Movimento Cívico por Elvas encerrou a campanha no CRP da Boa Fé

O Movimento Cívico por Elvas encerrou a campanha Autárquicas 2025, na sede do CRP da Boa Fé.

Em comunicado, o Movimento diz que a campanha “deu um enorme prazer. Foi muito gratificante verificar que o povo nos acompanhou do princípio ao fim, sempre com muito entusiasmo e alegria, acarinhando-nos diariamente, tanto na rua como nos espaços fechados. Mais palavras para quê, se as imagens falam por si. “A população, está com Rondão”, fecha o comunicado.

PS de Elvas termina campanha com jantar comício

Um jantar de convívio encerrou a campanha do Partido Socialista em Elvas, na noite desta sexta feira, dia 10.


Com muitos apoiantes presentes, como forma de apoiar os candidatos liderados por Nuno Mocinha.

O primeiro na lista concorrente à Câmara Municipal de Elvas, em dia de aniversário, teve a seu lado Luis Moreira Testa, deputado da Assembleia República.

José Eurico (Chega) “acredito no potencial desta cidade”

O Partido Chega encerrou a campanha autárquica em Elvas com uma caravana automóvel que percorreu o concelho, tendo terminado com uma declaração do cabeça de lista à Câmara Municipal, José Eurico Malhado que disse “que os elvenses querem uma mudança”, prometendo como a primeira coisa a fazer “falar com todos os funcionários municipais pois representam todo o capital humano da câmara”.

O candidato do Chega diz que se “vão acabar as perseguições no trabalho. Os concursos que decorrem não serão interrompidos”. Fazendo uma auto avaliação, reconhece que “não tenho a mesma experiência que outros candidatos tem, mas tenho vontade de fazer bem e tenho humildade para aprender”.

José Eurico finaliza afirmando que “acredita do fundo do coração no potencial desta cidade, feita de gente boa”, não prometendo “milagres, mas apenas trabalho, dedicação e presença. O futuro começa agora”, garante Malhado.

Badajoz organiza festival “Callejeando Food Fest” este fim de semana no auditório Ricardo Carapeto

O auditório Ricardo Carapeto, em Badajoz, recebe até segunda-feira o “Callejeando Food Fest”, um festival que junta várias food trucks, uma ampla oferta gastronómica e diversos espetáculos ao vivo.

A iniciativa conta com o apoio da Concejalía de Turismo e do Ayuntamiento de Badajoz, prometendo três dias de animação, sabores e música num ambiente descontraído e familiar.

“Reggaeton Party” anima São Vicente na noite de 1 de novembro

A Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa promove, a 1 de novembro (sábado), uma “Reggaeton Party”, no salão de festas da Junta de Freguesia.

A noite, dedicada aos temas mais antigos de reggaeton, que terá início pelas 23 horas, contará com animação do DJ Manja.

Este é o primeiro de um conjunto de eventos que a associação, enquanto nova Comissão de Festas daquela freguesia do concelho de Elvas, tem já preparado.

Extremofoliões organiza Noite de Fados

A Associação Extremofoliões organiza este sábado, dia 11, a 1.ª Grande Noite de Fados na Sociedade União Estremoz.

Em palco vão estar os fadistas Luís Caeiro, Lurdes Nogueira, Carlos Arvanas, Paulo Velhinho, Diana Velhinho e Silvino Sardo, acompanhados por Lelo Nogueira na viola e António Cardoso na guitarra.

Os lugares deverão ser reservados através dos contatos 920 027 105 ou 961 705 592.

Filme “Batalha Atrás de Batalha” estreia esta sexta-feira em Elvas

O filme “Batalha Atrás de Batalha” vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 10, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O revolucionário fracassado Bob vive num estado de paranoia induzida pelo consumo de drogas e sobrevive afastado da sociedade com a filha, Willa. Quando um antigo rival surge do passado e Willa desaparece, o antigo radical esforça-se por encontrá-la enquanto luta com as consequências dos seus atos.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou aqui.

Elvas assinala Dia de la Hispanidad com visita guiada em castelhano

A iniciativa da visita guiada especial, em castelhano, para celebrar o Dia de la Hispanidad, vai realizar-se este domingo dia 12, com o objetivo de dar a conhecer o Centro Histórico e com Partida do Posto de Turismo.

Esta visita especial, que se realiza a partir das 10h00, trata-se de uma visita guiada mais prolongada pelo centro histórico, com explicação histórica de alguns locais.

Para participar basta estar no local de partida à hora indicada.

GNR de Campo Maior deteve dois indivíduos em flagrante por burla

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, deteve em flagrante, no dia 8 de outubro, dois homens com 28 e 42 anos, suspeitos da prática do crime de burla, no concelho de Campo Maior.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda observaram dois indivíduos junto a uma caixa multibanco, cujo comportamento levantou suspeitas. Após abordagem, foram realizadas diligências que permitiram concluir que os suspeitos haviam acabado de concretizar uma burla utilizando a aplicação MB Way.

A intervenção resultou na detenção dos indivíduos e na apreensão de 360 euros em dinheiro, um telemóvel e um automóvel.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas para os devidos procedimentos legais.

“Drácula: Uma História de Amor” em exibição esta sexta-feira à noite em Campo Maior

“Drácula: Uma História de Amor” é o filme em exibição, esta sexta-feira, 10 de outubro, no Centro Cultural de Campo Maior.

A sessão tem início às 21h30 e os bilhetes, com um custo de 3,50 euros, podem ser adquiridos no Centro Cultural ou online (aqui).

Sinopse do filme: “No século XV, o príncipe Vladimir, após a repentina e cruel morte da sua amada esposa, renega a Deus e herda uma maldição eterna: ele torna-se Drácula. Condenado a vaguear pelos séculos, desafia o destino e a própria morte, guiado por uma única esperança — reunir-se novamente com o seu amor perdido”.

Intervenção para manutenção do circuito de elevação de água ao Reservatório do Freixo prevista para dia 15

A Aquaelvas informa que se encontra prevista, por parte da EPAL, “uma intervenção para manutenção do circuito de elevação de água ao Reservatório do Freixo, com instalação de válvula de seccionamento na conduta EE Caia – Freixo”, para dia 15 de outubro, no período das 9 às 13 horas.

No período em causa, o abastecimento de água ao município de Elvas será interrompido. “Contudo, não se preveem falhas no abastecimento à população, tendo em conta a reserva existente e uma constante monitorização por parte da AdVT em consonância com a Aquaelvas.”

Esta intervenção programada “tem como objetivo garantir a melhoria contínua do serviço prestado”.

Bibliotecas do Alto Alentejo com novos equipamentos informáticos

Ao longo dos últimos meses, as Bibliotecas Municipais dos concelhos do Alto Alentejo foram sendo apetrechadas com 102 novos equipamentos informáticos, disponíveis ao público para acesso à internet. Desta forma, as bibliotecas ficam mais capacitadas para servir os seus utilizadores, respondendo de forma mais cabal às suas necessidades atuais.

Este investimento, no valor de 86 268,24€, está inserido na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, e resulta de uma candidatura aprovada à Medida C04-i01-m01 – Modernização da Infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais.

Este apoio visa constituir um marco na modernização da infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos e da sua respetiva transição digital no que concerne à preservação futura de obras de arte e de património cultural, à experiência cultural, apoio à atividade em áreas culturais com uma forte componente tecnológica e resiliência do setor.

DECO: jovens recorrem à garantia do Estado para comprar habitação

Entre janeiro e junho de 2025, foram celebrados mais de 10 mil contratos de crédito à habitação com garantia do Estado, num total de 2,1 mil milhões de euros. Os jovens até aos 35 anos representaram cerca de 40% dos contratos e do montante contratado, com destaque para o Alentejo e a Lezíria do Tejo como as regiões com maior adesão. Só em junho, os jovens celebraram 2,3 mil contratos, num valor superior a 440 milhões de euros.

A garantia do Estado permite aos jovens obter financiamento até 100% para aquisição de habitação própria e permanente, sem necessidade de entrada inicial. Esta garantia funciona como uma fiança até 10 anos, podendo cobrir até 15% do valor do imóvel, com um limite máximo de 450 mil euros. Para aceder, é necessário cumprir critérios como rendimento anual inferior ao 8.º escalão do IRS e taxa de esforço até 50%. O regime está em vigor até 31 de dezembro de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

PS nas ruas de Elvas e com festa de encerramento no último dia de campanha

A campanha do Partido Socialista (PS) esteve ontem, quinta-feira, dia 9 de outubro, em contacto com a população de várias zonas da cidade de Elvas, com a sede da Banda 14 de Janeiro a ser palco, ao final da tarde, para uma sessão em que os candidatos à Câmara Municipal de Elvas “responderam a perguntas diversas que apontaram para o futuro da gestão autárquica dos elvenses”.

Hoje, no último dia da campanha eleitoral, o PS volta às ruas de Elvas para estar em contacto com os eleitores. A partir das 19h30, num restaurante do concelho, terá lugar a festa de encerramento da campanha autárquica, faz saber a candidautra “Seguir em Frente” em comunicado.

O comunicado para ler na íntegra:

“A campanha do Partido Socialista, nesta quinta-feira dia 9, esteve em contacto com a população da cidade, notando-se uma boa receptividade às suas propostas. Em diversas zonas do centro histórico, de manhã e à tarde, foi possível medir um apoio crescente às ideias do Seguir em Frente.

Ao fim da tarde, na sede da Banda 14 de Janeiro, candidatos à Câmara Municipal de Elvas responderam a perguntas diversas que apontaram para o futuro da gestão autárquica dos elvenses.

Nesta sexta-feira 10 de Outubro, último dia da campanha eleitoral, o PS vai estar nas ruas de Elvas, de manhã e à tarde, em contacto com os eleitores do próximo domingo. Às 19.30 horas, no Solar dos Chorões, na estrada da Calçadinha, decorre a festa de encerramento da campanha do Partido Socialista, no dia de aniversário de Nuno Mocinha.”

Campo Maior: há mercado este sábado no Campo da Feira

Este sábado, dia 11 de utubro, realiza-se mais um mercado municipal em Campo Maior.

O mercado realiza-se, como habitualmente, no Campo da Feira, pelo que a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento para que retirem as suas viaturas desse local, até às 18 horas desta sexta-feira, dia 10.

De relembrar que o Mercado Municipal decorre nos segundos sábados de cada mês.

Comício de encerramento da campanha autárquica do MCPE esta sexta-feira no CRP da Boa-Fé

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE) realiza o comício de encerramento da sua campanha autárquica esta sexta-feira, 10 de outubro, no Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, a partir das 18 horas.

“Além da apresentação dos candidatos à junta de Freguesia (Caia, São Pedro e Alcáçova) e Câmara Municipal de Elvas, serão vários oradores a usar da palavra para esclarecimento de toda a população”, refere o MCPE em nota de imprensa.

“Como tem acontecido ao longo de toda a campanha, esperamos casa cheia na Boa-Fé”, lê-se ainda no referido comunicado.

A animação musical do encontro estará a cargo do duo C&R.

Programa eleitoral e os candidatos do MCPE à Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova:

Easy Biker de regresso este sábado a Elvas com algumas novidades

O Easy Biker, evento promovido pelo Moto Clube Alentejano de Elvas, está de regresso, este sábado, 11 de outubro, para mais uma tarde e noite de muita animação e convívio.

O evento, que promete voltar a reunir, sobretudo, os amantes das motos, e que nasceu na década de 90 com concentrações motards que passaram por vários espaços da cidade, realiza-se nas instalações e na área de estacionamento do Motoclube Alentejano de Elvas, a partir das 14 horas e até altas horas da madrugada.

“Estamos a fazer este conceito Easy Biker naquelas que são as nossas instalações há alguns anos a esta parte. Este ano, estendemos um pouco o que é a dimensão do evento para o parque de estacionamento, conforme fazemos também no Remember Europa”, refere o relações públicas do Moto Clube, Luís Rosário, que agradece, desde logo, aos “vizinhos” da coletividade – CicloClube BTT, Clube de Tiro e Caça e Sociedade Columbófila de Elvas – por “cederem as suas áreas e acessos”.

Um dos momentos altos do evento será o Bike Show, que contará com prémios para os três primeiros classificados, organizado com o apoio da Zodiac. “É um pequeno Bike Show, mas que pode trazer bastante qualidade. Quem conhece saberá que os bike shows têm várias categorias, mas nós vamos fazer uma coisa mais generalista, ou seja, vamos ter três prémios, com o prize money de 250 euros cada, e vão ser avaliadas várias coisas, como as transformações e a pintura. Como não sabemos, porque também não estamos a abrir categorias, vai ser uma coisa um pouco mais espontânea, digamos assim”, adianta o responsável.

Por outro lado, Luís Rosário destaca o crescimento do evento, face ao ano passado, com a participação de vários expositores. “Internamente, nós falámos que isto seria um evento muito parecido ao aniversário, mas aberto ao público. E então este ano resolvemos ter os tais expositores. Vamos ter desde os transformadores de motos, até à parte de tattoos e piercings, vamos ter um expositor na área da customização de guitarras, vamos ter carros americanos, um pouco de street food, para que também quem nos visite tenha algumas condições para poder permanecer, comer alguma coisa e passar um bom bocado”, avança o relações públicas.

Um dos destaques da programação vai para uma participação especial do Grupo Infantil de Cante Alentejano da Banda 14 de Janeiro, ao final da tarde. A animação prossegue com música ao vivo durante toda a noite.

A entrada no evento tem um custo de cinco euros.

João Muacho do SIM por Campo Maior diz que o “objetivo é ganhar e, se possível, com maioria absoluta”

João Muacho, candidato do Movimento Cívico SIM por Campo Maior à presidência da Câmara Municipal nas eleições de domingo, 12 de outubto, considera que a campanha correu bem no contacto com a população de Campo Maior, Degolados e Ouguela.

O candidato refere que recebeu queixas “quanto ao completo abandono das pessoas e da vila, aos serviços que a autarquia devia fazer com mais dedicação e espírito de missão, como os serviços de limpeza e jardinagem, e a falta de proximidade com as pessoas”, por parte do atual executivo.

Segundo Muacho, nos contactos de rua “as pessoas dão a entender que querem uma mudança. Essa mudança pode ocorrer já no dia 12, no ato eleitoral que se avizinha”, assegura.

João Muacho diz estar “aqui para trabalhar, com dedicação, com entusiasmo e com espírito de missão inabalável para que todos no concelho de Campo Maior se sintam representados pela Câmara Municipal. Este é o nosso objetivo: ganhar. E se possível ganhar com maioria absoluta”.

Terminamos hoje, sexta-feira, último dia de campanha, a apresentação das opiniões dos cabeças de lista à Câmara de Campo Maior, sobre a campanha e as expectativas para o resultado da eleição de domingo.

No domingo, a Rádio Elvas e a Rádio Campo Maior irão realizar uma emissão especial de acompanhamento das eleições, sendo a partir das 19 horas que iremos apresentar os resultados dos dois concelhos.

Prioridades da CDU são “a reversão da concessão da água em Elvas e a recuperação do Instituto de Vila Fernando”

Ao longo desta semana, temos estado a ouvir os cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Elvas, relativamente ao balanço que fazem da campanha e às expectativas que têm para os resultados das eleições de domingo, 12 de outubro. 

Esta sexta-feira, e para terminar o ciclo, damos voz à cabeça de lista pela CDU, Ana Albergaria, que resume a campanha realizada pelo partido com várias ações de porta a porta pelas freguesias numa ligação direta com os elvenses.

Apontando como prioridades a reversão da concessão da água em Elvas e ainda a recuperação do Instituto de Vila Fernando, a a saúde e a defesa da água pública foram os principais temas em destaque.

Para domingo, Ana Albergaria entende que “nada está ganho, nem perdido. Ainda há tempo para os eleitores se informarem e votarem em consciência”, assegura, acreditando que as propostas mais válidas são as da sua candidatura.

Terminamos hoje, sexta-feira, último dia de campanha, a apresentação das opiniões dos cabeças de lista à Câmara de Elvas sobre a campanha e as expectativas para o resultado da eleição.