Transporte a pedido: um mês a aproximar a população do Alto Alentejo

O serviço de Transporte a Pedido no Alto Alentejo completou, na passada quarta-feira, dia 22, o seu primeiro mês de operação. Este é um transporte público flexível, que visa complementar os serviços de transporte público realizados em autocarro, permitindo uma melhor e mais eficaz resposta às necessidades de mobilidade da população.

A flexibilidade do transporte a pedido prevê que se ajuste continuamente a oferta à procura, permitindo que as viaturas e taxistas apenas sejam acionados quando e para onde existe necessidade – o que se traduz na melhoria do serviço prestado e, simultaneamente, numa maior eficiência e eficácia operacional do serviço.

Durante este primeiro mês, estiveram já em funcionamento 5 dos 64 circuitos que estão previstos para implementar neste regime: 2 circuitos intermunicipais e 3 circuitos municipais em Campo Maior. Nestes 30 dias de operação produziram-se 327,9 km e transportaram-se 40 passageiros, num total de 14 viagens realizadas.

Reconhecendo o importante papel da monitorização no sucesso atual e futuro desta experiência-piloto, a CIMAA preparou e disponibilizou, desde o primeiro dia da operação, um inquérito de satisfação que é remetido aos utilizadores do serviço no fim de cada viagem.

A avaliação dos utilizadores tem reforçado o sucesso desta iniciativa: o grau de satisfação com o serviço do TAAPedido atingiu uma pontuação de 4,9 em 5, enquanto que o grau de satisfação com os motoristas obteve a pontuação máxima de 5 em 5.

Os resultados positivos desta avaliação refletem não apenas a qualidade do serviço prestado, mas também o profissionalismo, simpatia e dedicação de cada um dos 6 motoristas aderentes, para com o projeto e para com os passageiros. Por esse motivo, a CIMAA tem mantido também uma linha de contacto próxima e direta com todos os operadores, que têm desempenhado um papel fundamental na garantia de uma experiência segura, confortável e próxima dos cidadãos.

De se referir também que durante o primeiro mês de operação existiu uma taxa de aceitação dos pedidos de reserva de 100 % – um índice do qual a CIMAA muito se orgulha, por contribuir para a credibilidade e fiabilidade deste sistema.

Estes resultados reforçam o compromisso da CIMAA com uma mobilidade mais sustentável, e são um passo importante para o futuro da mobilidade no Alto Alentejo – uma mobilidade que se quer cada vez mais próxima, inclusiva, inovadora e sustentável.

Assembleia e Câmara de Vila Viçosa tomam posse este domingo

A nova Assembleia Municipal e a nova Câmara Municipal de Vila Viçosa, resultante do ato eleitoral ocorrido no dia 12 de outubro de 2025, tomam posse este domingo, dia 26.

A sessão, aberta ao público, está marcada para as 16 horas, no Cineteatro Florbela Espanca em Vila Viçosa.

Associação Freestyle Iceshow de Arronches espera “casa cheia” em mais uma Noite das Sopas

A tradicional Noite das Sopas, promovida pela Associação Freestyle Iceshow de Arronches, está de regresso ao edifício “O Celeiro”, a 1 de novembro (sábado).

Nesta nona edição do evento, que contará com animação musical a cargo de Marco Morgado, revela o presidente da associação, Marco Vitória, o público poderá degustar um total de cinco sopas: canja, sopa de tomate, de cação, de feijão com batata e de repolho. “Além das sopas, teremos também disponíveis pão com chouriço e bifanas, para quem desejar, e sobremesas variadas”, acrescenta.   

A expectativa da organização é de que, à semelhança dos anos anteriores, o evento conte com “casa cheia”. “Tem sido um evento já de marca, aqui em Arronches, que tem trazido a população, tanto dos concelhos, como distritos vizinhos, bem como da vizinha Espanha e esperamos contar, uma vez mais, com a presença de todos”, diz Marco Vitória.

O valor de entrada no evento, que dá direito a provar todas as sopas disponíveis, com oferta de uma taça e de um copo reutilizável, tem um custo de seis euros. A pulseira, já à venda, “dá acesso mais rápido ao recinto”. “Tentámos, este ano, aumentar o número de lugares sentados, para que as pessoas estejam um pouco mais confortáveis, mas é lógico que se tivermos a casa cheia, algumas pessoas vão ter de comer de pé, mas é um evento solidário e acho que o objetivo é divertimo-nos”, diz ainda o responsável.

Estas pulseiras de acesso ao evento podem ser adquiridas na pastelaria “O Sonho da Lena” e na “Loja do Caixinhas”, em Arronches, ou diretamente com Marco Vitória.  O recinto abre portas às 19 horas, sendo que as sopas serão servidas até às 22 horas. A partir dessa hora, a entrada do público é gratuita.  

O lucro angariado com o evento reverte, uma vez mais, para as atividades da associação, que se dedica à patinagem freestyle.

Combate ao bullying: CLDS 5G sensibiliza alunos de Campo Maior para a empatia e o respeito

O CLDS 5G de Campo Maior, numa parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no âmbito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, celebrado anualmente a 20 de outubro, promoveu diversas sessões de sensibilização, junto de diferentes turmas do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, ao longo de duas semanas.

Avançando que há registos de cenas de bullying entre as crianças de 5º e 6º anos (2º ciclo), a quem foi dirigida a iniciativa, Maria Manuel Valentim, a coordenadora do CLDS de Campo Maior, revela que, com estas sessões, procurou-se levar os jovens a perceberem “o que é o bullying, o que é que é violência e como pensam o agressor e a vítima, para estarem em alerta”.

Considerando que estas sessões foram “muito importantes”, com o objetivo final de sensibilizar para o respeito e a empatia, a responsável não tem dúvidas de que os alunos ficaram “mais elucidados dos perigos e de que como a pessoa (que é vítima de bullying) se sente”.

O CLDS era para ter assinalado o Dia Mundial do Combate ao Bullying no próprio dia 20 de outubro, com os mais novos, através de uma atividade ar ao livre, em espaço escolar, algo que acabou por não acontecer, devido ao estado do tempo. Essa atividade fica agora prevista para novembro, mês em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Ao longo das nove sessões promovidas, foram desenvolvidas competências sociais e emocionais, promovendo comportamentos positivos e estratégias de resolução pacífica de conflitos. Com esta iniciativa, procurou-se aumentar a literacia dos alunos sobre estas temáticas e contribuir para ambientes escolares mais seguros, empáticos e saudáveis.

Lista de Rui Costa vence em Elvas nas eleições do Benfica

Nas eleições do SL Benfica realizadas ontem, na Casa do Benfica de Elvas o vencedor foi Rui Costa, com 2.085 votos contra 1.692 de Noronha Lopes. Curiosamente o número de votantes nas duas candidaturas é o mesmo, 102 sócios, mas os sócios com maior número de votos deram a vitória ao atual presidente.

A lista de Luís Filipe Vieira foi a terceira mais votada, com 808 votos de 46 sócios.

Com ATL e projeto “Saber +”, ARKUS ocupa crianças e apoia estudo após as aulas

A Associação Juvenil ARKUS, em Elvas, volta, neste ano letivo, a dar uma resposta importante, com o seu ATL, aos pais de crianças do ensino pré-escolar, que não têm onde as deixar, durante a tarde, após mais um dia passado no jardim de infância.

Por outro lado, com o projeto “Saber +”, as crianças e jovens do primeiro ao terceiro ciclo têm, na Arkus, a possibilidade de ultrapassar as suas dificuldades, com as habituais explicações, num espaço onde fazem também os seus trabalhos de casa.

“Começámos agora no início do ano letivo. Neste momento, as vagas para o primeiro ciclo estão preenchidas. Para o segundo e terceiro ciclo ainda temos inscrições abertas e, em termos da ATL, penso que também temos vagas ainda”, começa por referir Melanie Carona, membro da associação elvense.

No que toca ao ATL, as crianças estão ocupadas, com todo o tipo de atividades lúdicas, até os pais as consigam ir buscar. “Infelizmente, sabemos que hoje em dia os pais não têm tanta disponibilidade”, lembra a responsável.

O “Saber +”, que oferece opção de transporte, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 15h30 e as 18h30. “Temos dois horários. Os pais podem apanhar as crianças às 17h30 ou às 18h30. As crianças vão, fazem os trabalhos de casa, também as ajudamos na época dos testes e em tudo o que sejam dúvidas”, remata Melania Carona, assegurando que, cumpridos os deveres diários, há sempre tempo para alguma brincadeira.

Os interessados em inscrever os seus encarregados de educação numa destas respostas da ARKUS devem entrar em contacto com a associação, através de um dos seguintes contactos:  969 514 374 ou 268 629 218.