A Sé de Portalegre recebeu na passada quarta-feira, dia 1 de outubro, o concerto comemorativo do Dia Mundial da Música.
Participaram neste concerto a soprano Rafaela Albuquerque, a soprano portalegrense Filomena Silva, o Orfeão de Portalegre, o Quarteto em Mim e a Orquestra de Cordas do Alentejo, com direção musical a cargo de José Raimundo e Jorge Gargaté.
Óptica Havaneza, uma das mais emblemáticas empresas do setor de saúde e moda visual do distrito de Évora, prepara-se para assinalar um marco memorável: o seu 81º aniversário, que se celebra no dia 7 de Outubro. Mais de oito décadas de dedicação ininterrupta, enraizadas na tradição e no espírito familiar, fazem desta data um momento de profunda gratidão e celebração para toda a região alentejana.
Fundada em 1944, a Óptica Havaneza nasceu da visão e paixão de uma família que acreditou na importância do cuidado visual e do rigor técnico. Hoje, é com o mesmo empenho que a nova geração garante a continuidade deste legado, honrando os valores de qualidade inabalável e excelência no serviço que sempre a distinguiram.
“81 anos de atividade não se atingem por acaso. É o reflexo de um compromisso diário com a nossa comunidade e, acima de tudo, com os nossos clientes,” afirma Sandra Bolas, administradora da Óptica Havaneza. “O nosso muito obrigado é dirigido, em primeiro lugar, a todos os clientes que, ao longo de várias gerações, depositaram a sua confiança no nosso trabalho. São eles a razão de ser e o coração pulsante da Óptica Havaneza.”
Para celebrar este marco e agradecer a fidelidade dos seus clientes, a Óptica Havaneza lança uma Campanha Especial de Aniversário. De 6 a 20 de Outubro de 2025, em todas as lojas Óptica Havaneza e Havaneza Club, os clientes poderão
usufruir de ofertas na compra de Armações + Lentes e Óculos de Sol selecionados de valor igual ou superior a 60€. Esta é uma oportunidade única para aliar a celebração dos 81 anos ao cuidado da sua saúde e moda visual. A oferta é limitada ao stock existente e não acumulável com outras campanhas, protocolos ou condições comerciais especiais.
Ao longo da sua história, a Óptica Havaneza tem-se destacado pelo rigor clínico nas consultas de optometria e pela qualidade dos seus produtos, que vão desde óculos graduados e lentes de contacto a armações de prestígio e óculos de sol das melhores marcas. A aposta na formação contínua dos seus colaboradores – verdadeiros pilares da empresa – garante que o serviço prestado está sempre na vanguarda da tecnologia e das tendências de moda visual.
Este aniversário é também um momento para relembrar o papel que a empresa tem desempenhado na cidade de Évora e nas comunidades onde está presente (Reguengos de Monsaraz e Montemor-o-Novo), olhando pelos olhos de milhares de alentejanos.
“Continuaremos a investir na inovação e na experiência do cliente, mantendo sempre a proximidade e o calor humano que nos caracterizam. Olhar para ospróximos anos é olhar para um futuro onde a sua saúde visual continuará a ser a nossa prioridade máxima,” conclui a gerência.
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas está a promover, desde 1 de outubro, Dia Internacional da Música, o Concurso Internacional de Composição Musical de Elvas (CICME).
Este concurso, que contará com várias edições ligadas ao património mundial de Elvas, foi pensado para promover a criação musical em diálogo com a tradição e a atualidade, e conta com o apoio institucional do Município de Elvas e da UNESCO.
Esta primeira edição centra-se na valorização do Cante Alentejano em diálogo com o Forte da Graça, património mundial. As obras vencedoras serão estreias absolutas no concerto de aniversário da associação e do coral, no dia 13 de junho de 2026. Haverá prémios monetários entre 75 e 500 euros, bem como uma distinção especial dedicada a jovens compositores entre os 16 e os 17 anos. As inscrições decorrem até 11 de janeiro de 2026 (23h59) e têm um valor de 15 euros para estudantes ativos e 20 euros para os restantes participantes. Toda a informação disponível aqui.
Em paralelo, a associação anuncia também a realização do WORKINTECVOX – 2.º Workshop de Interpretação e Técnica Coral e Vocal, que regressa depois do sucesso da primeira edição em março. Esta nova edição será dedicada principalmente às aulas individuais de 50 minutos, permitindo a qualquer participante, profissional, estudante, amador ou iniciante, a oportunidade de trabalhar diretamente com a soprano internacional Sandra Medeiros.
Este workshop realiza-se nos dias 18 e 19 de outubro e 29 e 30 de novembro. As inscrições, com valores que variam entre os dez e os 25 euros, podem ser feitas aqui.
O Forte de Nossa Senhora da Graça recebeu uma visita especial na manhã deste domingo, 5 de outubro.
A visita estava inicialmente programada para o último domingo, 28 de setembro, mas as condições meteorológicas adversas levaram a este adiamento por uma semana.
O percurso pelo monumento foi conduzido por Edgar Nanques, técnico superior de História do Município de Elvas.
A cidade de Borba recebe, de 11 a 16 de novembro, mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho, um dos eventos mais emblemáticos do Alentejo, que celebra a tradição vitivinícola, a gastronomia e a cultura regional.
O certame inclui provas de vinhos, artesanato, produtos locais, animação de rua, atividades culturais e desportivas, atraindo milhares de visitantes à cidade.
O cartaz musical já foi revelado: Adiafa (dia 11), Monda (dia 12), Marco Rodrigues e fadistas do concelho (dia 13), Nelson Freitas (dia 14), Os Vizinhos (dia 15) e Sons do Minho (dia 16), encerrando seis dias de festa e partilha em torno dos sabores e saberes do Alentejo.
A Casa-Museu José Régio, em Portalegre, recebeu no passado dia 2 de outubro a conferência “Agustina Régio, uma amizade singular”, apresentada por Mónica Baldaque.
Um encontro bastante participado, centrado na correspondência trocada entre José Régio e Agustina Bessa-Luís, uma edição de 2024 da Relógio d’Água, com prefácio da conferencista.
Para além da dimensão da amizade vivida entre os dois e alimentada por esta correspondência, Mónica Baldaque partilhou ainda memórias pessoais enquanto testemunha privilegiada da vida da mãe, enriquecendo o momento com recordações únicas.
Houve ainda referência à Arca do Bragal da Sibila, oferecida por Mónica Baldaque à Casa Museu, por ter sido uma peça que José Régio escolheu para Agustina, como prémio de uma aposta entre os dois. Esta arca, com uma história tão curiosa, integra agora a coleção visitável da Casa.
O evento reforçou os laços entre a literatura, a memória, a história e a vida cultural que Régio mantinha desde Portalegre, perpetuando o diálogo com grandes nomes das letras portuguesas.
Os estudantes do Politécnico de Portalegre, cuja atividade letiva decorre em Ponte de Sor, contam com uma nova opção de alojamento na cidade. Na sequência de um protocolo entre o Município de Ponte de Sor e o Politécnico de Portalegre, os estudantes dos CTeSP em “Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação” e em “Desporto e Atividade Física” têm agora acesso a uma residência estudantil, com capacidade para alojar 15 estudantes do ensino superior.
A par dos quartos e casas de banho, os residentes têm à disposição copas e salas de estar/estudo, visando a melhor integração dos alunos deslocados.
Este investimento municipal representa um passo decisivo para reforçar a presença do ensino superior em Ponte de Sor, proporcionando melhores condições aos estudantes e contribuindo para o crescimento e afirmação da cidade como polo académico de referência.
O Grupo Nabeiro-Delta Cafés inaugura na quinta-feira, 9 de outubro, o Campus – Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro, na Avenida António Sérgio, em Campo Maior.
Com uma oferta formativa diversificada, o Campus – Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro representa “a aposta contínua do Grupo Nabeiro-Delta Cafés no conhecimento, promovendo uma aprendizagem contínua que assegura o crescimento do negócio e o desenvolvimento do talento – interno e externo – para responder aos desafios reais do mercado e alinhado com a estratégia de futuro do Grupo”.
A cerimónia de inauguração, marcada para as 15h30, conta com a presença da Administração do Grupo Nabeiro.
A sopa dourada, doce de origem conventual, foi o tema central de mais um workshop do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires, realizado durante a manhã deste domingo, 5 de outubro.
A ação foi conduzida pela chef de cozinha Beatriz Carvão e, à semelhança de workshops anteriores, alcançou o número limite de participantes.
Está já assegurado para 25 de outubro o regresso ao MAEE da chef Beatriz Carvão, dessa vez para ensinar os formandos a confecionar toucinho do céu, sobremesa tradicional portuguesa.
Estes workshops são uma iniciativa do Serviço Educativo do do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, com o apoio do Município.
O Partido Socialista defendeu, neste domingo, 5 de outubro, em Vila Fernando, que os Elvenses não podem estar privados de liberdade. “O 25 de Abril tem de voltar a Elvas; a liberdade custou muito a conquistar e não podemos permitir que fiquemos sem ela”, afirmou Nuno Mocinha, candidato a presidente da Câmara Municipal de Elvas.
O líder do PS referiu que a gestão autárquica tem “grandes projetos e pequenas tarefas”, mas tudo é importante. E deu dois exemplos em Vila Fernando: continuar a lutar por um futuro para o antigo Instituto e comprar um aspirador de folhas para limpar a aldeia.
Márcio Fanico, primeiro candidato na lista PS à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, agradeceu a confiança depositada em si por Nuno Mocinha e à sua equipa por o acompanhar.
A campanha socialista continua nesta segunda-feira, dia 6, com ações em São Brás e São Lourenço, bem como em Barbacena.
No ano do centenário de nascimento de Carlos Paredes, um dos nomes mais marcantes da música portuguesa no século XX, o trio Rumos Ensemble trouxe a Elvas no passado sábado, 4 de outubro, o concerto de tributo “Tocando Carlos Paredes”.
O espetáculo teve lugar no Auditório São Mateus, no âmbito da programação do Mês da Música, iniciativa conjunta do Município e da Academia de Música de Elvas.
Rumos Ensemble é formado por Anne Victorino d’Almeida no violino, João Afonso no piano e Luís Gomes no clarinete e clarinete baixo.
A interpretação dos temas de Carlos Paredes – com arranjos de João Vasco e Anne Victorino d’Almeida – foi acompanhada da projeção de filmes a preto e branco com cenas do quotidiano de Lisboa e intercalados por depoimentos de diversas personalidades ligadas à música no nosso país.
A edição 2025 do Mês da Música culmina na noite de 18 de outubro, de novo no Auditório São Mateus, com o concerto “Canções de Sempre” com Rita Guerra e o Ensemble Ibérico, aos quais se juntam como convidados Madi Guerra e o coro da Academia de Música de Elvas.
Esta semana, no programa “Ambiente em FM”, José Janela da Quercus chama a atenção para este período de campanha eleitoral.
Durante este período, defende o ambientalista, é importante refletir-se sobre as propostas ambientais e perceber como podem influenciar o futuro das cidades, vilas e freguesias de Portugal.
A este nível, as associações ambientalistas, como a Quercus, destacam várias prioridades: desde logo, a conservação e o restauro da natureza.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir, na emissão ou no podcast abaixo:
A Banda 1.⁰ de Dezembro celebrou na sexta-feira, 3 de outubro, o Dia Mundial da Música, que se assinalou no passado dia 1, com um concerto na Igreja de São João, em Campo Maior.
Neste concerto clássico, para além da obra “Satoyama”, que Vasco Pereira escreveu em homenagem à sua irmã, antiga professora de piano que já faleceu, para a Banda 1º de Dezembro interpretar, foram tocadas obras de grandes compositores como Richard Wagner, Gioachino Rossini, Maurice Ravel, Piazzola, Nikolai Rimsky-Korsakov e John Strauss.
O momento de homenagem a Isabel Pereira foi de grande emoção.
O Forte de Santa Luzia acolheu na tarde de sábado, 4 de outubro, o arranque de mais uma edição da iniciativa “Yoga no Forte”, por iniciativa do Áshrama Elvas – Centro do Yoga.
Esta foi a primeira de três aulas abertas agendadas para este mês, sob a orientação da professora Tânia Melo.
A segunda aula irá acontecer no dia 18 e a terceira a 25, em ambas as datas de novo no Forte de Santa Luzia, a partir das 17 horas e com frequência gratuita.
“Yoga no Forte” conta com os apoios do Município de Elvas e do Forte de Santa Luzia.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) dedicou o dia de ontem, 5 de outubro, ao contacto com a população da freguesia de Caia e São Pedro, realizando também uma ação de campanha porta a porta em Santa Eulália.
Neste dia de campanha, integrado no Roteiro “Aqui Não Há”, a candidatura da CDU centrou-se no tema da mobilidade, recordando que “foi graças à ação e intervenção da CDU que se concretizou a reativação do transporte ferroviário de passageiros em Elvas”. O regresso do comboio de passageiros, defende a campanha em nota de imprensa, “é fundamental não só como ligação do concelho ao restante país e como ligação internacional a Espanha, mas também por permitir a mobilidade entre a freguesia de Santa Eulália e a sede de concelho, assegurando um serviço público essencial à coesão territorial e ao desenvolvimento local”.
A CDU “reafirma o seu compromisso com o direito à mobilidade e à melhoria das acessibilidades, assumindo como prioridade a construção da variante à EN246, medida indispensável para desviar o trânsito pesado da freguesia de Santa Eulália e garantir maior segurança e qualidade de vida à população”.
Amanhã, a candidatura dedicará o seu dia ao comércio local e ao movimento associativo no centro histórico de Elvas, estando também prevista uma ação de campanha ao final do dia em Vila Boim.
Realizou-se no passado sábado, dia 4 de outubro, em Póvoa e Meadas, a 5.ª edição da Milha Pedro Rabaça, uma organização conjunta da Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas e da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).
A prova marcou o início da época desportiva 2025/2026, reunindo atletas de diversos escalões e clubes, num ambiente de competição saudável e espírito desportivo exemplar.
Nesta edição, registou-se um aumento significativo da participação, passando dos 63 atletas em 2024 para 83 participantes em 2025, evidenciando o crescimento e dinamismo do atletismo no distrito.
Classificação Coletiva
1.º S. Arronches e Benfica (SAB) – 211 pontos
2.º AD Castelo de Vide (ADCV) – 85 pontos
3.º G.D. Arenense (GDAREN) – 75 pontos
4.º A.D. Ialbax (ADIALBAX) – 64 pontos
5.º C.V.S. Portalegre (CVSP) – 61 pontos
6.º Núcleo Jovem de Castelo de Proença a nova(NJCPN) – 37 pontos
7.º Clube Elvense de Natação (CEN) – 28 pontos
8.º A. Clube Portalegre (ACP) – 17 pontos
9.º 3 Santos P – 10 pontos
10.º S.C. Campomaiorense (SCC-PT) – 10 pontos
11.º C.D.R. Ribeirinho (CDRR) – 6 pontos
Destaques Individuais
Na prova principal, a vitória sorriu a Bruno Paixão (3 Santos P) no setor masculino e a Vera Afonso (S. Arronches e Benfica) no setor feminino, confirmando o excelente nível competitivo presente em Póvoa e Meadas.
Nos escalões jovens, destaque para as vitórias de atletas dos clubes S. Arronches e Benfica, AD Castelo de Vide e Clube Elvense de Natação, demonstrando a vitalidade da formação no atletismo distrital.
A Milha Pedro Rabaça, que presta homenagem a uma figura marcante do atletismo local, o atleta Pedro Rabaça que esteve presente na entrega de prémios, reforça a importância de Póvoa e Meadas na promoção do desporto e na valorização das tradições desportivas do concelho de Castelo de Vide.
A Aliança Democrática (AD), em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, faz um balanço da primeira semana de campanha eleitoral.
“A primeira semana da nossa campanha foi espetacular! Fomos muito bem recebidos em todas as freguesias, onde tivemos a oportunidade de falar com centenas de pessoas que se mostraram receptivas e interessadas nas nossas ideias”, lê-se no referido comunicado.
A AD destaca “o entusiasmo da população da Idade de Ouro”, que recebeu com “grande agrado” as suas propostas para a Universidade Sénior, “nomeadamente a criação da sede e o garante de transporte para todos os que queiram participar nas atividades”.
“Durante esta semana, falámos também sobre saúde, um tema que preocupa profundamente a nossa população. Identificámos um problema sério: muitas pessoas da Idade de Ouro querem deslocar-se a Elvas para consultas médicas, mas não têm transporte disponível. Esta situação não pode continuar. Tal como previsto no nosso programa, iremos apoiar ao máximo as nossas pessoas para que tenham acesso digno aos cuidados de saúde de que necessitam”, adianta a campanha.
Esta última semana de campanha, garante a AD, “será ainda mais intensa”. “Hoje, dia 6 de outubro, iniciamos o contacto com a população às 14h30 na Boa-Fé e terminamos o dia em Santa Eulália, com um lanche-convívio (bifanas) aberto a toda a população que se queira juntar a nós. Contamos convosco para acompanhar esta reta final e partilhar este espírito positivo e participativo com toda a comunidade”.
Dando continuidade à sua campanha, o Movimento Cívico por Elvas esteve ontem, dia 5 de outubro, em Santa Eulália, onde, segundo comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, “mais uma vez foi brindado com um banho de multidão que encheu completamente o Largo do Repuxo”.
“As pessoas gostaram do que ouviram, pois sabem que as propostas são para cumprir e tanto o candidato à freguesia (José Chicharo), como Rondão Almeida, foram constantemente interrompidos, nos seus discursos, para serem ovacionados”.
Esta ação de campanha do MCPE terminou “em ambiente em festa”.
“O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”: assim se chama a obra com que o campomaiorense João Fernandes venceu, sob o pseudónimo Fernando de Bulhões, a quarta edição do Prémio Literário Hugo Santos, promovido pelo Município de Campo Maior.
Em entrevista à Rádio ELVAS, o autor começa por revelar de onde vem este seu gosto pela escrita. “O gosto foi-se construindo. Eu na secundária nem sequer era de Letras, era de Ciências, e tinha uma professora de Português que dizia que era o melhor que escrevia, dos de ciências. E para mim aquilo era um bocadinho um desafio, porque era como se eu fosse o primeiro dos últimos, porque teoricamente os de Ciências escreviam pior que os de Letras”, começa por dizer.
A partir daí foi tentando sempre melhorar a sua escrita e assim que ingressou na faculdade começou a colaborar com o jornal da associação de estudantes. Já formado, e de regresso à vila, passou a escrever algumas peças para o jornal da terra. Entretanto, as crónicas de alguns jornalistas fizeram-no também perceber que tinha um gosto especial pela escrita criativa, o que o levou a inscrever-se em alguns cursos da área.
Afastado há já algum tempo da escrita, de uma forma mais séria, acabou por reunir alguns dos textos que foi produzindo, ao longo dos últimos tempos, e por candidatar a sua obra ao Prémio Literário Hugo Santos, iniciativa que considera uma “boa” aposta, “pela atual vereadora, porque ocupou um espaço que não havia em Campo Maior”. A verdade é que nunca antes se candidatou a este concurso, que varia entre poesia e conto de ano para ano. “Mas agora inscrevi-me, atrevi-me e fiz esta obra de ficção”, comenta.
Quanto à história de “O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”, o autor campomaiorense revela que tem como protagonista Elvira Remédios, “uma senhora que arranja relógios”: mais que isso, “ela é guardiã do tempo ou alguém que controla o tempo de uma certa forma”. “Mas depois, como na vida há coisas que nós não controlamos, ela acaba por encontrar um relógio que dá a volta completamente aos acontecimentos, não só dela, mas também da vila onde vive. Depois há todo um enredo que termina com ela a chegar a alguma conclusão… àquilo que eu não posso revelar, que é o fim da obra”, remata.
Para além de um prémio monetário de 1.500 euros, João Fernandes verá o seu trabalho publicado em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior.
A campanha eleitoral para as autárquicas de 2025 entra esta segunda-feira, 6 de outubro, na sua fase final. Com as eleições marcadas para o próximo domingo, dia 12, os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Elvas intensificam as ações de proximidade, com comícios, visitas e contactos diretos com os eleitores.
Para promover o esclarecimento público e garantir igualdade de oportunidade na comunicação, a Rádio Elvas colocou duas questões comuns a todos os candidatos ao longo desta semana:
“Gostaria que comentasse a primeira semana de campanha fazendo um balanço e as expectativas para o que resta até à próxima sexta-feira.”
“O que espera como resultado no dia 12 de outubro?”
As respostas serão publicadas diariamente no nosso site e também divulgadas em antena, permitindo aos cidadãos conhecerem melhor as propostas, prioridades e confiança de cada candidatura nesta reta final.
Começamos por ouvir Margarida Paiva da Aliança Democrática AD que disse que “a campanha tem estado a correr muito bem, estamos ter muito boa adesão, as pessoas estão gostar de nos ouvir. Passar a nossa mensagem, passar o nosso programa, mostrar os nossos candidatos. Já passámos por todas as freguesias e vamos passar mais uma vez, permanecendo a cada uma das freguesias”.
Quanto às perspetivas de resultados para dia 12 de outubro, Margarida Paiva é clara, “só temos uma perspetiva: é rumo à vitória”.
Acompanhe toda a cobertura da campanha autárquica aqui, com atualizações, entrevistas e reportagens até ao dia da votação.