Animais são “modelos” em exposição na Biblioteca de Avis

A Exposição de “Desenhos de Animais”, da autoria de Verónica Ornelas e Joana Santos, está patente até dia 31 de outubro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis.

A mostra trazida a público reúne uma coletânea de azulejos e outros trabalhos executados a caneta, aguarela e lápis de cor e poderá ser visitada no horário de expediente da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Cinema para os mais novos com Daffy e Porky no Auditório São Mateus

“Looney Tunes: Daffy & Porky Salvam o Mundo” é o filme em exibição amanhã, domingo, às 16 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

A dupla Daffy Duck e Porky Pig regressa ao cinema numa comédia animada e alucinante que vai animar todos na tarde de domingo. Combinando piadas e desastres que só os Lonney Toons são capazes de fazer, Daffy, Porky e Petúnia, uma nova amiga, tentam salvar o mundo de uma terrível ameaça.

Os bilhetes à venda meia hora antes da sessão, no Audtório São Mateus, ou aqui.

Noite de Fado e Poesia encantou o público na ARKUS

A ARKUS – Associação Juvenil – voltou a celebrar a cultura portuguesa com mais uma noite dedicada ao fado e à poesia, que decorreu ontem e reuniu dezenas de participantes. Num ambiente acolhedor e intimista, o público pôde saborear a sua refeição ao som do fado e das palavras poéticas que ecoaram pela sala, numa verdadeira homenagem às tradições culturais que nos definem.

A associação agradece a todos os presentes pela participação e entusiasmo, deixando já o convite para a próxima edição. Um agradecimento especial foi também dirigido aos patrocinadores e parceiros da ARKUS, cujo apoio torna possível a realização de iniciativas culturais que inspiram a comunidade e promovem o talento local.

Marvão promove percurso pedestre entre Valencia de Alcântara e a Portagem

A Casa da Cultura de Marvão acolheu a conferência “A saída dos judeus de Espanha por Portagem (1492): numa ótica turística”, por Arturo Domínguez García, no âmbito das Jornadas Formativas da Cultura Sefardita.

Amanhã, domingo, dia 19 de outubro, realiza-se outra das atividades inseridas na programação do Mês da Cultura Sefardita: “A passos de deixar Sefarad”, um percurso pedestre entre Valencia de Alcântara e a Portagem, com cerca de 17 km de extensão.

Esta rota, dramatizada pela Universidade Sénior de Marvão e Asociación Cultural Boda Regia, vai terminar junto à Torre da Portagem, emblemático local por onde milhares judeus entraram no nosso País, aquando da sua expulsão dos reinos de Espanha, em 1492.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte link: https://bit.ly/47gi5me

Arronches: requalificação do Rossio perto de ser uma realidade

Depois de, por duas vezes, o concurso público para a obra de requalificação de espaço público junto à Rua General Humberto Delgado, em Arronches, ter ficado sem resposta, desta feita a obra vai mesmo avançar, tendo sido já assinado o contrato de adjudicação com a empresa melhor classificada no concurso público, no caso, o grupo ‘Damião & Belo, Lda.’.

O documento foi firmado nos Paços do Concelho de Arronches pelo presidente João Crespo e pelo representante da entidade construtora, João Paulo Santos, numa reunião onde estiveram ainda presentes o vice-presidente Paulo Furtado e os chefes da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos e da Divisão de Administração, Financeira e de Modernização Administrativa, respetivamente Dulce Bigares e Paulo Trindade.

Esta é uma intervenção com a qual se pretende atingir vários objetivos, entre os quais: aumentar a área de sombra do jardim, através da colocação de uma pérgula vegetal no seguimento da que já existe; instalar uma cobertura para eventos, que pode ser convertida para diferentes fins, incluindo lugares de estacionamento, com a possibilidade de criar um espaço fechado com lonas retráteis; colocar painéis fotovoltaicos na face da cobertura voltada a sul; requalificar dois edifícios para apoio a toda a área, com instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida ou instalar um pórtico de acesso pela Rua Dr. Edmundo Curvelo.

A empreitada que terá início após receber o visto do Tribunal de Contas e de assinado o auto de consignação, implica um investimento total de 1.127.970,08€ por parte da Câmara Municipal de Arronches e será comparticipada no âmbito do Portugal2030.

Arraiolos instala Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

A nova Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arraiolos foi formalmente instalada no dia 15 de outubro de 2025, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta é a 315.ª CPCJ criada em Portugal, um número que, segundo a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), representa “um marco histórico” na consolidação da rede nacional de proteção a crianças e jovens.

A nova comissão integra representantes do município, da Segurança Social, dos ministérios da Educação e da Saúde, bem como de associações de pais e de jovens, entre outras entidades parceiras.

O momento ficou ainda marcado por uma atuação musical protagonizada por crianças do Jardim de Infância de Arraiolos.

Feira Mensal de Portalegre realiza-se este domingo

Amanhã, domingo, 19 de outubro, realiza-se mais uma edição da Feira Mensal de Portalegre, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

A feira decorre até às 14h00, oferecendo aos visitantes a oportunidade de fazer compras, conviver e aproveitar o ambiente tradicional que caracteriza este tipo de eventos.

“Outubro Rosa” assinalado em Elvas com caminhada este domingo

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro dinamiza este domingo, dia 19 de outubro, uma caminhada de sensibilização, no âmbito do “Outubro Rosa”.

A concentração dos participantes está marcada para as 9h30 na Praça da República. O percurso, com saída prevista para as 10 horas, inclui passagens pelo Arco da Praça, Rua de Alcamim, Avenida Garcia da Orta, Praça 25 de Abril, Ruinha, Rua de São Francisco, Viaduto, Avenida de Badajoz, Rua de São Paulo, Rua Padre Zeferino, Avenida António Sardinha, Rua de Portalegre, terminando na Avenida da Piedade.

“Outubro Rosa” é uma campanha de consciencialização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama.

Demonstração de pegas este sábado em Vila Viçosa

Imagem Ilustrativa

A Tertúlia Tauromáquica de Pardais, com o apoio do Município de Vila Viçosa, organiza este sábado, dia 18, na Praça de Touros de Vila Viçosa, uma demonstração de pegas.

A atividade, marcada para as 16 horas, destina-se a todos os que queiram sentir a emoção de ser forcado. Também os mais novos vão ter direito a participar.

A pensar nas Festas do Povo, campomaiorenses saem à rua com as suas pandeiretas e castanholas

Tendo em conta o regresso anunciado das Festas do Povo a Campo Maior já no próximo ano, a associação que as promove desafia todos os campomaiorenses a sair, na manhã deste domingo, às ruas da vila, com as suas pandeiretas e castanholas.

O objetivo da iniciativa, que arranca pelas 10 horas do Jardim Municipal, é mostrar a alma campomaiorense e, naturalmente, incentivar à inscrição de mais ruas nas festas. No final da arruada, haverá porco no espeto, no estacionamento do Hotel Santa Beatriz.

“De 8 a 16 de agosto do próximo ano, teremos, de certeza absoluta, as nossas ruas de Campo Maior completamente arrumadas e floridas. Esperamos que a nossa comunidade se alegre, outra vez, com as nossas festas e que os nossos visitantes fiquem deslumbrados com todo esse jardim que iremos montar em Campo Maior durante essa mesma semana”, diz o presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro.

Sem muito tempo a perder, no que diz respeito à produção das famosas flores de papel, João Manuel Nabeiro espera agora que todo o concelho de Campo Maior, “e principalmente aquela camada voluntária, que é sempre necessária para este tipo de festas, abrace completamente, e com os braços muitos abertos, todo este trabalho e empenho que a comunidade de Campo Maior tem”.

Por mais que reconheça que irão fazer falta aqueles que, noutros tempos, produziam as flores de papel como ninguém, seja pela idade ou por terem já falecido, João Manuel Nabeiro não tem dúvidas que serão encontradas soluções. “A nossa vida, como diz a canção, é feita de mudança e as mudanças aconteceram nas nossas vilas, nas nossas cidades e temos que estar preparados para isso. A nossa visão será para suprir essas mesmas necessidades – dessa população que partiu – mas tenho a certeza que arranjaremos soluções”, remata.

Classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a 15 de dezembro de 2021, as Festas do Povo de Campo Maior tiveram a sua última edição em 2015.

CIMAA representada em iniciativa dedicada Programas de Financiamento em Eficiência Energética no Gavião

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada na iniciativa “One Stop Shops e Programas de Financiamento em Eficiência Energética”, que decorreu na Incubadora de Empresas de Gavião.

A intervenção foi subordinada ao papel que a Plataforma Supraconcelhia, presidida pela CIMAA, poderá ter enquanto facilitadora e catalisadora do envolvimento dos cidadãos na transição energética do Alto Alentejo.

Um dos principais desafios do território é o apoio a famílias em situação de pobreza energética, sobretudo nas zonas rurais mais dispersas. No entanto, o seu contributo pode estender-se à capacitação e literacia energética, ou até a um diagnóstico intermunicipal que assegure atuação mais concreta por parte de municípios e entidades. Para tal, poderá ser necessária a diversificação dos canais de comunicação, aumentando o alcance da informação, sem menosprezar os meios presenciais e utilizando uma linguagem clara, acessível e inclusiva.

A sessão foi dinamizada no âmbito do projeto LIFE ENTRACK, do qual a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) e a AREANATejo são parceiras, tendo por objetivo principal a partilha de conhecimento no sentido de contribuir para políticas energéticas mais justas e inclusivas.

Espetáculo “Canções de Sempre” com Rita Guerra encerra Mês da Música em Elvas este sábado

A celebração do Mês da Música, em Elvas, termina este sábado, 18 de outubro, com o espetáculo “Canções de Sempre”.

Ao palco do Auditório São Mateus, pelas 21h30, irá subir Rita Guerra, “um nome maior da música em Portugal”, com uma “grande carreira”, segundo o diretor artístico do evento, Luís Zagalo. “A Rita Guerra tem uma carreira relativamente camaleónica: passando pelos sucessos que criou em nome próprio, pelos musicais, o facto de ser a voz feminina da Disney que mais gravou em Portugal e por ter colaborações diversas com estrelas internacionais, como o Michael Bolton, o Kenny G e o Ronan Keating”.

Num espetáculo com convidados especiais – Madi Guerra, filha de Rita Guerra, e o coro da Academia de Música da Elvas -, a artista irá atuar ao lado do Ensemble Ibérico. “Ela atuará com o Ensamble Ibérico, com o qual já tocou diversas vezes, mas nunca neste registo específico, que não é o concerto em que ela terá o repertório habitual, que carateriza o seu concerto, mas que terá a possibilidade de revisitar canções que foram importantes no percurso dela, também no próprio Ensamble, e que no fundo são estreias porque nunca foi feito este formato, daí o título ‘Canções de Sempre'”, revela ainda Luís Zagalo.

O Mês da Música, já na sua 20ª edição, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Academia de Música de Elvas.