Produtores do Alentejo assinam protocolos para promover produtos regionais e turismo

O Portalegre Palace acolheu a assinatura de protocolos com produtores locais, numa iniciativa que visa reforçar a promoção de produtos regionais, criar experiências turísticas diferenciadoras e valorizar a cultura, gastronomia e vinhos do Alentejo.

Entre os produtores envolvidos estiveram Tapada do Chaves, Adega de Portalegre, Altas Quintas, Quinta da Fonte Souto, Monte João Martins, JCA Vinhos, Folha do Meio, Gloria Reynolds e Rui Reguinga. 

Os protocolos firmados visam promover os vinhos e outros produtos locais, criar experiências turísticas autênticas, dinamizar a economia regional e valorizar os saberes e sabores do território, fortalecendo a cooperação entre os agentes culturais e económicos do Alentejo. 

“Este tipo de iniciativas mostra o potencial do Alentejo para unir tradição e inovação, valorizando os produtos locais e reforçando a atratividade turística da região. Parcerias como estas são essenciais para projetar o território como destino de excelência e apoiar os agentes locais no desenvolvimento económico e cultural”, afirma José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. 

A assinatura destes protocolos representa um passo relevante na consolidação de laços entre produtores e parceiros locais, evidenciando o compromisso da região com a qualidade dos seus produtos e a promoção do Alentejo enquanto destino turístico de referência. 

Recorde-se que Portalegre é já uma região de promoção dos Vinhos de Altitude que, todos os anos, conta com um evento dedicado a este segmento com o objetivo de dar a conhecer o melhor que a sub-região de Portalegre tem para oferecer. A sub-região de Portalegre da DOC Alentejo, onde se enquadram os vinhos da Serra de São Mamede, compreende 640 hectares de vinha cuidados por 170 viticultores, representando cerca de 3% da área total da região do Alentejo.  

Avis assinala Semana Europeia do Desporto com aula de bodypump

Os instrutores do Ginásio Municipal de Avis vão dinamizar, na sexta-feira, 26 de setembro, às 19 horas, no Clube Náutico de Avis, uma aula de bodypump no âmbito da Semana Europeia do Desporto que decorre, de 23 a 30 de setembro, em todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho.

As inscrições para esta atividade, que são gratuitas, podem ser feitas no Ginásio Municipal.

Adega Mayor é case de sucesso em livro “A caminho da sustentabilidade: os 7 passos para a ação”

A Adega Mayor, marca vitivinícola do Grupo Nabeiro, foi reconhecida como case de sucesso no livro “A Caminho da Sustentabilidade: os 7 passos para a ação”, da autoria de Joaquim Caetano, Luís Roberto, Margarida Antunes e Ricardo Ferreira, e com a chancela da Clássica Editora, que reúne casos de estudo reais, e apresenta um método próprio para ajudar as pequenas e médias empresas de vários setores, a definirem e implementarem as suas estratégias de sustentabilidade de forma estruturada e eficaz.

A mais recente obra que pretende ajudar as empresas a trilhar o caminho da sustentabilidade conta com um capítulo da autoria de Rita Nabeiro, intitulado “Agricultura Regenerativa – A Agricultura do Futuro”, onde é apresentada a visão da Adega Mayor na produção de vinhos utilizando práticas que respeitam e regeneram o ecossistema envolvente. A reconversão progressiva da totalidade da vinha própria para modo de produção biológico até 2026 é um dos pilares desta estratégia, que já está a gerar resultados visíveis na biodiversidade, na saúde dos solos e do ecossistema e na qualidade das uvas, permitindo a produção de vinhos com menor intervenção enológica.

“Ser sustentável é, na nossa visão, mais do que poupar recursos naturais. É também apostar na economia circular, regenerar a biodiversidade que envolve a adega, reduzir encargos financeiros e apoiar e trabalhar com a comunidade local para que o presente seja garantia de futuro.” — afirma Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, no seu capítulo.

Desde 2017, a Adega Mayor tem implementado medidas pioneiras como a utilização dos cobertos naturais na totalidade das vinhas, a substituição de fertilizantes de síntese por orgânicos, o controlo mecânico de infestantes (herbicidas), o ensaio de sementeira de cobertos vegetais específicos e a integração de animais nas vinhas durante o período de repouso vegetativo, para estimular o rebrote do coberto vegetal existente. Estas ações, baseadas nos princípios da agricultura regenerativa, têm promovido impacto positivo, como o aumento de teor de matéria orgânica nos solos, a retenção de água, um aumento de carbono, contribuindo para um sistema agrícola mais resiliente às alterações climáticas.

Boutigest aposta na Feira de São Mateus para mostrar os seus produtos no setor automóvel

A Boutigest está presente na Feira de São Mateus, em Elvas, com o objetivo claro de dar a conhecer aos visitantes as oportunidades disponíveis no setor automóvel. A empresa, que já é presença habitual no certame, vê o evento como uma montra privilegiada para apresentar os seus produtos e serviços.

“Marcamos mais uma vez presença no São Mateus para dar a conhecer o produto que temos na nossa empresa, claro também com o intuito de vender”, afirmou Nuno Pires, representante da Boutigest, sublinhando a importância estratégica da feira para o negócio.

Para esta edição, a empresa lançou uma campanha especial direcionada ao evento, com condições vantajosas para quem optar por financiamento. “Oferecemos um cartão de compras até 500 euros. Não é que a pessoa vá fazer o negócio por isso, mas é uma ajuda para fechar o negócio e ajudar a decidir”, explicou.

A presença na feira não se traduz apenas em vendas imediatas, mas também na criação de contactos e oportunidades futuras. “É sempre importante estar presente. Ficam sempre os contactos e oportunidades”, acrescentou Nuno Pires, reforçando o papel da Boutigest como uma empresa dinâmica e próxima dos seus clientes.

Cars M&S comemora 10 anos com muitas viaturas no São Mateus

Durante os dias da Feira de São Mateus, em Elvas, no Parque da Piedade, o tabuleiro superior é verdadeiro salão automóvel ao ar livre. Entre os vários stands presentes, Cars M&S, tem uma vasta gama de viaturas, a pensar em diferentes perfis de clientes.

“Este ano estamos a comemorar o 10º aniversário, temos várias oportunidades e grandes descontos agora no São Mateus”, afirma António Santos, responsável pela empresa, sublinhando que a Cars M&S comercializa “todas as marcas” de veículos, reforçando a diversidade da oferta disponível.

“Muitos negócios fazem-se depois do São Mateus, depois dos contactos que ficaram aqui da feira” disse ainda António Santos.

A Cars M&S aposta na presença num dos eventos mais emblemáticos da cidade. A empresa mantém-se otimista, aproveitando a feira como uma oportunidade para divulgar os seus serviços e criar ligações com potenciais clientes.

Karvibra aposta na Feira de São Mateus para “semear oportunidades de negócio”

A Karvibra, empresa especializada na comercialização de veículos, está novamente presente na Feira de São Mateus, em Elvas, reforçando a sua aposta na proximidade com o público e na divulgação da sua oferta atual. A participação no certame é vista como uma oportunidade estratégica para dar a conhecer a empresa e os veículos disponíveis nesta altura do ano.

Segundo João Figueira, gerente da Karvibra, a presença na feira não se traduz necessariamente em vendas imediatas, mas sim na criação de contactos que, muitas vezes, resultam em negócios ao longo do mês de outubro. “É sempre uma forma de mostrarmos às pessoas o que temos e tentar fazer mais alguns negócios, não propriamente aqui na feira, mas depois durante o mês de outubro, com os contactos que ficam”, explicou.

A estratégia é clara, acrescenta João Figueira, “vai-se semeando para depois escolher”, sublinhando a importância de estar presente num dos eventos mais emblemáticos da cidade, que continua a ser uma montra privilegiada para empresas locais.

A Karvibra reafirma, assim, o seu compromisso com a comunidade e com a qualidade dos seus serviços, aproveitando o ambiente festivo e o elevado fluxo de visitantes para fortalecer relações e abrir portas a novas oportunidades.

Focuspoint e Duocar reforçam presença na Feira de São Mateus em Elvas

A Focuspoint e Duocar, empresa dedicada ao comércio de veículos semi-novos e usados, com oficina de reparação, marca novamente presença na emblemática Feira de São Mateus, em Elvas. A participação no certame é vista como uma oportunidade estratégica para dar visibilidade à marca, num dos eventos mais tradicionais e populares da cidade.

Segundo Hugo Sousa, estar presente na feira é essencial, não apenas pela dimensão do evento, mas pelo contacto direto com o público. “é sempre importante estarmos presentes, até porque é a melhor montra que nós podemos ter para dar a conhecer a nossa empresa. O São Mateus, que é a maior festa que temos na nossa cidade e fazemos sempre questão, de estar presentes”, afirmou um dos responsáveis, destacando o papel da feira como ponto de encontro entre comerciantes e potenciais clientes.

Apesar de nem todos os visitantes realizarem compras imediatas, muitos mantêm contacto com a empresa para futuras oportunidades, acrescenta Joaquim Carvalho “embora as pessoas, às vezes, venham e não comprem, ficam com os nossos contactos, o que é bastante bom. Já tem acontecido e é isso que é fundamental: dar a conhecer o que fazemos de bom para os nossos clientes”, concluiu.

A Focuspoint faz questão de estar presente sempre que possível, não só na Feira de São Mateus, dado que a presença contínua reforça o compromisso da empresa com a comunidade local e com a excelência no serviço prestado.

Ministra da Cultura, Juventude e Desporto apresenta na Delta Cafés em Campo Maior medida para promover atividade física em contexto laboral

O Governo apresentou, na tarde desta terça-feira, 23 de setembro, no Centro de Ciência do Café, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, as iniciativas que integram a medida “Atividade Física em Contexto Laboral”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa cerimónia que marcou o arranque da Semana Europeia do Desporto.

Nesta sessão de abertura estiveram presentes a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, assim como o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.

Revelando que Portugal participa pela décima vez na Semana Europeia do Desporto, a ministra explica que a iniciativa é “muito importante”, tendo em conta os “muitos desafios” existentes, atualmente, no país. “Nós temos níveis muito elevados de sedentarismo, níveis elevados de obesidade infantil e é muito importante nós aproveitarmos esta semana para promovermos hábitos de vida saudáveis, mas também para lançarmos medidas que contribuem para ir a seu objetivo”, assegura.

“A nossa presença hoje em Campo Maior, em particular neste grupo, é precisamente para reforçar uma dimensão desta política integrada na área do desporto e tem a ver com a prática desportiva em contexto laboral. A escolha desta empresa, deste grupo, tem especial relevância porque é uma das empresas que de facto já têm boas práticas, como é o caso da ginástica laboral”, adianta a governante.

Margarida Balseiro Lopes destacou ainda algumas das iniciativas relacionadas com a medida “Atividade Física em Contexto Laboral”, que parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. “Vai passar, em primeiro lugar, por ações de capacitação das empresas, para que estes bons exemplos possam ser analisados. Em segundo lugar, vai passar por uma compilação daquelas que são as melhores práticas. Naturalmente que a boa prática que existe aqui nesta empresa será certamente uma delas. Há uma terceira ação que tem a ver com vídeos que foram produzidos com sugestões, com exemplos de exercícios de reforço muscular, de alongamentos, que podem ser desenvolvidos em contexto laboral. E há uma outra dimensão que eu destacaria, que tem a ver com materiais, brochuras digitais, que também vão ser disseminadas pelas empresas”, revela.

A medida “Atividade Física em Contexto Laboral” resulta de um projeto coordenado pelo Instituto Português do Deportivo e da Juventude (IPDJ), e desenvolvido em  parceria com a AIP.

Para Ivan Nabeiro, a decisão do Governo em realizar esta sessão de abertura da Semana Europeia do Desporto no Centro de Ciência do Café, foi “mais um reconhecimento”. “Nós somos uma empresa que procura sempre o bem-estar dos nossos colaboradores e o bem-estar também se reflete na saúde física, que leva à saúde mental e às boas práticas no desporto. E é importante neste sentido também de, no fundo, o Governo também olhar para o interior e, neste caso, para Campo Maior”, assegura.  

Criada pela Comissão Europeia em 2015, a Semana Europeia do Desporto é uma campanha anual que promove a prática do desporto e da atividade física em toda a Europa.

Em Portugal, é coordenada pelo IPDJ e integra o Programa Nacional de Desporto para Todos. Através do mote #BeActive, convida todos os cidadãos a adotarem estilos de vida mais saudáveis, ativos e duradouros.

Caminhada da candidatura “Seguir em Frente” em Elvas adiada para 5 de outubro

A caminhada da candidatura “Seguir em Frente”, do PS de Elvas, integrada nas comemorações de São Mateus, inicialmente prevista para domingo, 28 de setembro, foi adiada para dia 5 de outubro, com partida, às 8h30, do Aqueduto da Amoreira.

Em substituição da atividade que estava prevista para domingo, a candidatura irá, junto ao stand no Parque da Piedade, nesse dia, promover uma sessão de alongamentos com a professora Cláudia Brotas, às 15 horas, bem como rastreios do risco cardiovascular, efetuados pela enfermeira Marta Rodrigues.

“Esta alteração tem duas razões muito claras. Por um lado, escutámos muitos elvenses que nos fizeram chegar a sua vontade de participar, mas que se viam impossibilitados, porque a data coincidia com outras atividades da nossa maior festividade. Por outro, iremos substituir a tradicional caravana pela Caminhada, trocando o ruído dos motores pelo ritmo saudável dos passos, dando prioridade à atividade física, ao convívio entre gerações e ao respeito pelo meio que nos rodeia”, justifica a candidatura “Seguir em Frente” em nota de imprensa.

“No dia 5 de outubro, vamos caminhar juntos, vamos aproveitar esta oportunidade para praticar exercício, para conversar e para apreciar a beleza do nosso património histórico e natural”, lê-se ainda na referida nota.

Os interessados em participar na caminhada poderão inscrever-se aqui ou através da recolha da ficha de inscrição no Coffee Time Aqueduto ou no Alto Espírito. As inscrições são gratuitas, incluem seguro e a oferta de uma t-shirt para os 150 primeiros inscritos.

Alandroal conseguiu financiamento para criação de Miradouro e iluminação noturna do Castelo

Os contratos de financiamento da candidatura de Valorização Turística da Serra D’Ossa à Linha + Interior Turismo, do Turismo de Portugal, promovida em conjunto pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, foram assinados na passada segunda-feira, dia 22, em Coimbra, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Para o Alandroal, foram aprovados 400 mil euros de financiamento, que suportam mais de 500 mil euros de investimento na criação de um miradouro na Torre de Menagem do Castelo do Alandroal, bem como todas as acessibilidades à torre e à Praça de Armas, a criação de um pequeno centro interpretativo na base da torre e ainda a implementação de um projeto de iluminação cénica noturno de todo o castelo, desenvolvido na lógica do respeito pelos princípios da Reserva Dark Sky Alqueva, à semelhança do que já foi feito para a Fortaleza de Juromenha.

NERPOR reabre portas e prepara início de atividades com “plano ambicioso” para 2025-2028

Em comunicado enviado à redação desta estação emissora, o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) anuncia que vai reabrir portas no próximo dia 1 de outubro.

O NERPOR, agora com uma nova direção, regressa no “pleno das suas funções de recepção e atendimento aos empresários”, tendo também em vista “o lançamento de novos serviços e o fortalecimento de uma rede colaborativa para o desenvolvimento económico da região”.

O comunicado para ler na íntegra:

“O NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre anuncia com grande entusiasmo a reabertura oficial ao público no dia 1 de outubro de 2025, marcando o regresso pleno das suas funções de recepção e atendimento aos empresários, assim como o lançamento de novos serviços e o fortalecimento de uma rede colaborativa para o desenvolvimento económico da região.

A partir de 1 de outubro, o NERPOR reabre a sua Incubadora de Empresas com uma nova gestão, retomando o atendimento presencial a associados e não associados. Serão novamente disponibilizados serviços de apoio, orientação, contactos e informação estratégica para quem pretende investir ou expandir negócios no Alto Alentejo, ao mesmo tempo que se reativa o espaço de recepção de empresários, reuniões e contactos institucionais e de parceiros.

Baja Portalegre 500: uma grande oportunidade

No âmbito do regresso do NERPOR à atividade plena, destaca-se também um dos eventos desportivos mais relevantes para Portalegre e para todo o Alto Alentejo: a 39.ª edição da Baja Portalegre 500, que se realiza de 23 a 25 de outubro de 2025.  Este evento internacional de todo-o-terreno, pontuável para a Taça Mundial de Bajas da FIA, atrai competidores de alto nível nacional e estrangeiro, milhares de visitantes, cobertura mediática e grande visibilidade para todos os agentes económicos locais. A ligação do NERPOR a este evento reforça o seu papel estratégico como plataforma de mobilização, visibilidade e apoio ao tecido empresarial da região. 

Evento de relançamento: uma nova fase

Para assinalar esta nova fase, o NERPOR organiza um evento de relançamento que terá lugar no dia 7 de novembro de 2025. O programa previsto inclui a apresentação pública do Plano de Ação 2025-2028, que define prioridades estratégicas, linhas de apoio a empresas, inovação, internacionalização, formação e dinamização do interior. Seguir-se-á um debate aberto com o tema “O papel das associações empresariais na dinamização do interior”, que contará com a participação de empresários, autarcas, especialistas em desenvolvimento regional e autoridades públicas.

Importância para o NERPOR e para a região

Para a região do Alto Alentejo, este regresso corresponderá a um reforço da estrutura de suporte às empresas, especialmente às micro e pequenas empresas, que são a maioria, mas frequentemente sem meios ou tempo para aceder aos apoios, formação e redes necessárias para crescer. O NERPOR, como entidade de referência na promoção, defesa e representação dos interesses do empresariado local, assume um papel fulcral para dinamizar investimentos locais e regionais, fomentar a inovação, exportações e as parcerias inter-regionais, promover a coesão territorial, contribuindo para mitigar o despovoamento e o declínio socioeconómico do interior e servir de catalisador para projetos colaborativos entre empresas, instituições de ensino, entidades públicas e associações.

Convite

Convidam-se os media, empresários, autarcas, organizações empresariais e associações locais, entidades de fomento económico e todos os cidadãos interessados a estarem presentes no dia 7 de novembro, para celebrarmos em conjunto este novo capítulo do NERPOR.”

Centro Ciência Viva de Estremoz promove formação para professores

Por entender que a atividade dos professores do ensino pré-Universitário é absolutamente fundamental para o desenvolvimento dos jovens e, por conseguinte do país, e que é extremamente importante a sua actualização ao longo da vida, desde 2005 que o Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) tem vindo a coordenar e implementar dezenas de cursos de formação de professores envolvendo cerca de 2000 formandos.

Dando continuidade ao trabalho que tem sido realizado, para o próximo ano lectivo letivo estão programadas cinco novas formações, que apesar de diferentes, continuam a privilegiar dois dos assuntos de destaque: a compreensão da diversidade geológica de Portugal e a compreensão dos enormes desafios que se colocam às sociedades tendo em vista garantir um futuro menos insustentável.

Os temas destas acções foram escolhidos de modo a procurar mitigar carências e dúvidas que têm vindo a chegar por parte dos professores. O formador em todas as acções será Rui Dias, docente da Universidade de Évora e coordenador científico do CCVEstremoz.

Forte da Graça recebe visita guiada especial no domingo

A terceira e última visita guiada especial em Elvas vai ter lugar no domingo, dia 28 de setembro, com o mote de dar a conhecer o Forte da Graça.

Trata-se de uma visita guiada mais prolongada por todo o espaço do forte, em que se incluem as contraminas e outros locais usualmente encerrados ao público, com início às 10 horas.

A participação é feita mediante inscrição prévia. Os interessados devem enviar email forte.graca@cm-elvas.pt ou entrar em contacto pelo telefone 268639741.

Alandroal volta a celebrar Deus Endovélico

Realiza-se no dia 27 de setembro (sábado) pelas 18 horas no Outeiro de São Miguel da Mota, no concelho de Alandroal, uma celebração religiosa pagã.

O ritual de Culto e Devoção ao Deus Endovélico e Evocação a Viriato, Herói Lusitano é organizado pela Confissão Religiosa Wicca Celtíbera. Para assistir é necessário deslocação em viatura própria estando o ponto de encontro marcado para o Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

O Culto ao Deus Endovélico tem mais de 2000 anos e faz parte da Identidade Cultural da Raia Alentejana, sendo que este Deus está muito ligado à Ribeira de Lucefécit e à Vila de Terena.

“Crescer com Voz”: o papel crucial do voluntariado para instituições e voluntários

O voluntariado, tema em destaque na edição desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas, desempenha um papel crucial, quer para as instituições, quer para os voluntários.

Se para as instituições, o voluntariado aumenta a capacidade de atuação, reduz custos, fortalece redes de apoio e promove a inclusão social e a solidariedade, explica a animadora sociocultural Isabel Aldeiano, para os voluntários, a experiência proporciona desenvolvimento pessoal.

Muitos jovens, como Ana Rita e Leonor, convidadas do programa de hoje, ao fazer voluntariado descobrem novas habilidades, aprendem a trabalhar em equipa e a saber resolver problemas, fazem amizades e até encontram inspiração para as suas carreiras profissionais.

Para além disso, participar em ações de voluntariado pode enriquecer o currículo, amplia a rede de contactos e abre portas a novas oportunidades.

O programa “Crescer com Voz” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Bombeiros combatem incêndio agrícola em Campo Maior com apoio de meio aéreo

Várias dezenas de operacionais, com o apoio de um meio áreo, combatem um incêndio agrícola que deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, junto a uma das entradas da vila de Campo Maior, em direção ao Retiro.

O alerta para este incêndio foi dado às 11h40, sendo que, de acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, cerca de uma hora depois, as chamas estariam já dominadas em cerca de 90 por cento.

Para o local foram mobilizados 41 bombeiros, das corporações de Campo Maior, Elvas, Arronches e Monforte, apoiados, para além do meio aéreo, por dez viaturas terrestres.

Cantadores da Planície e o São Mateus em destaque na “Praça da Alegria” da RTP1

Os Cantadores da Planície, grupo de música tradicional da freguesia de São Vicente e Ventosa, estiveram a atuar, na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, para o programa “Praça da Alegria”, da RTP1.

A atuação teve lugar no recinto da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, onde para além do grupo esteve também o vereador Cláudio Monteiro.

De recordar que os Cantadores da Planície atuaram, no Palco da Feira da Expo São Mateus, no passado sábado, 20 de setembro, ontem estrearam o tema “Quero ir ao São Mateus”.

AADP distingue clubes, atletas e demais entidades da época passada

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) organiza, no dia 27 de Setembro, a Cerimónia de Mérito 2025, um evento que vai distinguir atletas, clubes e demais entidades que se destacaram ao longo da época desportiva.

O evento decorre no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre, contando com o apoio desta instituição, que se associa à AADP na valorização do desporto e da comunidade local.

Goldenergy tem nova loja móvel para levar os serviços “a todo o lado”

A Goldenergy apresentou uma loja móvel que vai poder chegar aos clientes que vivem em locais onde não existe loja desta comercializadora de energia. Trata-se de uma carrinha totalmente equipada, com um funcionário da empresa que pode fazer tudo o que uma loja normal pode fazer, novos contratos, apoio ao cliente e esclarecimentos a clientes.

Jorge Fazendeiro, responsável pelo canal retalho da Goldenergy explicou o projeto à Rádio ELVAS, “começámos a pensar neste projeto há um ano. Basicamente, consiste numa loja móvel para chegarmos cada vez mais perto à população. Aliás, um dos nossos lemas é a proximidade, e com isto conseguimos evitar que as pessoas, nos sítios onde nós não temos loja, se desloquem às grandes cidades, como é o caso de Elvas. Por exemplo, hoje vamos estar em Santa Eulália, uma freguesia muito próxima aqui de Elvas, mas muitas pessoas, algumas de maior idade, não se conseguem deslocar a Elvas. E para isso, nós vamos ter com o cliente que é isso que nós queremos”.

Já Marcos Santos da Goldenergy em Elvas, destaca o facto desta loja móvel ser um projeto inovador “somos a única comercializadora do país, neste momento, a ter um projeto de uma loja móvel, onde temos serviços de energia, de gás natural, de cidade, e painéis solares, para além de se fazer o atendimento ao cliente”.

Porque é que este projeto foi um projeto aliciante? Segundo Marcos Santos “Porque nós necessitávamos chegar a mais população dentro do Alentejo, pois é uma população mais envelhecida. Neste primeiro mês, a loja será uma extensão da loja de Elvas, e vamos avançar pelas aldeias do nosso Concelho de Elvas, que é muito importante, a dar a conhecer às pessoas a nossa marca”

A Loja móvel vai estar em vários locais do concelho, começando esta manhã pela freguesia de Santa Eulália.

A Feira de São Mateus aos olhos das crianças da Escola de Santa Luzia em exposição no “Grémio”

O salão do Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio”, na Praça da República de Elvas, acolhe, até ao próximo dia 3 de outubro, uma exposição de trabalhos alusivos à Feira de São Mateus, realizados pelos alunos de 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia.

Inaugurada na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, a mostra resulta de uma recriação de cartazes de programas das edições mais antigas da romaria, nos quais sobressaem os usos, os costumes e as tradições de Elvas.

Com estes trabalhos, explica a diretora do Agrupamento de Escolas, Brígida Gonçalves, as crianças ficaram com outra percepão daquilo que foi e é o São Mateus. “Muitos deles não sabiam o significado da festa e assim, com estes trabalhos, ficam a saber tudo sobre o São Mateus”, assegura.

Tendo em conta que estes trabalhos foram realizados com a colaboração das famílias, as crianças acabaram também por adquirir alguns conhecimentos com os próprios pais e avós. “É sempre muito bom e, muitas vezes, eles trazem para a escola coisas que nem a escola sabia”, diz ainda Brígida Gonçalves, que não podia estar mais satisfeito com o resultado final desta exposição.

Convidando todos a visitar a exposição, o presidente da direção do Grémio, Gil Dores, garante que foi com “muita alegria” que a coletividade abriu as suas portas para esta exposição. “Continuamos abertos a todas estas atividades”, assegura, dizendo ainda que a mostra está “muito bonita”.

A exposição foi inaugurada na presença das crianças e professores da Escola Básica de 1º Ciclo de Santa Luzia.

Jorge Goes apresenta o seu espetáculo de tributo a Julio Iglesias no São Mateus

Os grandes espetáculos estão de regresso na noite desta quarta-feira, 24 de setembro, ao palco principal, o Palco São Mateus, da Expo São Mateus, em Elvas.

O protagonista desta noite de festa na Piedade, em Elvas, é Quim Barreiros, mas antes, também no Palco São Mateus, o elvense Jorge Goes apresenta ao público, a partir das 22 horas, o seu espetáculo de tributo a Julio Iglesias. “Me Va Me Va”.

Recordando os motivos que o levaram a montar este espetáculo, Jorge Goes revela que, desde sempre, cantou temas de Julio Iglesias, “não só em Portugal, mas também em Espanha”. “A malta dizia-me que eu tinha muito jeito para cantar Julio Iglesias, mas nunca liguei muito”, confessa.

Tendo em conta a idade avançada e a doença do músico espanhol, Jorge Goes pensou em preparar este espetáculo de tributo, em agosto do ano passado. “Comecei a alinhavar o repertório e a ver os temas mais conhecidos, porque são muitos”, adianta.

“Depois de gravar alguns temas em estúdio, mostrei a um amigo que é músico numa orquestra em Cáceres, que me apresentou a um empresário, que é quem me está a apoiar neste projeto e disse-me: ‘sim senhor, vamos montar uma banda e vamos começar a ensaiar’”, recorda o músico elvense. Desde então, Jorge Goes já levou este seu espetáculo a diferentes localidades, como Campo Maior, Cáceres .

Do repertório deste espetáculo fazem parte temas como “Me Va Me Va”, “Hey”, “De Niña a Mujer”, “Quijote” e “Pobre Diablo”.

Faleceu Alexandre Ventura

Faleceu ontem, aos 79 anos, Alexandre Serra Ventura, histórico guarda-redes de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos. Iniciou a carreira nos “Os Elvenses” em 1964/65 e, entre 1965 e 1982, defendeu durante quase duas décadas a baliza do clube “azul e ouro”.

Após pendurar as luvas, foi treinador em vários escalões de formação e dos seniores de “O Elvas”, tendo mais tarde regressado ao Clube de Futebol “Os Elvenses” como técnico entre 1992 e 1999. O seu desaparecimento representa a perda de uma figura marcante do futebol elvense.

Para além de ser uma figura sobejamente conhecida devido ao futebol, Alexandre Ventura foi carteiro e percorria a cidade dia a dia entregando toda a correspondência aos elvenses.

A Rádio Elvas apresenta condolências à família.

Lito Vidigal: Elvas precisa de “gente pensante” com capacidade para estar nos “centros de decisão”

Candidato pelo Partido Socialista (PS) à liderança da Assembleia Municipal de Elvas, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, Lito Vidigal defende que, depois de o concelho ter sido bem infraestruturado, precisa agora de gente com capacidade para estar presente nos centros de decisão.

“Parece-me a mim que, em Elvas, nós estamos a entrar numa fase em que é preciso mais massa cinzenta para tomar decisões políticas. Nós já estamos infraestruturados e isso foi bem feito. O que precisamos, neste momento, é de gente pensante, precisamos de gente com capacidade para estar, ligar e coligar, estar presente nos centros de decisão”, começa por dizer.

“Não podemos continuar só nos gabinetes em Elvas”, alega, até porque, segundo diz, se assim for, o concelho “não tem representatividade”. “E quando digo isso, digo isso em todos os partidos políticos. Nós temos pouca representatividade no distrito de Portalegre e temos nenhuma representatividade a nível nacional, no Parlamento”, garante.

“O que nós precisamos é, independentemente das cores políticas, de gente que tenha capacidade de mobilidade, gente que tenha energia, gente que viaje, que esteja nos centros de decisão em Lisboa, em Portalegre, que possa discutir política e que possa trazer projetos de interesse para a nossa cidade, para os nossos cidadãos, para os elvenses”, remata.

Este foi apenas um dos assuntos abordados numa entrevista que Lito Vidigal concedeu à Rádio ELVAS, que pode ver e ouvir, no vídeo abaixo:

Renovação 2000 levou a música de baile ao São Mateus

O duo musical Renovação 2000 animou esta terça-feira, 23 de setembro, o Palco da Feira no São Mateus, em Elvas.

Naquela que foi a quinta de dez noites no palco secundário das Festas da Cidade, houve baile ao som de grandes sucessos da música portuguesa, brasileira e espanhola.

Esta quarta-feira, dia 24, será a vez de Henrique Belacorça subir ao Palco da Feira a partir das 21 horas.

Uma hora depois, às dez da noite, o elvense Jorge Goes abre o Palco São Mateus com o espetáculo da tour “Me Va, Me Va”, de tributo a Julio Iglesias, acompanhado por uma banda de uma dezena de músicos.

A partir das 23h30, Quim Barreiros e a sua banda fecham o programa da terceira de seis noites de espetáculos no palco principal do São Mateus.

Quim Barreiros anima noite desta quarta-feira no São Mateus

Está aí mais um dia de Feira de São Mateus e de Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

Para esta quarta-feira, dia 24, às 20.15 horas, está marcada a recitação do terço animada pelas comunidades paroquiais do concelho de Campo Maior. Às 21 horas há celebração da eucaristia, presidida pelo Reverendo Padre Rodrigo de Sousa Oliveira.

Na Expo São Mateus, no Palco da Feira, às 21 horas, há baile com Henrique Belacorça e no Palco São Mateus, a partir das 22 horas, há tributo a Julio Iglesias pelo elvense Jorge Goes. Segue-se o, sempre animado, espetáculo de Quim Barreiros. Todos os concertos têm entrada gratuita.

De recordar que a Expo São Mateus conta com três áreas de lazer: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), a de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e a lúdica e cultural (espectáculos).

Euromilhões com “jackpot” de 130 milhões de euros em jogo na sexta-feira

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 23 de setembro, do Euromilhões, pelo que o “jackpot” sobe para 130 milhões de euros na sexta-feira.

Um segundo prémio de mais de 565 mil euros saiu a um apostador no estrangeiro. Também para fora de Portugal vão quatro terceiros prémios, de 33 mil euros. Para Portugal vêm dez quartos prémios, num total de 64 atribuídos, de 643 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 11, 13, 24, 29 e 33 e pelas estrelas 2 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.