Jornadas Europeias do Património com duas visitas guiadas em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas organiza, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este fim de semana, dias 20 e 21 de setembro, uma visita especial ao Forte da Graça e uma visita guiada à cidade, sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”.

A visita ao Forte da Graça realiza-se este sábado, dia 20, pelas 10 horas. Os interessados devem fazer a sua inscrição para o email forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268639741.

No domingo, dia 21, com partida do Posto de Turismo, decorre uma visita guiada, com o tema “Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, pelo guia-intérprete Miguel Antunes. A visita é gratuita mas com marcações prévias, através do email turismo@cm-elvas.pt ou 268 622 236.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e dar a conhecer o riquíssimo património da cidade, que lhe proporcionou o selo da UNESCO.

Marvão volta a celebrar a autenticidade das suas origens de 3 a 5 de outubro com o Festival Al Mossassa

De 3 a 5 de outubro, a vila de Marvão volta a recuar no tempo, até ao séc. IX, para celebrar a autenticidade das suas origens, com a realização da 18ª edição do Festival Al Mossassa.

Uma vez mais, o público poderá assistir às mais diversas recriações históricas, a artesãos a trabalhar ao vivo, a espetáculos de música, dança, fogo, artes circenses e muito mais. Acampamentos militares, exposição de armas, tiro com arco, oficina de esgrima, cavaleiros em duelos de espadas, jogos medievais, encantadores de serpentes e falcoeiros, bobos e trapezistas são outros dos atrativos do evento, que se volta a realizar no primeiro fim de semana de outubro.

Este festival das três culturas (islâmica, judaica e cristã), de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, para além de conduzir sempre “muita gente” até à vila, “está já afirmado no território”. “É um evento importante para desenvolver a económica local, a restauração, a hotelaria, e que traz aqui uma lufada de ar fresco neste final de verão, início de outono, que é importante para Marvão”, assegura.

O autarca destaca, por outro lado, a realização do evento em cooperação com Badajoz, ou não tivessem sido as duas localidades fundadas por Ibn Marwan. “É a festa do fundador e essa cooperação com Badajoz é importante para o território. Afirmou-se e tem dado certo”, remata o autarca.  

AD apresenta programa eleitoral e candidatos a São Vicente esta sexta-feira

A candidatura da Aliança Democrática (AD) às autárquicas de 12 de outubro, em Elvas, promove esta sexta-feira, dia 19 de setembro, uma ação de campanha na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Após uma arruada, para contacto com a população, será feita, a partir das 18 horas, a apresentação do programa eleitoral e dos respetivos candidatos no salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

De recordar que a candidata da AD à presidência da Junta de Freguesia de São Vicente é Rosa Guerra.

Campo Maior: ruído é mote para exposição que o espaço.arte acolhe a partir deste sábado

O espaço.arte, em Campo Maior, abre amanhã, sábado, 20 de setembro, portas a uma nova exposição: “When the World is Full of Noise”, com curadoria de Orlando Franco.

A mostra, que reúne obras de pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo de 24 artistas, parte da ideia de que o ruído é inevitável e omnipresente, mas capaz de revelar camadas poéticas e sensíveis da experiência quotidiana.

Considerando que tem sido “fantástica” a mostra expositiva que tem dado vida ao espaço.arte, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante que levar “qualidade” e diversidade à galeria municipal da vila, desde que foi inaugurada, tem sido a preocupação da autarquia. “A vereadora São Silveirinha e a equipa de cultura do município têm tido essa preocupação e, efetivamente, temos tido aqui uma regra própria para a gestão do espaço”, diz o autarca.

“Tem sido uma forma de trazermos mais um elemento cultural a Campo Maior e trazemos gente que, propositadamente, visita Campo Maior para visitar o nosso espaço.arte Acho que tem sido um trabalho muito bem executado. É continuarmos com este tipo de programação, sempre constante, onde temos entre três a quatro trabalhos expositivos em cada ano”, remata.

A exposição “When the World is Full of Noise”, que “entre gestos explosivos e detalhes mínimos, transforma o ruído em experiência e desperta os sentidos e a atenção para o espaço e o tempo que habitamos”, é inaugurada amanhã pelas 15 horas. Patente ao público até 7 de dezembro, a mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.

Homem de 50 anos morre atropelado por camião do lixo em Portalegre

Um homem de 50 anos morreu, na madrugada desta sexta-feira, 19 de setembro, na sequência de um atropelamento, na Rua do Ribeiro do Baco de Baixo, em Portalegre.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, este homem não resistiu aos ferimentos, após ter sido atropelado por um camião de recolha do lixo.

O óbito acabou por ser declarado no local pelo médico da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Portalegre.

O alerta foi dado às 4h55, sendo que para a ocorrência foram mobilizados 12 operacionais, entre Bombeiros, PSP e INEM, apoiados por quatro viaturas.

Concerto de Sara Correia na primeira noite de São Mateus

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 19 a 28 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas, e apresentam algumas novidades em relação às edições anteriores.

O programa de animação, à semelhança dos anos anteriores, vai contar com dois espaços: Palco da Feira e Palco São Mateus.O Palco da Feira conta hoje, sexta-feira, dia 19, com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem, às 21 horas. Já o Palco São Mateus recebe, a partir das 22 horas, os Bombazine e Sara Correia.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove Expo São Mateus, que apresenta uma mostra de atividades económicas, para além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições.