O Dia Mundial da Alimentação comemora-se anualmente a 16 de outubro, com o objetivo de consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.
No Centro de Dia de Bencatel (Vila Viçosa), a data foi assinalada na passada quarta-feira, dia 15, com uma visita ao Mercado da Fruta, onde os próprios utentes escolheram fruta fresca que depois prepararam para o lanche.
A requalificação de 30 fogos municipais, no bairro da Boa-Fé, em Elvas, segundo a Câmara Municipal, “encontra-se a decorrer a bom ritmo, numa empreitada que inclui também os 102 fogos e que tem um investimento previsto de quatro milhões de euros”.
A obra, lembra a autarquia nas redes sociais, “inclui a impermeabilização de coberturas, substituição de caixilharias de portas e janelas, instalação de estores térmicos, paredes exteriores reforçadas, substituição de cozinhas novas e ar condicionado em todos os imóveis”.
Esta intervenção, “muito necessária para a melhoria das condições de habitabilidade destes fogos, vai de encontro à reivindicação dos residentes, para colmatar as situações existentes, como humidade nas casas, dotando-as de todas as condições na área da eficiência energética, e é apoiada por fundos comunitários”.
A Arkus promove, na sua sede, na Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, esta sexta-feira, 17 de outubro, mais uma das habituais noites de fados.
Com início às 20 horas, o evento conta com as participações dos fadistas Carla Isabel, Nelson Cardoso e Coronel Varandas, acompanhados por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Hélder Azinheirinha na viola de fado. “Vamos ainda ter uma participação especial do nosso poeta e amigo José Martins”, revela Núria Galego, membro da associação juvenil elvense.
Enquanto desfruta do fado, o público terá também oportunidade de se deliciar, entre outros, com o famoso caldo verde. A ementa conta ainda com entradas (queijos e linguiças), prato de carne (pica-pau) e Sericaia com Ameixa de Elvas como sobremesa.
“Venha viver uma noite especial, cheia de emoção, onde a boa comida acompanha as melodias desta tradição tão rica e tão nossa”, convida a Arkus.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinalou ontem, dia 16 de outubro, 18 anos das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida na região do Alentejo.
Há 18 anos, o projeto SIV do INEM dava os primeiros passos na vastidão do Alentejo, com equipas em Elvas, Estremoz, Moura e Odemira.
O INEM parabeniza todos os profissionais, Enfermeiros e Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, pela dedicação e humanismo em cada quilómetro percorrido.
Os Amigos dos Animais de Campo Maior realizam a sua tradicional Cãominhada Solidária anual já este sábado, dia 18 de outubro, com os participantes a poderem passear os seus próprios fiéis companheiros de quatro patas ou aqueles que se encontram no abrigo da associação.
A iniciativa, com um custo de participação de três euros e que já leva cerca de dez edições, explica a responsável, Mafalda Ensina, serve, sobretudo, para incentivar à adoção dos cães que a associação tem aos seus cuidados: “é para promover os cães que temos para adoção, para que as pessoas os vejam, para que os possam passear e verem que são super amáveis e que podiam fazer parte da família”, adianta.
“Quem nos conhece e acompanha, sabe que muitos dos nossos cães são os mesmos de há muitos anos. Estão a ficar mais velhotes, são cães de porte grande e, infelizmente, ainda há aquele estigma de que as pessoas só querem adotar cães pequeninos”, lamenta Mafalda Ensina.
No decorrer da iniciativa, para além dos animais do abrigo, que neste momento são “apenas 12”, será também possível passear os do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Campo Maior, com quem as voluntárias da associação têm vindo a colaborar.
As verbas angariadas com esta Cãominhada Solidária revertem na totalidade para as despesas dos animais da associação, relativas à alimentação e cuidados veterinários. Tendo por base a experiência de outras edições da Cãominhada, a responsável recorda que a iniciativa já, por algumas vezes, acabou por resultar em adoções.
Para levar por diante o trabalho em prol dos animais, Mafalda Ensina apela ao apoio de possíveis futuros voluntários, por mais que reconheça que não é tarefa fácil conseguir convencer as pessoas a colaborar.
Quem quiser participar na iniciativa, com início marcado para as 10 horas, basta aparecer por volta das 9h45, no CROA, junto ao Armazém Municipal de Campo Maior.
As sessões de Yoga estão de regresso ao Forte de Santa Luzia, em Elvas. Depois do arranque de uma nova edição da iniciativa, no passado dia 4 de outubro, há novamente aula aberta, com orientação da professora Tânia Melo, do centro de Yoga Áshrama, já este sábado, dia 18.
O grande objetivo destas sessões, de acordo com a responsável, é levar o Yoga, que tem benefícios quer para miúdos, quer para graúdos, a toda a população. “Acima de tudo, a grande intenção é levar um bocadinho esta prática à população, para conhecerem, porque eu já percebi que, às vezes, há algum desconhecimento do que é que é o Yoga no geral. As pessoas ou pensam que só estamos sentados e a fazer ‘humm’ ou então que é uma coisa muito difícil, quando de facto é uma prática que dá para todas as idades, desde os mais novos até aos seniores e é uma prática que faz muito bem, mentalmente e fisicamente”, começa por dizer.
De participação gratuita, a iniciativa é aberta a todos quantos queiram participar. “As sessões acontecem num sítio espetacular, em que podemos se conectar com a natureza e podemos aproveitar aquela hora só para nós”, garante Tânia Melo.
Para além de “um grande sorriso e vontade de experimentar” os benefícios do Yoga, os interessados em participar devem apenas vestir roupa confortável e levar consigo “um tapete de prática ou uma toalha de praia”.
Esta aula de amanhã inicia-se às 17 horas. Haverá ainda uma outra sessão no dia 25 de outubro à mesma hora.
O Yoga é uma prática milenar, originária da Índia que, promovendo o bem-estar, o equilíbrio interior e a harmonia com o universo, une corpo, mente e espírito. Quando praticado ao ar livre, o Yoga revela-se uma experiência (ainda mais) revitalizante.