Balões de ar quente de regresso aos céus do Alentejo

Com cerca de 30 equipas internacionais provenientes de Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica, o Festival Internaional de Balões de Ar Quente, que decorre de 8 a 13 de novembro, volta a afirmar-se como o maior evento de balonismo em Portugal e um dos mais emblemáticos da Europa.

Além dos voos livres e cativos, o público poderá assistir de perto à montagem dos balões, conversar com as equipas e viver de forma segura o encanto de ver o céu transformar-se num verdadeiro espetáculo de cor.

O Night Glow, em Ponte de Sor, será um dos momentos altos da edição, combinando música e luz num espetáculo noturno que promete encantar miúdos e graúdos.

Todas as informações sobre o festival, incluindo o acesso às Pulseiras Solidárias e às inscrições para os voos cativos, estarão disponíveis em breve no site oficial: www.fibaq.com.

A organização fica, como habitualmente, a cargo da Publibalão, em cooperação com o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, empresa e associação pioneiras na prática e promoção do balonismo em Portugal.

Programa oficial:
8 de Novembro – Ponte de Sor
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde
19h15 – Night Glow
9 de Novembro – Montargil
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde
10 de Novembro – Fundação Abreu Callado
07h30 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
12 de Novembro – Monforte
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde
13 de Novembro – Fronteira
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde

Este ano, o programa apresenta ainda uma novidade inédita: os batismos de voo cativo, uma oportunidade para crianças a partir dos 6 anos e adultos experimentarem a sensação de voar num balão de ar quente, subindo e descendo no mesmo local.

Os voos livres permitem uma verdadeira viagem pelos céus alentejanos, descolando de um local e aterrando noutro. Cada voo tem a duração de até 1 hora (atividade total até cerca de 4 horas).
O acesso será feito através da aquisição de Pulseiras Solidárias, brevemente disponíveis em www.fibaq.com.

Os batismos de voo cativo consistem numa experiência onde o balão está fixo ao solo, subindo apenas alguns metros e descendo no mesmo ponto, com duração aproximada de 5 minutos por subida.
As inscrições estarão igualmente disponíveis em breve em www.fibaq.com.

O evento tem como missão promover o balonismo em Portugal, incentivar o intercâmbio técnico e cultural entre pilotos e envolver as comunidades locais, valorizando o território e a sustentabilidade.

Arronches: Intervenção em Esperança decorre a bom ritmo

Após a superação de algumas dificuldades, relacionadas com as características da área intervencionada, que impediram que a obra decorresse conforme perspetivado, os trabalhos para a construção do Parque Ecológico/Urbano de Esperança retomaram ainda na primeira metade do ano, sendo já visíveis alguns traços do futuro espaço, o qual foi visitado na manhã desta terça-feira, dia 14 de outubro, pelo presidente do Município, João Crespo, na companhia do técnico afeto à Divisão de Obras e Serviços Urbanos da autarquia, Eduardo Picado.

Esta é uma obra que significará uma evidente mais valia não só para todos os esperancenses, como para quem diariamente visita a freguesia, dando vida a um espaço até agora inutilizado. De relembrar que a construção do Parque Ecológico/Urbano de Esperança vai reconverter uma área total de 15.250m2, tendo em vista a sua valorização ecológica e a gestão sustentada hidrológica e hidráulica às quais se soma a criação de zonas de recreio e lazer para usufruto da população.

Esta empreitada significa o investimento total de 718.800,39€ por parte da Câmara Municipal de Arronches, sendo comparticipada em 85% por fundos comunitários e encontra-se adjudicada à empresa ‘Agrocinco – Construções S.A.’.

Arruada das Festas do Povo’26 encheu Campo Maior de cor e tradição

As ruas de Campo Maior encheram-se de cor, música e alegria na manhã deste domingo, 19 de outubro, com a Arruada das Festas do Povo’26. A concentração inicial teve lugar no Jardim Municipal, de onde partiu o desfile que envolveu centenas de participantes.

O convite à população desafiava cada campomaiorense a trazer pandeiretas, castanholas e elementos tradicionais, num gesto de identidade e orgulho coletivo. A resposta não podia ter sido mais expressiva: o som, as cores e o entusiasmo contagiaram todo o percurso, celebrando a cultura e as raízes do concelho.

A Arruada voltou a evidenciar o forte espírito comunitário que marca as Festas do Povo, mantendo viva uma tradição que une gerações e faz de Campo Maior um símbolo de criatividade, devoção e pertença.

Caminhada do Outubro Rosa voltou a colorir Elvas de solidariedade

A edição de 2025 da Caminhada do Outubro Rosa realizou-se na manhã deste domingo, 19 de outubro, em Elvas. Promovida pela Equipa de Elvas da Extensão de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a iniciativa integrou, uma vez mais, o programa dedicado à prevenção e à luta contra o cancro da mama.

O percurso teve início na Praça da República e terminou no Parque da Piedade, depois de uma aula de Zumba dinamizada pela professora Cláudia Brotas, do ginásio AltoEspírito, que voltou a animar o arranque da manhã solidária.

Para a concretização da caminhada, a Liga contou com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e de Caia, São Pedro e Alcáçova, da PSP, dos Bombeiros Voluntários de Elvas e do atelier “Casa das Flores”, de Campo Maior.

O valor angariado através das inscrições reverterá, na íntegra, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, contribuindo para ações de apoio ao doente oncológico e para campanhas de sensibilização e prevenção da doença.

“Livro de Termos e Intimação às Mães Solteiras-Expostos” em “Peça do Mês” em Avis

O Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) apresenta em “Peça do Mês” o “Livro de Termos de Intimação às Mães Solteiras-Expostos”, relativo ao concelho de Avis, nos anos de 1863 a 1866.

O documento, pertencente ao Fundo Documental do Município de Avis (CMA-CIOA), remete para uma Legislação com origem no século XVII e que se prolongou, sobretudo, pela 2.ª metade do século XIX, contendo os termos de intimação aplicados às mães solteiras que apareciam grávidas.

Um procedimento administrativo que preconizava um controle sobre as parturientes, com intimações que as obrigavam a identificar a paternidade dos seus filhos, antes do termino da gravidez, incidindo principalmente sobre as mulheres provenientes de classes desfavorecidas, o que acentuava, ainda mais, a sua fragilidade e vulnerabilidade, num claro intuito de reduzir despesas, com os expostos, dificultar infanticídios e moralizar comportamentos.

A “Peça do Mês” encontra-se patente ao público no Posto de Turismo de Avis, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.

Baja Portalegre “agita” Portalegre entre 23 e 25 de outubro

A 39.ª edição da Baja Portalegre 500, denominada este ano bp Ultimate Baja Portalegre 500, está de regresso ao Alto Alentejo com o melhor do todo-terreno nacional e internacional, desta vez entre os dias 23 e 25 de outubro. Novamente integrada na Taça do Mundo FIA de TT, a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal posiciona-se como a antepenúltima do calendário de 2025, antecedendo a Baja do Qatar, numa temporada que arranca no final de janeiro, na Arábia Saudita.

A clássica portuguesa integra também a última posição da Taça Europeia de Bajas, que antes de chegar a Portugal, passa por países como a Espanha, Turquia, Grécia, Itália, Hungria e Polónia.

Recorde-se de que em 2024, a Baja contou com um pódio inteiramente português: Miguel Barbosa voltou às vitórias, conquistando o seu quarto 1.º lugar nos automóveis. Em motos, o troféu foi pela primeira vez para Martim Ventura. Já Luís Fernandes e Hélder Rodrigues cimentaram as suas vantagens em Quads e SSVs respetivamente.

Alentejo Walking Festival com inscrições abertas para percurso pedestre em Elvas

As inscrições para a edição 2025 da Alentejo Walking Festival – “Todo o Alentejo a Caminhar” encontram-se abertas.

A iniciativa, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo chega a Elvas a 8 de novembro, pelas 9h30, com partida do Forte da Graça e leva os inscritos a conhecer o percurso “Linhas de Elvas”.

As inscrições, que decorrem até 6 de novembro, podem ser feitas aqui.

Percorrer Elvas e as suas linhas é estar numa das mais importantes cidades quartel de todo o mundo. Defesas militares do passado, são hoje testemunhos históricos de outros tempos, que encantam pela sua perfeição construtiva, pela fantástica conservação patrimonial e pela beleza das paisagens que se deixam avistar ao seu redor. A par do sistema bélico, desenvolveu-se um riquíssimo património religioso em inúmeros templos e registos, bem como um património civil que atinge o seu expoente no majestoso aqueduto.

Bonecos de Estremoz foram mote para workshop no MAEE

A técnica dos bonecos de barro de Estremoz foi o tema para mais um workshop do MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, realizado ontem, 18 de outubro.

A responsável pela ação foi Inocência Lopes, barrista natural de Évoramonte, que trabalha os bonecos de Estremoz há cinco anos.

A ação foi frequentada por dezena e meia de formandos de diversas faixas etárias, sendo notada mais uma vez a presença de espanhóis.

Para o próximo sábado, dia 25, está agendado um workshop de doçaria, com a chef Beatriz Carvão a ensinar a confecionar o tradicional toucinho do céu, encontrando-se já esgotadas as inscrições para participação.

Os workshops do MAEE são uma iniciativa do Serviço Educativo do museu.

Concerto “Canções de Sempre” encerra Mês da Música 2025

O Auditório São Mateus recebeu, na noite deste sábado, 18 de outubro, o concerto “Canções de Sempre”, que juntou Rita Guerra ao Ensemble Ibérico.

O alinhamento incluiu temas da cantora portuguesa e clássicos de Elton John, Bryan Adams, Amália Rodrigues, Dulce Pontes, The Beatles e ABBA, entre outros. O espetáculo contou também com a participação especial de Madalena Guerra, filha da artista, e do coro da Academia de Música de Elvas.

Este foi o terceiro e último concerto do Mês da Música 2025, iniciativa conjunta do Município de Elvas e da Academia de Música de Elvas.

“Descodifica-te”: quarta edição do programa que quer ajudar mulheres no mundo digital com inscrições abertas

Está a chegar uma nova edição do “Descodifica-te”: um programa de capacitação online, promovido pela NoCode Institute, que apoia mulheres na aprendizagem e utilização de ferramentas No-Code e Inteligência Artificial, para criarem os seus próprios projetos digitais.

Destinado a mulheres, sobretudo, que se encontrem em fase de transição de carreira, o “Descodifica-te”, revela um dos fundadores da NoCode Institute, Miguel Muñoz Duarte, vai já para a sua quarta edição. “O grande objetivo é que pessoas, que não são técnicas, que não vêm dessas áreas da informática, do digital, da tecnologia, aprendam a fazer o que, se calhar, achavam que não conseguiam”, adianta.

“Os nossos alunos conseguem aprender rapidamente a fazer sites, a fazer aplicações móveis, a fazer chatbots com inteligência artificial, enfim, todo um sem número de ferramentas digitais, de soluções digitais, para lançarem os seus negócios ou, eventualmente, para ganharem competências que permitam ter mais oportunidades de trabalho, seja por conta própria, seja no mercado do trabalho mais tradicional”, assegura Miguel Muñoz Duarte.

Todas as competências adquiridas com este programa, garante o responsável, servirão para qualquer tipo de indústria ou comércio, “desde o pequeno comércio às marcas e empresas maiores, que precisam de websites, de aplicações móveis ou ferramentas internas para eliminar processos que hoje em dia são, se calhar, um pouco ineficientes, reféns do papel ou do Excel”.

A participação neste programa, que é financiado pela Fundação AGEAS e a Fundação MEO, é totalmente gratuita. Terminado o curso, garante Miguel Muñoz Duarte, qualquer pessoa conseguirá desenvolver todo o tipo de solução digital, sem programação. Por semana, são lecionadas duas aulas: “uma aula para conteúdo mais prático e outra aula para dúvidas dos alunos, que funciona num regime de muito prática e de mãos na massa”. “A cada semana, vão aprendendo uma nova competência, uma nova dimensão de desenvolvimento digital e podemos dizer que as pessoas, no final, conseguem desenvolver qualquer solução digital sem ter preciso programar, sem ter preciso aprender a fazer código”, remata.

As candidaturas, abertas até 26 de outubro, são feitas a partir do site do “Descodifica-te”.

Lixo junto à Igreja em Vila Boim. Padre publica fotos

As imagens do lixo colocado nos contentores junto da Igreja de Vila Boim origina a publicação de várias fotografias por parte do Padre Marcelino.

Para várias pessoas que nos remeteram algumas queixas, a posição dos contentores junto à Igreja não é considerada a melhor e depois quando o lixo fica no chão e há caixas e outros monos no chão a situação “fica bastante desagradável e desrespeitosa do local”, segundo alguns ouvintes desta rádio.

Atriz Helena Isabel na cerimónia de abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior de Monforte

A Universidade Sénior de Monforte iniciou, recentemente, o ano letivo de 2025/2026, numa cerimónia que contou com a presença da atriz Helena Isabel.

Atualmente estão matriculados cerca de 70 alunos que poderão frequentar gratuitamente as 13 disciplinas lecionadas por professores voluntários, designadamente, Artes Criativas (Fátima Vitorino e Rosa Cáceres), Atelier de Azulejo (Sérgio Batista), Atelier de Estanho, Técnica de Guardanapo e Decopagem (Fátima Vitorino), Música e Cantares (Manuel Bagorro), Comunicação e Imagem (Manuel Garcia e Vitória Medalhas), Ginástica/Dança/Hidroginástica (Inês Pataca), História e Museologia (José Inácio Militão), Informática (António Mendes e José Rasquinho), Inglês (Rui Barradas), Trabalhos Manuais (Kátia Gomes), Saúde (Aldina Rasquinho, João Dias e Sandra Ideias), Teatro (Manuel Pedras) e Turismo e Lazer (Rui Barradas).

Forte de Santa Luzia voltou a receber sessão de yoga

O Forte de Santa Luzia acolheu na tarde de ontem, sábado, 18 de outubro, mais uma aula aberta de yoga, promovida pelo Àshrama Elvas – Centro do Yoga.

Foi o segundo de três momentos da iniciativa Yoga no Forte, todos eles programados para este mês de outubro e sob a responsabilidade da professora Tânia Melo.

A terceira e última aula está agendada para as 17h00 do próximo sábado, dia 25, mais uma vez no Forte de Santa Luzia.

Campo Maior Trail Runners voltam a juntar-se à Adega Mayor para mais “São Martinho On The Move”

O grupo Campo Maior Trail Runners, em parceira com a Adega Mayor, promove a 8 de novembro (sábado) aquela que será já a quarta edição da iniciativa desportiva e solidária “São Martinho On The Move”, que, desta vez, conta com uma caminhada de oito quilómetros e uma corrida de 13.

De acordo com Carlos Pepê, o responsável dos Trail Runners, esta é a “festa do outono, da caminhada e do trail”, ainda que mais que um evento desportivo, o “São Martinho On The Move” seja palco de verdadeiros momentos de convívio. “Aproveitamos o magnífico enquadramento da Adega Maior e fazemos aqui a promoção do atletismo, do trail e da caminhada, num cenário quase idílico, com a nossa Barragem do Caia a servir de pano de fundo. Juntamos ainda ali o melhor que temos da nossa paisagem, com a Adega Maior, as suas vinhas e os montados da Herdade dos Adens, e enquadrado na grande Herdade das Argamassas do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que é o nosso patrocinador principal”, adianta o responsável.

As inscrições, que podem ser feitas aqui, têm um custo de cinco euros, sendo que o evento, com uma vertente social, procura apoiar os projetos de empreendedorismo social desenvolvidos pelos alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro. A inscrição dá direito a um copo de vinho, castanhas e a um “brinde especial”.

Os finalistas do Centro Educativo Alice Nabeiro irão também marcar presença no evento, com alguma doçaria e alguns salgados. “Temos ainda um momento musical, que cria ali um ambiente propício ao convívio, puxando um bocadinho também o espírito de São Martinho. Ao fim e ao cabo, tentamos criar um evento que seja duradouro, que seja sistemático, que garanta que a festa é feita e que todos, no final, saímos dali mais fortes, praticando desporto, convivendo e respeitando também os ritmos da natureza”, diz ainda Carlos Pepê. “Vamos continuar a fazer a festa do atletismo desta maneira, porque é também assim que estamos, na modalidade, com convívio, com amizade, com união, com superação”, remata.

Esta quarta edição do “São Martinho On The Move” tem início marcado, no dia 8, para as 15h30, na Adega Mayor. As inscrições vão-se manter abertas até ao próprio dia.

Iara Ramos Nascimento, de Vila Boim, está desaparecida

Iara Ramos Nascimento (na foto), de 47 anos, de Vila Boim, está desaparecida desde a passada segunda-feira, dia 13 de outubro.

Segundo o alerta lançado nas redes sociais, pela família, Iara desapareceu da sua casa em Vila Boim, supostamente, ao volante de um veículo da marca volkswagen beetle azul escuro, matricula 38-10-ZO.

Iara Ramos Nascimento tem vários irmãos, com destaque para o apresentador Cláudio Ramos e para Luís Nascimento, que participou num reality show.

“A família agradece que, qualquer informação que possam ter, a comuniquem por favor, às autoridades mais próximas”, pode ler-se na publicação feita nas redes sociais.

Passar Saber inspira-se em Maria José Rijo para promover acultura local

“Passar Saber” é o nome adotado pela nova Associação Intercultural do Alentejo, que nasceu em Elvas sob a inspiração de Maria José Rijo e teve apresentação oficial ontem, sábado, 18 de outubro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

A Associação “Passar Saber” tem como objetivo central preservar, divulgar e valorizar o significativo acervo da sua mentora, artista plástica, artesã, escritora, poetisa e vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas na década de 1980.

Nascida em Moura em 1926 e com a maior parte dos seus hoje 99 anos de vida passados em Elvas, Maria José Horta Travelho de Almeida Rijo é uma das figuras de referência cultural local das últimas décadas.

Exposições, oficinas e encontros para estimular a criatividade, projetos educativos e iniciativas comunitárias são alguns dos pontos incluídos no programa da Associação “Passar Saber”, apresentado pela co-fundadora e presidente, Margarida Cavalheiro. Seguiu-se uma pequena intervenção de Maria José Rijo.

A sessão contou ainda com a atuação de alunas da Academia de Dança de Elvas e testemunhos do Coral Públia Hortênsia de Castro e da Academia de Música local.

Cante Alentejano e Forte da Graça em destaque no Concurso Internacional de Composição Musical de Elvas

A Associação Cultural Públia e Hortênsia de Castro de Elvas está a promover um Concurso Internacional de Composição Musical.

Dar visibilidade à associação, enquanto organizadora de eventos, e dar destaque a novos talentos, é o principal objetivo do concurso que se divide em várias séries, sob o lema “Uma Viagem pelos Sons do Património Mundial de Elvas”, de acordo com o presidente da associação, Vasco Almeida. Nesta sua primeira edição, o concurso é dedicado ao Cante Alentejano e ao Forte da Graça.

A ser publicitado, tanto em Portugal, como em Espanha, a intenção é que participem, neste concurso, alunos de conservatórios, de academias de música e universidades. “Aqui, o único requisito é ser-se maior de 15 anos e poder escrever música”, explica o também maestro do Coral Públia e Hortênsia de Castro de Elvas.

As inscrições para este concurso, que abriram a 1 de outubro, em Dia Mundial da Música, podem ser feitas até 11 de janeiro e têm um valor de 15 euros para estudantes ativos e 20 euros para os restantes participantes. Os prémios vão desde os 75 aos 500 euros, em diferentes categorias. Haverá ainda uma distinção especial para jovens compositores entre os 16 e os 17 anos.

A estreia absoluta das obras vencedoras está marcada para 13 de junho de 2026, aquando da realização do concerto de aniversário da associação e do coral Públia e Hortênsia de Castro de Elvas.

Toda a informação disponível aqui.