Momento histórico no concelho de Vila Viçosa

Teve início a primeira reunião do Executivo Municipal, composta pelos cinco eleitos do Movimento por Vila Viçosa do PSD/CDS/MPT/PPM, liderados por Inácio Esperança que tomaram posse no dia de ontem.

Pela primeira vez uma força política elegeu cinco dos possíveis cinco elementos do elenco camarário.

Sem orçamento, Extremadura vai para eleições

A presidente da Junta da Extremadura, María Guardiola, anunciou esta segunda-feira a convocação de eleições autonómicas para 21 de dezembro, após o que classificou como um “bloqueio político” que inviabilizou a aprovação do orçamento regional para 2026.

Guardiola afirmou ter procurado entendimento com os restantes grupos parlamentares, mas considerou que “a irresponsabilidade das forças políticas” tornou impossível chegar a acordo. Assim, sublinha, “serão os estremenhos a decidir o seu futuro nas urnas” no dia 21 de dezembro, um domingo.

CAIADO da Adega Mayor entra no canal Distribuição Moderna

No ano em que celebra 18 anos, e com o objetivo de estar mais próxima de todos, a Adega Mayor reforça a sua presença no mercado nacional e entra com a gama CAIADO na distribuição moderna.

Com uma sólida presença no canal Horeca – hotéis, restaurantes e cafés –, a Adega Mayor fortalece agora a sua presença na distribuição moderna com a gama CAIADO, reconhecida pela sua frescura e versatilidade, e que, em 2024, entrou para o Top 3 nacional dos vinhos da Região do Alentejo mais consumidos no canal Horeca, segundo dados Nielsen.

O reconhecimento internacional também tem acompanhado este percurso, com o CAIADO Tinto 2019 a ser distinguido com o selo “Best Buy” pela revista Wine Enthusiast, que destaca a excelente relação qualidade/preço do vinho. A nível nacional, o CAIADO Branco 2018 conquistou o Prémio Escolha do Mercado, na primeira edição do Concurso Brancos de Portugal da Revista Grandes Escolhas, reforçando a aposta da Adega Mayor em vinhos que aliam qualidade/preço.

Hoje reafirmamos o nosso compromisso com os consumidores. A entrada da gama CAIADO na distribuição moderna representa um passo natural na nossa estratégia de crescimento e democratização do acesso aos vinhos da Adega Mayor. Percebemos que esta referência é muito acarinhada em todo o país e quisemos por isso que passasse a estar ainda mais perto dos nossos clientes, que a pudessem levar também para casa. Queremos estar onde os nossos consumidores estão e com a máxima conveniência, acompanhando o seu dia a dia com propostas que refletem a nossa paixão pela terra, pelo vinho e pela excelência.”, afirma Vanessa Germano, Diretora de Marketing da Adega Mayor.

Para assinalar este momento, a Adega Mayor lançou o passatempo “Descobre outros destinos onde as paredes caiadas contam histórias” que decorre até dia 14 de dezembro e que se destina aos clientes que compram os vinhos CAIADO nos Hipers e Supers e se podem habilitar a cinco vouchers Booking no valor de 200€, e a um cabaz semanal de vinhos Mayores, durante dez semanas, no valor de 60€.

Homenagem a Niels Fischer conta com conferência na Biblioteca de Portalegre

A conferência “Da Literatura ao Cinema: Metamorfose e Identidade em Hans Christian Andersen” realiza-se amanhã, dia 28, às 11 horas, na Biblioteca Municipal de Portalegre.

A iniciativa conta com os professores oradores Teresa Mendes e Luís Miguel Cardoso e insere-se homenagem que está a decorrer a Niels Fischer, filantropo dinamarquês.

Escola de karaté de Elvas representada em Ourém

No fim de semana, de 25 e 26 de Outubro, a escola de karaté do MotoClube Alentejano de Elvas marcou presença no 17° Curso de Karate Shotokan Kaze Ha, em Ourém.

Os karatecas elvenses Hugo Santos, Diogo Casacão, Tomás Anjinho, acompanhados pelo seu treinador representaram a cidade de Elvas neste evento, no qual o detalhe técnico de Katas e sua aplicação real foi um elemento preponderante, ministrado pelo Shihan Dirke Heinne, responsável técnico da Academia Internacional Kase Ha.

O evento foi organizado pela ESHKA-Fátima, na pessoa do seu diretor técnico, Sensei Armando Reis.

No próximo mês de Novembro a escola de Karaté do MotoClube Alentejano de Elvas estará na gala do 25° aniversário da AKPORTO e ainda num estágio técnico de Katas, no Bombarral. 

Jovens desafiados a viajar de comboio por Portugal

As Pousadas de Juventude e o Cartão Jovem estão a relançar o voucher “Anda conhecer Portugal”, que permite aos jovens usufruir gratuitamente de sete dias de viagens na CP – Comboios de Portugal e seis noites de alojamento nas Pousadas de Juventude.

O Programa “ANDA conhecer Portugal” oferece viagens ilimitadas de comboio e alojamento em Pousadas de Juventude para jovens entre 18 e 30 anos ou que concluam o 12.º ano em 2025.

O programa estava limitado aos finalistas do Ensino Secundário mas a partir de agora todos os jovens até aos 30 anos podem viajar e ficar em Pousadas de Juventude gratuitamente.

Depois de recebido o voucher, as reservas nas Pousadas de Juventude podem ser feitas de imediato, mas o desconto dos bilhetes da CP apenas dois dias depois da receção do voucher.

Caminhada Rosa com rota cultural em Fronteira

Outubro é o mês de vestir o coração de rosa. Este ano, Fronteira também vai caminhar pela prevenção, pela saúde e pela solidariedade. A Caminhada Rosa com Rota Cultural, que decorre no dia 29 de outubro, é uma iniciativa que une movimento, cultura e solidariedade, em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Portalegre.

Durante o evento, estarão disponíveis pins solidários em troca de um donativo, revertendo a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

As inscrições são obrigatórias até dia 27 de outubro, no Balcão Único da Câmara Municipal de Fronteira, nas Juntas de Freguesia de Cabeço de Vide e Vale de Maceiras ou através do número 961 060 566.

A Câmara de Fronteira assegura transporte no seguinte horário:

Vale de Seda – 18h15 (Largo)

Cabeço de Vide – 18h30 (Paragem de autocarro)

Vale de Maceiras – 18h30 Junta de Freguesia.

Azevia celebra Halloween com festa animada pelo DJ Pekas na sexta-feira

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular Azevia, vai celebrar o Halloween, com uma festa, na sexta-feira, dia 31 de outubro.

A partir das 22 horas de sexta-feira, a sede da Rua Aires Varela, em Elvas, enche-se de animação e música, a cargo do DJ Pekas.

“Não é sexta-feira 13, mas promete ser uma noite de susto e muitas surpresas…”, garante a organização.

“Ambiente em FM”: sabia que em 30 anos se perdeu metade das borboletas dos prados na Europa?

No “Ambiente em FM” de hoje, José Janela, da Quercus, aborda uma descoberta preocupante sobre a biodiversidade na Europa, divulgada por Eva Monteiro à Wilder.

Os dados científicos mostram que, nos últimos 30 anos, as populações de borboletas dos prados na Europa diminuíram cerca de 50 por cento. Esta informação foi recolhida no Índice das Borboletas dos Prados, atualizado em julho de 2025, e com base em dados recolhidos entre 1991 e 2023.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir no podcast abaixo:

Desfile Literário de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz

O Desfile Literário está hoje, 27 de outubro, de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, pelas 18 horas, com o tema “Ler entre Livros e Algoritmos”, numa parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz, para comemorar o mês das Bibliotecas Escolares.

Para promover os livros e a leitura, cada leitor, com o seu contributo e imaginação, dá palco e “voz” às histórias e a tudo aquilo que elas permitem fazer.

De acordo com a Câmara de Estremoz, a “leitura finalmente ganhou o seu tão merecido lugar na comunidade”.

Noite de Reggaeton marca o regresso ao ativo da Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa

De regresso ao ativo, a Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa (AFASVV), responsável por organizar, entre outros eventos, as festas de verão de 2026, em honra de Nossa Senhora do Rosário, naquela freguesia do concelho de Elvas, promove na noite do próximo sábado, 1 de novembro, uma festa de reggaeton

A animação musical do evento, que decorre no salão da Junta de Freguesia, a partir das 23 horas, vai estar a cargo do DJ Manja. As entradas têm um custo “simbólico” de um euro, sendo que a festa prolongar-se-á até às 4 horas da madrugada.

Esta festa, de acordo com o presidente da associação, Rúben Ameixa (na imagem), é a primeira atividade de um conjunto de eventos que estão já previstos, depois da “suspensão da atividade” em 2019, último ano em que a AFASVV organizou as festas de verão da aldeia. “Regressámos agora e este é o primeiro evento, sendo que todos terão como objetivo final a angariação de fundos para as festas de verão de 2026”, explica. A escolha do reggaeton para esta primeira festa vai “de encontro ao estilo de música que sempre muito apreciado na zona, principalmente aquele reggaeton mais antigo, o reggaeton inicial”.

Do calendário de eventos da associação fazem parte a Romaria da Ventosa, uma noite de fados, os festejos dos Santos Populares, o tradicional Baile da Pinha e o jantar de celebração do Dia da Mulher. “Estamos ainda a estudar e a planear outras atividades, outros eventos, sejam bailes, sejam outras festas com música, no decorrer do ano, até às festas de verão, marcadas para de 12 a 17 de agosto de 2026”, remata o responsável.

Na organização desta festa de reggaeton, a associação conta, entre outros, com os apoios da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Almoço literário com Francisco Moita Flores encerrou segunda edição do ALERtejo em Elvas

O II ALERtejo – Encontro Literário de Elvas chegou ao fim este domingo, 26 de outubro, com um almoço literário com Francisco Moita Flores num restaurante do centro histórico da cidade.

Antes disso, durante a manhã, a Casa da Cultura acolheu a apresentação de dois livros de poesia de autores espanhóis: “Y se quedarón los pájaros cantando”, de António Castro Sanchéz e “Notas para não esconder a luz”, de Faustino Lobato Delgado.

A programação na Casa da Cultura encerrou com uma tertúlia sobre “O papel dos clubes de leitura na divulgação da literatura”.

O ALERtejo foi promovido pelos escritores Nuno Franco Pires e Elizabete Agostinho, com o Município de Elvas entre o conjunto de apoiantes do evento.

Caminhada do “Outubro Rosa” juntou cerca de 150 pessoas em Campo Maior

De forma de assinalar o “Outubro Rosa”, iniciativa de prevenção e diagnóstico do cancro da mama da responsabilidade da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Município de Campo Maior associou-se ao GEDA e promoveu uma caminhada que percorreu a vila, no passado sábado, dia 25 de outubro. Participaram nesta caminhada cerca de 150 pessoas.

Durante a caminhada, houve lugar para diversas dinâmicas: uma mini-aula de Zumba, com Luís Demétrio; um momento de dança com Maria Lama, junto ao Centro Cultural; dança oriental com Letícia Garcia, acompanhada na darbuka por Alexandre Gomes, no Parque Verde: a construção do laço cor de rosa (símbolo desta iniciativa), no Baluarte de S. Sebastião; e um momento de poesia com Ana Diabinho, no interior do Castelo.

A caminhada terminou no Posto de Turismo da Fonte Nova.

Bombeiros de Elvas com duas novas viaturas e obra da central de telecomunicações quase terminada

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas reforçou, muito recentemente, a sua frota automóvel, com duas novas viaturas, que vão contribuir para o aumento da capacidade de resposta da corporação.

Em causa está um veículo ligeiro de combate a incêndios e uma ambulância de transporte de doentes não urgentes, ambos adquiridos com o objetivo de melhorar o serviço prestado à comunidade e aumentar a eficiência nas operações de socorro e transporte.

A expectativa do comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, é que a viatura de combate a incêndios possa entrar ao serviço muito em breve, dado que ainda se encontra em processo de legalização. “Estamos num processo de legalização, até porque envolve algum licenciamento por parte do Ministério da Administração Interna, no que diz respeito à rede de rádio que incorpora esse mesmo veículo, mas estou em crer que, nos próximos dias, vamos conseguir ter o veículo operacional. Estamos a entrar agora numa fase em que este veículo vai ser uma mais-valia, com os incêndios em caixotes de lixo, em pequenos detritos confinados ou não confinados, porque é um veículo mais pequeno, mais ágil e que nos permite dar aqui uma melhor resposta”, assegura.

Por outro lado, a nova ambulância está já a serviço da comunidade. “Já concluímos o processo de legalização. Teve de ser inspecionada, neste caso pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Já foi feito, o processo já foi concluído, ou seja, é um recurso já 100% disponível que a população poder utilizar”, assegura o comandante.

O investimento total de 120 mil euros, na aquisição das duas novas viaturas, foi suportado integralmente pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, recorrendo apenas a meios próprios, sem qualquer financiamento externo.

Já as obras que têm vindo a ser feitas no quartel têm contado com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, sendo que a nova central de telecomunicações está “praticamente concluída”.  

“Este protocolo celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e o município veio, em boa hora, fazer com que a central de telecomunicações passe para o rés-do-chão, assim como os serviços administrativos, o que quer dizer que, para quem tenha que nos visitar, seja por necessidade de pagamento de quotas ou faturas, solicitação de serviços ou pedido de informações, já não tem que subir aos pisos superiores do edifício e tudo isso já pode ser feito rés-do-chão”, assegura Paulo Moreiras.

Desta forma, o comandante assegura que o quartel dos bombeiros passa a ser um “edifício perfeitamente acessível, mesmo a pessoas com mobilidade condicionada”, algo já ambicionado há muito. “A própria central de telecomunicações, que nós tínhamos muito medo que ela qualquer dia ardesse – o que ficaria muito mal numa casa de bombeiros –, mas o que é certo é que os mais de 30 anos que aquela sala técnica já tinha, já acusavam o desgaste e não se podia utilizar da forma que estava a ser utilizada”, remata Paulo Moreiras.