Elvas celebra 119 anos da classificação do castelo como monumento nacional no Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Elvas assinala este sábado, dia 27, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, o 119º aniversário da classificação do Castelo de Elvas como monumento nacional.

As comemorações  têm lugar a partir das 10 horas, com a visita orientada ao Castelo “A campanha de obras desenvolvida pela DGEMN no Castelo de Elvas”, por Margarida Ribeiro.

Vila Viçosa assinala Dia Mundial do Turismo com entrada gratuita nos museus municipais

O Dia Mundial do Turismo celebra-se, anualmente, a 27 de Setembro (sábado). Este dia visa destacar a importância do Turismo e do seu valor cultural, económico, político e social. “Turismo e Paz” é o tema escolhido para celebrar, este ano, o Dia Mundial do Turismo, sendo uma iniciativa da ONU Turismo.


Para assinalar o dia, todas as entradas serão gratuitas nos Museus Municipais de Vila Viçosa, nomeadamente: Museu do Mármore “Raquel de Castro”, Casa Museu Bento de Jesus Caraça, Farmácia Monte Coleção Visitável, Museu do Estanho “Apeles Coelho” e Museu Agrícola e Etnográfico.

No mesmo dia será realizada uma visita guiada ao Património de Vila Viçosa. 

Corrida de touros de São Mateus esta sexta-feira à noite no Coliseu de Elvas

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, recebe hoje, pelas 22 horas, uma corrida de touros integrada na Feira de São Mateus.

Em praça entram os cavaleiros Luís Rouxinol, Ana Batista, João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Miguel Moura e António Prates.

A pegar os touros da ganadaria São Marcos vão estar antigos e atuais elementos do Grupo de Forcados Académicos de Elvas.

Durante a noite, o cabo Luís Machado passará o testemunho da liderança a Pedro Curião.

Paulo Raimundo visita o distrito de Portalegre no âmbito das Autárquicas 2025

No contexto da sua atividade política e das próximas eleições autárquicas, o Secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, estará no distrito de Portalegre , amanhã sábado, 27 de setembro, para um conjunto de iniciativas de proximidade com as populações locais.

A visita insere-se na estratégia do PCP de reforçar o contacto direto com os cidadãos, ouvindo preocupações, partilhando propostas e mobilizando apoios para o projeto autárquico da CDU — Coligação Democrática Unitária.

A jornada começa às 11h00 com um encontro com a população junto à Biblioteca Municipal de Monforte. Segue-se, às 13h00, um almoço concelhio no Casa do Benfica, em Avis, que reunirá militantes, simpatizantes e apoiantes num momento de convívio e afirmação política. Esta visita insere-se na estratégia do PCP de reforçar a ligação às comunidades e valorizar o papel do poder local como instrumento de transformação e justiça social.

CLDS 5G de Monforte assinala Dia das Associações

O IUPI5GMONFORTE assinala amanhã, sábado, o Dia das Associações com diversas atividades na Praça da República.

Para as dez da manhã está marcada a abertura da feira e às onze horas têm início as demonstrações das seguintes associações: Kids Athletics e bike Kids brincar ao atletismo e ciclismo; batismo motard; desafio da tourinha; brincar aos bombeiros; mini cortejo pelos alunos da Universidade Sénior de Monforte e eco dos direitos humanos – ” Se fosses um refugiado como seria a tua vida”.

O período da tarde, às 16 horas, tem início a aula de Zumba com explosão de cores, com Cláudia Brotas e o encerramento da feira está marado para as 17 horas.

O projeto CLDS 5G é financiado no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu +(FSE+) e pela União Europeia “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

Bombeiros de Estremoz promovem caminhada solidária

A VI Caminhada Bombeiros de Estremoz realiza-se no próximo dia 28 de Setembro, domingo , pelas 9 horas.

As inscrições têm um custo de 9 euros e podem ser feitas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, através dos telefones 268 337 360 / 268 337 362 ou por email para bvestremoz@sapo.pt.

Os primeiros 200 inscritos vão receber uma camisola sendo que os participantes têm direito a almoço e a participar num sorteio.

A verba angariada através das inscrições servirá para substituir algum fardamento dos bombeiros, desgastados pela atividade operacional de proteção e socorro contra incêndios, de populações por todo o país durante este Verão.

Politécnico de Portalegre promove encontro entre investigadores e comunidade

Portalegre volta a celebrar a Noite Europeia dos Investigadores, o evento que visa aproximar a ciência e a investigação à sociedade civil. Hoje, sexta-feira, 26 de setembro, ao anoitecer, o “Jardim do Tarro” transforma-se num espaço de interação, partilha e celebração da investigação que é feita no Politécnico de Portalegre.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento promovido pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie. A nível local, esta iniciativa resulta da parceria entre o Politécnico de Portalegre, o Politécnico de Setúbal e o Politécnico de Beja, com cada uma das cidades-sede a ter um programa de atividades, que evidencia o trabalho dos investigadores e o seu papel na promoção do conhecimento e da inovação em cada região.

Comunidade escolar, famílias e curiosos são desafiados  participar, entre as 18h00 e as 22h00, em momentos de descoberta e experimentação científica.

“Origem” do Coletivo Cultura Alentejo em dupla sessão de estreia no Teatro Bernardim Ribeiro

O Coletivo Cultura Alentejo estreia, esta sexta-feira, dia 26 de setembro, pelas 21h30, o seu mais recente espetáculo, “Origem”, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. O espetáculo volta a ser apresentado ao público amanhã, sábado, dia 27, à mesma hora.

Com texto de João Tábuas, “Origem” conta a história de João Amado, que é, num “futuro distópico”, submetido uma intervenção clínica para “apagar todas as suas memórias relacionadas com sentimentos como o amor e a empatia”, explica o encenador e ator Cláudio Henriques. Trata-se, por isso, de uma peça que apresenta uma “linguagem um pouco diferente” da anterior produção do Coletivo Cultura Alentejo, a comédia “A Novela”.

“Neste espetáculo, vamos ver o mundo através dos olhos do João Amado, que, por viver de uma forma que não é a generalizada ou implementada, a nível social nesse mundo do futuro, é sujeito a essa intervenção”, adianta o responsável.

Com um texto “algo poético, cru e direto”, mas também com alguns momentos de humor, é através o procedimento que é feito a João Amado, para lhe apagar as suas memórias, que o público é convidado a entrar nesta “viagem” que é a “Origem”. De acordo com Cláudio Henriques, esta é uma peça que retrata a “história toda de um povo e, em mais larga escala, da Humanidade, não numa perspetiva histórica, mas sim numa reflexão sobre os temos que vivemos”.

Assegurando que não se irão arrepender, Cláudio Henriques convida todos a assistirem ao espetáculo. “É um espetáculo com momentos bastante impactantes, que nos vão deixar de sorriso na cara e que nos vão levar numa viagem pessoal. Todas as pessoas que vão estar sentadas ali, em algum momento, vão ser tocadas por aquele espetáculo, ou seja, não vão sair da mesma forma que entraram naquela sala”, diz ainda. 

Integram o elenco de “Origem”, espetáculo para maiores de 12 anos, os atores Rui Serrano, Maria Toureiro, Cláudio Henriques, Sofia Soares Ribeiro, João Costa e João Gonçalo Fonseca.

Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos no Teatro Bernardim Ribeiro, no Posto de Turismo de Estremoz ou na Bilheteira Online da Câmara Municipal.

Borba comemora Dia Mundial do Turismo

O Município de Borba comemora amanhã,dia 27, o dia Mundial do Turismo com duas visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Guerra da Restauração, através da realização de duas visitas guiadas (10.30H e 15.30H).

Este é o mais recente espaço museológico aberto em Borba. Um espaço expositivo, interativo, dedicado à Guerra da Restauração, com destaque para a decisiva Batalha de Montes Claros, travada em solo borbense, em 1665. Uma parceria da Fundação Batalha de Aljubarrota com o Município de Borba.

O centro, tem visita gratuita, e localiza-se em pleno centro histórico de Borba, encostado à muralha, frente ao Celeiro da Cultura.

Para terminar, o município sugere aos visitantes que contemplem o por do sol sob a Serra d’ Ossa desde a Plataforma Interpretativa da Batalha de Montes Claros, nas imediações do Padrão de Montes Claros (Terreiro de Montes Claros – EM508 / 38º45’50.36’’N / 7º28’18.81’’O).

O dia e o fim-de-semana pela cidade e concelho podem ficar mais completo com uma visita ao Adarve de Borba, ao Museu “Casa Interativa de Borba – Vinho da Talha”, ao Polo Museológico Azinhal Abelho (na Orada), a Aldeia de São Gregório ou a Ermida da Senhora da Vitória, excelente miradouro para a Serra d’Ossa.

CDU apresenta candidatos às Autárquicas 2025 em Campo Maior

A Coligação Democrática Unitária (CDU), composta pelo PCP e pelo PEV, realiza esta sexta-feira, 26 de setembro, às 18h, a apresentação oficial dos seus candidatos às eleições autárquicas de 2025. O evento terá lugar no Jardim Municipal de Campo Maior e promete reunir apoiantes, simpatizantes e curiosos da política local.

Sob o lema “A mudança que faz falta!”, a CDU pretende reforçar a sua presença nos órgãos autárquicos, apostando em rostos novos e propostas renovadas para o concelho.

A iniciativa insere-se na estratégia da coligação para mobilizar os cidadãos e dar visibilidade às suas propostas, num momento em que se intensificam os preparativos para o próximo ciclo eleitoral.

A CDU candidata Pedro Reis à Câmara de Campo Maior, anuncia que irá dar a conhecer de perto os projetos e ideias que pretende levar às urnas em 2025.

Problemas nas férias? A DECO aconselha-o na sua reclamação

No regresso das férias, e caso tenha vivido mais desventuras de que aventuras, peça o livro de reclamações na agência de viagens, por exemplo, para problemas com viagens organizadas.

Relembramos que o livro de reclamações é obrigatório e que a sua existência deve ser anunciada em local bem visível e com caracteres legíveis.

Pode também contactar o Provedor do cliente das Agências de Viagem e Turismo – provedor@provedorapavt.com –  ou o Turismo de Portugal. No último caso, o problema será analisado por uma comissão arbitral, que decidirá se tem direito a compensação.

Em caso de perda de bagagem ou atraso no voo, reclame junto da agência ou transportadora. Se não for bem-sucedido, preencha o formulário de queixas no Instituto Nacional de Aviação Civil. Pode ainda recorrer a centros de arbitragem de conflitos de consumo, julgados de paz e tribunais.

Se perdeu ou lhe roubaram o passaporte, peça no posto consular um documento de viagem provisório. Só tem de provar que é cidadão português e entregar uma cópia da queixa que fez na polícia. Pode também contactar familiares e amigos, para pedir dinheiro ou um título de transporte válido. Este serviço ajuda no repatriamento, desde que se comprometa a pagar a viagem. Se for detido, os representantes portugueses não podem libertá-lo nem pagar a defesa, mas contactam advogados e intérpretes. Se ficar doente ou sofrer um acidente, contactam familiares.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

A celebrarem 25º aniversário, Forcados Académicos de Elvas mudam de cabo na corrida de São Mateus

Os Forcados Académicos de Elvas entram em praça, no Coliseu de Elvas, na noite desta sexta-feira, 26 de setembro, para enfrentar os touros da ganadaria São Marcos, no decorrer da corrida de São Mateus.

Mas esta é uma corrida carregada de simbolismo para os forcados: por um lado, porque o grupo comemora 25 anos e, por outro, porque o cabo Luís Machado (na imagem) vai passar o testemunho a Pedro Curião. “Para mim vai ser um dia muito emotivo, por variadíssimas razões. Uma das quais é que eu sou o que sou hoje em dia graças ao Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas, porque o grupo tem 25 anos, eu tenho 38 e pertenço ao grupo há 21. Portanto, mais de metade da minha vida foi dedicada a esta instituição”, começa por dizer.

Cabo do grupo há nove anos, Luís Machado diz que os valores que tem “devem-se a esta instituição”, que o tornou no homem, pai, marido e trabalhador que é hoje. “Mas como em tudo na vida tem que haver um ponto final e eu achei que devia ser agora. Mas saio com sentimento de dever cumprido e com muita esperança daquilo que fica e da continuidade que há, com rapaziada mais nova, com muito valor e muita ilusão”, acrescenta.

“Acho que consegui passar os valores da nossa instituição, aquilo que o Ivan e o António me passaram a mim. E cabe agora ao Pedro manter-se nessa linha, não perder aquilo que é a essência do grupo, os valores do grupo, manter a rapaziada moralizada e cativada, para dar continuidade a esta atividade”, diz ainda sobre a sua despedida.

Nesta corrida, aos atuais elementos do grupo vão-se juntar antigos forcados. “Fazemos sempre isto. É um dia bonito, é um dia de partilha, em que os mais novos também sentem ainda mais responsabilidade por se estarem a fardar com os mais velhos e com quem fundou isto, se bem que a corrida está pensada e o grupo atual está focado para ser ele próprio a resolver a corrida. Claro que se algum mais velho ou algum fundador quiser dar o passo em frente e se sentir preparado e com vontade, o grupo dará resposta e estará lá para ajudar no que for preciso”, revela Luís Machado.

Para quem esteve na origem deste grupo de forcados, Luís Machado diz que deve ser um orgulho perceberem onde se conseguiu chegar. “Deve ser um orgulho para aqueles oito amigos que, há 25 anos, tiveram a ideia de se apresentarem em público, nunca eles pensaram que, passados 25 anos, tinham dado origem a uma instituição em Elvas com tanto valor e com tanta amizade. Realmente é um orgulho que, passados 25 anos, tenham já passado aqui mais de 80 pessoas, praticamente 90% ou 95% das pessoas serem de Elvas ou do concelho”, diz ainda.

De recordar que nesta corrida participam os cavaleiros Luís Rouxinol, Ana Batista, João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Miguel Moura e António Prates. O início da corrida está marcado para as 22 horas.

Soversion celebram 20 anos de história com “espetáculo único” no São Mateus

A festa na Piedade, em Elvas, prossegue até domingo, sendo que na noite desta sexta-feira, dia 26 de setembro, para além de muita música, haverá corrida de touros no Coliseu.

Ao palco São Mateus, ainda antes do cabeça de cartaz Slow J, vão subir os elvenses Soversion, que prometem um “espetáculo único”, com um convidado “muito especial”, ou não estivesse a banda a comemorar o seu 20º aniversário. 

“Vai ser um espetáculo que nós ainda não fizemos, que vai ter algumas alterações, inclusivamente na forma como nos vamos apresentar, sendo nós uma banda em formato acústico”, começa por dizer o vocalista da banda, Roberto Cabral. O espetáculo dos Soversion, pela primeira vez e ao fim de 20 anos, não será em acústico.

O convidado “de honra” deste concerto, “de primeira linha da música nacional”, é o elvense Pedro Zagalo. “É um músico de quem somos muito amigos, que vem colocar teclas e vem aportar tudo aquilo que ele já tem feito por esse país fora, seja com os Monda, com Miguel Gameiro e os Pólo Norte, com o Herman José ou com tantos outros artistas com quem o Pedro já tocou”, acrescenta Roberto Cabral.

Assegurando que tocar em Elvas é “sempre especial”, Roberto Cabral diz ainda que o objetivo é que os elementos da banda se divirtam em cima de palco. 

Dos Soversion, para além de Roberto Cabral (voz e guitarra), fazem parte Francisco Nascimento (voz e guitarra), Dinis Adagas (baixo) e Luís Penetra (bateria).

Ainda antes do concerto dos Soversion, marcado para as 22 horas, haverá espetáculo, no Palco da Feira, com os Xumbo Torto, uma hora antes. A noite terminará ao som de Slow J.

Banda 1º de Dezembro estreia “Sotoyama” de Vasco Pereira em concerto do Dia Mundial da Música

Depois de um concerto de despedida do verão, no final de agosto, a Banda 1º de Dezembro prepara-se para celebrar o Dia Mundial da Música, comemorado anualmente a 1 de outubro, com mais um espetáculo em Campo Maior.

Agendado para 3 de outubro, às 21 horas, este concerto, que terá lugar na Igreja de São João Baptista, revela o maestro Francisco Pinto, será de homenagem à irmã do maestro e compositor Vasco Pereira, Isabel Pereira, que era flautista, e que deixou à banda todo o seu espólio de livros sobre música. “Para agradecer, vamos fazer este concerto de homenagem”, assegura.

Este será um concerto clássico, onde para além da obra “Satoyama”, que Vasco Pereira escreveu em homenagem à sua irmã para a Banda 1º de Dezembro interpretar, serão tocadas obras de Richard Wagner, Gioachino Rossini, Maurice Ravel, Piazzola, Nikolai Rimsky-Korsakov e John Strauss.

“O professor Vasco prometeu-nos uma obra, feita em primeira audição para nós, e vamos ser os primeiros a tocar”, revela ainda Francisco Pinto, que diz ser “imensa” a responsabilidade de interpretar esta composição em estreia absoluta. Em “Sotoyama”, Vasco Pereira, explica ainda o maestro da banda filarmónica campomaiorense, recorda a irmã como um ser “da natureza”.

Ainda que o concerto esteja marcado para dia 3, no próprio Dia Mundial da Música, 1 de outubro, a banda fará um ensaio geral e aberto ao público, com início também às 21 horas.

Ana Cristina Conceição: Câmara de Elvas precisa de ter um “papel ativo” na atração de empresas

Dizendo que o maior empregador do concelho continua a ser a Câmara Municipal de Elvas, Ana Cristina Conceição, candidata à presidência da Assembleia Municipal pela CDU, nas autárquicas do próximo dia 12 de outubro, defende que o município devia procurar empresas para se virem a instalar no concelho e dar-lhe as devidas condições.

Por mais que diga que, nos últimos anos, se tenha registado em Elvas “alguma evolução”, a nível industrial, a candidata diz que ainda “não é suficiente”. “Não há postos de trabalho e podemos dizer que o empregador é a Câmara, que é quem dá mais postos de trabalho. Não devia ser assim, devia haver empresas para os jovens, para todas as faixas etárias ainda em idade laboral, porque não nos podemos esquecer que temos ainda pessoas com 50 anos a precisarem de trabalhar, que não estão ainda em idade de reforma e não há colocação para elas. Não podemos esquecer isso”, assegura.

Por outro lado, Ana Cristina Conceição alega que a Câmara Municipal de Elvas devia ser “mais ativa”. “Não devíamos estar à espera que viessem (as empresas). Devíamos procurar e dar-lhes condições. Temos que ter um papel ativo. Não podemos ser passivos. Temos que trabalhar isso”, remata.

Relativamente ao património de Elvas, a candidata da CDU considera que o foco não deveria estar só na cidade. “Temos freguesias com património incrível, que não está a ser dado a conhecer aos turistas”, assegura. “As freguesias também precisam de uma evolução”, remata.

A entrevista completa a Ana Cristina Conceição para ver e ouvir, na íntegra, no vídeo abaixo:

Espetáculo pirotécnico depois de concerto de Slow J esta sexta-feira no São Mateus

Elvas vive hoje mais um dia da Feira de São Mateus e Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade. Desde a passada sexta-feira, dia 19, milhares de pessoas passaram pelo parque da Piedade.

Os motivos de interesse vão desde a feira em si, com as louças, vestuário e calçado, entre outros, passando pelos espetáculos musicais e cerimónias religiosas.

Hoje está de regresso a alvorada com fogo de morteiros e estalaria, às 9 horas.

Pelas 10.15 horas há recitação do terço no Santuário, seguida de celebração de eucaristia pelo Reitor do Santuário, o padre Ricardo Lameira. A recitação do terço repete-se às 20.15 horas mas, desta vez, animada pela comunidade paroquial de Olivença (Espanha). Para as 21 horas está marcada a celebração da eucaristia pelo Reverendo padre Jesus Chançon.

O Palco da Feira conta com a atuação dos Xumbo Torto, às 21 horas, e no palco São Mateus atuam os Soversion e Slow J. 

À uma da manhã há espetáculo pirotécnico multiposto e fogo preso.