As votações para o Orçamento Participativo 2025, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, decorrem até dia 30 de setembro.
O Orçamento Participativo de Elvas permite contribuir para a educação cívica, respondendo às necessidades e expetativas dos cidadãos através da implementação de políticas públicas municipais. Promove também a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes, num investimento de 25 mil euros.
As sete propostas admitidas ao Orçamento Participativo de 2025 encontram-se disponíveis para consulta e votação aqui, bastando para o efeito fazer login na página.
“Uma viagem pela vida de quem fez História” é o nome da iniciativa agendada para o final da tarde de 30 de setembro (terça-feira), em Campo Maior. Trata-se de um evento de cariz lúdico que, através de um jogo, levará os participantes a fazer um percurso pela vida e obra de Rui Nabeiro.
Este tributo à memória do fundador da Delta Cafés, falecido a 19 de março de 2023, é uma organização do programa de lazer e bem-estar Delta Feel Good, do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em parceria com a empresa Can You Escape.
A concentração dos participantes far-se-á às 18h00 no Jardim Municipal de Campo Maior, seguindo-se um percurso pelas ruas de Campo Maior, destinado a conhecer a história de Rui Nabeiro e da marca que fundou em 1961.
O evento destina-se não apenas aos colaboradores do Grupo Nabeiro como a toda a comunidade, podendo participar gente de todas as idades.
O jogo “Uma viagem pela vida de quem fez História” destina-se a equipas. Os participantes jogam em ambiente ao ar livre e público, onde tudo é virtual, interagindo com monumentos e usando para tal o GPS do telemóvel.
A missão a completar será seguir o percurso do Comendador, visitando locais marcantes da sua história, decifrando enigmas inspirados no seu pensamento e valores. O objetivo: descobrir a última página de um caderno onde está o “Compromisso com o Futuro”, uma mensagem deixada para os líderes de amanhã.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, que pode já ser feita aqui.
O Município de Alandroal aprovou um apoio de 110 mil euros às IPSS’s do concelho com valência de lar, com o intuito de ajudar na melhoria do serviço prestado aos utentes.
De acordo com informação divulgada pela autarquia, à Santa Casa da Misericórdia de Alandroal foram atribuídos 31.140,57 euros para fazer face às contrapartidas próprias de candidatura aprovada para aquisição de um veículo elétrico (16.302,19 euros) e para aquisição de cadeirões para os utentes (14.838, 38 euros).
Para a Associação para a Proteção dos Idosos de Terena (APIT) foi aprovado um apoio de 47.182,10 euros para aquisição de um sistema de arrefecimento/bomba de calor de 100KW para o edifício do lar, atualmente inoperacional.
O Lar Cantinho Amigo de Santiago Maior vai beneficiar de um apoio de 31.734,00 euros para pintura exterior do edifício do lar.
O Município de Vila Viçosa viu aprovada a candidatura “Gestão de Resíduos: Recolha Seletiva de Verdes e Orgânicos”, no âmbito do ALT2030 – Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (FEDER), contribuindo para um Alentejo mais verde e sustentável. O investimento total aprovado é no valor de 124.669,49€.
Principais investimentos a realizar:
• Aquisição de viatura para a criação de uma rede de recolha seletiva de bioresíduos (porta-a-porta) no canal HORECA e em grandes produtores (escolas, casas de repouso, etc.);
• Reforço e requalificação do Ecocentro Municipal, com melhorias de conveniência, acessibilidade e funcionalidade;
• Reestruturação do espaço, pavimentação e construção de pérgula de proteção para viatura, unidade de lavagem e contentores;
• Aquisição de unidade de lavagem de contentores;
• Instalação de 8 sistemas de compostagem comunitária.
Objetivos do projeto:
• Reduzir a produção de resíduos urbanos e a sua deposição em aterro;
• Aumentar a recolha seletiva e a reciclagem;
• Promover a circularidade dos recursos;
• Melhorar a qualidade ambiental e a qualidade de vida da comunidade.
Com este investimento, Vila Viçosa dá um passo firme rumo a uma economia circular, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a valorização dos resíduos urbanos.
Amanhã, segunda-feira, dia 22, realiza-se a visita aos trabalhos iniciais da empreitada das Infraestruturas Primárias da Barragem do Pisão, um projeto estruturante para o desenvolvimento do Alto Alentejo, que irá assegurar o abastecimento de água potável, potenciar a agricultura, reforçar a coesão territorial e contribuir para a transição energética da região.
A visita, que marca o arranque oficial da construção das Infraestruturas Primárias – nomeadamente a barragem e os seus órgãos hidráulicos, o desvio provisório do rio e a central hidroelétrica, contará com a presença dos membros do Conselho Intermunicipal da CIMAA e do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
A Barragem do Pisão, cujo investimento global ascende a 222 milhões de euros, prevê beneficiar mais de 55 mil habitantes de oito municípios, garantir a irrigação de mais de 5 mil hectares de área agrícola e reduzir as emissões anuais de dióxido de carbono em mais de 80 mil toneladas através da produção de energia limpa.
Programa:
10h00 – Encontro no Largo da Aldeia do Pisão
10h30 – Início da visita à empreitada pelos membros do Conselho Intermunicipal
15h00 – Início da visita à empreitada pelos membros da Assembleia Intermunicipal
O Município de Estremoz implementou, recentemente, uma rede de novos oleões no concelho, contando com 18 equipamentos para recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU).
O serviço de recolha e manutenção dos equipamentos é da responsabilidade de uma empresa contratada para o serviço de gestão de OAU (Hardlevel – Energias Renováveis, S. A.).
Os óleos alimentares usados não devem ser despejados na rede pública de águas residuais nem colocados nos contentores de resíduos, uma vez que provocam poluição do solo e da água, obstrução e entupimento nos coletores públicos e problemas no funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s).
Como utilizar os Oleões?
1. Deixe o óleo arrefecer. 2. Em seguida coloque o óleo alimentar usado numa garrafa de plástico devidamente fechada, para evitar que seja derramado e guarde-a em local seguro. 3. Quando a garrafa estiver cheia coloque-a fechada no interior do oleão mais próximo. 4. Nos oleões apenas podem ser colocados óleos de origem alimentar, como óleos de cozinha, azeite ou óleo de conserva. 5. Não se pode depositar manteiga, óleo lubrificante de motor ou outros resíduos.
Os oleões instalados estão munidos de um sistema de sensorização que permite a monitorização do enchimento do oleão, em tempo real, e a contabilização do n.º de depósitos realizados. Estes equipamentos possuem sensores ligados a um sistema de “backoffice”, através de rede móvel, para monitorização e melhor eficiência na gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outras vantagens.
Pode utilizar este serviço nos seguintes locais:
– União de Freguesias de Estremoz, nos seguintes locais: Casais de Sta. Maria – Rua Machado dos Santos, Rua José Félix Ribeiro, Rua 31 de Janeiro, Largo General Graça, Rua 5 de Outubro, Rossio Marquês de Pombal, Largo da República, Rua João de Sousa Carvalho, Bairro da Salsinha – Rua da Venezuela, Rossio Marquês de Pombal, Largo de S. José, Largo da Praça de Touros.
– Freguesia de Veiros, na Rua Coronel Galhardo;
– União de Freguesias de S. Bento do Cortiço e Sto. Estêvão, na Rua Nova;
– União de Freguesias de S. Lourenço de Mamporcão e S. Bento de Ana Loura, na Rua 5 de Outubro;
– Arcos, na Praça 1.º Maio;
– Glória, na Estrada Municipal 508 (junto ao Restaurante Cozinha dos Ganhões);
O Município de Redondo voltou a ser distinguido com a “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, pela 4ª vez consecutiva.
No seguimento do trabalho que tem desenvolvido para eliminar barreiras, promover a integração social e combater as desigualdades no concelho, o Município sublinha que este reconhecimento é fruto do papel determinante que desempenha no âmbito da igualdade de oportunidades e da responsabilidade social.
Este selo visa distinguir entidades que promovam a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, através de práticas de gestão abertas e inclusivas (recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; e serviço e relação com a comunidade), contribuindo para um mercado de trabalho mais acessível e justo.
A segunda noite de espetáculos do São Mateus 2025 abriu este sábado, 20 de setembro, com a atuação do grupo Cantadores da Planície, da freguesia de São Vicente e Ventosa, no Palco da Feira.
Depois foi a vez do grupo de música folk Moura Encantada abrir o Palco São Mateus.
O projeto Para Sempre Marco, de tributo a Marco Paulo, encerrou a programação musical deste sábado no palco principal da Feira de São Mateus.
Este domingo 21 é o dia dedicado aos mais novos, com os espetáculos infantis Super Wings e Bluey, a partir das 18h00 no Palco São Mateus. Pelo meio haverá aula de Zumba pela professora Cláudia Brotas e intervenção da equipa de animadoras da associação juvenil Arkus.
A programação prossegue e culmina no Palco da Feira, a partir das 21h00, com baile a cargo do duo C & R.
O laboratório de Química da ACOS, que faz análises à azeitona e ao azeite, acrescentou mais uma valência que já vai funcionar na campanha olivícola que está agora a começar. Trata-se da análise sensorial de azeite, realizada pelo painel de provadores da ACOS.
Depois de um processo de seleção e de formação, o longo treino dos provadores que integram o Painel de Análise Sensorial de Azeite decorreu já na sala de provas, um novo espaço devidamente equipado para o efeito, que cumpre todos os requisitos regulamentares. Para esta avaliação é usada uma plataforma digital de registo de dados da análise sensorial de azeite, criada de raiz pela equipa de informática da ACOS. Todo este processo foi coordenado por Miguel Ferro, investigador do CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo) que será o Chefe de Painel.
Com a constituição do Painel de Provadores, em colaboração com o CEBAL, a ACOS completa as determinações analíticas obrigatórias para a verificação da qualidade do azeite, disponíveis no Laboratório, que passa assim a designar-se Laboratório de Química e de Análise Sensorial.
A funcionar desde 2012, o Laboratório de Química da ACOS recebe amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de todo o País. É aberto a produtores, lagares, compradores, exportadores de azeite e consumidores. Está Acreditado para a norma NP EN ISO/IEC 17025 pelo IPAC desde 2015. Está também atestado pelo reconhecimento anual do Conselho Oleícola Internacional (COI) – para testes básicos – até 31 de novembro de 2025, e certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015.
A inauguração das obras de restauro das muralhas da Fortaleza de Juromenha (31 de maio de 2025)
A recuperação da Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, tem sido um dos projetos mais ambiciosos de valorização patrimonial da região, com um investimento superior a cinco milhões de euros, cofinanciado pelo programa Alentejo 2020. A primeira fase das obras incluiu a consolidação das muralhas exteriores e da cerca islâmica e medieval, bem como a instalação de um sistema de iluminação cénica adaptado à reserva Dark Sky Alqueva, permitindo visitas noturnas sem interferir com a observação astronómica e foi inaugurada a 31 de maio deste ano.
A fortaleza prepara-se agora para entrar numa nova etapa, centrada na definição da utilização do seu interior. Para esse efeito, diz-nos João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, “realizou-se recentemente uma reunião entre representantes do Programa Revive, da CCDR Alentejo e do Município de Alandroal, onde dentro de pouco tempo será confirmado modelo de ocupação interior da Fortaleza”.
“Em breve será lançada a empreitada de recuperação da porta norte do monumento, dando continuidade ao plano de intervenção, já que por questões técnica essa parte não foi possível ser recuperada”, concluiu João Grilo.
O projeto prevê ainda a reabilitação do interior da fortaleza, com o objetivo de lhe conferir uma utilização condigna, alinhada com os princípios de desenvolvimento sustentável e turístico que orientam a estratégia do município.
Para dizer adeus ao verão, a CURPI de Campo Maior vai promover, no final deste mês de setembro, uma Festa Branca.
Tal como revela a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão, a festa contará com churrasco, sendo que os interessados terão de fazer a sua inscrição, mediante o pagamento de um “valor simbólico”.
“Vamos assinalar o final do verão. Vai ser um churrasco, mas onde nós vamos todos conviver. Vai haver, de certeza, bastante alegria e é isso a que nos propomos, a pensar em todas as pessoas que frequentam a nossa instituição”, assegura a responsável.
A data e o horário do evento deverão ser anunciados muito brevemente.
Este domingo, 21 de setembro, Elvas, que está em festa com mais uma edição da Feira de São Mateus, irá “acordar” pelas 9 horas, ao somde fogo de morteiro e estalaria.
Pelas 10h15, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, realiza-se a recitação do terço, animada pelas comunidades paroquiais de Santa Luzia e São Brás de Varche. Às 11 horas, o padre Ricardo Lameira preside à celebração eucarística dominical.
No que diz respeito à Expo São Mateus, o final de tarde será dedicado aos mais novos, com os espetáculos infantis “Super Wings” e “Bluey”, a partir das 18 horas. Entre os dois espetáculos haverá ainda Zumba Kids, com Cláudia Brotas.
Às 20h15, a recitação do terço no Santuário será animada pelas comunidades paroquiais de Nossa Senhora da Assunção, Salvador e Santa Maria de Alcáçova. Segue-se, às 21 horas, uma celebração eucarística, presidida pelo padre Alberto Aniceto Dangala.
No Palco da Feira da Expo São Mateus, a partir das 22h30, haverá baile com o Duo Musical C&R. À 1 horas, realiza-se mais um espetáculo pirotécnico e de fogo preso.