
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, entregou, ao final da tarde desta terça-feira, 21 de outubro, o cartão municipal “Juntos pelos Bombeiros e Socorristas”, aos operacionais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, numa simbólica cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Os beneficiários deste cartão passam a usufruir de uma redução de taxas, tarifas e licenças em 10%; redução de taxas e tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos em 15%; redução de taxas urbanísticas em 30%; isenção ou redução do IMI nos primeiros cinco anos; Cheque Dentista; prioridade na atribuição de habitação a custos controlados e na atribuição de bolsa de estudo, quando em igualdade de pontuação com outros candidatos; acesso gratuito a diversos serviços municipais e a eventos, de caráter desportivo e cultural, promovidos pela Câmara Municipal de Elvas; e condecoração por serviços relevantes e extraordinários prestados à causa dos Bombeiros Voluntários.
Começando por lamentar a ausência dos elementos da direção da Associação Humanitária nesta sessão, esclarecendo que o presidente, Amadeu Martins, se encontrava em Lisboa, Rondão Almeida lembra que muitas homenagens têm vindo a ser feitas aos bombeiros, dando como exemplo a estátua que se encontra na rotunda junto ao hospital e à pousada. Por outro lado, destaca o facto de esta ser a primeira vez que, em Elvas, se atribui um apoio direto aos homens e mulheres que são peças fundamentais na garantia do bem-estar e segurança das populações.
Enaltecendo o papel do bombeiro, que “tem de estar sempre disponível, independentemente da hora, para socorrer o próximo”, o autarca recorda ainda que este conjunto de incentivos agora atribuído foi aprovado, em tempos, por unanimidade, pelo executivo da Câmara Municipal: “foi precisamente na base destes princípios, que a Câmara Municipal de Elvas deliberou por unanimidade dar estes incentivos, que vão desde o poder usar tudo aquilo que são os equipamentos públicos, entrar num museu, o beneficiário e os seus descendentes diretos; e depois, em termos de impostos, têm evidentemente fortes reduções, desde aquilo que são taxas, tarifas e o próprio imposto”
Rondão Almeida lembra ainda que este é um apoio que a Câmara Municipal atribui também aos socorristas da Cruz Vermelha, que não se fizeram representar na sessão. “Faltam aqui, talvez por uma falha da própria da direção da Cruz Vermelha Portuguesa, os socorristas, porque também eles estão abrangidos por este tipo de apoio, que este cartão dá aos seus portadores”, comenta.
Já o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, começa por destacar o facto de esta ser a primeira vez em que um apoio é dirigido, não à associação, mas aos próprios operacionais: “durante muitos anos, e nós temos tendência a olhar quase sempre para o apoio à associação em si, ou seja, o corpo bombeiro enquanto um todo, não enquanto indivíduos, enquanto pessoas, enquanto habitantes da cidade de Elvas e esta é a primeira vez que olham para nós enquanto indivíduos”.
Paulo Moreiras considera este conjunto de regalias importante, sobretudo quando se fala na dificuldade de garantir e de aumentar o voluntariado, principalmente no interior do país. “A maior parte dos concelhos aqui à nossa volta tem vindo a diminuir significativamente os quadros ativos dos corpos bombeiros. A fuga dos jovens para o litoral ou para as zonas urbanas mais industrializadas é uma realidade e, sem dúvida alguma, que este cartão pode ajudar-nos aqui a tentar combater um pouco isso”, remata.
A entrega dos cartões aos bombeiros de Elvas foi feita por Rondão Almeida, na presença do vereador Hermenegildo Rodrigues.





































