Mandatário do Movimento Cívico por Elvas assume “erro grosseiro” cometido por si na candidatura a Assunção

O Mandatário da candidatura do Movimento por Elvas assumiu publicamente, o que diz ter sido um “erro grosseiro cometido” por si, “ao não ter interpretado bem o artigo” da Lei eleitoral que define as regras da paridade entre sexos e que obriga a ter 40%, como percentagem mínima de um dos sexos, nas listas concorrentes às eleições autárquicas e que no caso da Junta de freguesia de Assunção levou à exclusão da lista pelo Tribunal de Elvas, apesar dos recurso interposto pelo Movimento que foi até ao Tribunal Constitucional, onde a exclusão foi definitivamente confirmada.

Apresentamos, de seguida, o comunicado de António Imperial, na íntegra:

“COMUNICADO DO MANDATÁRIO DA CANDIDATURA DO MCPE À CÂMARA, ASSEMBLEIA E JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO DE ELVAS

Na Próxima Quinta-Feira, dia 9, pelas 19:00 h, no Ciclorama do Jardim Municipal de Elvas, ir-se-á prestar uma Justa Homenagem ao actual presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, que cumpriu brilhantemente o seu mandato de quatro anos à frente da mesma.

Foi, injustamente, impedido de se recandidatar a lugar que ganharia com grande facilidade dado o seu excelente desempenho, tendo sido considerado um dos melhores Presidentes de Junta, senão o melhor, que passaram por aquela Freguesia.

E o seu afastamento foi derivado a um erro grosseiro cometido por mim, como actual Mandatário da Candidatura do MCPE. Erro esse cometido por ter interpretado mal o Nº. 1 do artº. 2º. da Lei Orgânica n.º 3/2006 de 21 de Agosto, alterado pelo/a Artigo 2.º da Lei Orgânica n.º 1/2019, de 2019-03-29.

“Artigo 2.º

Paridade

1 – Entende-se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima de 40 % de cada um dos sexos, arredondada, sempre que necessário, para a unidade mais próxima.”

Foi, por mim, efectuada uma regra de três simples, abrangendo a totalidade de candidatos inscritos (Efectivos e Suplentes), no total de 26.

26 _____ 100%

X ______ 40%

26 x 40 = 1040 : 100 = 10,4

O que daria 16 candidatos do sexo masculino e 10 candidatos do sexo feminino.

Ora, erroneamente, pois o artigo refere: “ representação mínima de 40 % de cada um dos sexos “.

A regra de três simples deveria ter sido feita por número de candidatos de cada sexo e não pela percentagem.

26 _____ 100%

11 _____ X

11×100 = 1100 : 26 = 42,31 %

Assim estaria certo, pois se formos conferir a primeira equação, dá uma percentagem inferior aos 40%.

26 _____ 100%

10 _____ X

10×100 = 1000 : 26 = 38,46 %

Por esse motivo, o único responsável pela não candidatura do Joaquim Amante é minha.

Peço por isso desculpa a todos os Elvenses, Simpatizantes ou não do MCPE, aos Membros, Candidatos e, principalmente ao Seu Presidente e a todos os Candidatos que constituíam a Lista Reprovada, que fizeram tanto por essa Junta de Freguesia e que eu com este erro de Palmatória, os impedi de se recandidatarem a lugares que eram seus de direito e, que ganhariam sem qualquer margem de dúvida.

Espero, de todo o coração, que daqui por quatro anos regressem aos lugares que merecem.

Por tudo o exposto, irei pôr o meu cargo à disposição, logo após o término das presente Eleições.”

Movimento por Elvas percorreu bairros do Revoltilho e Santo Onofre

O MCPE percorreu as ruas dos bairros “Revoltilho”e “Sto. Onofre”, no porta a porta, para distribuição do programa eleitoral para Assunção, Ajuda, Salvador e Sto. Ildefonso, em que Rondão Almeida, (se os eleitores lhe proporcionarem mais 4 anos de governação na Câmara de Elvas), está empenhado em dar continuidade aos projetos em curso, assim como cumprir as promessas eleitorais, apesar de estar impossibilitado de concorrer a esta freguesia.

Também foi distribuído o convite à população, para estar presente, amanhã dia 9/10, pelas 19:00 h, no CICLORAMA DO JARDIM MUNICIPAL.

Fortificação Abaluartada de Campo Maior iluminada de rosa neste mês de outubro

O Município de Campo Maior volta a associar-se à campanha “Outubro Rosa”, com a iluminação a cor de rosa da Fortificação Abaluartada.

Esta é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro que visa sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, especialmente através da realização de rastreios.

Esta campanha inclui também uma forte vertente informativa, com o objetivo de divulgar os apoios disponíveis para as mulheres e suas famílias, ao mesmo tempo que pretende alertar a comunidade para a relevância de um diagnóstico atempado.

Central de Táxis de Elvas inoperacional há quase uma semana após “desaparecimento” de telefone

A Central de Táxis de Elvas está, uma vez mais, inoperacional.

De acordo com um dos taxistas de serviço, o telefone da central, instalada na Rua da Cadeia, terá “desaparecido” na noite de 2 para 3 de outubro. O furto do telefone terá sido comunicado, desde logo, à PSP.

Desde então que têm sido feitos vários esforços para que o serviço seja reposto, mas, até ao momento, sem sucesso. De acordo com o mesmo taxista que relatou a situação à Rádio ELVAS, a ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros) recusou pedir uma segunda via do cartão do telefone, pelo que os profissionais terão procurado já a ajuda da Câmara Municipal de Elvas.

A expectativa é que a situação se resolva o quanto antes para que os elvenses “não fiquem privados mais tempo do serviço”.

Câmara de Elvas divulga nota sobre “concurso para 60 casas para arrendamento acessível”

O Município de Elvas informa em nota de imprensa que “decorre até dia 16 de outubro de 2025, o concurso para atribuição de habitações em regime de arrendamento acessível, para 60 fogos na Quinta dos Arcos”.

“Para efeitos de atribuição de habitações em regime de arrendamento acessível, são admitidas candidaturas de pessoa ou agregado habitacional composto por cidadãos nacionais ou estrangeiros detentores de títulos válidos de residência no território nacional, maiores de 18 anos, e cujo valor do rendimento global do agregado familiar ou agregado habitacional esteja enquadrado nos limites mínimos e máximos no presente programa de concurso.”

Dia do Idoso celebrado em Arronches a 19 de outubro

O Dia do Idoso é celebrado em Arronches a 19 de outubro, com um almoço-convívio no edifício “O Celeiro”.

Com inscrições abertas até dia 14, para pessoas a partir dos 65 anos, este almoço tem início marcado para as 12h30.

As inscrições podem ser feitas nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros. A autarquia disponibiliza transporte para os munícipes de Esperança e Mosteiros.

A animação musical da iniciativa vai estar a cargo dos grupos Pérolas do Girão e Verde Maio.

Projeto de apoio à Banda 14 de Janeiro vence Orçamento Participativo 2025

O projeto “Mais Música: Apoio à Banda com Novos Instrumentos e Material Sonoro”, com 187 votos, foi o vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo, promovido pelo Município de Elvas.

Este ano concorreram sete projetos, nas mais diversas áreas, e o projeto vencedor, submetido por Jorge Grenho, pretende a aquisição de novos instrumentos musicais, acessórios e material sonoro, essenciais para o bom funcionamento da Banda 14 de Janeiro, para a renovação do seu equipamento e para garantir condições adequadas nas apresentações públicas e ensaios, considerando que a verba em questão poderá mesmo mudar o dia a dia dos músicos presentes na banda.

Adicionalmente, pretende-se alargar o leque de instrumentos disponíveis, com especial foco na percussão, permitindo a realização de ensaios e concertos com outras formações musicais, bem como a organização de ações de formação ligadas a este naipe. Este investimento contribuirá para diversificar a oferta musical da banda, atrair novos públicos e criar oportunidades educativas para jovens e músicos da comunidade.

Este investimento contribuirá para diversificar a oferta musical da banda, atrair novos públicos e criar oportunidades educativas para jovens e músicos da cidade.

Os instrumentos e materiais a adquirir destinam-se tanto à Banda Filarmónica como à sua Escola de Música, cuja atividade formativa é fundamental para a renovação de músicos e para o envolvimento da juventude local na cultura. Muitos dos equipamentos atualmente utilizados encontram-se muito desgastados pelo uso contínuo, sendo urgente a sua substituição e atualização para garantir a qualidade da prática musical e do ensino ministrado.

Secretário de Estado da Economia na inauguração do Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés inaugura esta quinta-feira, 9 de outubro, o Campus – Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro, na Avenida António Sérgio, em Campo Maior, na presença do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.

Com uma oferta formativa diversificada, o Campus – Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro representa “a aposta contínua do Grupo Nabeiro-Delta Cafés no conhecimento, promovendo uma aprendizagem contínua que assegura o crescimento do negócio e o desenvolvimento do talento – interno e externo – para responder aos desafios reais do mercado e alinhado com a estratégia de futuro do Grupo”.

A cerimónia de inauguração está marcada amanhã para as 15h15.

Fundação UNITATE lança Curso Inicial em Cuidados Paliativos

A Fundação UNITATE, em colaboração com a Junta de Freguesia de Pardais, lança um Curso Inicial em Cuidados Paliativos dirigido a quem quer construir carreira nesta área. A formação é certificada pela DGERT e decorre nas instalações da Junta de Freguesia de Pardais.

O curso surge no âmbito da futura Unidade de Cuidados Paliativos São Carlo Acutis, prevista abrir no verão de 2026, “um equipamento estruturante para o território, com 21 camas e articulação com o Serviço Nacional de Saúde. A nova unidade reforçará a resposta regional e criará oportunidades de trabalho qualificado, com impacto direto na vida das famílias”.

De acordo com a Fundação UNITATE este curso oferece “bases dos cuidados paliativos e organização do trabalho em equipa; comunicação com pessoas doentes e famílias; noções essenciais de controlo de sintomas, segurança e conforto; e ética, dignidade e qualidade na prestação de cuidados”.

A formação é aberta ao público. “São especialmente bem-vindas candidaturas de pessoas com ligação a Pardais – residentes ou naturais – pela importância de valorizar talento local na construção das equipas futuras”.

As inscrições podem ser feitas aqui ou, presencialmente, na Junta de Freguesia de Pardais, em horário de atendimento.

Dia da Hispanidade celebrado no domingo em Elvas com visita guiada em castelhano

O Dia da Hispanidade é celebrado no domingo, 12 de outubro, em Elvas, com uma visita guiada especial ao centro histórico da cidade. Esta visita guiada será feira em castelhano e terá partida do Posto de Turismo, na Praça da República.

A iniciativa, que se realiza a partir das 10 horas, trata-se de uma visita guiada prolongada pelo centro histórico, com explicação histórica de alguns locais.

Os interessados em participar só têm de estar no local de partida à hora indicada.

O “Renascer dos Cacos” da CERCI Estremoz em exposição no Ciclo de Santa Luzia

O auditório da Escola Básica 2,3 nº 1 de Elvas, o chamado Ciclo de Santa Luzia, acolhe, a partir desta quarta-feira, 8 de outubro, a exposição “Renascer dos Cacos”, da CERCI Estremoz. Inaugurada esta manhã, a mostra de pintura, com desenhos em pedaços de mosaicos, realizada por utentes daquela instituição, pretende valorizar, por um lado, a criatividade, e, por outro, a inclusão.

Esta exposição resulta de um trabalho levado a cabo após o regresso dos utentes à instituição, depois do confinamento obrigatório por altura da pandemia, em 2020, começa por recordar a responsável pela iniciativa, a psicomotricista da CERCI Estremoz, Luísa Carraça.

Nessa altura, e no decorrer de trabalhos de limpeza da quinta onde se localiza a sede da CERCI Estremoz, foi encontrado um “amontoado de cacos, de mosaicos, de boa qualidade”. “Começámos a limpá-los e a colori-los para fazer uns canteiros. Contudo, o nosso utente Jorge Humberto pegou num fragmento e desenhou um lindo boneco, que eu achei muito interessante. E foi a partir daí que lancei o desafio para todos eles tratarem do seu caquinho e fazerem um desenho. E surgiram 200 e muitos caquinhos muito interessantes”, adianta a psicomotricista.

Em cada peça produzida, garante Luísa Carraça, vê-se a “superação” dos utentes, com diferentes tipos de deficiência, “porque eles são alvo de muito preconceito e de uma baixa autoestima”.

Mas até chegar ao Ciclo de Santa Luzia, esta exposição passou, no verão de 2021, pelo Museu Municipal de Estremoz. Durante alguns meses deste ano de 2025, os trabalhos estiveram em exposição na Torre de Menagem do Redondo, onde a professora Cláudia Santos, responsável pelo plano cultural do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, conheceu a arte dos utentes.

“Espero que muitas pessoas de Elvas venham visitar a exposição, porque eu emocionei-me muito quando a vi, a primeira vez, no Redondo. Tive mesmo de trazer estes trabalhos e esta mensagem de inclusão, de não olharmos para os outros discriminando-os, porque não sabemos quem são”, diz a professora Cláudia Santos.

Na abertura da exposição, para além de alguns do autores dos trabalhos da CERCI Estremoz, estiveram presentes vérios utentes da APPACDM de Elvas. Os alunos de 5º ano do Ciclo de Santa Luzia tiveram ainda oportunidade de, com o apoio dos utentes da CERCI Estremoz, produzirem os seus próprios “cacos”.

A importância de falar sobre as emoções no “Crescer com Voz” desta semana

Na edição desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas, à coordenada do projeto, Sara Abreu, juntam-se duas crianças, o João Pedro e o Martim, para uma conversa sobre as emoções.

Mostrar que falar sobre estados de alegria, tristeza ou raiva ajuda a compreender e a lidar com aquilo com que cada um está a passar é o principal objetivo do episódio de hoje. Por outro lado, é importante que os mais novos saibam que podem e devem partilhar as suas emoções mais íntimas, ainda que apenas com pessoas da sua confiança.

O conselho é de que não guardem tudo para si, até porque falar com os pais, irmãos ou os amigos mais próximos é um passo importante para cuidar do coração e da mente. Falar sobre emoções e sentimentos com quem está mais próximo ajuda a criar laços mais fortes, mas também a encontrar soluções.

O “Crescer com Voz” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa esta quarta-feira

A cerimónia de abertura do ano letivo 2025/2026 da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa realiza-se esta quarta-feira, 8 de outubro, às 15 horas, na sede da Universidade Sénior.

A tarde “será dedicada à apresentação dos alunos e colaboradores, bem como à divulgação do novo Plano de Atividades e das novas parcerias entre a Universidade Sénior e Instituições Locais”, revela o Município de Vila Viçosa.

Convidando todos os munícipes a participar nesta cerimónia de abertura, a Câmara Municipal de Vila Viçosa assegura que este será mais um ano letivo “cheio de conhecimento, partilha e convivência”.

Espaço do Tempo leva os espetáculos “Mercedes Mais Eu” e “Taranto Aleatorio” ao Mês da Música de Montemor

Montemor-o-Novo dedica este mês de outubro à música, sendo que, este sábado, dia 11, o Espaço do Tempo apresenta dois espetáculos internacionais no Cineteatro Curvo Semedo, a partir das 21h30.

Os espetáculos em causa são “Mercedes Mais Eu”, de Janet Novás e Mercedes Peón, e “Taranto Aleatorio”, de Maria del Mar Suárez (La Chachi) e Lola Dolores. Embora ambos os espetáculos tenham na dança a sua base, “contam com uma forte componente musical”, explica o diretor artístico do Espaço do Tempo, Pedro Barreiro.

“Mercedes Mais Eu” é uma produção espanhola. “Janet Novás, que é uma das autoras desta peça, é coreógrafa, bailarina e também atriz. Foi vencedora do Prémio Goya em Espanha, que é o mais importante prémio para atrizes e para atores em Espanha”, refere o responsável.

Já “Taranto Aleatorio” é um espetáculo “que parte do flamenco”. Segundo Pedro Barreiro, “qualquer um destes dois espetáculos tem estado a circular nas principais casas da dança e das artes performativas na Europa, com grande visibilidade e com grande sucesso. E, mais uma vez, o Espaço do Tempo propõe, traz e oferece ao público de Montemor duas criações de grande qualidade, que serão apresentadas em double bill”, remata.

CDU reafirma compromisso com dinamização da cultura e comércio local de Elvas

“Reafirmando o seu compromisso com a dinamização do comércio local”, a candidatura da CDU às autárquicas em Elvas iniciou esta última semana de campanha com ações de contacto com a população e os comerciantes do centro histórico da cidade.

Por outro lado, em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, a CDU destaca o encontro realizado com o Coletivo Artístico 7350, “centrado na necessidade de valorização do movimento associativo e na implementação de um Plano Estratégico da Cultura para o concelho de Elvas”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A CDU – Coligação Democrática Unitária iniciou a última semana de campanha com ações de contacto com a população e os comerciantes do centro histórico de Elvas, reafirmando o seu compromisso com a dinamização do comércio local.

A CDU defende que o comércio de proximidade é essencial à vitalidade económica e social da cidade, comprometendo-se a trabalhar em parceria com a Associação Empresarial de Elvas na criação de condições que promovam o desenvolvimento, a atratividade e a rentabilização dos negócios locais, valorizando o trabalho e o investimento dos comerciantes elvenses e daqueles que queiram fixar-se no nosso concelho.

A candidatura realizou também um encontro com o Coletivo Artístico 7350, centrado na necessidade de valorização do movimento associativo e na implementação de um Plano Estratégico da Cultura para o concelho de Elvas.

Como expresso no seu programa eleitoral, a CDU propõe a dinamização de espaços culturais como o Cineteatro, o Cine São Mateus e os Centros Culturais, a criação de bibliotecas móveis nas freguesias rurais e bairros periféricos, a valorização dos serviços educativos dos museus e a articulação com as escolas, bem como o reconhecimento e promoção do património local, do artesanato e dos artesãos, elementos fundamentais da identidade cultural do concelho.

Ao longo destes dias, a candidatura da CDU realizou também ações de campanha porta a porta em diversos pontos do concelho, nomeadamente na Calçadinha, Varche, Raposeira, São Vicente e Vila Boim, reforçando a proximidade e o contacto direto com a população, ouvindo as suas preocupações e apresentando as propostas que colocam Elvas e os elvenses em primeiro lugar.”

Luís Rosinha confiante na reeleição: população encontra no PS “capacidade para liderar os destinos de Campo Maior”

A campanha autárquica já se encontra na reta final e, até sexta-feira, 10 de outubro, os candidatos intensificam os contactos com a população. Ao longo desta semana, vamos ouvir os quatro candidatos à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior: primeiro com um balanço e com as expectativas para o que resta da campanha e, em segundo lugar, procurando saber o que cada candidato espera como resultado no domingo, dia 12.

No decorrer da campanha da candidatura do Partido Socialista (PS), o recandidato à presidência da Câmara Municipal, Luís Rosinha, revela que a sua equipa tem vindo a ouvir as preocupações da população, que têm recaído, sobretudo, nas áreas da habitação e do emprego. “Continuamos a receber algumas preocupações do ponto de vista da habitação e, sobretudo, da recuperação daquilo que é a habitação no centro histórico. Isto faz parte, claramente, daquilo que é o nosso programa eleitoral e daquilo que também é a preocupação desta candidatura. Mas também existem muitas preocupações do ponto de vista do emprego, da forma como captamos o investimento para Campo Maior e da forma como continuamos a posicionar-nos como uma localidade diferenciada de todas as outras no Alto Alentejo”, revela.

Luís Rosinha fala ainda numa campanha “muito positiva, ao estilo do Partido Socialista de Campo Maior”. “É uma campanha marcada pelo bem-estar, pelos sorrisos, pela forma como convivemos, ouvimos e contactamos com as pessoas”, acrescenta o candidato.

Confiante na reeleição, Luís Rosinha considera que os campomaiorenses olham para o PS como “uma garantia de continuidade, de capacidade de liderar os destinos de Campo Maior”. “Eu acho que é isso que todos os campomaiorenses irão fazer nas urnas: dizer que a candidatura do Partido Socialista de Campo Maior e do Luís Rosinha será claramente aquela que irá sair vencedora no próximo dia 12 de outubro”, remata.

MCPE apresenta candidatos à Câmara e à Freguesia de Caia, S. Pedro e Alcáçova na Belhó

Os candidatos do Movimento Cívico por Elvas (MCPE) estiveram ontem, 7 de outubro, ao final da tarde, na Belhó, para estabelecer contacto com a população, de porta a porta.

“Mais tarde, junto à ARPI da Belhó, foram apresentados os candidatos à Câmara Municipal de Elvas e à Freguesia de Caia, S. Pedro e Alcáçova, tendo como cabeça de lista João Rondão”, revela o MCPE em comunicado.

Para além de João Rondão, discursou também Rondão Almeida. Ambos apresentaram os respetivos programas para os próximos quatro anos. O MCPE garante que “as pessoas gostaram do que ouviram, tendo brindado os oradores com muitos aplausos”.

AD quer requalificar Biblioteca de Barbacena e criar Escola de Ofícios em Vila Fernando

Esta terça-feira, 7 de outubro, no segundo dia da última semana de campanha, os candidatos da Aliança Democrática (AD) às autárquicas em Elvas passaram pelo Bairro de Santo Onofre, Barbacena e Vila Fernando, onde teve lugar um lanche-convívio.

Durante o encontro em Vila Fernando, revela a AD em comunicado, o candidato a presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Rui Hernandez, “destacou a importância de requalificar a Biblioteca de Barbacena e criar um centro de apoio ao estudo para promover o sucesso escolar das crianças”.

Já Margarida Paiva, candidata a presidente da Câmara Municipal de Elvas, defendeu a criação de uma Escola de Ofícios em Vila Fernando.

O comunicado para ler na íntegra:

“O segundo dia da última semana de campanha da candidatura liderada por Margarida Coelho de Paiva ficou marcado por um ambiente de grande entusiasmo e participação popular.

A AD – Aliança Democrática iniciou o dia no Bairro de Santo Onofre, onde foi muito bem recebida pelos moradores, seguindo depois para Barbacena, com visita ao lar da localidade, e terminou em Vila Fernando, com um animado lanche-convívio que juntou dezenas de populares e apoiantes.

Durante o encontro em Vila Fernando, realizaram-se intervenções marcantes de vários candidatos da equipa.

O candidato a Presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Rui Hernandez, destacou a importância de requalificar a Biblioteca de Barbacena e criar um centro de apoio ao estudo para promover o sucesso escolar das crianças. Nas suas palavras, “Não sou político, não sou melhor que ninguém, sou diferente, muito diferente, e quero fazer mais pelas nossas freguesias.”

A sua número dois, Paula Trindade, residente em Vila Fernando, reforçou o compromisso com a sua terra, defendendo a requalificação da albufeira de Vila Fernando e a dinamização do espaço com atividades lúdicas e culturais, como um concurso de pesca.

Por sua vez, Margarida Coelho de Paiva, candidata a Presidente da Câmara Municipal de Elvas, apresentou propostas concretas e estruturantes para o futuro do concelho. Entre elas, destacou a criação de uma Escola de Ofícios em Vila Fernando, que permitirá formar profissionais certificados em áreas como eletricidade, jardinagem, carpintaria, mecânica e serralharia, profissões essenciais e cada vez mais procuradas.

Margarida Coelho de Paiva anunciou ainda a intenção de criar uma equipa municipal de apoio às freguesias, que permitirá aos cidadãos tratar de assuntos administrativos sem necessidade de se deslocarem à cidade.

A candidata concluiu o seu discurso com uma mensagem forte e direta:

“Os que andaram a governar a Câmara esqueceram-se de uma coisa muito importante, a Câmara Municipal é para servir a população e não para se servir da população. Eu e a minha equipa vamos mudar isso.”

O segundo dia de campanha terminou em clima de união, esperança e confiança num futuro melhor para o concelho de Elvas e as suas freguesias.

Com Elvas, Por Elvas, Para Elvas”

Campanha do PS em Elvas tem servido para “ouvir as pessoas” e apresentar “soluções para os seus problemas”

Ao longo desta semana, a Rádio ELVAS está a ouvir os cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Elvas, no sentido de perceber que balanço fazem da campanha eleitoral e daquilo que esperam como resultado no domingo, 12 de outubro, quando os elvenses se dirigirem às urnas.

Nuno Mocinha, do Partido Socialista (PS), que assegura que a maior preocupação da população do concelho tem resposta no programa eleitoral do PS, faz um balanço muito positivo daquilo que tem sido a campanha da candidatura “Seguir em Frente”: “faço um balanço extremamente positivo, porque nós decidimos fazer uma campanha onde o que interessava era ouvir as pessoas, o que interessava era dizer quais eram os nossos projetos para resolver os problemas das pessoas e tudo o resto ficava pelo caminho, ou seja, andámos a fazer uma campanha pela positiva”. Da campanha, entre os “vários pontos altos”, Mocinha destaca a visita do secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, que veio “dar o seu apoio e ânimo” à candidatura.

Relativamente às preocupações que os candidatos do PS mais têm escutado dos elvenses, no decorrer das diversas ações de campanha promovidas, Nuno Mocinha garante que a maior de todas elas é “ter condições de vida”. “Isso implica ter emprego, implica ter habitação, implica ter saúde, implica ter educação, implica ter segurança e o nosso programa responde a todas essas questões, porque ele foi feito com base naquilo que nós fomos ouvindo das pessoas. Nós não fizemos um programa em cima das eleições, nós andámos vários meses, para não dizer anos, a ouvir as pessoas e a ver o que é que as preocupava mais. Aquilo que as pessoas às vezes nos transmitem é desde o buraco que têm à porta de casa, quando lá faltam dois paralelos, até grandes projetos, como a ampliação da zona industrial”, assegura.

Embora se diga “consciente” de que será difícil, Mocinha diz acreditar na vitória do PS. Nesse sentido, apela a todos quantos queiram que o PS vença estas eleições para que, no domingo, saiam de casa e exerçam o seu direito de voto.

Segundo prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 7 de outubro, do Euromilhões, mas um jogador em Portugal, a par de outro no estrangeiro, arrecadou o segundo prémio, no valor 241.122, 58 euros.

O terceiro prémio, de 37.569,54 euros, saiu a três apostadores no estrangeiro.

A chave vencedora era composta pelos números 24, 39, 42, 43 e 48 e as estrelas 5 e 8.

No sorteio de sexta-feira, 10 de outubro, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.