Cruz Vermelha vai encerrar definitivamente Unidade de Cuidados Continuados e Reabilitação de Estremoz

 A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) através de comunicado informa que “vai encerrar definitivamente a atividade da Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Estremoz.

Esta decisão resulta, essencialmente, da impossibilidade de adaptação das instalações aos requisitos estruturais e técnicos atualmente em vigor, bem como da inviabilidade económica decorrente da redução de cerca de 50% do financiamento face ao Acordo-Programa inicial, agravada pelos prejuízos acumulados entre 2022 e 2024.

Com capacidade total de 23 camas, e dedicada a internamentos para reabilitação com duração entre 30 e 90 dias, a unidade não reúne atualmente condições para garantir a sustentabilidade operacional, nem para assegurar os níveis exigidos de qualidade e segurança nos cuidados prestados.

A CVP está a trabalhar em articulação com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e com as autoridades locais de saúde para assegurar a transição dos utentes que, até à data de 31 de dezembro de 2025, possam ainda estar em acompanhamento, garantindo a continuidade assistencial e a segurança clínica durante todo o processo. Atualmente, estão internados nesta unidade 21 utentes.

No seguimento desta reestruturação, a instituição está a desenvolver esforços, internamente e com parceiros externos, para tentar assegurar os postos de trabalho ao maior número possível dos 29 colaboradores afetos à unidade, procurando garantir uma transição justa e que reconheça o contributo de cada pessoa.

A CVP reafirma a confiança na capacidade de gestão local das suas equipas, assegurando a presença ativa no concelho de Estremoz, através da prestação de serviços de emergência, transporte e apoio clínico à população. A clínica local será ampliada, permitindo reforçar a resposta em saúde e garantir que a comunidade continue a ter acesso próximo e de qualidade aos cuidados de que precisa. A CVP continuará a trabalhar em estreita parceria com as entidades locais, em particular com a Câmara Municipal de Estremoz, cujo empenho ao longo dos últimos anos se realça, reafirmando o seu compromisso de proteger a vida, a saúde e a dignidade das pessoas em todo o território nacional”.

Badajoz assinala Dia Mundial Contra o Cancro da Mama

Esta manhã, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Badajoz acolheu a cerimónia comemorativa do Dia Mundial contra o Cancro da Mama, promovida pela Associação Espanhola Contra o Cancro (AECC).

O momento central do ato foi a leitura do manifesto, que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio às pessoas afetadas pela doença. A iniciativa decorreu sob o lema #NosLoTomamosAPecho, num apelo à consciencialização e à união da comunidade na luta contra o cancro da mama.

Nova associação surge em Elvas para perpetutar legado de Maria José Rijo

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolhe, na tarde deste sábado, 18 de outubro, a apresentação oficial de “Passar Saber, Maria José Rijo – Associação Intercultural do Alentejo”.

Natural de Moura e antiga vereadora da Cultura em Elvas, Maria José Rijo tem dedicado a sua vida à preservação da cultura alentejana. Através da sua obra literária e artística, construiu um legado que esta nova associação procura agora partilhar com a comunidade.

O espólio de Maria José Rijo inclui literatura, pintura, esculturas em madeira, ex-votos e registos documentais que contam a história dos últimos 50 anos de Elvas e da região. Foi esta riqueza cultural, aliada à sua paixão pela transmissão oral intergeracional, que inspirou a criação desta nova associação.

“Passar Saber, Maria José Rijo” nasce como uma associação sem fins lucrativos, com uma missão clara: “preservar, promover e dinamizar o património cultural do Alentejo, tornando-o acessível às presentes e futuras gerações”.

A sessão de apresentação da associação está marcada, no sábado, para as 16h30.

Escola e agrupamento já alteraram nome para Adelaide Cabette

Conforme anteriormente noticiado (ver aqui), já ocorreu a alteração de designação do Agrupamento de Escolas n.º1 de Elvas para Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette e da Escola Básica n.º2 de Elvas para Escola Básica Adelaide Cabette.

Adelaide Cabete (1867–1935), natural de Alcáçova, no concelho de Elvas, foi uma das primeiras médicas portuguesas e uma das maiores pioneiras do feminismo em Portugal. Formou-se em Medicina em 1900, na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, com uma tese dedicada à proteção das mulheres grávidas pobres. Vinda de origens humildes, destacou-se pelo seu empenho em defender o acesso das mulheres à educação e à vida pública.

Feminista convicta e republicana, fundou e presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, através do qual promoveu congressos, campanhas e publicações em defesa dos direitos civis e políticos das mulheres, incluindo o voto e a licença de maternidade. Viveu também em Angola, onde exerceu medicina e defendeu os direitos das populações locais. Faleceu em Lisboa, em 1935, deixando um legado notável na história da igualdade de género e da medicina portuguesa.

Formação em Suporte Básico de Vida este sábado em Arronches

O Grupo Motard de Arronches, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Arronches, vão dinamizar amanhã, sábado, dia 18, uma formação de Suporte Básico de Vida (SBV).

A iniciativa, gratuita e aberta à população, está agenda para as 9.30 horas, na sede do Grupo Motard de Arronches.

O principal objetivo, segundo a organização, é transmitir a todos técnicas fundamentais e que podem salvar vidas em situações de emergência, sensibilizando e capacitando a comunidade.

Viatura incendeia-se junto à Escola Secundária D. Sancho II

Um veículo ligeiro de passageiros incendiou-se, na tarde desta sexta-feira, 17 de outubro, junto à Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Uma falha mecânica terá estado na origem deste incêndio, que consumiu parcialmente este automóvel e que, para além dos estragos, não causou quaisquer feridos.

As chamas terão sido controladas rapidamente por um popular, ainda antes da chegada dos Bombeiros de Elvas ao local.

Eunice Henriques nomeada diretora do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social

Eunice Henriques (na foto) foi nomeada, em regime de substituição, para exercer o cargo de diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, I. P., segundo despacho datado de 16 de outubro e publicado em Diário da República.

De acordo com o despacho, “Considerando que o cargo de diretor de segurança social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I. P.), se encontra vago na sequência da cessação da comissão de serviço da sua anterior titular, tornando-se necessário proceder à designação de um novo titular, a fim de garantir o normal e eficaz funcionamento deste serviço”.

Pode ainda ler-se no documento, assinado pela Secretária de Estado da Segurança Social, Susana Filipa de Moura Lima, que “a ora designada detém os requisitos previstos para o cargo e possui a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das funções”, produzindo o mesmo efeitos a 13 de outubro de 2025.

Eunice Neves Gueifão Trindade Henriques, 50 anos, é casada e tem três filhos. Licenciada em Sociologia pela Universidade Lusófona de Lisboa em 1997, ingressou na Administração Pública em 2001 no Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS), no qual exerceu funções de técnica superior.

No âmbito destas funções representou o IDS na Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, desempenhando funções de técnica superior do Programa ADIS/SIDA e «Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão», assim como funções de apoio técnico às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações não Governamentais (ONG).

Em 2003 integrou o Instituto da Segurança Social, I. P., (ISS, I. P.), tendo-o representado no Alto Comissariado da Saúde, com funções de coordenação do Programa de financiamento à sociedade civil ADIS/SIDA e de responsável pela Unidade de Apoio e Suporte Social da Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA.

Em 2006 ingressou no Centro Distrital de Portalegre do ISS, I. P., exercendo funções como técnica superior na Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais. Entre 2006 e 2008 integrou a comissão de avaliadores externos do Programa ADIS/SIDA.

Em janeiro de 2012 passou a exercer funções de assessoria ao diretor do Centro Distrital de Portalegre do ISS, I. P. Entre setembro de 2012 e fevereiro de 2022 exerceu as funções de diretora do Núcleo de Respostas Sociais do Centro Distrital de Portalegre do ISS, I. P.

Casa do Benfica de Elvas é um locais para votar nas eleições do SL Benfica

Casa do Benfica de Elvas é um dos três locais para votar nas eleições do SL Benfica, dia 25 de outubro, no nosso distrito, tal como em Avis e em Portalegre.

O horário das mesas de voto é entre as 08h30 e as 22h00.

Podem exercer o direito de voto os Sócios que:

Constem do caderno eleitoral, encerrado a 25 de setembro de 2025. Tenham idade igual ou superior a 18 anos no dia da eleição; Possuam pelo menos um ano de filiação; e Tenham as quotas regularizadas (mínima quota de agosto de 2025, para a primeira volta e setembro de 2025, para a segunda volta);

Assembleia da República recomenda reintegração de Pousada de Elvas na Rede de Pousadas de Portugal

A Assembleia da República recomenda ao Governo a reintegração da Pousada de Elvas na Rede de Pousadas de Portugal.

Segundo resolução publicada em Diário da República, a 13 de outubro, a proposta pretende que se “promova as diligências necessárias junto do Grupo Pestana, atual concessionário da Rede de Pousadas de Portugal, com vista à reintegração da antiga Pousada de Elvas (Hotel Santa Luzia) naquela rede; Reconheça o valor histórico, patrimonial e simbólico da Pousada de Elvas, enquanto primeira Pousada de Portugal a ser construída, tomando as medidas adequadas à sua valorização e salvaguarda e se considere esta reintegração no quadro de uma estratégia de desenvolvimento do turismo cultural no interior, em articulação com a classificação da cidade de Elvas como Património Mundial da Humanidade”.

De recordar que a Pousada de Santa Luzia, em Elvas, encerrou no dia 5 de julho, após 83 anos de portas abertas. Fundada em 1942, foi a primeira pousada da rede de Pousadas de Portugal e desde 2013 operava como “SL Hotel de Santa Luzia”.

Militares da GNR de Portalegre participam em concurso de tiro em Espanha

O Comando Territorial de Portalegre participou, mediante convite da Guardia Civil, no Concurso de Tiro “Virgen del Pilar” realizado na cidade de Cáceres em Espanha.

A participação nesta competição reforça os laços de cooperação e camaradagem existentes entre as duas forças de segurança congéneres de Portugal e Espanha.

O Guarda Luís Alves conseguiu o 2.º lugar na referida competição, representando com distinção o Comando Territorial de Portalegre da GNR.

Encontro de Coros junta vozes de Portugal e Espanha em Portalegre

O XI Encontro Ibérico de Coros realiza-se amanhã, sábado, às 16.30 horas, no auditório da Igreja da Misericórdia, em Portalegre. O evento, que conta com entrada gratuita, garante a partilha entre coros portugueses e espanhóis.

A edição deste ano conta com a participação do Orfeão de Portalegre e do Coral de Santa Cecília de Villafranca de los Barros, de Badajoz.

A organização do encontro está a cargo do Orfeão de Portalegre, com o apoio do Município de Portalegre, União das Freguesias da Sé e São Lourenço, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Escola de Artes do Norte Alentejano, entre outras entidades.

Universidade Sénior da Misericórdia de Borba assinalou Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

No âmbito da celebração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2025, a Associação Borba Contigo Cidade Compassiva e a Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba uniram-se para promover uma sessão de esclarecimento aberta ao público.

O evento contou com a participação de um painel de oradores que partilharam os seus conhecimentos e a sua vasta experiência, proporcionando um debate enriquecedor e aprofundado sobre a relevância e o impacto dos Cuidados Paliativos. Os oradores que dirigiram a sessão foram: a Dr.ª Sílvia Villar, o Dr. João Cortes, a Psicóloga Sandra Ferro e o Enfermeiro João Costa.

A sessão foi extremamente esclarecedora e demonstrou a importância vital de integrar os Cuidados Paliativos na comunidade, sensibilizando a população para a necessidade de um olhar mais humano e holístico no acompanhamento de doentes e das suas famílias.

Prova de Vida dos Pensionistas no estrangeiro têm novas regras até 2027

A partir de 2025, os pensionistas da Segurança Social que residem no estrangeiro em países sem acordos de troca automática de dados passam a ter de realizar anualmente a prova de vida, sob pena de suspensão da pensão. A medida será aplicada de forma faseada até 2027, começando pela Suíça e Luxemburgo em 2025, e abrangendo todos os países em 2027. A prova deve ser feita entre 1 de maio e 15 de setembro, com exceções em 2025 que alargam o prazo até 30 de novembro.

A prova de vida pode ser feita digitalmente, presencialmente ou por correio, sendo gratuita em todas as modalidades. O reconhecimento facial, a entrega de documentos em embaixadas ou o envio de certificados são algumas das formas válidas. Em caso de falha, a pensão é suspensa, mas pode ser retomada com efeitos retroativos após a regularização. Pensionistas impossibilitados de realizar a prova podem fazê-lo através de representante legal, mediante documentação adequada.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Centro de Dia de Bencatel comemorou Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação comemora-se anualmente a 16 de outubro, com o objetivo de consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

No Centro de Dia de Bencatel (Vila Viçosa), a data foi assinalada na passada quarta-feira, dia 15, com uma visita ao Mercado da Fruta, onde os próprios utentes escolheram fruta fresca que depois prepararam para o lanche.

Requalificação de 30 fogos municipais na Boa-Fé decorre a “bom ritmo”

A requalificação de 30 fogos municipais, no bairro da Boa-Fé, em Elvas, segundo a Câmara Municipal, “encontra-se a decorrer a bom ritmo, numa empreitada que inclui também os 102 fogos e que tem um investimento previsto de quatro milhões de euros”.

A obra, lembra a autarquia nas redes sociais, “inclui a impermeabilização de coberturas, substituição de caixilharias de portas e janelas, instalação de estores térmicos, paredes exteriores reforçadas, substituição de cozinhas novas e ar condicionado em todos os imóveis”.

Esta intervenção, “muito necessária para a melhoria das condições de habitabilidade destes fogos, vai de encontro à reivindicação dos residentes, para colmatar as situações existentes, como humidade nas casas, dotando-as de todas as condições na área da eficiência energética, e é apoiada por fundos comunitários”.

Carla Isabel, Nelson Cardoso e Coronel Varandas em noite de fados na Arkus

A Arkus promove, na sua sede, na Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, esta sexta-feira, 17 de outubro, mais uma das habituais noites de fados.

Com início às 20 horas, o evento conta com as participações dos fadistas Carla Isabel, Nelson Cardoso e Coronel Varandas, acompanhados por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Hélder Azinheirinha na viola de fado. “Vamos ainda ter uma participação especial do nosso poeta e amigo José Martins”, revela Núria Galego, membro da associação juvenil elvense.

Enquanto desfruta do fado, o público terá também oportunidade de se deliciar, entre outros, com o famoso caldo verde. A ementa conta ainda com entradas (queijos e linguiças), prato de carne (pica-pau) e Sericaia com Ameixa de Elvas como sobremesa.

“Venha viver uma noite especial, cheia de emoção, onde a boa comida acompanha as melodias desta tradição tão rica e tão nossa”, convida a Arkus.

SIV “atingiu a maioridade” no Alentejo

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinalou ontem, dia 16 de outubro, 18 anos das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida na região do Alentejo.

Há 18 anos, o projeto SIV do INEM dava os primeiros passos na vastidão do Alentejo, com equipas em Elvas, Estremoz, Moura e Odemira.

O INEM parabeniza todos os profissionais, Enfermeiros e Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, pela dedicação e humanismo em cada quilómetro percorrido.

Amigos dos Animais de Campo Maior promovem Cãominhada Solidária este sábado

Os Amigos dos Animais de Campo Maior realizam a sua tradicional Cãominhada Solidária anual já este sábado, dia 18 de outubro, com os participantes a poderem passear os seus próprios fiéis companheiros de quatro patas ou aqueles que se encontram no abrigo da associação.

A iniciativa, com um custo de participação de três euros e que já leva cerca de dez edições, explica a responsável, Mafalda Ensina, serve, sobretudo, para incentivar à adoção dos cães que a associação tem aos seus cuidados: “é para promover os cães que temos para adoção, para que as pessoas os vejam, para que os possam passear e verem que são super amáveis e que podiam fazer parte da família”, adianta. 

“Quem nos conhece e acompanha, sabe que muitos dos nossos cães são os mesmos de há muitos anos. Estão a ficar mais velhotes, são cães de porte grande e, infelizmente, ainda há aquele estigma de que as pessoas só querem adotar cães pequeninos”, lamenta Mafalda Ensina.

No decorrer da iniciativa, para além dos animais do abrigo, que neste momento são “apenas 12”, será também possível passear os do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Campo Maior, com quem as voluntárias da associação têm vindo a colaborar.

As verbas angariadas com esta Cãominhada Solidária revertem na totalidade para as despesas dos animais da associação, relativas à alimentação e cuidados veterinários. Tendo por base a experiência de outras edições da Cãominhada, a responsável recorda que a iniciativa já, por algumas vezes, acabou por resultar em adoções.

Para levar por diante o trabalho em prol dos animais, Mafalda Ensina apela ao apoio de possíveis futuros voluntários, por mais que reconheça que não é tarefa fácil conseguir convencer as pessoas a colaborar.

Quem quiser participar na iniciativa, com início marcado para as 10 horas, basta aparecer por volta das 9h45, no CROA, junto ao Armazém Municipal de Campo Maior.

Forte de Santa Luzia é este sábado palco de mais uma sessão de Yoga

As sessões de Yoga estão de regresso ao Forte de Santa Luzia, em Elvas. Depois do arranque de uma nova edição da iniciativa, no passado dia 4 de outubro, há novamente aula aberta, com orientação da professora Tânia Melo, do centro de Yoga Áshrama, já este sábado, dia 18.

O grande objetivo destas sessões, de acordo com a responsável, é levar o Yoga, que tem benefícios quer para miúdos, quer para graúdos, a toda a população. “Acima de tudo, a grande intenção é levar um bocadinho esta prática à população, para conhecerem, porque eu já percebi que, às vezes, há algum desconhecimento do que é que é o Yoga no geral. As pessoas ou pensam que só estamos sentados e a fazer ‘humm’ ou então que é uma coisa muito difícil, quando de facto é uma prática que dá para todas as idades, desde os mais novos até aos seniores e é uma prática que faz muito bem, mentalmente e fisicamente”, começa por dizer.

De participação gratuita, a iniciativa é aberta a todos quantos queiram participar. “As sessões acontecem num sítio espetacular, em que podemos se conectar com a natureza e podemos aproveitar aquela hora só para nós”, garante Tânia Melo.

Para além de “um grande sorriso e vontade de experimentar” os benefícios do Yoga, os interessados em participar devem apenas vestir roupa confortável e levar consigo “um tapete de prática ou uma toalha de praia”.

Esta aula de amanhã inicia-se às 17 horas. Haverá ainda uma outra sessão no dia 25 de outubro à mesma hora.

O Yoga é uma prática milenar, originária da Índia que, promovendo o bem-estar, o equilíbrio interior e a harmonia com o universo, une corpo, mente e espírito. Quando praticado ao ar livre, o Yoga revela-se uma experiência (ainda mais) revitalizante.