Mercadinho do Bem-Estar promove diversas atividades em Portalegre

Foto de arquivo

O Mercadinho de Bem-Estar realiza-se no próximo sábado, dia 18 de outubro, no Mercado Municipal de Portalegre, das 10 às 18 horas.

O encontro, organizado pelo Município de Portalegre, conta com aulas de yoga para bebés, sessões de atendimento de terapias holísticas, danças de flamencura e sessões de reiki, entre outras atividades.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail nuno.bambulo@cm-portalegre.pt

Filme “The Smashing Machine: Coração de Lutador” estreia amanhã em Elvas

“The Smashing Machine: Coração de Lutador” é o filme em exibição amanhã, sexta-feira, dia 17, às nove e meia da noite, no Auditório São Mateus, em Elvas.

No auge da sua carreira, Mark Kerr foi lutador de MMA na era mais implacável da UFC. Em 2000, enfrenta uma batalha interna marcada pelo vício, a pressão da vitória, o amor e a fragilidade das amizades.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus, ou aqui.

Prisão preventiva para suspeito de tentar matar o irmão com faca em Vila Viçosa

Um homem, de 57 anos, suspeito de ter tentado matar o próprio irmão, de 65 anos, na passada sexta-feira, 10 de outubro, em Vila Viçosa, foi detido e ficou em prisão preventiva.

Para além da prática de crimes de homicídio tentado e de detenção de arma proibida, este indivíduo também está indiciado por resistência e coação sobre funcionário, informa o Ministério Público, através do site da Procuradoria-Geral Regional de Évora.

“Fazendo uso de uma faca destinada à matança de suínos (com um comprimento total de 33,50 cm e com 20 de lamina metálica perfurante)”, o arguido “desferiu um golpe na direção do tronco do seu irmão, com 65 anos”. A vítima, lê-se no comunicado do Ministério Público, “acabou por ser atingida numa das mãos, com a qual tentava defender-se”.

Este homem, no decorrer da intervenção da GNR, terá ainda oferecido resistência física, “chegando mesmo a fazer uso daquela faca, em forma de ameaça, na direção de dois militares”.

“Realizado o interrogatório e verificados os perigos de continuação da atividade criminosa e de perturbação do inquérito, o Ministério Público promoveu aplicação da medida de coação de prisão preventiva, que mereceu a concordância do Juiz de instrução criminal”.

As investigações prosseguem sob a direção do Ministério Público de Vila Viçosa.

CIMAA começa a preparar a próxima edição dos Jogos do Alto Alentejo e Circuito de BTT

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu ontem, quarta-feira, dia 15, no seu auditório, os técnicos de desporto e autarcas responsáveis por esse pelouro, para a primeira reunião de preparação da próxima edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), bem como o Circuito de BTT do Alto Alentejo.

Numa primeira fase, foram apresentados os resultados obtidos em 2025, que permitem tomar decisões acerca das modalidades que irão integrar a 24.ª edição dos JAA, distribuição das mesmas pelos municípios e ainda o número de participantes em cada atividade.

Como é habitual, a reunião decorreu de forma dinâmica, com sugestões e ideias que procuram melhorar a oferta à população e a operacionalização das iniciativas.

Apesar de promovidos pela CIMAA, estes eventos, que já são marcas importantes do desporto no Alto Alentejo, são organizados em estreita colaboração com os técnicos dos municípios.

Escola Superior de Biociências de Elvas realiza Microcredencial em canábis medicinal

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre irá realizar uma Microcredencial em Canábis medicinal. Esta formação surge no âmbito da mais recente área formativa lecionada pela ESBE na área das Tecnologias de Produção e Transformação de Cannabis sativa.  

Tem como objetivo proporcionar aos formandos os conhecimentos básicos de Metrologia aplicados à indústria da Canábis medicinal, nas três categorias fundamentais (Metrologia científica, industrial e legal), com diferentes níveis de complexidade e exatidão.

Pretende-se ainda que os formandos compreendam o Sistema Português da Qualidade, a história da metrologia e sua importância na indústria da Canábis medicinal, apliquem conceitos de arredondamento, algarismos significativos e metrologia específica em medições relevantes à Canábis medicinal, analisem especificações de equipamentos de medição, simulem calibrações e ensaios, definam critérios de aceitação e periodicidade de calibração, interpretem e validem certificados de calibração e relatórios de ensaios para assegurar exatidão e confiança nos resultados.

Esta formação destina-se a responsáveis técnicos, técnicos que pretendam adquirir mais conhecimentos sobre a metrologia, gestão de equipamentos, definição de critérios de aceitação e aprovação de certificados de calibração.

Os candidatos poderão beneficiar de uma bolsa de formação no valor da propina, desde que sejam profissionais dos setores da produção vegetal ou animal, ciências veterinárias ou áreas afins e tenham o Ensino Secundário ou equivalente concluído.

Esta é a segunda microcredencial oferecida pelo Politécnico de Portalegre nesta área, caracterizando-se estas formações pelo seu cariz prático e direcionado.

Estágios remunerados no Parlamento Europeu com candidaturas até 31 de outubro

Encontram-se abertas, até 31 de outubro, as candidaturas ao programa de estágios “Schuman”. Estes são estágios remunerados e que podem ser realizados num dos locais de trabalho oficiais do Parlamento Europeu – Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo – ou nos Gabinetes de Ligação nos Estados-Membros.

O programa de estágios, a realizar de março a julho de 2026, destina-se a nacionais de um Estado-Membro da União Europeia ou dos países candidatos à adesão, existindo ainda um pequeno número de vagas para nacionais de países terceiros.

Os candidatos devem ser titulares de um diploma do ensino secundário correspondente ao nível exigido para acesso à universidade, ou ter efetuado estudos superiores ou técnicos de um nível equivalente, ou ser titulares de um diploma de nível universitário. Devem ainda ser fluentes numa das línguas oficiais e ter conhecimento de outra.

A bolsa mensal atribuída aos estagiários é de 1.667 euros em Bruxelas e Luxemburgo, sendo que nos outros países varia de acordo com o custo de vida. Os estagiários com deficiência podem beneficiar de um subsídio adicional até 50% do subsídio mensal, consoante o grau de incapacidade.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo:

Foragido condenado por abuso sexual de menor e violência doméstica detido no concelho de Vila Viçosa

Um homem de 51 anos, que se encontrava foragido à justiça desde dezembro de 2020, foi detido na passada terça-feira, 14 de outubro, pela GNR, em São Romão, no concelho de Vila Viçosa.

Este indivíduo “encontrava-se sujeito a um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão efetiva de oito anos e seis meses, pela prática dos crimes de violência doméstica e abuso sexual de menor”, revela o Destacamento Territorial de Évora da GNR em comunicado.

No âmbito de uma operação que visava o cumprimento do mandado de detenção, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que culminaram na localização e detenção do indivíduo.

No decurso da ação, o homem tentou identificar-se como sendo outra pessoa, tendo-lhe sido apreendidos vários documentos de identificação falsos, “o que configura igualmente a prática dos crimes de falsificação e contrafação de documento”. Os factos relativos a estes crimes foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

Quanto ao cumprimento da pena de prisão efetiva, o indivíduo foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Évora, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

Operadores turísticos visitaram Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa recebeu, no passado dia 12 de outubro, em Vila Viçosa, sete elementos da SPIRA – Revitalização Patrimonial, que tem como objetivo aproximar as pessoas do património cultural e valorizar recursos patrimoniais.

Neste sentido, foi efetuada uma visita guiada pela equipa do setor do turismo, aos diversos pontos turísticos que Vila Viçosa oferece.

Prémios JABA: jovens do Alentejo e da Extremadura voltam a ser desafiados a revelar o seu talento artístico

Os jovens do Alentejo e da Extremadura, com talento para áreas como a fotografia, escultura e o desenho gráfico, voltam a ser desafiados a participar no tradicional Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores “JABA”. Já na sua 19ª edição, e promovido pelo Departamento de Juventude do Município de Badajoz, o concurso tem candidaturas abertas a partir desta quinta-feira, 16 de outubro, e até 8 de novembro.

As categorias a concurso são Audiovisual, Banda Desenhada, Design Gráfico, Escultura, Fotografia, Fotojornalismo e Pintura e podem participar jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 35 anos. Os participantes entre os 13 e os 17 anos concorrem aos prémios júnior e os maiores de 18 aos prémios de adulto.

Ao todo, serão atribuídos nove prémios de 800 euros, aos participantes maiores de 18 anos: um por categoria, com exceção da área de Design Gráfico, que contará com dois prémios (um para o design da imagem dos Prémios Jaba 2026 e outro para a imagem do programa “Vice o Verão em Badajoz 2026). Será ainda atribuído um prémio especial do júri para adultos (pode ser atribuído em qualquer uma das áreas a concurso).

Serão entregues ainda cinco prémios júnior, de 400 euros, para as melhores criações apresentadas em qualquer área artística a concurso.

Cada participante poderá apresentar um máximo de duas obras por categoria, com exceção de Design Gráfico, à qual poderá concorrer com duas obras por cada tema proposto.

Mais informações disponíveis aqui.

Município de Elvas investe mais de 500 mil euros na recuperação da Casa António Sardinha

Com o objetivo de dar nova vida à Casa António Sardinha, encontra-se a decorrer a empreitada de recuperação da Quinta do Bispo, num investimento superior a 500 mil euros.

A intervenção, levada a cabo pela Câmara Municipal de Elvas, contempla a reabilitação de todo o edifício e irá, após a sua conclusão, albergar a nova sede do Agrupamento de Escuteiros de Elvas, um Espaço Cidadão e uma “filial” da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

O espaço será ainda um Centro Interpretativo da Memória de António Sardinha, sendo requalificado todo o espaço exterior adjacente, tornando-o atrativo e um espaço de lazer para todos, dando assim nova vida a este imóvel histórico, que há décadas se encontra encerrado e em avançado estado de degradação, permitindo às gerações vindouras conhecer a sua história.

Novo autocarro interurbano de Elvas terá 28 paragens e dez horários

O novo autocarro interurbano de Elvas, com dez horários, entre as 7 horas e as 18h49, irá contar com um total de 28 paragens, com início na Abegoaria Municipal de Elvas e término na Avenida da Boa-Fé. Haverá ainda lugar a idas à Estação dos Caminhos de Ferro.

Os bilhetes terão um custo de um euro, sendo que os utilizadores podem ainda optar pelo passe mensal, de 15 euros. Estudantes e portadores do cartão da Idade de Ouro terão acesso gratuito.

O percurso, horários e preços do novo autocarro foram aprovados na reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas do passado dia 8 de outubro.

Campo Maior: Santa Casa apresenta exposição “Envelhecer: uma outra forma de existir” no Centro Cultural

Ao longo de todo este mês de outubro, o Centro Cultural de Campo Maior apresenta ao público a exposição de fotografia “Envelhecer: uma outra forma de existir”.

Trata-se de uma mostra muito especial, apresentada pela Santa Casa de Campo Maior, no âmbito do Dia Mundial do Alzheimer e do Dia do Idoso, já antes dada a conhecer nos corredores da própria Misericórdia.

Lembrando que os idosos muito têm a ensinar sobre aquilo que é a chamada “arte da existência”, Rosália Guerra, uma das responsáveis da instituição, explica que esta mostra resulta de um trabalho nasceu de um projeto de voluntariado jovem. 

A exposição retrata não só “os rostos do envelhecimento”, mas “acima de tudo, as vidas e relações” dos utentes da instituição. Nesse sentido, Rosália Guerra considera que é “forte” a mensagem que se passa à comunidade com esta mostra, permitindo, a quem visita a exposição, “pensar o envelhecimento como uma continuidade da vida, a partir da ideia do respeito”.

A responsável explica ainda que a exposição acaba por ser um roteiro pela própria relação que é estabelecida com os idosos, levando os próprios profissionais da Santa Casa a pensar sobre as questões em torno do envelhecimento. No decorrer da produção da exposição, diz ainda Rosália Guerra, reinou sempre “a boa energia”.

Rita Guerra e Ensemble Ibérico encerram Mês da Música de Elvas

“Canções de Sempre” é o nome do espetáculo apresentado este sábado, dia 18 de outubro, em Elvas, e que junta em palco Rita Guerra & Ensemble Ibérico.

Trata-se do último de três espetáculos da programação do “Mês da Música”, que conta com as participações de Madi Guerra e do Coro da Academia de Música de Elvas. O concerto tem lugar no Auditório São Mateus, a partir das 21h30.

O “Mês da Música” é organizado pela Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Academia de Música de Elvas e direção artística de Luís Zagalo.

Os bilhetes encontram-se à venda uma hora antes da sessão no Auditório São Mateus e na Ticketline.

Secretário de Estado da Agricultura na ESBE para 1ª Conferência InovEnsino

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) recebe esta quinta-feira, 16 de outubro, a primeira conferência do InovEnsino, que contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

InovEnsino é uma iniciativa promovida pela Voz do Campo, que terá lugar nas diferentes escolas agrárias de Portugal e que tem como prinicpal objetivo “fomentar um diálogo construtivo e interativo sobre os desafios e oportunidades que se colocam ao setor do ensino agrícola, pretendendo-se que cada iniciativa seja um espaço privilegiado de partilha e debate, reunindo professores, investigadores, alunos, empresas, produtores, comunidades locais e demais agentes da cadeia agroalimentar — abrangendo todo o percurso, desde a produção até à comercialização”.

As conferências são presenciais e abertas a todos os interessados, estando também disponível a transmissão online, em direto, através dos canais oficiais da Voz do Campo, no Facebook e YouTube.

Os temas a abordar nesta conferência refletirão algumas das principais áreas de ação da ESBE: Agricultura de Precisão – Cartografia digital do solo; Olivicultura de precisão; Canábis Medicinal e a Pecuária.