A confeção do “toucinho do céu”, doce tradicional português, foi o tema para mais um workshop no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE), realizado na manhã deste sábado, 25 de outubro.
A ação esteve a cargo da chef Beatriz Carvão e atingiu o número máximo de participantes, entre os quais alguns espanhóis.
Para 15 de novembro esta já marcado novo workshop de doçaria, dessa feita relacionado com os pastéis de Santa Clara e sob a orientação de Cátia Dores.
Os workshops do MAEE são promovidos pelo Serviço Educativo do museu.
A segunda edição do ALERtejo – Encontro Literário de Elvas arrancou na noite de ontem, sexta-feira, 24 de outubro, com uma tertúlia sobre o tema “O Falar Alentejano”.
A sessão, que teve por cenário o Hotel Vila Galé Collection Elvas, foi moderada pelo escritor local e co-organizador do Encontro, Nuno Franco Pires, e contou com as intervenções do autor campomaiorense Fernando Fitas e do oliventino José António Carrillo.
O cante alentejano também marcou presença pela voz e guitarra de Miguel Rondão.
O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas neste momento de abertura do II ALERtejo, que prossegue até domingo com um conjunto de atividades em torno dos livros e dos autores, tendo como principais cenários a Casa da Cultura de Elvas e o espaço cultural Stand’Arte, na Rua António Tomás Pires.
O Município está entre o lote de apoios do Encontro Literário de Elvas, cujo programa completo pode ser consultado na página oficial de Instagram do evento.
A Câmara Municipal de Évora, a Missão Continente e a Fundação do Futebol inauguraram um novo minicampo de futebol, no âmbito da iniciativa nacional Footpark, desenvolvida em parceria entre o Continente e a Liga Portugal, e localmente com o município. Este é o nono Footpark instalado em Portugal e em Évora fica à disposição de miúdos e graúdos na Rua Dr. Alberto Jordão M. Costa, devidamente enquadrado na futura urbanização, no Bairro do Moinho, que irá ter a construção de 40 habitações (16 habitações T1 e 24 habitações T2) para arrendamento acessível, num investimento superior a 4 milhões de euros, no âmbito do Plano Local de Habitação de Évora.
O novo espaço desportivo, que significou da parte do município um investimento de 27 mil euros, foi apadrinhado por Jorge Cadete, antigo internacional português, cuja carreira continua a inspirar os jovens que participam neste projeto. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, do vice-presidente, Alexandre Varela, e de representantes da Associação de Futebol de Évora, da Liga Portugal, e da Loja Continente de Évora.
A iniciativa Footpark resulta da união entre a Missão Continente e a Fundação do Futebol com o propósito de construir e reabilitar parques desportivos em várias localidades do país, promovendo a prática desportiva — com especial enfoque no futebol — junto das comunidades locais.
Através da criação e remodelação destes equipamentos, o projeto pretende proporcionar espaços acessíveis e inclusivos, incentivando uma vida mais ativa e saudável. Cada Footpark é apadrinhado por uma figura de destaque do futebol português, sendo Ricardo Quaresma o embaixador nacional da iniciativa.
Até 2027, está prevista a construção ou requalificação de 32 minicampos de futebol, equipados também com tabelas de basquetebol, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e económico das comunidades locais, através do desporto e da inclusão.
”O Elvas” empatou em Lagoa 2-2, no Algarve. A equipa local fez 1-0 e Medina já na segunda parte de penálti empatou, aos 51 minutos. O Lagoa de penálti fez 2-1, Russel, aos 75 minutos, fez o empate final 2-2. Nos minutos que se seguiram ao empate, “O Elvas” podia ter feito o golo da vitória, com duas ou três jogadas de perigo.
O auditório do Agrupamento de Escolas de Borba, recebe, até segunda-feira, dia 27 de outubro, a exposição “De Punjab a Portugal”, que resulta da parceria entre o Programa Romed e o Projeto Borba2i – Integrar e Incluir.
A exposição acompanha as viagens do povo cigano, desde a sua saída do Punjab, na Índia, até à chegada a Portugal, dando a conhecer uma história e cultura omissas nos manuais escolares. O principal objetivo da sua divulgação é enriquecer o conhecimento geral sobre este povo, combatendo estereótipos e preconceitos que o envolvem.
Estão previstas visitas guiadas à exposição para todas as turmas do 2º e 3 ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Borba.
O Município de Estremoz está a finalizar uma candidatura a fundos comunitários para a criação do Centro Empresarial de Estremoz (CEE), uma infraestrutura moderna e de nova geração, dedicada a apoiar o nascimento e crescimento de empresas no nosso concelho.
Este novo centro, que contará com sete salas de incubação individuais e um espaço de coworking com 24 postos de trabalho, foi concebido para se tornar um polo de inovação e dinamismo económico, oferecendo condições de excelência para a instalação de startups, pequenas empresas e empreendedores.
Para que este projeto estratégico se concretize, o Município encontra-se numa fase decisiva da candidatura, na qual é fundamental demonstrar à entidade financiadora que o Centro Empresarial responde a necessidades concretas e que existe uma procura real por parte do tecido empresarial.
Nesse sentido, é solicitado o preenchimento de uma declaração de manifestação de interesse para a instalação de empresa/projeto no futuro CEE. Este documento, meramente para efeitos de justificação na candidatura, não representa um compromisso contratual, mas é um passo vital para assegurar o financiamento necessário.
O Município solicita ainda que, após o seu preenchimento e assinatura, o documento seja devolvida para o email: gade@cm-estremoz.pt, com a maior brevidade possível.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portalegre organiza este sábado, dia 25, uma noite de fados, às 20 horas, no quartel dos bombeiros.
O espetáculo conta com as vozes de Dina Valério, Luís Lourenço, Lara Pires, Manuel Batista e Júlia Ferreira. Na viola está Miguel Monteiro, na Guitarra Portuguesa Miguel Conchinha e na Viola Baixo Francisco Carvalho.
Uma tarde de Halloween, para crianças entre os 3 e os 10 anos, vai acontecer amanhã, domingo, dia 26, a partir das 15.30 horas, na Biblioteca Municipal de Alandroal.
A sessão, a cargo de Ana Rita Janeiro, conta ainda com uma oficina artística onde as crianças vão personalizar o seu boneco de madeira.
A tomada de posse dos eleitos para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal de Elvas está marcada para sexta-feira, às 18 horas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT). Porém, bem antes da cerimónia, no princípio da semana, deverá ficar fechado o acordo político que garantirá a governabilidade do município nos próximos quatro anos.
O Movimento Cívico por Elvas, liderado por Rondão Almeida — vencedor das eleições de 12 de outubro, com o presidente e mais um vereador — deverá formalizar um acordo com o PS, que elegeu também dois vereadores.
Com este possível entendimento, Rondão Almeida assegura uma maioria estável no executivo, garantindo a aprovação de propostas e orçamentos, seja na Câmara Municipal, seja na Assembleia Municipal. Fica assim afastado o cenário inicialmente admitido pelo autarca, que passaria por governar em minoria, apenas com os técnicos no município, solução entretanto colocada de lado com o avanço das negociações.
O Chega foi igualmente sondado para um eventual entendimento, mas as exigências apresentadas não foram aceites, incluído a presidência da Assembleia, levando inclusive ao cancelamento da reunião marcada para segunda-feira e ao fim de qualquer cenário de acordo.
Com a aproximação entre Movimento Cívico e PS, fica também inviabilizada a eleição de José Eduardo Gonçalves (Chega) como presidente da Assembleia Municipal, apesar de ter sido o mais votado nas urnas. A soma dos mandatos do Movimento Cívico e do PS garante 17 eleitos em 23, o que assegura uma ampla maioria para a recondução de Graça Luna Pais na presidência da Assembleia Municipal.
A DECO, juntamente com a organização europeia Euroconsumers, apresentou uma queixa à ANACOM e à Autoridade Irlandesa para os Serviços Digitais contra a Viagogo – a maior plataforma de revenda de bilhetes pela violação dos direitos digitais dos consumidores.
Por lesar diariamente mais de 4 milhões de utilizadores a nível europeu, a Associação pede, ainda, que a ASAE coloque um travão aos crimes de especulação e outras práticas desleais que prejudicam os consumidores.
Bilhetes para espetáculos que são vendidos acima do preço legal, recomendações nada transparentes para eventos, falsa escassez de lugares disponíveis, falta de informação sobre os vendedores ou bilhetes que aparecem selecionados por defeito, são algumas das situações que levaram a DECO a apresentar esta queixa às autoridades. Na verdade, por ter recebido centenas de reclamações, a Associação já havia sinalizado algumas destas práticas, sobretudo, quando os consumidores só se apercebiam mais tarde que tinham adquirido bilhetes altamente inflacionados.
A análise recente da DECO revela, também, que a plataforma está a violar as suas obrigações ao abrigo do novo Regulamento dos Serviços Digitais (RSD) que regula as plataformas em linha. Para além das práticas mencionadas, a Viagogo falha na implementação de medidas para proteger os menores, ao permitir que estes consumidores comprem bilhetes para eventos proibidos para a sua idade. A plataforma manipula, ainda, os consumidores orientando-os deliberadamente para determinadas opções, designadamente, pressionando para a compra de bilhetes mais caros quando existem outros disponíveis.
Para a Responsável do Enforcement e Relações Internacionais da DECO, Rosário Tereso “milhões de consumidores estão a ser diariamente prejudicados por estas práticas, pelo que apelamos às autoridades nacionais e europeias que lancem mão de todos os mecanismos necessários para garantir um ambiente digital seguro para os cidadãos europeus».
A queixa conjunta foi apresentada aos Coordenadores de Serviços Digitais em Portugal, Itália, Bélgica e Espanha e ao Coordenador de Serviços Digitais da Irlanda, pedido uma investigação rigorosa e a aplicação de uma coima até 6% do seu volume de negócios.
O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe este sábado, dia 25, uma exposição, palestras e um momento musical de fado inserido na temática “Oceano Mar é Vida”, pela Associação David Melgueiro.
Pelas 16 horas, será inaugurada a Exposição Coletiva – Oceano Mar é Vida, que estará patente no Cineteatro até o dia 23 de novembro.
Às 16.45 horas, terão início as palestras “Os comportamentos socioeconómicos do Homem e seu Impacto nos Oceanos” e “Inovação, Produção Agrícola e Segurança Alimentar, SUSTENTABILIDADE: Os paradoxos do tempo”.
A iniciativa termina com um momento musical de Fado, com Sofia Cardoso, pelas 18.15 horas.
Está a chegar uma nova edição do “Descodifica-te”: um programa de capacitação online, promovido pela NoCode Institute, que apoia mulheres na aprendizagem e utilização de ferramentas No-Code e Inteligência Artificial, para criarem os seus próprios projetos digitais. As inscrições, que podem ser feitas aqui, terminam já este domingo, 26 de outubro.
Destinado a mulheres, sobretudo, que se encontrem em fase de transição de carreira, o “Descodifica-te”, revela um dos fundadores da NoCode Institute, Miguel Muñoz Duarte, vai já para a sua quarta edição. “O grande objetivo é que pessoas, que não são técnicas, que não vêm dessas áreas da informática, do digital, da tecnologia, aprendam a fazer o que, se calhar, achavam que não conseguiam”, adianta.
“Os nossos alunos conseguem aprender rapidamente a fazer sites, a fazer aplicações móveis, a fazer chatbots com inteligência artificial, enfim, todo um sem número de ferramentas digitais, de soluções digitais, para lançarem os seus negócios ou, eventualmente, para ganharem competências que permitam ter mais oportunidades de trabalho, seja por conta própria, seja no mercado do trabalho mais tradicional”, assegura Miguel Muñoz Duarte.
Todas as competências adquiridas com este programa, garante o responsável, servirão para qualquer tipo de indústria ou comércio, “desde o pequeno comércio às marcas e empresas maiores, que precisam de websites, de aplicações móveis ou ferramentas internas para eliminar processos que hoje em dia são, se calhar, um pouco ineficientes, reféns do papel ou do Excel”.
A participação neste programa, que é financiado pela Fundação AGEAS e a Fundação MEO, é totalmente gratuita. Terminado o curso, garante Miguel Muñoz Duarte, qualquer pessoa conseguirá desenvolver todo o tipo de solução digital, sem programação. Por semana, são lecionadas duas aulas: “uma aula para conteúdo mais prático e outra aula para dúvidas dos alunos, que funciona num regime de muito prática e de mãos na massa”. “A cada semana, vão aprendendo uma nova competência, uma nova dimensão de desenvolvimento digital e podemos dizer que as pessoas, no final, conseguem desenvolver qualquer solução digital sem ter preciso programar, sem ter preciso aprender a fazer código”, remata.
Casa do Benfica de Elvas é um dos três locais para votar nas eleições do SL Benfica, hoje dia 25 de outubro, no nosso distrito, tal como em Avis e em Portalegre.
O horário das mesas de voto é entre as 08h30 e as 22h00.
Podem exercer o direito de voto os Sócios que:
Constem do caderno eleitoral, encerrado a 25 de setembro de 2025. Tenham idade igual ou superior a 18 anos no dia da eleição; Possuam pelo menos um ano de filiação; e Tenham as quotas regularizadas (mínima quota de agosto de 2025, para a primeira volta e setembro de 2025, para a segunda volta
O grupo Campo Maior Trail Runners, em parceira com a Adega Mayor, promove a 8 de novembro (sábado) aquela que será já a quarta edição da iniciativa desportiva e solidária “São Martinho On The Move”, que, desta vez, conta com uma caminhada de oito quilómetros e uma corrida de 13. As inscrições, com um custo de cinco euros, podem ser feitas aqui.
De acordo com Carlos Pepê, o responsável dos Trail Runners, esta é a “festa do outono, da caminhada e do trail”, ainda que mais que um evento desportivo, o “São Martinho On The Move” seja palco de verdadeiros momentos de convívio. “Aproveitamos o magnífico enquadramento da Adega Maior e fazemos aqui a promoção do atletismo, do trail e da caminhada, num cenário quase idílico, com a nossa Barragem do Caia a servir de pano de fundo. Juntamos ainda ali o melhor que temos da nossa paisagem, com a Adega Maior, as suas vinhas e os montados da Herdade dos Adens, e enquadrado na grande Herdade das Argamassas do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que é o nosso patrocinador principal”, adianta o responsável.
O evento, que conta com uma vertente social, procura apoiar os projetos de empreendedorismo social desenvolvidos pelos alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro. A inscrição dá direito a um copo de vinho, castanhas e a um “brinde especial”.
Os finalistas do Centro Educativo Alice Nabeiro irão também marcar presença no evento, com alguma doçaria e alguns salgados. “Temos ainda um momento musical, que cria ali um ambiente propício ao convívio, puxando um bocadinho também o espírito de São Martinho. Ao fim e ao cabo, tentamos criar um evento que seja duradouro, que seja sistemático, que garanta que a festa é feita e que todos, no final, saímos dali mais fortes, praticando desporto, convivendo e respeitando também os ritmos da natureza”, diz ainda Carlos Pepê. “Vamos continuar a fazer a festa do atletismo desta maneira, porque é também assim que estamos, na modalidade, com convívio, com amizade, com união, com superação”, remata.
Esta quarta edição do “São Martinho On The Move” tem início marcado, no dia 8, para as 15h30, na Adega Mayor. As inscrições vão-se manter abertas até ao próprio dia.
Em Elvas o teatro assume o papel principal ao longo do mês de novembro.
O programa contempla um workshop nesta área, no dia 22 de novembro, pelas 11 horas, no Centro Artístico Elvense. As inscrições para este workshop (“Protesto e Pedagogia no Teatro Social”) podem ser feitas através do email eventos@cm-elvas.pt.
Este ano o programa conta com a representação de três peças, apresentadas ao público no Auditório São Mateus. O primeiro espetáculo a ser apresentado ao público é “Volto Já”, de António Raminhos, no dia 7, pelas 21h30.
Segue-se, no dia 15, às 17 horas, “Zeza das Moscas”, da associação juvenil Arkus e da Escola Secundária D. Sancho II.
Este Mês do Teatro termina a 22 de novembro. Neste último dia, depois do workshop, durante a manhã, pelas 21h30, é apresentado o espetáculo “Un Novio en París”.
Os bilhetes para “Volto Já” e “Un Novío en Paris” encontram-se à venda na Ticketline.