.
O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica.
A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV. Os principais sinais de um AVC são: boca ao lado e dificuldade em falar e falta de força no braço. Não fumar nem beber álcool em excesso, praticar exercício físico regularmente e evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial são alguns dos gestos a adotar para prevenir o AVC.
Começaram esta terça-feira, em Badajoz, os trabalhos de remoção massiva de lodo no rio Guadiana, com o objetivo de eliminar o nenúfar mexicano, uma espécie invasora que se espalhou nas margens e leito do rio, afetando o ecossistema local.
A operação, que terá a duração total de seis anos, inicia-se com uma primeira fase conduzida por uma empresa pública, com um investimento de 4,5 milhões de euros e uma duração prevista de três anos, abrangendo o troço até à Ponte da Autonomia.
A segunda fase, em fase de licitação no Conselho de Ministros, contará com um orçamento de 20 milhões de euros. Em alguns momentos, os trabalhos da nova empresa adjudicatária poderão decorrer em simultâneo com os da empresa pública, permitindo acelerar a recuperação do rio e controlar de forma mais eficaz a presença da planta invasora.
O nenúfar mexicano, tal como o jacinto de água doce são plantas invasoras introduzidas no rio Guadiana na década de 80 do século passado e tem proliferado em vários locais, sobretudo na zona de Badajoz.
A equipa do CLDS 5G de Campo Maior está apostada em tornar as lancheiras das crianças da vila mais saudáveis.
Nesse sentido, irão ser distribuídos pelos encarregados de educação dos alunos de 2º ano do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro folhetos informativos sobre os alimentos a incluir nos lanches que os mais novos levam para a escola. Esta, explica a coordenadora do CLDS de Campo Maior, Maria Manuel Valentim, é uma ação que surge no seguimento do projeto “CookLab”, em que têm vindo a apostar, através das redes sociais.
“Queremos que os meninos levem para a escola lanches saudáveis e não só aquilo que eles gostam: as bolachas e o leite, tudo com chocolate. Temos aqui este folheto, que fala um bocadinho como poderá ser um lanche saudável, os alimentos a incluir na lancheira, com vários exemplos. Isto foi publicado no Facebook, mas vai ser distribuído aos encarregados de educação, ou seja, vai para casa de todos os meninos de 2º ano”, esclarece.
Em paralelo, o CLDS vai lançar, em novembro, uma caderneta de cromos. “Vamos às salas ver se os lanches que os meninos trazem correspondem ao que é um lanche saudável, com todas as dicas que demos naquele folheto”. Se o lanche corresponder àquilo que se entende como um lache saudável, cada criança recebe um cromo para colar na sua caderneta. A atividade vai prolongar-se ao longo de todo o ano letivo, sendo que, no final, se a caderneta estiver completa, os alunos terão direito a uma recompensa.
Fruta fresca, pão de mistura, iogurte natural e leite simples são alguns dos alimentos que o CLDS incentiva a incluir nas lancheiras dos mais novos, ao contrário de charcutaria, refrigerantes, bolachas recheadas e chocolates.
As chuvas que caiu com intensidade sobre Elvas durante a noite e madrugada desta quarta-feira, 29 de outubro, provocaram pequenas inundações em várias zonas da cidade. O acumulado de água, aliado ao entupimento de sumidouros, dificultou o escoamento, originando alagamentos pontuais em arruamentos e zonas de maior declive.
O acumular de folhas e vegetação caída junto aos sumidouros dificultou o escoamento das águas pluviais, originando alagamentos nas zonas da Cidade Jardim, rotunda do Tribunal e rotunda do Combatente, de acordo com a informação recolhida junto do Comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras.
Não houve totalistas no sorteio de ontem, 28 de outubro, do Euromilhões, com o segundo prémio, de mais de 540 mil euros, a sair a um único apostador no estrangeiro.
O terceiro prémio, de 14 mil euros, contemplou nove jogadores, todos com aposta registada fora de Portugal. Para Portugal vem apenas um quarto prémio, num total de 22 atribuídos, de 1.788 euros.
Na próxima sexta-feira, 31 de outubro, estará em jogo um “jackpot” de 75 milhões de euros.
A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 7, 8, 24, 35 e 49 e pelas estrelas 2 e 12.
Novembro é o mês do Teatro em Elvas. Desta vez, a programação da iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Elvas contempla três peças, no Auditório São Mateus, e um workshop, no Centro Artístivo Elvense (Grémio), entre os dias 7 e 22.
O primeiro espetáculo a ser apresentado ao público é “Volto Já”, de António Raminhos, pelas 21h30. Segue-se, no dia 15, às 17 horas, “Zeza das Moscas”, da associação juvenil Arkus e da Escola Secundária D. Sancho II. No último dia, 22 de novembro, durante a manhã, realiza-se o workshop “Protesto e Pedagogia no Teatro Social”. À noite, pelas 21h30, é apresentado o espetáculo “Um Noivo em Paris”.
Seguindo a “mesma linha” do ano passado deste Mês do Teatro, explica o vereador Cláudio Monteiro, a iniciativa volta a contar com um espetáculo a nível nacional, um local e outro oriundo da vizinha Espanha. Dando conta que só a peça da Arkus tem entrada livre, Cláudio Monteiro lembra que os bilhetes para os outros dois espetáculos já se encontram à venda (aqui) há dois meses.“Normalmente, quando os bilhetes estão quase a esgotar, as pessoas dizem que só souberam dos eventos no próprio dia ou no dia anterior. Não, a programação já está anunciada há muito tempo, não só pelos canais de comunicação do município, como pela comunicação social”, assegura.
Apontando já para a “grande panóplias” de atividades que farão parte, a partir de 28 de novembro, da programação do “Elvas Cidade Natal” – serão “170 iniciativas” –, Cláudio Monteiro diz ainda que gostaria de ver espetáculos de teatro em Elvas “ao longo de todo ano”, algo que poderá ser uma realidade após a conclusão da obra do cineteatro municipal. “Depois do cineteatro estar pronto, temos de trazer companhias de bailado, temos de trazer mais peças e momentos musicais e tenho a certeza que isso vai acontecer”, remata.