Última Hora: Tribunal Constitucional confirma exclusão da lista do Movimento Cívico à Junta de Assunção

O Tribunal Constitucional confirmou esta segunda-feira, 29 de setembro, a exclusão da candidatura do Movimento Cívico por Elvas, liderado por Rondão Almeida, à Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, cujo cabeça de lista era o atual presidente e recandidato, Joaquim Amante, nas eleições autárquicas no concelho de Elvas.

A decisão surge na sequência de um processo eleitoral analisado pelo Tribunal Constitucional, que confirmou a irregularidade apontada pelo Tribunal de Elvas e determinou a não admissão da lista, em acórdão do plenário.

A candidatura de Joaquim Amante fica assim oficialmente fora da corrida eleitoral, com efeitos imediatos. O acórdão do Constitucional, apurou a Rádio ELVAS, será comunicado ao final da tarde aos responsáveis pela candidatura autárquica liderada por Rondão Almeida.

DECO lança campanha sobre direitos digitais

A DECO lançou, recentemente, a campanha informativa Segue os teus direitos digitais. Com esta iniciativa, a DECO quer informar os consumidores sobre os seus direitos digitais, divulgando práticas online proibidas e como reagir perante um ato abusivo e lesivos desses direitos, promovendo assim a literacia digital e capacitando os cidadãos para decisões mais esclarecidas. Este projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

No último ano, a DECO recebeu mais de 3500 pedidos de informação sobre comércio eletrónico, plataformas e mundo digital em geral, destacando-se o grande aumento de queixas relacionadas com plataformas em linha e burlas.

Perante esta realidade, a DECO acredita que o projeto Segue os teus direitos, que responde à crescente digitalização da sociedade e hábitos de consumo, contribuirá para a literacia digital dos consumidores, incentivando-os a conhecer os seus direitos e a denunciar práticas abusivas por parte de empresas/plataformas digitais.

A partir de uma landing page (https://deco.pt/segue-os-teus-diretos/), o projeto aborda cinco áreas temáticas: os atos digitais; o marketplace; os padrões obscuros; a publicidade em linha e os sistemas de recomendação.

Segue os teus direitos é uma campanha informativa, digital e interativa nas redes sociais da Associação que, procura, de forma simples e intuitiva, desconstruir conceitos.

A DECO está atenta e quer defender o seus direitos on-line. O consumidor pode partilhar as suas denúncias através da linha whatsapp 966 449 110 ou do formulário de denúncia

Saiba mais em Deco Direitos – Aceitaste os termos e condições?

Maioria dos portugueses confia que alimentos à venda são seguros

Segundo os dados do inquérito especial sobre segurança alimentar, a média da União Europeia (UE) sobre a segurança alimentar foi de 72% e, no que respeita à confiança nos produtos no mercado, Portugal (56 %) só é ultrapassado pela Suécia (61%), estando muito acima da média neste ponto (UE 41%).

O custo é, por outro lado, o fator que mais influencia a decisão dos portugueses quando compram alimentos, com 68% dos inquiridos a escolherem essa opção, acima dos 60% na média da UE, o quinto valor mais elevado e com a opção do preço (podiam ser escolhidas três, incluindo sabor, origem, segurança e conteúdo nutricional) a ser a mais selecionada em 20 dos 27 Estados-membros.

Questionados sobre os principais riscos que associam aos alimentos, os portugueses optaram maioritariamente (34%) pela presença de contaminantes químicos (UE 28%).

Em linha com esta resposta, sobre que tópicos relacionados com segurança alimentar mais os preocupa, 72% dos inquiridos em Portugal selecionaram resíduos de pesticidas na comida, enquanto 71% da média da UE optaram por aditivos como cor, sabor e conservantes.

A presença de pesticidas nos alimentos é a principal preocupação dos portugueses (52%, UE 39%) e a primeira opção para comer melhor é a da redução das gorduras (57%), enquanto na UE (53%) de consumir mais frutas e legumes.

Os inquiridos em Portugal (85%, UE 89%) concordam ainda que os aspetos ambientais têm impacto na saúde e 83% (UE 86%) preocupam-se com as consequências dos estados das colheitas.

O bem-estar animal é um fator com impacto na saúde humana para 85% dos inquiridos em Portugal (UE 79%).

Portugal está ainda em segundo lugar na confiança em médicos como fonte segura da informação sobre riscos alimentares (95%, a par da Espanha e Suécia, ultrapassado pela Finlândia, com a Roménia a apresentar a menor taxa (76%) e a média da UE a situar-se nos 90%.

Em Portugal foram feitas 1037 entrevistas, entre 26 de março e 16 de abril.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos publica o inquérito sobre segurança alimentar a cada três anos.

Torneio de sub-16 feminino decorre em 2026 em Portalegre

A Associação de Futebol de Portalegre foi a escolhida para organizar o Torneio Interassociações Sub-16 Futebol Feminino da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que se realizará entre os dias 26 e 30 de março de 2026, em vários concelhos do distrito de Portalegre.

Esta distinção constitui um marco histórico para o desporto na região e é uma clara demonstração de confiança por parte da FPF no trabalho que a AFP tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, nomeadamente na promoção do futebol feminino e na organização de eventos desportivos de relevo.

O torneio reunirá as melhores atletas Sub-16 do país, envolvendo seleções distritais e estruturas técnicas de todo o território nacional, o que representará também um importante impacto económico, social e turístico para os diversos concelhos.

Exposição de fotografia patente no Forte da Graça

A exposição “No Ritmo do Lugar” está patente, no Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, até dia 16 de novembro.

A mostra reúne obras da autoria de Carlos Barradas, Tricia González, Matteo Losurdo e Bruno Silva, com curadoria de Marta Bianchietti.

A temática da exposição revela um diálogo entre a raia luso-espanhola através da fotografia contemporânea, cruzando narrativas, desafiando visões e abordando perspetivas diversas sobre a noção de fronteira.

Elvas, Campo Maior, Badajoz e La Codosera foram as localidades a merecer a atenção das objetivas dos quatro artistas com trabalhos patentes.

Verão de 2025 foi o mais quente de sempre em Portugal, o tema do programa Ambiente em FM desta semana

O verão de 2025 foi o mais quente desde que há registo em Portugal. Hoje, no Ambiente em FM José Janela, da Quercus, falamos sobre o verão que terminou na semana passada, e que entrou para a história como o mais quente de sempre em Portugal.

A temperatura média foi de 23,5 graus Celsius, o valor mais alto registado. As máximas foram ainda mais impressionantes, com uma média de 30,8 graus, também recorde. Mesmo as mínimas, de 16,2 graus, ficaram entre os valores mais elevados. Este verão foi atravessado por três ondas de calor consecutivas. A mais longa ocorreu entre 29 de julho e 17 de agosto, no interior norte e centro,  e foi a mais extensa desde que há registos. Além disso, registaram-se 33 novos máximos extremos e 10 novos mínimos. Em Mora, por exemplo, foram atingidos 46,6 graus no dia 29 de junho, um novo recorde para esse mês em Portugal.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da do programa Ambiente em FM, com José Janela. Para ouvir, na emissão, às 12h45, 16h30 ou no nosso site.

Museu do Mármore conta com novos equipamentos de climatização

Com o intuito de melhorar as condições de trabalho e de visitação num dos mais importantes Museus Municipais – o Museu do Mármore, o município de Vila Viçosa procedeu à instalação de três torres de climatização/ar condicionado neste espaço museológico. 

Trata-se de uma medida fundamental para melhorar as condições ambientais do pavilhão onde o museu se encontra instalado, permitindo também a melhor conservação do espólio de ferramentas que ai se encontra e que reflete a importância socioeconómica deste setor no concelho de Vila Viçosa.

Assembleia Municipal de Elvas reúne esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne hoje, segunda-feira, dia 29, pelas 16h00, em sessão ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

– Período de Antes da Ordem do Dia

– Período da Ordem do Dia

1 – Relatório de Atividades

2 – Aprovação das Atas de 30/04/2025 e 30/06/2025

3 – Alteração de designação dos Agrupamentos Escolares do Concelho

4 – Juízes Sociais – Aprovação de listagens definitivas

5 – Compromissos plurianuais

6 – Empréstimo para Reabilitação de 10 fogos na Estrada de Santa Rita – SIGA 69929

7 – Transportes Públicos – Aditamento ao contrato interadministrativo de delegação de competências.

Fim de semana competitivo coloca atletas da AD Ialbax em destaque

Enquanto decorriam as festividades de São Mateus, os atletas da Associação Desportiva Ialbax mantiveram o foco na competição e representaram com distinção as cores da associação e da cidade de Elvas em três provas realizadas no último fim de semana de setembro.

No sábado, dia 27, João Muñoz participou no Trail por Terras do Adufe, em Penha Garcia – Idanha-a-Nova, onde conquistou um excelente 2.º lugar no escalão Sénior, demonstrando grande forma e determinação. No mesmo dia, Jorge Chaves e Andres Perez enfrentaram o exigente percurso do 1.º Trail “Os Lobos”, em Graça do Divor, com empenho e espírito competitivo, reforçando a presença da Ialbax em diferentes pontos do país.

Já no domingo, 28 de setembro, uma comitiva numerosa da associação rumou até Cabeço de Vide para competir no 1.º Eco Run Cabeço de Vide – Fronteira. Os resultados foram expressivos e refletem o trabalho contínuo dos atletas: Pedro Afonso alcançou o 3.º lugar em V35M, Sérgio Cacheirinha venceu em V50M, Carlos Pimenta ficou em 4.º lugar em V35M, Vanda Rosa brilhou ao conquistar o 1.º lugar da geral feminina e também o 1.º lugar em V40F, José Russo venceu em V60M, Cristina Canário garantiu o 1.º lugar em V50F, Manuel Mexia obteve o 2.º lugar em V50 e Carlos Santos fechou com um 3.º lugar em V50M.

Este fim de semana competitivo reforça o dinamismo e a qualidade dos atletas da AD Ialbax, que continuam a levar o nome de Elvas aos mais altos patamares do atletismo regional.

Atletas da Ialbax em destaque na Cerimónia de Mérito Desportivo da Associação Atletismo

A Cerimónia de Mérito Desportivo da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), referente à época 2024/25, realizou-se no passado dia 27 de setembro de 2025, no Instituto Politécnico de Portalegre. O evento reuniu atletas, dirigentes e convidados para celebrar os melhores desempenhos da temporada, com a Associação Desportiva Ialbax a marcar presença com resultados de grande relevo.

Os atletas da Ialbax conquistaram diversos prémios individuais e coletivos, refletindo o trabalho consistente ao longo do ano nas várias vertentes da modalidade. No Circuito AADP de Corridas 2024/25, a equipa alcançou o 3.º lugar na classificação coletiva. Em destaque na vertente feminina estiveram Cristina Canário (1.º lugar VET50F), Ana Duarte (1.º lugar VET45), Vanda Rosa (1.º lugar VET40) e Madalena Pereira (3.º lugar INFANTISF). No setor masculino, José Russo (2.º lugar VET60M), Sérgio Cacheirinha (2.º lugar VET50M), Pedro Afonso (3.º lugar VET35M), Luís Velez (1.º lugar JUNIORM) e Martim Pão Finto (3.º lugar JUNIORM) contribuíram para o sucesso coletivo.

No Circuito AADP de Pista 2025, Luís Velez voltou a brilhar com um 2.º lugar em Juniores Masculinos. Já no Trail Curto, Cristina Canário venceu o escalão VET50F, enquanto Pedro Afonso, Luís Velez, Sérgio Cacheirinha e José Russo garantiram lugares de pódio nos respetivos escalões. No Trail Longo, Cristina Canário obteve o 3.º lugar na classificação geral feminina e venceu o seu escalão.

No Troféu Corrida Vertical AADP, a Ialbax voltou a conquistar o 3.º lugar coletivo. Cristina Canário, Martim Pão Finto, Sérgio Cacheirinha, Pedro Afonso e José Russo voltaram a subir ao pódio nos seus escalões, consolidando a presença da associação entre os melhores do distrito.

A cerimónia foi um momento de reconhecimento e celebração do esforço, dedicação e espírito desportivo dos atletas, reforçando o papel da Ialbax como referência no atletismo regional.

Município de Campo Maior “anda sempre de mão estendida a pedir dinheiro”, diz candidata do CHEGA

Cristina Mouril, candidata do CHEGA à Câmara Municipal de Campo Maior, nas autárquicas do próximo dia 12 de outubro, acusa o atual executivo do Município de Campo Maior de andar “sempre de mão estendida,” alegando que as obras importantes no concelho ficam por concretizar caso os apoios dos fundos europeus não sejam concedidos.

No que toca à habitação, Cristina Mouril defende a criação de fogos para jovens com “baixos e médios rendimentos”. “A criação de fogos tem vindo a ser feita com apoios comunitários. Não saiu nada do orçamento. O que me dá a entender é que o Município de Campo de Maior quer sempre apoios comunitários e anda sempre de mão estendida a pedir dinheiro. Os campomaiorenses, com isso, nunca vão saber com o que é que podem contar, porque se o apoio não for conseguido, as obras ficam por fazer”, diz a candidata.

Por outro lado, Cristina Mouril considera que a Câmara Municipal devia criar benefícios fiscais e prestar apoio técnico para que os proprietários de casas devolutas as possam vir a recuperar. “Temos muitas casas devolutas que têm que ser recuperadas. O centro histórico está cheio de casas devolutas e o município tem meios para tentar que os senhorios consigam recuperá-las”, alega.

“Há casas, por exemplo, em Degolados, que não têm herdeiros. Os mecanismos legais têm que ser acionados para que essas casas passem para o município, para serem recuperadas e para se criar habitação, porque se as casas não têm consumo de eletricidade, não têm consumo de água, muitas delas nem contadores instalados, nem de uma coisa nem de outra, estão devolutas com certeza”, remata Cristina Mouril.

Elvas celebra a música com três espetáculos neste mês de outubro

Foto de Marius Masalar na Unsplash

A Câmara Municipal de Elvas dedica o mês de outubro à música. Ao longo deste mês, no Auditório São Mateus, decorrem concertos em que a música é o principal ingrediente.

O Mês da Música inicia a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, pelas 19 horas, com o concerto de Stretto Flute Trio, com entrada livre.

A 4 de outubro, pelas 21h30, decorre o concerto com Rumos Ensemble, “Tocando Carlos Paredes”, e encerra na noite de dia 18 (sábado), com o concerto “Canções de Sempre”, com Rita Guerra & Ensemble Ibérico, com a participação especial de Madi Guerra e o coro da Academia de Música de Elvas.

As entradas para os concertos de dia 4 e 18 são pagas e os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou no Auditório São Mateus, uma hora antes do concerto.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Academia de Música de Elvas e direção artística de Luís Zagalo.