
A Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo 2030 anuncia a abertura de dois novos avisos de concurso destinados a reforçar a competitividade da economia regional, com uma dotação global de 2,5 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Estes avisos têm como objetivo central promover o Empreendedorismo Qualificado associado ao conhecimento e dinamizar Ações Coletivas de Qualificação das empresas, colocando o foco na inovação, na valorização do conhecimento e no fortalecimento das condições de competitividade do tecido empresarial da região.
Apoio ao Empreendedorismo Qualificado:
O primeiro aviso dirige-se a micro e pequenas empresas em fase de arranque, com idade máxima até três anos após início de atividade, que pretendam desenvolver projetos de criação de novas empresas e novos negócios com base em conhecimento intensivo, resultados de I&D e forte componente tecnológica ou criativa.
São elegíveis projetos que contribuam para a valorização de resultados de investigação e desenvolvimento, a criação de modelos de produção intensivos em conhecimento, o reforço da capacidade de inovação das empresas, ou o aumento do valor acrescentado regional e a criação de emprego qualificado.
A dotação financeira para este aviso é de 2 milhões de euros, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 75%.
As candidaturas decorrem em duas fases:
• Fase 1: até 15 de janeiro de 2026 (18h);
• Fase 2: até 31 de março de 2026 (18h).
Este apoio representa uma oportunidade estratégica para consolidar um ecossistema empresarial mais inovador, competitivo e orientado para setores de futuro, em linha com as prioridades do Alentejo 2030.
Apoio à Qualificação das Empresas:
O segundo aviso está orientado para ações coletivas de qualificação das empresas, dirigidas a associações empresariais, agências públicas e privadas de promoção económica e turística, entidades sem fins lucrativos de interesse público e outras entidades em copromoção.
O objetivo é fomentar projetos que reforcem a capacidade empresarial das PME, criando condições que induzam efeitos positivos em cadeia na economia regional. Entre as ações abrangidas destacam-se a identificação e sensibilização para fatores críticos de competitividade, a promoção de práticas de cooperação e coopetição entre empresas e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras em áreas estratégicas, incluindo informação económica, posicionamento em mercados, acesso a financiamento e integração de práticas de sustentabilidade e ESG (ambiental, social e de governação).
Este aviso tem uma dotação de 500 mil euros, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%.
As candidaturas encontram-se abertas até 19 de dezembro de 2025. Com estes dois avisos, o Programa Regional Alentejo 2030 reforça a sua aposta em duas dimensões complementares:
• O apoio direto a novos negócios inovadores, capazes de gerar emprego qualificado e valor acrescentado;
• A dinamização de projetos coletivos de qualificação, fundamentais para criar condições favoráveis ao crescimento sustentável e competitivo das PME.
O investimento global de 2,5 milhões de euros demonstra a determinação do Alentejo 2030 em impulsionar a modernização do tecido produtivo regional e em criar novas oportunidades para empresas e territórios.