Os trabalhadores afetos à Biblioteca Municipal de Monforte concluíram os respetivos processos RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais para Técnico de Informação, Documentação e Comunicação, Nível 4.
A formação de 50 horas, na área de educação e formação de Biblioteconomia, Arquivo e Documentação (BAD), foi promovida pelo Centro Qualifica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre (IEFP) e contou com o apoio do Município na cedência de instalações.
A edição 2025 da iniciativa Yoga no Forte chegou ao fim ontem, sábado, 25 de outubro, no Forte de Santa Luzia.
As condições meteorológicas adversas motivaram desta vez a mudança da aula do espaço exterior para o interior da Capela do monumento.
Foi a terceira e última aula da ação promovida pelo Àshrams Elvas – Centro do Yoga, sob a direção da professora Tânia Melo, com o apoio do Município e do Forte de Santa Luzia.
Os eleitos para a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Campo Maior tomaram posse , numa cerimónia pública realizada no Centro Cultural de Campo Maior.
Os eleitos para a Câmara Municipal são pelo Partido Socialista, Luís Rosinha, como presidente, Paulo Pinheiro e Paula Jangita; e pelo Movimento Cívico por Campo Maior, João Muacho e Alexandre Florentino.
Durante a cerimónia, os eleitos prestaram juramento e reafirmaram o compromisso com a comunidade de Campo Maior. O presidente da Assembleia Municipal será novamente Jorge Grifo, tendo como secretários Xavier Gonçalves e Anabela Carrilho, após uma eleição que contou com 10 votos a favor, seis abstenções e dois votos contra.
Luís Rosinha, após ter sido empossado pela segunda vez na sua vida política como presidente da Câmara de Campo Maior reconheceu que estes têm sido dias felizes “de uma candidatura autárquica, onde os campomaiorenses continuar a confiar nesta equipa que tenho prazer de liderar. Agora queremos continuar a trabalhar, depois de um primeiro mandato que foi mais de projetar e agora queremos continuar a desenvolver obras estruturantes para o concelho. Muitas delas em curso. É um cargo de estrema responsabilidade, sou muito grato. Quero continuar a solucionar os problemas das pessoas”.
O Alcaide de Badajoz, Ignácio Gragera, acompanhou a cerimónia no âmbito da Eurobec – Eurocidade Elvas, Badajoz e Campo Maior, e disse aos nossos microfones que “agradeço muito o convite para estar neste dia e desejo ao Luís e a toda a equipa da Câmara e da Assembleia que continuem a trabalhar como até agora, que tenham muito sucesso e que continuemos a colaborar como ate agora e a continuar a inetsnigf9ocar as relações com Campo Maior e também com Elvas a desenvolver o território independentemente de se falar português ou espanhol, somos da fronteira e temos muito em comum”.
João Muacho, tomou posse como vereador e assume que enquanto oposição “vamos trabalhar com muito afinco e muita dedicação para Campo Maior e pelos campomaiorenses. Nós, enquanto Movimento Sim, para as autárquicas tivemos 1.605 votos, mas não vamos só representar esses campomaiorenses, vamos representar todos os campomaiorenses, da esquerda à direita, que se possam rever no nosso projeto. Sempre com Campo Maior em primeiro lugar”.
A 9ª Ibero Aves chegou ao fim este domingo, 26 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, onde vinha decorrendo desde sexta-feira por iniciativa da Associação Ornitológica de Elvas e com o apoio do Município.
No CNT estiveram cerca de 1700 aves, das quais 1200 em exposição e as restantes 500 na área de feira. O certame contou com a participação de 94 expositores, metade dos quais espanhóis.
A Ibero Aves pontuou para o 9° Campeonato Ibérico de Ornitologia, contou com a presença da Federação Ornitológica Portuguesa e avicultores em representação de clubes das Caldas da Rainha, Riachos, Baixo Alentejo e Algarve.
O vencedor absoluto do certame foi Bruno Miguel Pires Ribeiro, de Mação, que conquistou os prémios de melhor criador e melhor exemplar da exposição.
Por esta 9ª Ibero Aves passou mais de um milhar de viaitantes portugueses e espanhóis, entre os quais alunos das escolas de Elvas
À semelhança de anos anteriores, a mostra contou com um concurso de desenho sobre a temática das aves, destinado às escolas do concelho de Elvas.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, visitou a 9ª Ibero Aves ao final da manhã deste domingo, acompanhado pelo presidente da Associação Ornitológica de Elvas, Paulo Pepê, e restantes dirigentes da instituição e da Federação Ornitológica Portuguesa.
No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Vila Viçosa e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Bartolomeu, procedeu-se no dia 21 de outubro, à recolha da tela do Passo da Via Sacra, no Largo José Sande (antigo Terreirinho do Patacão), para uma intervenção de conservação e restauro.
A pintura, bastante deteriorada pela variação de humidade e exposição à luz solar, representa a Descida da Cruz e será provavelmente uma obra do século XVIII.
Com esta parceria, pretende-se continuar a restaurar o conjunto dos Passos da Via Sacra, de modo a permitir a sua utilização religiosa e dar a oportunidade de fruição deste património singular a quem nos visita.
Como medida de incentivo à natalidade e de apoio à infância, o Município de Marvão lança o programa “Kit do Bebé”, que pretende ajudar as famílias marvanenses a adquirir produtos de saúde e de bem-estar, para as crianças naturais do concelho.
Este incentivo é composto por uma mala de maternidade e pelo cartão “Kit do Bebé do Município de Marvão”, que vai atribuir uma comparticipação até 1000 euros, a crianças naturais do concelho de Marvão. O referido montante pode ser utilizado em produtos de saúde, alimentação, bem-estar, bens pediátricos, medicamentos, vacinas que não estejam incluídas no Plano Nacional de Vacinação, a adquirir nas farmácias do concelho, e equipamentos de puericultura (neste caso, até ao valor máximo de 300 euros).
Podem beneficiar do programa as crianças nascidas a partir de 1 de janeiro de 2024, que sejam naturais de qualquer freguesia do concelho, que residam com o requerente e cujo requerente resida no concelho há mais de um ano. Excecionalmente, e de acordo com o regulamento do programa publicado a 29 de julho de 2025, com entrada em vigor a 21 de agosto de 2025, as crianças que, até 31 de dezembro de 2024, completem, respetivamente, 36, 24, ou 12 meses de idade, podem beneficiar desta medida, desde que o pedido seja apresentado até 60 dias a contar da data de entrada em vigor do referido regulamento, ou seja, 18 de novembro de 2025.
O pedido de atribuição do “Kit do Bebé” deve ser efetuado junto serviços municipais, mediante preenchimento do formulário de adesão, fotocópia da certidão de nascimento da criança e documento comprovativo da tutela, quando aplicável. O pedido pode ser efetuado pelos progenitores, sejam casados ou em união de facto, um progenitor que tenha a guarda da criança, ou a quem o bebé esteja confiado.
O “Kit do Bebé” pode ser solicitado após o sétimo mês de gestação, sendo válido até a criança completar três anos de idade.
O Comando Territorial de Portalegre (GNR) celebra, no dia 29 de outubro, o seu 17.º aniversário, assinalando mais um marco de compromisso, dedicação e serviço público em prol da segurança das populações do distrito de Portalegre.
As comemorações decorrerão no concelho do Crato, entre os dias 27 e 29 de outubro, e integram um conjunto de atividades abertas à comunidade e de caráter institucional, que visam reforçar a ligação de proximidade da GNR à população local.
O programa tem início no dia 27 de outubro, com uma caminhada solidária, pelas 09h30, no Campo Primeiro de Maio, no Crato, associando-se simultaneamente ao movimento “Outubro Rosa”, numa ação de sensibilização para a prevenção do cancro e de recolha de bens alimentares destinados a idosos carenciados.
Em simultâneo, no Jardim do Campo Primeiro de Maio, decorrerá um Plastron de meios do Comando Territorial de Portalegre, proporcionando à população a oportunidade de conhecer de perto as diversas valências da Guarda e interagir com o seu efetivo, num ambiente de partilha e proximidade.
As comemorações culminam no dia 29 de outubro, com a realização de uma Cerimónia Militar, pelas 11h00, igualmente no Campo Primeiro de Maio, que contará com a presença de diversas entidades civis e militares. Este momento solene constitui um reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelo efetivo da GNR, em prol da segurança e do bem-estar das populações.
O programa encerra com um Concerto da Orquestra de Câmara da GNR, pelas 16h00, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Crato, proporcionando um momento cultural de grande simbolismo e celebração.
Estas iniciativas refletem o compromisso permanente da Guarda Nacional Republicana com a proximidade, a solidariedade e a missão de servir Portugal e os portugueses, valorizando o empenho e a dedicação dos homens e mulheres que, diariamente, garantem a segurança e a tranquilidade públicas no distrito de Portalegre.
Encontram-se expostos no Centro Comunitário de Campo Maior os trabalhos realizados pelo ATL “Arco-Íris” da Casa do Povo, pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia, pela equipa do Radar Social, pela Loja Social, pelo Atelier das Artes de Degolados, pelo NAVVD, pelo IEFP e pela CURPI, que assinalam o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebram a 17 e 24 de outubro, respetivamente.
A atividade foi organizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal de Campo Maior, em parceria com o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza EAPN, o NAVVD da Cruz Vermelha de Portalegre.
As datas celebradas visam apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação.
Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
Os trabalhos foram realizados em torno do tema proposto para este ano: “A Diversidade Une, e o Respeito Fortalece!”
O serviço de Transporte a Pedido no Alto Alentejo completou, na passada quarta-feira, dia 22, o seu primeiro mês de operação. Este é um transporte público flexível, que visa complementar os serviços de transporte público realizados em autocarro, permitindo uma melhor e mais eficaz resposta às necessidades de mobilidade da população.
A flexibilidade do transporte a pedido prevê que se ajuste continuamente a oferta à procura, permitindo que as viaturas e taxistas apenas sejam acionados quando e para onde existe necessidade – o que se traduz na melhoria do serviço prestado e, simultaneamente, numa maior eficiência e eficácia operacional do serviço.
Durante este primeiro mês, estiveram já em funcionamento 5 dos 64 circuitos que estão previstos para implementar neste regime: 2 circuitos intermunicipais e 3 circuitos municipais em Campo Maior. Nestes 30 dias de operação produziram-se 327,9 km e transportaram-se 40 passageiros, num total de 14 viagens realizadas.
Reconhecendo o importante papel da monitorização no sucesso atual e futuro desta experiência-piloto, a CIMAA preparou e disponibilizou, desde o primeiro dia da operação, um inquérito de satisfação que é remetido aos utilizadores do serviço no fim de cada viagem.
A avaliação dos utilizadores tem reforçado o sucesso desta iniciativa: o grau de satisfação com o serviço do TAAPedido atingiu uma pontuação de 4,9 em 5, enquanto que o grau de satisfação com os motoristas obteve a pontuação máxima de 5 em 5.
Os resultados positivos desta avaliação refletem não apenas a qualidade do serviço prestado, mas também o profissionalismo, simpatia e dedicação de cada um dos 6 motoristas aderentes, para com o projeto e para com os passageiros. Por esse motivo, a CIMAA tem mantido também uma linha de contacto próxima e direta com todos os operadores, que têm desempenhado um papel fundamental na garantia de uma experiência segura, confortável e próxima dos cidadãos.
De se referir também que durante o primeiro mês de operação existiu uma taxa de aceitação dos pedidos de reserva de 100 % – um índice do qual a CIMAA muito se orgulha, por contribuir para a credibilidade e fiabilidade deste sistema.
Estes resultados reforçam o compromisso da CIMAA com uma mobilidade mais sustentável, e são um passo importante para o futuro da mobilidade no Alto Alentejo – uma mobilidade que se quer cada vez mais próxima, inclusiva, inovadora e sustentável.
A nova Assembleia Municipal e a nova Câmara Municipal de Vila Viçosa, resultante do ato eleitoral ocorrido no dia 12 de outubro de 2025, tomam posse este domingo, dia 26.
A sessão, aberta ao público, está marcada para as 16 horas, no Cineteatro Florbela Espanca em Vila Viçosa.
A tradicional Noite das Sopas, promovida pela Associação Freestyle Iceshow de Arronches, está de regresso ao edifício “O Celeiro”, a 1 de novembro (sábado).
Nesta nona edição do evento, que contará com animação musical a cargo de Marco Morgado, revela o presidente da associação, Marco Vitória, o público poderá degustar um total de cinco sopas: canja, sopa de tomate, de cação, de feijão com batata e de repolho. “Além das sopas, teremos também disponíveis pão com chouriço e bifanas, para quem desejar, e sobremesas variadas”, acrescenta.
A expectativa da organização é de que, à semelhança dos anos anteriores, o evento conte com “casa cheia”. “Tem sido um evento já de marca, aqui em Arronches, que tem trazido a população, tanto dos concelhos, como distritos vizinhos, bem como da vizinha Espanha e esperamos contar, uma vez mais, com a presença de todos”, diz Marco Vitória.
O valor de entrada no evento, que dá direito a provar todas as sopas disponíveis, com oferta de uma taça e de um copo reutilizável, tem um custo de seis euros. A pulseira, já à venda, “dá acesso mais rápido ao recinto”. “Tentámos, este ano, aumentar o número de lugares sentados, para que as pessoas estejam um pouco mais confortáveis, mas é lógico que se tivermos a casa cheia, algumas pessoas vão ter de comer de pé, mas é um evento solidário e acho que o objetivo é divertimo-nos”, diz ainda o responsável.
Estas pulseiras de acesso ao evento podem ser adquiridas na pastelaria “O Sonho da Lena” e na “Loja do Caixinhas”, em Arronches, ou diretamente com Marco Vitória. O recinto abre portas às 19 horas, sendo que as sopas serão servidas até às 22 horas. A partir dessa hora, a entrada do público é gratuita.
O lucro angariado com o evento reverte, uma vez mais, para as atividades da associação, que se dedica à patinagem freestyle.
O CLDS 5G de Campo Maior, numa parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no âmbito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, celebrado anualmente a 20 de outubro, promoveu diversas sessões de sensibilização, junto de diferentes turmas do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, ao longo de duas semanas.
Avançando que há registos de cenas de bullying entre as crianças de 5º e 6º anos (2º ciclo), a quem foi dirigida a iniciativa, Maria Manuel Valentim, a coordenadora do CLDS de Campo Maior, revela que, com estas sessões, procurou-se levar os jovens a perceberem “o que é o bullying, o que é que é violência e como pensam o agressor e a vítima, para estarem em alerta”.
Considerando que estas sessões foram “muito importantes”, com o objetivo final de sensibilizar para o respeito e a empatia, a responsável não tem dúvidas de que os alunos ficaram “mais elucidados dos perigos e de que como a pessoa (que é vítima de bullying) se sente”.
O CLDS era para ter assinalado o Dia Mundial do Combate ao Bullying no próprio dia 20 de outubro, com os mais novos, através de uma atividade ar ao livre, em espaço escolar, algo que acabou por não acontecer, devido ao estado do tempo. Essa atividade fica agora prevista para novembro, mês em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Ao longo das nove sessões promovidas, foram desenvolvidas competências sociais e emocionais, promovendo comportamentos positivos e estratégias de resolução pacífica de conflitos. Com esta iniciativa, procurou-se aumentar a literacia dos alunos sobre estas temáticas e contribuir para ambientes escolares mais seguros, empáticos e saudáveis.
Nas eleições do SL Benfica realizadas ontem, na Casa do Benfica de Elvas o vencedor foi Rui Costa, com 2.085 votos contra 1.692 de Noronha Lopes. Curiosamente o número de votantes nas duas candidaturas é o mesmo, 102 sócios, mas os sócios com maior número de votos deram a vitória ao atual presidente.
A lista de Luís Filipe Vieira foi a terceira mais votada, com 808 votos de 46 sócios.
A Associação Juvenil ARKUS, em Elvas, volta, neste ano letivo, a dar uma resposta importante, com o seu ATL, aos pais de crianças do ensino pré-escolar, que não têm onde as deixar, durante a tarde, após mais um dia passado no jardim de infância.
Por outro lado, com o projeto “Saber +”, as crianças e jovens do primeiro ao terceiro ciclo têm, na Arkus, a possibilidade de ultrapassar as suas dificuldades, com as habituais explicações, num espaço onde fazem também os seus trabalhos de casa.
“Começámos agora no início do ano letivo. Neste momento, as vagas para o primeiro ciclo estão preenchidas. Para o segundo e terceiro ciclo ainda temos inscrições abertas e, em termos da ATL, penso que também temos vagas ainda”, começa por referir Melanie Carona, membro da associação elvense.
No que toca ao ATL, as crianças estão ocupadas, com todo o tipo de atividades lúdicas, até os pais as consigam ir buscar. “Infelizmente, sabemos que hoje em dia os pais não têm tanta disponibilidade”, lembra a responsável.
O “Saber +”, que oferece opção de transporte, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 15h30 e as 18h30. “Temos dois horários. Os pais podem apanhar as crianças às 17h30 ou às 18h30. As crianças vão, fazem os trabalhos de casa, também as ajudamos na época dos testes e em tudo o que sejam dúvidas”, remata Melania Carona, assegurando que, cumpridos os deveres diários, há sempre tempo para alguma brincadeira.
Os interessados em inscrever os seus encarregados de educação numa destas respostas da ARKUS devem entrar em contacto com a associação, através de um dos seguintes contactos: 969 514 374 ou 268 629 218.