Assembleia Municipal de Elvas reúne esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne hoje, segunda-feira, dia 29, pelas 16h00, em sessão ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

– Período de Antes da Ordem do Dia

– Período da Ordem do Dia

1 – Relatório de Atividades

2 – Aprovação das Atas de 30/04/2025 e 30/06/2025

3 – Alteração de designação dos Agrupamentos Escolares do Concelho

4 – Juízes Sociais – Aprovação de listagens definitivas

5 – Compromissos plurianuais

6 – Empréstimo para Reabilitação de 10 fogos na Estrada de Santa Rita – SIGA 69929

7 – Transportes Públicos – Aditamento ao contrato interadministrativo de delegação de competências.

Fim de semana competitivo coloca atletas da AD Ialbax em destaque

Enquanto decorriam as festividades de São Mateus, os atletas da Associação Desportiva Ialbax mantiveram o foco na competição e representaram com distinção as cores da associação e da cidade de Elvas em três provas realizadas no último fim de semana de setembro.

No sábado, dia 27, João Muñoz participou no Trail por Terras do Adufe, em Penha Garcia – Idanha-a-Nova, onde conquistou um excelente 2.º lugar no escalão Sénior, demonstrando grande forma e determinação. No mesmo dia, Jorge Chaves e Andres Perez enfrentaram o exigente percurso do 1.º Trail “Os Lobos”, em Graça do Divor, com empenho e espírito competitivo, reforçando a presença da Ialbax em diferentes pontos do país.

Já no domingo, 28 de setembro, uma comitiva numerosa da associação rumou até Cabeço de Vide para competir no 1.º Eco Run Cabeço de Vide – Fronteira. Os resultados foram expressivos e refletem o trabalho contínuo dos atletas: Pedro Afonso alcançou o 3.º lugar em V35M, Sérgio Cacheirinha venceu em V50M, Carlos Pimenta ficou em 4.º lugar em V35M, Vanda Rosa brilhou ao conquistar o 1.º lugar da geral feminina e também o 1.º lugar em V40F, José Russo venceu em V60M, Cristina Canário garantiu o 1.º lugar em V50F, Manuel Mexia obteve o 2.º lugar em V50 e Carlos Santos fechou com um 3.º lugar em V50M.

Este fim de semana competitivo reforça o dinamismo e a qualidade dos atletas da AD Ialbax, que continuam a levar o nome de Elvas aos mais altos patamares do atletismo regional.

Atletas da Ialbax em destaque na Cerimónia de Mérito Desportivo da Associação Atletismo

A Cerimónia de Mérito Desportivo da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), referente à época 2024/25, realizou-se no passado dia 27 de setembro de 2025, no Instituto Politécnico de Portalegre. O evento reuniu atletas, dirigentes e convidados para celebrar os melhores desempenhos da temporada, com a Associação Desportiva Ialbax a marcar presença com resultados de grande relevo.

Os atletas da Ialbax conquistaram diversos prémios individuais e coletivos, refletindo o trabalho consistente ao longo do ano nas várias vertentes da modalidade. No Circuito AADP de Corridas 2024/25, a equipa alcançou o 3.º lugar na classificação coletiva. Em destaque na vertente feminina estiveram Cristina Canário (1.º lugar VET50F), Ana Duarte (1.º lugar VET45), Vanda Rosa (1.º lugar VET40) e Madalena Pereira (3.º lugar INFANTISF). No setor masculino, José Russo (2.º lugar VET60M), Sérgio Cacheirinha (2.º lugar VET50M), Pedro Afonso (3.º lugar VET35M), Luís Velez (1.º lugar JUNIORM) e Martim Pão Finto (3.º lugar JUNIORM) contribuíram para o sucesso coletivo.

No Circuito AADP de Pista 2025, Luís Velez voltou a brilhar com um 2.º lugar em Juniores Masculinos. Já no Trail Curto, Cristina Canário venceu o escalão VET50F, enquanto Pedro Afonso, Luís Velez, Sérgio Cacheirinha e José Russo garantiram lugares de pódio nos respetivos escalões. No Trail Longo, Cristina Canário obteve o 3.º lugar na classificação geral feminina e venceu o seu escalão.

No Troféu Corrida Vertical AADP, a Ialbax voltou a conquistar o 3.º lugar coletivo. Cristina Canário, Martim Pão Finto, Sérgio Cacheirinha, Pedro Afonso e José Russo voltaram a subir ao pódio nos seus escalões, consolidando a presença da associação entre os melhores do distrito.

A cerimónia foi um momento de reconhecimento e celebração do esforço, dedicação e espírito desportivo dos atletas, reforçando o papel da Ialbax como referência no atletismo regional.

Município de Campo Maior “anda sempre de mão estendida a pedir dinheiro”, diz candidata do CHEGA

Cristina Mouril, candidata do CHEGA à Câmara Municipal de Campo Maior, nas autárquicas do próximo dia 12 de outubro, acusa o atual executivo do Município de Campo Maior de andar “sempre de mão estendida,” alegando que as obras importantes no concelho ficam por concretizar caso os apoios dos fundos europeus não sejam concedidos.

No que toca à habitação, Cristina Mouril defende a criação de fogos para jovens com “baixos e médios rendimentos”. “A criação de fogos tem vindo a ser feita com apoios comunitários. Não saiu nada do orçamento. O que me dá a entender é que o Município de Campo de Maior quer sempre apoios comunitários e anda sempre de mão estendida a pedir dinheiro. Os campomaiorenses, com isso, nunca vão saber com o que é que podem contar, porque se o apoio não for conseguido, as obras ficam por fazer”, diz a candidata.

Por outro lado, Cristina Mouril considera que a Câmara Municipal devia criar benefícios fiscais e prestar apoio técnico para que os proprietários de casas devolutas as possam vir a recuperar. “Temos muitas casas devolutas que têm que ser recuperadas. O centro histórico está cheio de casas devolutas e o município tem meios para tentar que os senhorios consigam recuperá-las”, alega.

“Há casas, por exemplo, em Degolados, que não têm herdeiros. Os mecanismos legais têm que ser acionados para que essas casas passem para o município, para serem recuperadas e para se criar habitação, porque se as casas não têm consumo de eletricidade, não têm consumo de água, muitas delas nem contadores instalados, nem de uma coisa nem de outra, estão devolutas com certeza”, remata Cristina Mouril.

Elvas celebra a música com três espetáculos neste mês de outubro

Foto de Marius Masalar na Unsplash

A Câmara Municipal de Elvas dedica o mês de outubro à música. Ao longo deste mês, no Auditório São Mateus, decorrem concertos em que a música é o principal ingrediente.

O Mês da Música inicia a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, pelas 19 horas, com o concerto de Stretto Flute Trio, com entrada livre.

A 4 de outubro, pelas 21h30, decorre o concerto com Rumos Ensemble, “Tocando Carlos Paredes”, e encerra na noite de dia 18 (sábado), com o concerto “Canções de Sempre”, com Rita Guerra & Ensemble Ibérico, com a participação especial de Madi Guerra e o coro da Academia de Música de Elvas.

As entradas para os concertos de dia 4 e 18 são pagas e os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou no Auditório São Mateus, uma hora antes do concerto.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Academia de Música de Elvas e direção artística de Luís Zagalo.