Homem morre em acidente de trabalho em Sousel

Foto: arquivo

Um homem de 55 anos morreu esta terça-feira, 7 de outubro, na Herdade da Retorta, em Casa Branca, no concelho de Sousel. O óbito foi declarado no local, e a Autoridade para as Condições do Trabalho investiga o acidente.

A vítima estava a mudar o pneu de um trator quando o veículo tombou e caiu sobre si. O homem encontrava-se sozinho no local e foi encontrado mais tarde por um colega de trabalho.

O alerta foi dado pelas 19h50, e o óbito acabou por ser declarado no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre.

No local de acordo com Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo, em Portalegre, estiveram 19 operacionais dos Bombeiros de Sousel, INEM e GNR, apoiados por seis veículos, incluindo a VMER e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) foi chamada para investigar as circunstâncias do acidente.

Ação de sensibilização sobre violência doméstica no próximo dia 16 em Monforte

O CLDS 5G – IUPI 5G MONFORTE promove, em parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) de Portalegre, no próximo dia 16 de outubro, no Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS), em Monforte, a ação de sensibilização “Violência Doméstica: Conhecer para Intervir”.

Esta atividade, com início marcado para as 18 horas, tem como objetivo a prevenção e intervenção junto da população, promovendo a sensibilização da comunidade para uma cultura de não-violência.

Durante a sessão serão fornecidas informações, opções de suporte e recursos disponíveis, incentivando uma mudança de atitudes e comportamentos que favoreçam respostas mais eficazes a este grave problema social.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Atletas, associações e clubes de Estremoz distinguidos na III Gala do Desporto

O Teatro Bernardim Ribeiro foi palco, no passado domingo, 5 de outubro, da III Gala do Desporto de Estremoz.

O evento galardoou as equipas, associações ou entidades do concelho de Estremoz, assim como os seus atletas, os estremocenses que se sagraram campeões distritais ou regionais, em representações do concelho, ou que tenham obtido um dos três primeiros lugares, a nível nacional, nas várias modalidades desportivas, na época 2024/2025.

Na iniciativa foram entregues dois louvores: a Joaquim António Torneiro Véstias, carinhosamente conhecido por “Yazalde”, pelo seu percurso no desporto e no associativismo, no concelho de Estremoz, tendo fundado o Grupo Desportivo de São Domingos, em 1978, que mais tarde, em 1987, se tornou na Associação Desportiva e Cultural de São Domingos; e ao Clube de Futebol de Estremoz, pelo contributo no Desporto, não só neste concelho mas também no âmbito nacional, tornando Estremoz uma referência nesta área.

Município de Vila Viçosa entrega mais duas habitações totalmente requalificadas

O Município de Vila Viçosa “prossegue o seu compromisso com a melhoria das condições de vida da população”, através da Estratégia Local de Habitação e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Recentemente, a autarquia entregou mais duas habitações totalmente requalificadas, localizadas na Rua 5 de Outubro.

A empreitada representa um investimento de 1.056.634,87 euros e envolve um total de nove fogos de habitação social, “reafirmando o empenho do Município em assegurar habitação digna e de qualidade”. Estas requalificações “constituem um contributo importante para a valorização do património habitacional e para o reforço da coesão social em Vila Viçosa”.

Delta Coffee House Experience lança “O Café da Floresta do Toki”

Depois do lançamento do primeiro e único café português (Açores), do Café Catoninho (São Tomé e Príncipe) e do Café Amboim (Angola), a Delta Coffee House Experience apresenta hoje uma nova origem: O Café da Floresta do Toki, proveniente das montanhas da província de Chiang Mai, no Norte da Tailândia.

Este lote de café, classificado com 84,25 pontos, celebra o modo de vida das tribos que habitam as regiões montanhosas do norte do país, cuja história remonta à chegada dos missionários cristãos e ao apoio do antigo Rei da Tailândia, que juntos promoveram a transição da produção de ópio para o cultivo de café arábica — uma mudança que transformou profundamente a região há mais de 60 anos.

Entre as comunidades encontra-se a família de Toki, para quem o café fez sempre parte do quotidiano ehoje representa também uma nova oportunidade: a de transformar a tradição em fonte de rendimento em prol de um futuro sustentável.

É com este espírito que nasce esta edição limitada, disponível a partir de hoje nas lojas Delta Coffee House Experience em Lisboa, no Porto, em Paris e na loja online. Mais do que um café, esta é uma homenagem à dedicação e à resiliência de uma nova geração de produtores que procura honrar o legado dos seus antepassados e preservar o ecossistema da floresta de Galyani Vadhana — uma das regiões de café mais emblemáticas da Tailândia.

Todos os consumidores que provarem O Café da Floresta doToki estão a contribuir diretamente para modernizar os processos de produção e a reduzir as perdas provocadas pelas alterações climáticas na região, garantindo o futuro deste café pontuado e de qualidade extrema. A Delta Coffee House Experience irá doar 10% do total das vendas desta edição especial a Toki e à sua família, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo junto das comunidades produtoras de café.

Recorde-se que a gama Impossible Coffee sé um projeto inédito de empreendedorismo e ativismo social da Delta Coffee House Experience, que dá a conhecer histórias de pessoas únicas que sempre acreditaram em si e nos seus sonhos, proporcionando experiências exclusivas através de cafés raros, provenientes de regiões pouco exploradas. A iniciativa foca-se na valorização do esforço de pequenos produtores e viabiliza a produção de cafés especiais e de qualidade excecional em várias partes do mundo. Feito por quem acredita para quem valoriza cada detalhe, cada origem e cada história, Impossible Coffees é mais do que café — é um convite a descobrir o extraordinário no que parecia impossível.

“Há histórias que se revelam em cada grão e O Café da Floresta do Toki é uma dessas histórias, feita de raízes profundas, de mãos que cuidam, de sonhos que florescem entre as montanhas. Com esta edição especial, reafirmamos o nosso compromisso em contribuir para um impacto positivo junto das comunidades produtoras de café. Impossible Coffees é mais do que uma coleção de cafés raros, é um projeto que dá voz a quem cultiva com dedicação, paixão e propósito, promovendo o desenvolvimento económico, ambiental e social da região. É neste encontro entre pessoas, origens e valores que se constrói a nossa missão: levar ao mundo cafés únicos, que carregam não apenas sabor, mas também a esperança e o futuro.”, sublinha Clara Melicias, Diretora de Lojas Delta Coffee House Experience e e-Commerce do Grupo Nabeiro.

Exposição de pintura “Traços de Vida” abre ao público no MAEE no sábado

“Traços de Vida” é o mote da nova exposição temporária que vai estar patente ao público no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires, a partir de sábado, dia 11 de outubro.

A mostra, que tem inauguração marcada para as 17 horas de sábado, apresenta trabalhos de Ana Cortes, Lucilia Dias, Marianne Acht, Occilda Borges e Piedade Magessi.

A exposição de pintura vai estar patente ao público até dia 8 de novembro.

Exposição “Renascer dos Cacos” inaugurada no Agrupamento de Escolas de Santa Luzia

Exposição “Renascer dos Cacos” vai ser inaugurada amanhã no Agrupamento de Escolas de Santa Luzia.

A cerimónia de abertura terá lugar às 10 horas, no Auditório da Escola Sede do Agrupamento, e contará com a presença da diretora, Brígida Gonçalves, que endereçou o convite à comunidade educativa e ao público em geral.

A mostra “Renascer dos Cacos” pretende valorizar a criatividade e a inclusão, através da arte e da reutilização de materiais, refletindo o trabalho desenvolvido pela CerciEstremoz.

Reunião de Câmara esta quarta-feira nos Paços do Concelho de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 8 de outubro, às 14 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, fechada ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação da Ata de 24/09/2025
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Pedido de fracionamento do prédio misto denominado “Herdade da Torre de Siqueira” – São Vicente e Ventosa
– Direito de preferência do prédio situado no Arco da Praça, n.º 2 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr.ª Paula Calado, n.º 3, fração “P” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Estrada das Magras, n.º 17 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Beco da Ribeira do Ceto, n.º 13 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Rui de Melo, n.º 3, fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Açougues, n.º 15 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Direita, n.º 6 – Barbacena
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de S. Francisco, n.º 15-A, fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de S. Francisco, n.º 15-A – 1º andar, fração “C” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua da Caldeirona, n.º 27-B, fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Elvas, n.º 91 – Vila Boim
– Direito de preferência do prédio situado na Travessa das Pardelhas, n.º 6 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Nova de S. Francisco, n.º 2 – Barbacena
– Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 34, R/C, fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Azevedos, n.º 13-A, fração “E” – Elvas
– Processos despachados de acordo com a delegação de competências
– Processo de obras n.º 83/25

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 07 de outubro de 2025
– Alteração orçamental
– Abate ao inventário
– Autorização Prévia de Compromissos Plurianuais
– Adenda ao contrato para o Fornecimento e transporte de refeições escolares (almoços), para Centro Comunitário da Boa-Fé, EB 2,3 N. º2 de Elvas, Centro Comunitário de Santa Luzia, EB 2,3 N. º1, Jardim de Infância de Malvar, Escola Secundária D. Sancho II, Escola Básica de Vila Boim, Jardim de Infância e Escola Básica de Santa Eulália, Jardim de Infância e Escola Básica de Terrugem, Jardim de Infância e Escola Básica de São Vicente e Escola Básica de Barbacena
– Aprovação do Projeto CANSTAR – Consolidating na Atlantic Network of Sustainable AstroTourism Destinations. Minuta Protocolo de Cooperação entre ADRAL e Município de Elvas

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
– Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 18 de setembro a 02 de outubro de 2025
– Empreitada n.º 05/2023 “Construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos”, revisão de preços extraordinária provisoria n.º 3
– Empreitada n.º 27/2023 “Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 5ª fase”, receção provisória
– Empreitada n.º 27/2023 “Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 5ª fase”, multa por incumprimento de prazo
– Empreitada n.º 06/2024 “Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 6ª fase”, multa por incumprimento de prazo
– Empreitada n.º 19/2024 “Pavimentações 2024 – Calçadas”, conta final
– Empreitada n.º 25/2024 “Reabilitação do Cineteatro de Elvas”, trabalho complementares n.º 1 – Erros e omissões
– Empreitada n.º 25/2024 “Reabilitação do Cineteatro de Elvas”, trabalhos complementares n.º 2
– Empreitada n.º 28/2024 “Reabilitação dos Polidesportivos do Revoltilho e do Morgadinho”. conta final
– Empreitada n.º 32/2024 “Substituição dos vãos exteriores do edifício localizado na Praça da República n.º 14 em Elvas”, multa por incumprimento de prazo
– Empreitada n.º 35/2024 “Conceção-Construção de Toldos nas Ruas Comerciais do Centro Histórico de Elvas”, multa por incumprimento de prazo
– Empreitada n.º 39/2024 “Pavimentações 2025 – Betuminosos”, conta final
– Empreitada n.º 01/2025 “Conservação do Edifício – Praça de Touros de Santa Eulália”, receção provisória
– Projetos de “Reabilitação de Frações ou de Prédios Habitacionais no Centro Histórico de Elvas e Freguesias Rurais no Concelho de Elvas – 6ª Fase – Arquitetura e Especialidades”, multa por incumprimento de prazo
– Projetos de “Requalificação da escola Básica n.º 2 – Boa Fé em Elvas – Arquitetura e Especialidades”, aprovação da revisão dos projetos de execução
– Projetos de “Requalificação da Escola Básica de Vila Boim – Arquitetura e Especialidades”, aprovação da revisão dos projetos de execução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1. – Congresso Nacional da Geografia Espanhola,
4.2. – Abertura de Procedimento Concursal para Fornecimento contínuo de energia elétrica (BTE e IP) para as escolas e todas as restantes instalações e equipamentos do Município de Elvas, ao abrigo do acordo quadro AQ 83/2025 – Lotes 2 e 4 da Enforcesco,
4.3. – Abertura de Procedimento Concursal para Fornecimento contínuo de energia elétrica (MT e BTN) para as escolas e todas as restantes instalações e equipamentos do município de Elvas, ao abrigo do acordo quadro 2025/300.10.005/83 – lotes 1 e 3,
4.4. – Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação – Apresentação de valores/saldo Final do Aviso POISE 222020-03,
4.5. – Academia + Sucesso Escolar – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar do Alto Alentejo (Aviso ALT2030-2024-4),
4.6. – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Dia Municipal para a Igualdade,
4.7. – Fundo de Financiamento das despesas com aquisição de equipamentos utilizados para a realização das atividades educativas – Transferência de competência para as Direções dos Agrupamentos Escolares,
4.8. – Cedência do Auditório São Mateus para o Partido Socialista de Elvas – A ratificar,
4.9. – Cedência de auditório do CNT Agrupamento Escuteiros 158 de Elvas,
4.10. – Orçamento Participativo de Elvas 2025: Apresentação do Projeto Vencedor,
4.11. – Estágio curricular no âmbito da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora, a realizar nos equipamentos municipais,
4.12. – Oferta de publicações municipais para a segunda edição do Alertejo, Encontro Literário de Elvas,
4.13. – Cedência do Forte de Santa Luzia ao Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes,
4.14. – Cedência do Forte de Santa Luzia para aulas de promoção de yoga pela Àshrama Elvas – Centro de Yoga,
4.15. – Cedência de espaço no MAEE – Instalação Mil e Uma Noites: Ponte de Escuta,
4.16. – Exposição “Traços de Vida”, no MAEE,
4.17. – Autocarro Urbano – Itinerário e Preços,
4.18. – Pedido de cedência das Piscinas Municipais – APARSIN,
4.19. – Proposta de utilização das Piscinas Municipais e da Pista de Atletismo – APPACDM de Elvas,
4.20. – Espaços Municipais Desportivos,
4.21. – Estágio Aikido em Elvas,
4.22. – Cedência da Piscina Municipal coberta para sessões de hidroterapia, ano letivo 2025/2026,
4.23. – Parecer fundamentado para atribuição de Estatuto de Utilidade Pública,
4.24. – Pedido de autorização para utilização da Piscina Municipal – Ano 2025/2026 – Divisão Policial de Elvas,
4.25. – Escalas de Turnos de Serviço das Farmácias – Ano 2026,
4.26. – Apoios:
a) Clube de Futebol os Elvenses,
b) Associação dos Amigos de Vila Fernando.

Regimes DOP e IGP: saiba o que são no programa “Agricert – do Alentejo para o Mundo” desta semana

Atualmente, a Agricert certifica vários produtos tradicionais portugueses, sendo que na base desta certificação estão os regimes DOP, IGP e ETG, que são dados a conhecer por Patrícia Elias, no programa “Agricert – do Alentejo para o Mundo” desta semana.

O regime DOP – Denominação de Origem Protegida garante que o produto é inteiramente produzido e transformado numa região específica, como o Queijo de Nisa.

IGP – Indicação Geográfica Protegida certifica produtos cuja qualidade está ligada à origem, mesmo que só parte do processo aconteça na região. É o caso do Queijo Mestiço de Tolosa.

O ETG – Especialidade Tradicional Garantida protege receitas e métodos tradicionais, independentemente do local onde são produzidos. O Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima é um bom exemplo.

Os passos que devem ser dados para a certificação de produtos tradicionais portugueses e quais as vantagens são também abordados no episódio desta semana. Para ouvir no podcast abaixo:

Movimento Cívico por Elvas em campanha na Zona Industrial e em Vila Fernando

Na manhã de segunda-feira, dia 6 de outubro, o Movimento Cívico por Elvas percorreu várias artérias da zona industrial, (no porta a porta) e passou pela estação ferroviária, nessa visita, pois num futuro muito próximo, a ferrovia será muito importante para todos, assegura o Movimento Cívico por Elvas, que diz já estar a trabalhar no sentido de aproveitar as mais valias desta grande infraestrutura.

Da parte da tarde, foi Vila Fernando por onde passou a campanha do Movimento. Depois da respetiva arruada a população ficou a conhecer os candidatos da sua freguesia e também da Câmara e Assembleia Municipal de Elvas.

Montemor-o-Novo já tem CPCJ

Já foi instalada a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em Montemor-o-Novo. A instalação da comissão para Ana Valente, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos direitos e Proteção das Crianças e Jovens tem uma enorme relevância já que “todos os conselhos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, assumem uma especial relevância, quer na proteção das crianças em perigo e na deteção dos casos das crianças em perigo, como também na própria prevenção do perigo e do risco em que as crianças também se encontram”.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que a instalação da CPCJ em Montemor-o-Novo é de “extrema importância”.

MCPE divulga listas completas de candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Elvas

O Movimento Cívico por Elvas (MPCE) anuncia, em nota enviada à redação da Rádio ELVAS, todos os candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Elvas.

Os candidatos efetivos à Câmara Municipal são José António Rondão Almeida, Hermenegildo Rodrigues, Anabela Cartas, Tiago Afonso, Hugo Amante, Ana Canito e Joaquim Pires.

Já à Assembleia Municipal apresentam-se Graça Luna Pais, Victor Carola, José Bagorro, Sónia Branco, Marco Matroca, Higino Guerra, Maria Rodrigues, João Garrinhas, Carlos Martins, Maria Sousa, Bruno Silva, António Matos, Liliana Gomes, Hélder Oliveira, Margarida Rodrigues, Luís Pedras, João Janeiro, Júlia Brinquete, Pedro Gameiro e Nuno Lascas.

O mandatário da candidatura é António Imperial.

As listas completas, com os candidatos suplentes, para conhecer abaixo:

PS de Elvas defende aumento das bolsas de estudo para 300 euros por mês

Nuno Mocinha, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal de Elvas, defendou ontem, 6 de outubro, no decorrer de um comício-festa realizado em Barbacena, o aumento do valor das bolsas de estudo atribuídas pelo Município de 150 para 300 euros por mês.

A campanha do PS prossegue esta terça-feira, dia 7, na Freguesia de São Brás e São Loureço. Durante a noite, realiza-se um comício-festa no Centro Cultural de Varche.

O comunicado do PS enviado à redação da Rádio ELVAS para ler na íntegra:

“Vamos aumentar as bolsas de estudo, agora são de 150 e queremos passar para 300 euros por mês” foi a proposta apresentada por Nuno Mocinha, no comício-festa realizado na noite desta segunda-feira dia 6 em Barbacena.  

O candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Elvas também afirmou que “quem está na câmara não dá o seu dinheiro, dá o dinheiro de todos para o bem comum”.
Lito Vidigal, primeiro na lista à Assembleia Municipal, afirmou que “para o bem do concelho, dos nossos filhos e netos, o candidato mais bem preparado” é Nuno Mocinha. 

Márcio Fanico é o primeiro da lista PS à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando apontou melhorias locais necessárias: igreja, cemitério, ruas e caixotes de lixo. 

A campanha do Partido Socialista, nesta terça-feira 7 de Outubro, vai estar na Freguesia de São Brás e São Lourenço, realizando à noite um comício-festa em Varche, no Centro Cultural.

AD inicia última semana de campanha na Boa-Fé e Santa Eulália

A candidatura da Aliança Democrática (AD) às autárquicas em Elvas arrancou ontem, 6 de outubro, para a última semana de campanha numa ação de contacto direto com a população da Boa-Fé. O dia terminou com um lanche-convívio em Santa Eulália.

Hoje, dia 7, os candidatos da AD vão passar por Santo Onofre, Revoltilho, Bairro das Caixas, Barbacena e Vila Fernando.

O comunicado da AD enviado à redação da Rádio ELVAS para ler na íntegra:

“O primeiro dia da última semana de campanha começou na Boa-Fé, com uma forte aposta no contacto direto com a população. A jornada terminou em Santa Eulália, onde decorreu um lanche-convívio aberto a todos.

A candidata à Presidência da Câmara Municipal de Elvas reforçou a importância de uma “Câmara amiga do empresário”, sublinhando que, “enquanto Elvas continuar a ver passar os comboios, não iremos crescer e continuaremos a ter filhos separados dos pais e netos separados dos avós.”

O candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Santa Eulália, João Barradas, juntamente com a sua equipa, apresentou várias propostas para revitalizar a freguesia, destacando o aproveitamento da Zona Industrial de Santa Eulália como uma oportunidade para atrair pequenas empresas e fomentar o desenvolvimento local.

João Barradas encerrou a sua intervenção com uma mensagem de confiança e compromisso: “Não preciso do salário de presidente da junta para viver. Estou aqui pela missão e, como tal, se ganhar, o meu ordenado reverterá a favor de instituições de solidariedade.”

Hoje, a campanha da AD – Aliança Democrática segue cada vez mais unida e determinada para Santo Onofre, Revoltilho, Bairro das Caixas e Barbacena, terminando o dia em Vila Fernando, com um Porco no Espeto aberto a toda a população.

Com Elvas, Por Elvas, Para Elvas.”

Pedro Reis, candidato da CDU em Campo Maior, acredita em “altas probabilidades de um bom resultado” no domingo

A campanha autárquica entra na reta final e, até sexta-feira, os candidatos intensificam os contactos com a população. Ao longo desta semana, vamos ouvir os quatro candidatos à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior: primeiro com um balanço e com as expectativas para o que resta da campanha e, em segundo lugar, procurando saber o que cada candidato espera como resultado no dia 12 de outubro.

Pedro Reis, candidato da CDU, diz que na campanha até agora recebeu “queixas relativas à limpeza das ruas, à segurança de pessoas e bens, à recolha do lixo, à manutenção dos passeios e à saúde”.

Para o candidato da CDU “não há vencedores nem derrotados antecipados”, acreditando em “altas probabilidades de um bom resultado” no domingo, na sequência do trabalho que vem desenvolvendo o seu partido na Câmara de Campo Maior ao longo dos últimos anos.

Vamos ouvir a opinião dos cabeças de lista à Câmara Municipal de Campo Maior até ao ultimo dia da campanha oficial, sexta-feira, dia 10.

Rondão diz que “o que se passa no Facebook é fora do contexto” e é algo que o “magoa muito”

Ao longo desta semana, estamos a ouvir os cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Elvas: primeiro com “um balanço até agora e quais as expectativas para o que resta da campanha até à próxima sexta-feira”. E em segundo lugar sobre “o que cada candidato espera como resultado no dia 12 de outubro”.

Ouvimos Rondão Almeida, recandidato à presidência da Câmara pelo Movimento Cívico por Elvas, mostra-se feliz pela aceitação do seu movimento, mas preocupado pelo impacto das redes sociais, e em particular pelo Facebook, na campanha; “felizmente vejo a campanha com uma grande dinâmica no que diz respeito à Espiga. Eu já tenho idade suficiente para saber que há exageros na campanha eleitoral, mas o que se passa nas redes sociais, e em particular no Facebook, é fora do contexto. Foi algo que me magoou muito. Não entre os candidatos, onde até acho que não houve uma linguagem despropositada, mas no caso dos apoiantes é que não há palavras, ultrapassam todos os limites. Quando se chega a esta idade é preciso refletir se ainda faz sentindo lutar e dedicarmos-nos de alma e coração uma concelho ou a uma freguesia”.

No dia 12 de outubro, como resultado, Rondão Almeida espera em Elvas “na área da direita uma queda da AD e uma concentração no Chega e na esquerda uma concentração na sua candidatura e uma queda do Partido Socialista”.

Até sexta-feira vamos apresentar a opinião dos cabeças de lista à Câmara de Elvas.