Câmara Municipal de Sousel continua aposta na eficiência energética

A Câmara Municipal de Sousel está a substituir luminárias no centro da vila de Sousel, no Jardim Municipal e, posteriormente, no Jardim do Museu dos Cristos.

Esta intervenção insere-se na estratégia de eficiência energética do Município, que visa reduzir o consumo de energia elétrica, melhorar a iluminação pública e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

As novas luminárias, mais modernas e eficientes, permitem melhorar significativamente os níveis de iluminação, garantindo maior segurança e conforto aos munícipes, ao mesmo tempo que proporcionam uma poupança energética relevante e a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Com esta ação, a Câmara Municipal reforça o seu empenho na modernização dos espaços públicos e na adoção de soluções mais sustentáveis.

Azulejos de 1940 protegidos pelo Município de Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa prossegue os trabalhos de reintegração cromática nos azulejos da antiga Estação Ferroviária de Vila Viçosa, atual Museu Agrícola e Etnográfico.

Após a primeira ação de conservação e restauro, a cargo da Oficina dos Franceses e efetuada no mês de Agosto do ano transato, foi necessário proceder à utilização de um novo produto, para proteção dos azulejos

Tratam-se de painéis da autoria de Gilberto Renda, datados de 1940, provenientes da Fábrica de Sant’Anna e retratam episódios da História de Portugal, com especial destaque para os momentos vividos em Vila Viçosa aquando da Restauração de 1640, assim como cenas alusivas aos trabalhos agrícolas nesta região.

O objetivo é recuperar estes conjuntos azulejares e dar a conhecer a importância deste património. Através destas ações, o Município de Vila Viçosa continua empenhado em recuperar e preservar o Património Histórico e Cultural.

GNR apreende máquina de jogo ilegal em Foros do Arrão (Ponte de Sor)

O Comando Territorial de Portalegre, através do Destacamento Territorial de Ponte de Sor, identificou no dia 20 de outubro um homem de 32 anos e apreendeu uma máquina de jogo ilegal no concelho de Ponte de Sor.

A ação decorreu durante uma fiscalização a um estabelecimento de restauração e bebidas na localidade de Foros do Arrão, onde os militares da GNR detetaram uma máquina de jogo conhecida como “tombola”, utilizada para jogos de fortuna ou azar.

Da operação resultou a apreensão de diverso material, nomeadamente uma máquina de jogo, um cartaz alusivo à mesma, 1 060 bolas e 80 euros em numerário.

O estabelecimento já havia sido alvo de fiscalização por exploração ilícita de jogos de fortuna ou azar, tendo sido anteriormente apreendido equipamento de jogo, material publicitário e dinheiro proveniente da atividade ilegal.

A GNR recorda que os jogos de fortuna ou azar, cujo resultado depende essencialmente da sorte, só podem ser praticados em locais devidamente autorizados. Alerta ainda para os riscos associados à dependência do jogo, reconhecida como uma patologia, e sublinha a importância de identificar sinais de adição.

GNR detém jovem por posse de armas proibidas em Ponte de Sor

O Comando Territorial de Portalegre, através do Destacamento Territorial de Ponte de Sor, deteve, no dia 20 de outubro, uma jovem de 19 anos por posse de armas proibidas, naquele concelho.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares da GNR intercetaram dois indivíduos que apresentavam comportamento suspeito. Na abordagem e consequentes diligências policiais, foi possível apurar que um deles transportava armas proibidas.

Da ação resultou a detenção da suspeita e a apreensão do seguinte material:

  • Uma faca de serrilha, com lâmina de 11,5 centímetros;
  • Uma navalha, com lâmina de 6,7 centímetros.

A detida, já referenciada por atos de vandalismo, foi constituída arguida, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

A GNR recorda que, segundo o Regime Jurídico das Armas e Munições, a detenção, transporte, compra ou posse de armas proibidas, sem a devida autorização, constitui crime. Também a posse de armas não registadas ou não manifestadas, quando exigido por lei, configura crime de posse ilegal de arma.

Campanha solidária “É Tempo de Ajudar” da Associação Coração Delta junta 2500 voluntários

Com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população sénior em situação de vulnerabilidade, a Associação de Solidariedade Social Coração Delta lança a 12ª edição da campanha “É tempo de Ajudar”. Nos dias 25 e 26 de outubro, em mais de 100 lojas Intermarché dos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém, será feita uma recolha de produtos de higiene pessoal, levando conforto, dignidade e cuidados básicos a quem mais precisa.

A campanha “É tempo de Ajudar” é promovida em parceria com o Intermarché, o Corpo Nacional de Escutas e 79 concelhos. Este ano regressa com o objetivo de superar os resultados das edições anteriores, recolhendo mais produtos de higiene pessoal para apoiar a população sénior, com a mobilização de mais de 2500 voluntários — entre escuteiros, membros da comunidade local e do Grupo Nabeiro – Delta Cafés — que se juntam nas lojas Intermarché para dar continuidade a esta missão.

A campanha tem o apoio da FINIECO, SPRINT, JORGE FERNANDES, NEOSPRINT, STANDIGITAL, Ng5, BERMA, MR.PRINT, FIDELIDADE e pretende ajudar cerca de 7000 idosos, em oito distritos, sendo o seu propósito em futuras edições abranger a totalidade do território nacional.

Para Rita Nabeiro, Presidente da Direção da Associação Coração Delta, “Esta campanha é mais do que uma ação solidária — é um tributo ao legado do meu Avô Rui Nabeiro e à sua vontade de responder, com urgência, às necessidades de quem mais precisa. Reunindo as lojas Intermarché, Municípios, instituições de solidariedade social, parceiros e agrupamentos de escuteiros, esta iniciativa leva aos idosos não só produtos de higiene pessoal essenciais, mas também atenção, carinho e respeito. Mais de dois mil voluntários, em oito distritos, com o apoio de dezenas de municípios e parceiros, tornam tudo isto possível. É a prova de que, quando nos unimos, conseguimos levar dignidade e esperança a quem mais necessita. É este espírito solidário que nos inspira ano após ano.”

Localizações:

Beja | Beja, Moura, Serpa, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Cuba, Castro Verde (Tv. da Serrana), Castro Verde (Farjais de Castro).
Castelo Branco | Castelo Branco, Alcains, Sertã, Fundão, Covilhã, Belmonte, Idanha-a-Nova.

Évora | Évora Horta das Figueiras, Évora Frei Aleixo, Estremoz, Vila Viçosa, Redondo, Montemor-o-Novo, Portel, Reguengos de Monsaraz, Arraiolos, Viana do Alentejo.

Faro | Olhão, Moncarapacho, Quarteira, São Brás de Alportel, Albufeira Ferreiras, Albufeira Vale Pedras, Vila Real de Santo António, Altura, Faro, Lagos, Alvor Marachique, Portimão, Alvor, Praia da Rocha, Lagoa Centro, Lagoa Carvoeiro, Porches, Armação de Pera, S.Bartolomeu de Messines, Monchique, Aljezur, Budens, Sagres.

Leiria | Alcobaça, Benedita, Pataias, S.Martinho do Porto, Ansião, Bombarral, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Juncal, Marinha da Guia, Pombal, Leiria, Leiria Maceira, Monte Redondo, Leiria Gândara dos Olivais, Vieira de Leiria, Marinha Grande, Peniche, Óbidos.

Portalegre | Portalegre, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sôr, Nisa.

Santarém | Abrantes, Alcanede, Alcanena, Minde, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Samora Correia, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Marinhais, Ourém, Rio Maior, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha.

Setúbal | Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Sines, Alcochete, Setúbal, Azeitão, Moita, Pinhal Novo, Charneca da Caparica, Fernão Ferro, Montijo, Sesimbra.

Tomadas de Posse em Campo Maior: saiba aqui as datas

Os órgãos autárquicos saídos das eleições de 12 de outubro, em Campo Maior, têm as seguintes datas e horários previstos para as tomadas de posse:

– Hoje, dia 21, às 19.30 horas, Assembleia de Freguesia de Degolados;

– Amanhã, dia 22 de outubro, às 19 horas, Assembleia de Freguesia de São João Batista;

– Dia 23, às 19.30 horas, Assembleia de Freguesia de Expectação;

– e domingo, dia 26 de outubro, às 15 horas, Câmara e Assembleia Municipal de Campo Maior, no Centro Cultural da vila.

Ex-Combatentes de Loulé visitaram Elvas

Uma delegação de sócios e suas famílias do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes visitou, no passado sábado, dia 18, cidade de Elvas, no âmbito do PROJETO DE TURISMO MILITAR – “CIDADE QUARTEL DE ELVAS, seus Fortes e seus Fortins”.

A delegação, constituída por 50 sócios e suas famílias, resultou numa jornada de grande satisfação pelo espírito partilhado e a oportunidade de ludicamente juntar família militar e valorizar a Cultura, a História, a riqueza do contato humano e social e o Património Histórico Militar.

A visita contou com passagens pelo centro da cidade, salas temáticas do Museu Militar e Forte de Santa Luzia.

Município de Alandroal vai ser distinguido como Confrade de Mérito

Por deliberação do seu Cabido Geral, a Confraria Gastronómica do Alentejo vai distinguir a Câmara Municipal de Alandroal com o título de Confrade de Mérito.

Esta distinção, esta reservada a instituições cujo mérito se evidencia de forma ímpar, pretende reconhecer publicamente o papel fundamental que a autarquia tem desempenhado na valorização, promoção e defesa da Gastronomia Alentejana, património que é identidade, memória e expressão viva do nosso território.

Segundo esta entidade, “ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Alandroal, nomeadamente com a realização do Festival do Peixe do Rio, tem sido exemplo de dedicação, promovendo iniciativas que não apenas preservam tradições ancestrais, mas também projetam a Gastronomia Alentejana como referência cultural e turística de Portugal. Este contributo assume uma relevância ainda maior num tempo em que a salvaguarda do património imaterial exige compromisso, visão e responsabilidade coletiva.”

A cerimónia de entrega formal da Entronização de Confrade de Mérito terá lugar no Cabido Ordinário de Outono, que se irá realizar no dia 22 de novembro, a partir da 11,45 h, na Igreja da Misericórdia de Évora.

Pela “primeira vez”, Bombeiros de Elvas são apoiados “enquanto cidadãos” com Cartão Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, entregou, ao final da tarde desta terça-feira, 21 de outubro, o cartão municipal “Juntos pelos Bombeiros e Socorristas”, aos operacionais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, numa simbólica cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os beneficiários deste cartão passam a usufruir de uma redução de taxas, tarifas e licenças em 10%; redução de taxas e tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos em 15%; redução de taxas urbanísticas em 30%; isenção ou redução do IMI nos primeiros cinco anos; Cheque Dentista; prioridade na atribuição de habitação a custos controlados e na atribuição de bolsa de estudo, quando em igualdade de pontuação com outros candidatos; acesso gratuito a diversos serviços municipais e a eventos, de caráter desportivo e cultural, promovidos pela Câmara Municipal de Elvas; e condecoração por serviços relevantes e extraordinários prestados à causa dos Bombeiros Voluntários.

Começando por lamentar a ausência dos elementos da direção da Associação Humanitária nesta sessão, esclarecendo que o presidente, Amadeu Martins, se encontrava em Lisboa, Rondão Almeida lembra que muitas homenagens têm vindo a ser feitas aos bombeiros, dando como exemplo a estátua que se encontra na rotunda junto ao hospital e à pousada. Por outro lado, destaca o facto de esta ser a primeira vez que, em Elvas, se atribui um apoio direto aos homens e mulheres que são peças fundamentais na garantia do bem-estar e segurança das populações.

Enaltecendo o papel do bombeiro, que “tem de estar sempre disponível, independentemente da hora, para socorrer o próximo”, o autarca recorda ainda que este conjunto de incentivos agora atribuído foi aprovado, em tempos, por unanimidade, pelo executivo da Câmara Municipal: “foi precisamente na base destes princípios, que a Câmara Municipal de Elvas deliberou por unanimidade dar estes incentivos, que vão desde o poder usar tudo aquilo que são os equipamentos públicos, entrar num museu, o beneficiário e os seus descendentes diretos; e depois, em termos de impostos, têm evidentemente fortes reduções, desde aquilo que são taxas, tarifas e o próprio imposto”

Rondão Almeida lembra ainda que este é um apoio que a Câmara Municipal atribui também aos socorristas da Cruz Vermelha, que não se fizeram representar na sessão. “Faltam aqui, talvez por uma falha da própria da direção da Cruz Vermelha Portuguesa, os socorristas, porque também eles estão abrangidos por este tipo de apoio, que este cartão dá aos seus portadores”, comenta.  

Já o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, começa por destacar o facto de esta ser a primeira vez em que um apoio é dirigido, não à associação, mas aos próprios operacionais: “durante muitos anos, e nós temos tendência a olhar quase sempre para o apoio à associação em si, ou seja, o corpo bombeiro enquanto um todo, não enquanto indivíduos, enquanto pessoas, enquanto habitantes da cidade de Elvas e esta é a primeira vez que olham para nós enquanto indivíduos”.

Paulo Moreiras considera este conjunto de regalias importante, sobretudo quando se fala na dificuldade de garantir e de aumentar o voluntariado, principalmente no interior do país. “A maior parte dos concelhos aqui à nossa volta tem vindo a diminuir significativamente os quadros ativos dos corpos bombeiros. A fuga dos jovens para o litoral ou para as zonas urbanas mais industrializadas é uma realidade e, sem dúvida alguma, que este cartão pode ajudar-nos aqui a tentar combater um pouco isso”, remata.

A entrega dos cartões aos bombeiros de Elvas foi feita por Rondão Almeida, na presença do vereador Hermenegildo Rodrigues.

GNR alerta para importância do Combate ao Bullying

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, associou-se ontem, dia 20 de outubro, ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, pela relevância que representa na vida das crianças e jovens.

Só no atual ano letivo 2025/2026, particularmente de 13 a 20 de outubro de 2025, período em que as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) se encontram a desenvolver ações de sensibilização, neste âmbito específico, junto da comunidade escolar, a Guarda já realizou 336 ações de sensibilização relacionadas com o bullying e ciberbullying, tendo sido abrangidas 12 945  crianças (dados provisórios).

bullying é um conjunto de atos que serve para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e reiterados, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s). Atualmente, e associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ciberbullying.

Por norma os sinais de alerta são silenciosos, aconselhando-se os pais, professores e todos os cuidadores a estarem atentos a sinais, tais como alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes (dores de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento.

Tal como acontece com a saúde física, também a saúde mental exige cuidado e atenção. Promover o reconhecimento e a regulação das emoções, fomentar a capacidade de resiliência face a dificuldades e desenvolver a empatia, através da compreensão do outro e da criação de redes de apoio, são fatores determinantes para o bem-estar psicológico dos jovens. Neste processo, o papel da família, dos pares e das escolas é determinante. A presença constante de familiares e amigos, o acompanhamento atento por parte da comunidade escolar, nomeadamente professores e psicólogos, bem como a intervenção especializada dos profissionais de saúde, constituem uma rede de apoio essencial.

A normalização da procura de apoio psicológico e médico deve ser encarada como um gesto de coragem e autocuidado. Importa, por isso, promover uma cultura de escuta ativa, onde os jovens se sintam seguros para partilhar as suas experiências, e onde os seus sentimentos sejam validados, mesmo na ausência de soluções imediatas.

A Guarda pretende alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objetivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas.

Pese embora o bullying não se encontre tipificado na legislação penal como crime, o mesmo está associado a vários crimes, tais como crimes de ofensas à integridade física, injúrias, ameaça e coação, correspondendo os dois primeiros aos comportamentos mais frequentes.

A GNR desenvolve um esforço significativo naquilo que são as iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, nomeadamente em ações de sensibilização e campanhas, com temas associados à violência, à cidadania, inclusão e não-discriminação, aos Direitos Humanos, e direitos da Criança ou regras quanto à utilização da internet.

No âmbito das suas competências em matéria de prevenção, a Guarda tem desenvolvido uma série de ações de sensibilização relacionadas com o bullying, num total de 1 537 no ano letivo de 2024/2025, tendo sido direcionadas para 55 108 crianças e jovens, maioritariamente em contexto escolar, tendo sido abrangidos vários dos 4 604 estabelecimentos de ensino público e privado à responsabilidade da GNR (dados provisórios).

Ainda no ano letivo de 2024/2025, a Guarda registou 119 ocorrências, nomeadamente 106 de bullying e 13 de cyberbullying.

Além destas ações, importa acrescentar que a GNR possui militares com formação especializada, que desempenham um papel essencial no acompanhamento personalizado às vítimas, encarregando-se de encaminhar as mesmas para outras instituições com competência neste âmbito.

Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de bullying não hesite em contactar:

  • Via telefónica, o SNS Prevenção Suicídio, através do número 808 24 24 24;
  • Via telefónica, através do número europeu de emergência: 112

Estes serviços são anónimos, confidenciais e estão disponíveis para ouvir quem mais necessita porque, conversar pode mudar vidas.

“Agricert: do Alentejo para Mundo” – Agricert é a empresa que mais certifica a nível de Global GAP na China

O programa “Agricert: do Alentejo para o Mundo” chega ao fim, nas três rádios do Alentejo em FM, com um episódio dedicado à presença internacional desta empresa que se dedica ao controlo e à certificação de produtos alimentares.  

De acordo com Hermenegildo Castanho, um dos gerentes da empresa, em termos de Global GAP – sistema de certificação usado entre os produtores e proprietários de marcas na produção e comercialização de alimentos, com uma produção segura e sustentável – a Agricert é a empresa que mais certifica na China.

“Chegamos a estas latitudes pela qualidade e pela responsabilidade do nosso certificado, que não só garante a quem vende, como a quem compra, a qualidade inerente aos produtos que vão nesse certificado”, garante o engenheiro.

Por outro lado, a Agricert é a única empresa a certificar em vários mercados internacionais, como Cazaquistão, Quirguistão e Azerbaijão.

O suporte dado pela Agricert aos clientes com reconhecimento internacional dos seus certificados é também abordado neste último episódio de “Agricert: do Alentejo para o Mundo”. Para ouvir no podcast abaixo:

Elvas: projeto de biblioterapia “Roncas e Poesia” deverá ter nova edição em 2026

O projeto de biblioterapia “Roncas e Poesia”, promovido pela Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, e levado a cabo por António Brinquete e César Magarreiro, percorreu, durante o último verão, todos os lares de idosos do concelho de Elvas.

A iniciativa, que ao que tudo indica deverá ter uma nova edição já em 2026, segundo António Brinquete, que fala num trabalho “muito gratificante”, serviu, acima de tudo, para “despertar emoções e recordações” nos mais velhos, fazendo-os recuar no tempo através dos livros.

“Foi um projeto que nos foi apresentado pela vereadora Tânia Rico. Nós levávamos livros da primeira classe, da segunda classe, de vários anos, de 60 e 70, e assim que começávamos a contar aquelas histórias, como a da raposa e do corvo, e outras histórias, as pessoas lembravam-se”, revela António Brinquete.

Quando encontravam alguns idosos mais tristes, António e César “puxavam” pelas Roncas. “Cantávamos-lhes umas cantigas e aí arrebitavam logo. Vínhamos sempre de coração cheio”, assegura o escritor e músico.

“Corremos os lares todos, já temos nova proposta, já estar a fazer orçamento e tratar disso para o próximo ano”, revela ainda António Brinquete.

Atletas da Ialbax em destaque em várias provas entre 17 e 19 de outubro

Os atletas da Associação Desportiva Ialbax participaram, entre os dias 17 e 19 de outubro, em várias provas.

Na sexta-feira, 17 de outubro, Carlos Santos, Vanda Rosa e Eduardo Lagareiro representaram a equipa na IV Carrera Popular de Olivenza (Espanha). Vanda Rosa e Eduardo Lagareiro conquistaram o 1.º lugar nos respetivos escalões.

Sábado, 18 de outubro, os atletas “ialbaxianos” trocaram as corridas pela participação na Caminhada “Movimento pela Saúde”, integrada nas comemorações do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação. O evento foi organizado pelo Núcleo dos Enfermeiros Especialistas de Reabilitação (NEER) da ULS Alto Alentejo.

Já no domingo, dia 19, alguns atletas da AD Ialbax participaram na Caminhada de Sensibilização “Outubro Rosa”, realizada na cidade de Elvas, numa ação de apoio à luta contra o cancro da mama.

No VII Cross Solidario Virgen del Pilar, Guardia Civil, em Badajoz, participaram Cristina Canário, Marco Santos, João Afonso, Nuno Albernú, Sérgio Cacherinha, Manuel Mexia, Manuel Rodrigues (Nelinho), Anabela Albernú, Ana Santos, Ana Duarte, Ricardo Monraia, Jorge Chaves, José Russo, Carlos Santos, Vanda Valente e Alexandra Rodrigues.

Já no IV Trail Serra de Portel, competiram Luís Carranca e Pedro Afonso que terminaram no Top 10 da classificação geral.
Luís Carranca conquistou ainda o 2.º lugar no seu escalão, subindo ao pódio e reforçando o prestígio da AD Ialbax.

MACE encerra até dia 23 de novembro para mudança de projetos

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) vai estar encerrado ao público, até dia 23 de novembro, para dar lugar aos trabalhos de desmontagem da exposição atual e montagem de dois novos projetos expositivos.

A reabertura está marcada para o dia 24 de novembro, retomando o seu habitual horário de funcionamento.

Antes disso, serão instalados os dois novos projetos expositivos: Piso 1 – Exposição com obras do artista Pedro Magalhães; Piso 2 – Exposição com obras da artista Ana Santos e Obras da Coleção António Cachola.

Durante o período de encerramento, o MACE reforça o seu compromisso com a qualidade da programação artística e agradece a compreensão do público.

Elvense Francisco Laranjeira entre os convocados para os Jogos Surdolímpicos em Tóquio

O jovem elvense Francisco Laranjeira é um dos cinco atletas, convocados pela Federação Portuguesa de Atletismo, para representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos, em Tóquio, no Japão, entre os dias 15 e 26 de novembro.

Francisco Laranjeira vai competir nas provas de 5.000 e 10.000 metros. O atleta do Grupo Desportivo Diana, de Évora, será acompanhado pelo seu treinador, João Ferrão.

Na modalidade de atletismo, Portugal será ainda representado nos Jogos Surdolímpicos por Gustavo Pereira, Hemilton Costa, Margarida Silva e Ricardo Gomes.

Trail Runners organizam primeira Corrida São Silvestre de Campo Maior em dezembro

O grupo Campo Maior Trail Runners organiza, a 13 de dezembro, a primeira Corrida de São Silvestre na vila.

De acordo com o responsável do grupo, Carlos Pepê, esta será uma prova de dez quilómetros de estrada, já imbuída no espírito de Natal, com “caráter competitivo”, embora tenha também uma vertente não competitiva. A competição irá integrar o Circuito de Provas de Corrida da Associação de Atletismo do Distrito Portalegre.

Antes, e em parceria com a Adega Mayor, tal como já noticiado, o Campo Maior Trail Runners promove a quarta edição do “São Martinho On The Move” (ver aqui).

Entretanto, e apesar dos elementos do grupo não interromperem por completo a sua prática desportiva, estão agora de regresso, e em força, aos treinos, depois do final da temporada, em setembro. “Os nossos treinos continuam abertos a toda a comunidade, sempre às quartas-feiras, às 20 horas. O Jardim Municipal é quase sempre o ponto de partida, mas quando há alguma alteração nós avisamos. Temos todo o gosto em receber qualquer pessoa que queira iniciar a prática da caminhada ou da corrida, quer seja trail, quer seja estrada. Nós temos pessoas a correr a diferentes ritmos, acompanhamos toda a gente. O que queremos é aumentar o número de pessoas a praticar desporto, aumentar práticas de estilos de vida saudáveis e fazer a promoção desta convivência importante, porque o desporto serve para convivermos”, garante Carlos Pepê.

Por outro lado, o responsável, que assegura que a aposta nas crianças e nos jovens, com as provas “Kids Urban Run”, é para continuar, o grupo vai ver crescer o seu número de atletas filiados na Federação Portuguesa de Atletismo. “Vamos ter quase triplicado ou quadruplicado o número de atletas federados pela nossa equipa, o que é muito interessado e importante e que se deve ao apoio, que tem sido fundamental, por parte do Município de Campo Maior”, remata.

Alcántara inaugura nova ponte sobre o Tejo e reserva antiga ponte romana para uso pedonal

A nova ponte sobre o rio Tejo em Alcántara, Estremadura, foi inaugurada no domingo pela presidente da Junta da Estremadura, María Guardiola, correspondendo a um antigo anseio da população local e visa preservar o monumento bimilenar.

Desde ontem segunda-feira, cerca de seiscentos veículos, incluindo oitenta pesados, deixaram de atravessar diariamente o rio Tejo pela ponte romana de Alcântara, agora destinada exclusivamente a peões.

Durante a cerimónia, Guardiola destacou o simbolismo da obra: “Há infraestruturas que unem quilómetros e outras, como esta, que unem pessoas e escrevem passado, presente e futuro ao mesmo tempo.” O novo viaduto, construído a poucos metros da ponte histórica, representa um investimento estratégico para a mobilidade e valorização patrimonial da região.

A obra orçou os 23 milhões de euros e abre agora, segundo a presidente da região autónoma vizinha, os “trâmites para poder pedir à Unesco que a Ponte Romana de Alcántara seja declarada Património da Humanidade porque, merece sê-lo”.

Segunda edição do ALERtejo traz Francisco Moita Flores, Nuno Duarte e Álvaro Curia a Elvas

Consolidando-se como um espaço de partilha, diálogo e valorização da literatura nas suas múltiplas expressões, o ALERtejo, o Encontro Literário de Elvas, está de regresso, entre sexta-feira e domingo, de 24 a 26 de outubro, para a sua segunda edição.

Aproximar autores e leitores é a principal premissa do evento, que volta a reunir, em vários espaços da cidade, como o Hotel Vila Galé, a Casa da Cultura e o Stand’Arte, escritores da região (Elvas, Campo Maior, Badajoz e Olivença), mas também com reconhecimento a nível nacional.

A programação desta segunda edição do ALERtejo, segundo explica Elizabete Agostinho, uma das responsáveis pela organização, foi delineada a pensar nos elvenses, com momentos para diferentes gostos e faixas etárias, depois do sucesso da iniciativa, no seu “ano zero”. “Nunca se tinha realizado um evento literário desta natureza e, no ano passado, serviu um bocadinho para se perceber qual era a recetividade dos elvenses. A indicação que tivemos é que, efetivamente, havia muita vontade e uma grande apetência por este tipo de eventos. Portanto, quando pensámos na programação deste ano do ALERtejo, fizemo-la, sobretudo, a pensar nas pessoas, no que é que os elvenses gostariam de ter disponível num encontro literário”, assegura.

Hoje em dia são já muitos os encontros literários realizados em todo o país, mas em menor escala no que diz respeito ao interior e às zonas mais rurais. Partindo daí, revela a responsável, procura-se ao longo deste ALERtejo “discutir a posição de Elvas, o território raiano e as suas especificidades. Toda a programação está muito ligada a esta questão de identidade, de localização e do território específico de Elvas, que tem estas especificidades, estas influências das localidades vizinhas”, assegura Elizabete Agostinho.

Várias tertúlias, para debater temas como o papel das bibliotecas e dos clubes de leitura na divulgação e promoção da literatura; um ateliê de artes plásticas, com Joana Gancho e António Pereira, para os mais novos; um almoço literário com Francisco Moita Flores, para “quem gosta de aliar a gastronomia a um bom livro”; e conversas com diferentes autores e apresentações de livro são os principais ingredientes do evento, para além de uma Feira do Livro e a apresentação da segunda edição do Concurso Literário Paula Calado.  

O arranque do evento acontecerá na sexta-feira, dia 24, pelas 21 horas, com um momento musical e a tertúlia “O Falar Alentejano”, no Hotel Vila Galé. Das várias conversas com autores previstas, Elizabete Agostinho destaca as sessões com Nuno Duarte, vencedor do Prémio Leya 2024 com o livro “Pés de Barro”, e com Álvaro Curia, a propósito do lançamento do seu novo livro, “No Brasil não há Leões”.

As entradas no evento são totalmente gratuitas, exceção feita apenas ao almoço literário com Francisco Moita Flores, que encerra a programação deste segundo ALERtejo no domingo, dia 25. Os interessados devem fazer a sua inscrição através do email alertejoencontroliterario@gmail.com.

A programação completa do evento para conhecer abaixo:

24 de Outubro

Hotel Vila Galé

21h00 – Abertura do Alertejo –  Encontro literário de Elvas

Tertúlia “O Falar Alentejano” – com Fernando Fitas, José Gonzalez Carrillo e Nuno Franco Pires

Acompanhamento musical de Miguel Rondão e Gabriel Zuna (Os Tutimeia)

25 de Outubro

Casa da Cultura

10h30  – Abertura da Feira do Livro / Atelier de artes plásticas “Os Avós, histórias contadas, memórias desenhadas”, com Joana Gancho e António Pereira

11h30 – Apresentação da 2ª edição do Concurso Literário Paula Calado – Por Teresa Guerreiro, Tânia Morais Rico e Elisabete Matias com leitura de textos vencedores da edição anterior

11h45 – Tertúlia “O papel das bibliotecas do interior do país na divulgação da literatura” – Com Teresa Guerreiro (Biblioteca Escola Secundária D. Sancho II de Elvas), Patrícia Marques (Biblioteca Municipal de Marvão), Fátima Bonzinho (Coordenadora da Rede de Bibliotecas Interconcelhia), Susana Farinha (Biblioteca Municipal de Sousel)

15h00 – Colóquio “1524: Las Juntas de Badajoz y Yelbes” coordenado por Lorenzo J. Blanco Nieto e Sara Espino com a participação de Elisabete Fiel

16h00 – Apresentação do livro “No Brasil não há Leões”, de Álvaro Curia do “Literacidades”

17h00 – Conversa com o Escritor Nuno Duarte, autor do livro “Pés de Barro”, vencedor do Prémio Leya 2024

Stand’Arte       

21h00 – Encontro de poesia raiana com participantes de Elvas, Badajoz, Campo Maior e Olivenza – Com Idaulina Borrega, Filomena Correia, José Soitino, Julian Portillo, Faustino Lobato, António Castro, Maribel Bazaga, Emilia González, Carmen Martins Ezequiel, César Magarreiro, Claudina Brito, Diogo Malin, Isabel Figueira, Jú Laranjeira e Maria Vicente

26 de Outubro

Casa da Cultura

10h30 – Apresentação do livro “Y se quedarán los pájaros cantando” de António Castro Sanchéz

11h30 – Apresentação do livro bilingue “Notas para não esconder a luz”, de Faustino Lobato Delgado

12h30 – Tertúlia “O papel dos clubes de leitura na divulgação da literatura” – Com Rosária Casquinha Silva, Patrícia Cerutti e Vitória Medalhas

Restaurante Golden Hour

13h30 – Almoço literário com o escritor Francisco Moita Flores (preço: 25 euros. Inscrições através do email alertejoencontroliterario@gmail.com)

Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim comemorou 21 anos

A Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim assinala, no passado domingo, dia 19, 21 anos de fundação.

A comemoração do aniversário fez-se com um almoço, no Monte da Cavaleira.

Aos dirigentes, sócios e familiares da associação aniversariante juntaram-se os presidentes da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e da Junta de Freguesia de Vila Boim, José Guerra.