
A Associação Cultural Públia e Hortênsia de Castro de Elvas está a promover um Concurso Internacional de Composição Musical.
Dar visibilidade à associação, enquanto organizadora de eventos, e dar destaque a novos talentos, é o principal objetivo do concurso que se divide em várias séries, sob o lema “Uma Viagem pelos Sons do Património Mundial de Elvas”, de acordo com o presidente da associação, Vasco Almeida. Nesta sua primeira edição, o concurso é dedicado ao Cante Alentejano e ao Forte da Graça.
A ser publicitado, tanto em Portugal, como em Espanha, a intenção é que participem, neste concurso, alunos de conservatórios, de academias de música e universidades. “Aqui, o único requisito é ser-se maior de 15 anos e poder escrever música”, explica o também maestro do Coral Públia e Hortênsia de Castro de Elvas.
As inscrições para este concurso, que abriram a 1 de outubro, em Dia Mundial da Música, podem ser feitas até 11 de janeiro e têm um valor de 15 euros para estudantes ativos e 20 euros para os restantes participantes. Os prémios vão desde os 75 aos 500 euros, em diferentes categorias. Haverá ainda uma distinção especial para jovens compositores entre os 16 e os 17 anos.
A estreia absoluta das obras vencedoras está marcada para 13 de junho de 2026, aquando da realização do concerto de aniversário da associação e do coral Públia e Hortênsia de Castro de Elvas.
Toda a informação disponível aqui.