Na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foi afastado da edição 2025/2026 da Taça de Portugal, após derrota por 1-0 frente à AD Marco 09, em partida disputada no Estádio Municipal de Marco de Canaveses, a contar para a segunda eliminatória da competição.
O encontro terminou empatado a zero no tempo regulamentar, levando à realização de prolongamento. O golo da vitória local foi apontado aos 110 minutos, numa grande penalidade a favor da equipa da casa que Andrezinho converteu com eficácia, fixando o resultado final.
Com este desfecho, a formação alentejana dá por concluída a sua participação na Taça de Portugal, enquanto a AD Marco 09 garante presença na próxima fase da prova.
A jovem empresa elvense Infinite Glassworks marca presença, pela primeira vez, na Feira de São Mateus. Ligada ao setor do vidro e da caixilharia, a empresa apresenta-se ao público como uma aposta inovadora na área da construção, destacando-se pela capacidade de acompanhar uma obra desde a fase inicial até à instalação final de soluções em vidro e caixilharia.
Em declarações à Rádio Elvas, Artur Latas, responsável pela empresa, explicou que o objetivo passa por oferecer um serviço completo, “estamos muito associados ao ramo do vidro, à instalação em obra e também à caixilharia. Queremos entrar em obra e poder fazer desde a primeira parte, que é a caixilharia, até instalar os guarda-corpos, espelhos e tudo o que tenha a ver com a construção e com a eficiência energética do vidro.”
A empresa tem uma parceria com a Vidrelvas, acrescentou Artur Latas, “trabalhei durante muitos anos na Vidrelvas, mas atualmente a ligação é apenas estratégica. É um parceiro de negócios, como outros, mas muito importante, com quem queremos crescer em conjunto.”
A Infinite Glassworks está sediada na Zona Industrial de Elvas, Estrada das Fontainhas, n.º 35, e encontra-se em fase de expansão, “neste momento somos quatro pessoas, mas nos próximos dois a três meses poderemos passar a ser cerca de dez.”
O mercado espanhol também está no horizonte da empresa, dada a proximidade geográfica, “temos um comercial em Espanha e estamos a desenvolver uma estratégia para conquistar clientes do outro lado da fronteira. É um mercado ótimo para lançarmos novos produtos e serviços.”
A presença no São Mateus é, segundo Artur Latas, apenas o início de uma estratégia de promoção mais alargada, “é o nosso primeiro evento, mas queremos dar continuidade. Temos já previstas participações noutras feiras no país, como em Alcácer do Sal, e até a nível internacional.”
A Feira de São Mateus decorre em Elvas até 28 de setembro, e a Infinite Glassworks está presente com um stand no topo do parque, antes da zona antes dos palcos.
A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo voltou a reunir esta quinta-feira, 18 de setembro, desta vez no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), entidade coordenadora.
Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, presidiu à reunião e deu as boas-vindas a todos presentes.
Os trabalhos foram marcados pela aprovação do regulamento e da constituição do Grupo Operativo, tendo sido ainda designada a representante na CIMAA neste fórum, que será Maria Fonseca, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, Educação e Turismo da CIMAA. Os membros da plataforma também discutiram e aprovaram o plano de atividades para o período 2025/2026.
As plataformas supraconcelhias constituem-se como fóruns privilegiados de concretização da própria rede social enquanto “Plataforma de articulação de diferentes parceiros públicos e privados” assente “no trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica” e que visa “garantir a articulação e planeamento supraconcelhio”.
Por último, houve lugar à apresentação do Laboratório de Inovação Social do Alto Alentejo (LISAA), que nasce fruto de uma parceria entre a CIMAA, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o Instituto Padre António Vieira, e que tem como objetivo geral favorecer a inclusão ativa, com vista a promover a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a participação ativa, e melhorar a empregabilidade, em particular dos grupos mais desfavorecidos.
Durante a manhã, o Grupo de Trabalho da Plataforma Supraconcelhia reuniu com o propósito de definir as metodologias de trabalho.
Este sábado, 20 de setembro, bem como no domingo, dia 21, e entre os dias 25 e 28 de setembro, o comboio turístico da Câmara de Elvas vai levar a população e os visitantes numa visita pela cidade, por ocasião da Feira de São Mateus e das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade.
O comboio parte sempre da Praça da República: amanhã apenas às 11 horas e nos restantes dias às 11 e às 16 horas.
A Semana Europeia do Desporto (SED),iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos, vai ter a sua sessão de abertura nacional em Campo Maior, na próxima terça-feira, 23 de setembro.
A sessão realiza-se, pelas 14h30, nos Cafés Delta, na presença da ministra da Juventude, Cultura e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
A cerimónia irá ter o seguinte programa: Apresentação do Diagnóstico Da Prática De Atividade Física E Desportiva em Portugal – “Tempo: A Nova Moeda”, por João Miguel Rodrigues; Mesa Redonda: “Organizações Ativas: Investimento em Saúde, Produtividade e Valor”, com João Miguel Rodrigues; Ana Rita Lopes, da Delta Feel Good, e José Marmeleira, da Universidade de Évora; e Apresentação da Medida “Atividade Física em contexto laboral” – Investimento PRR RE-C01-i09 – Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA).
Neste âmbito da SED serão desenvolvidas e promovidas diversas iniciativas. A SED é desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo IPDJ, em estreita colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
Este evento decorre à escala europeia, com atividades em todos os países da Europa. Os países participantes, têm a possibilidade de promover, desenvolver e realizar atividades e eventos a nível nacional, entre 23 e 30 de setembro, incentivando sempre que esta promoção e realização de atividades assuma uma regularidade ao longo de todo o ano, contribuindo ativamente para a adoção de estilos de vida saudáveis.
Em 2025, a SED está organizada nos seguintes temas: #Beactive – Lançamento da Semana Europeia do Desporto, #Beactive @Work, #Beactive Sénior, #Beactive Crianças e Jovens, #Beactive Famílias Ativas, #Beactive Night, #Beactive Outdoor & Lazer Ativo, #Beactive Inclusivo e #BeActive Associativismo Desportivo.
O principal tema da campanha é ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo, não só durante a SED, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.
Como já vem sendo habitual, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ irá levar a cabo algumas iniciativas relacionadas com estas temáticas, com atividades realizadas um pouco por toda a região alentejana. Campo Maior, Ponte de Sor, Grândola, Beja, Mértola, Estremoz, Vendas Novas e Portalegre são os locais onde todos poderão participar ativamente numa das muitas iniciativas programadas.
O Movimento SIM Por Campo Maior vai apresentar a sua lista à Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, esta sexta-feira, 19 de setembro.
A apresentação será feira, pelas 19 horas, no Parque Verde em Degolados.
Na ocasião, serão também apresentadas as propostas e os objetivos que o SIM Por Campo Maior definiu a “pensar na população de Degolados”.
Esta apresentação contará com a presença de todos os cabeças de lista aos restantes órgãos autárquicos.
De recordar que a candidata do SIM Por Campo Maior à Junta de Freguesia de Degolados, nas autárquicas de 12 de outubro, é Diana Gaita.
O Agrupamento de Escolas de Avis deu início ao ano letivo 2025/2026 com uma cerimónia que decorreu na escola sede, em Benavila, e que contou com as intervenções do Diretor do Agrupamento de Escolas, Marco Rosa, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Francisco Serrão, do Presidente da Câmara Municipal de Avis, Nuno Silva, e do representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Avis, Susana Coelho, que, nos seus discursos, endereçaram palavras de boas-vindas aos alunos e restante comunidade educativa, salientando a importância do trabalho conjunto de todos, com os seus diferentes papéis, na prossecução da importante missão que é educar crianças e jovens, garantindo a aquisição de conhecimentos que permitam consolidar as bases de um futuro feliz.
Realizou-se em seguida a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Escolar referentes ao ano letivo 2024/2025, através dos quais foram distinguidos 12 alunos de final de ciclo (1.º, 2.º e 3.º), que se destacaram pelo seu empenho e aproveitamento escolar.
Além dos diplomas, cada aluno recebeu como oferta do Município de Avis vales no valor de 60€ a utilizar no comércio local.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Elvas instalou quatro desfibrilhadores automáticos externos (DAE) na Escola Primária da Boa-Fé, Ciclo da Boa-Fé, Primária de Santa Luzia e Ciclo de Santa Luzia.
Para a utilização destes equipamentos foram formados 24 operacionais com competências na área, assegurando a sua disponibilidade em situações de urgência.
São cada vez mais os portugueses, 31% mais precisamente, que têm um seguro de saúde. Este é considerado um bom complemento ao Serviço Nacional de Saúde, já que permite o acesso a cuidados de saúde privados.
Tal como em qualquer contratação de serviços, o consumidor deve ter toda a informação para que possa tomar as suas decisões de forma informada e ponderada, sabendo concreta e rigorosamente que serviços está a contratar com a escolha desse seguro de saúde.
À DECO chegam frequentemente dúvidas e pedidos de esclarecimento de consumidores que, querendo contratar um seguro de saúde, acabam por assinar um plano de saúde sem terem a noção clara das diferenças entre ambos.
Na verdade, um plano de saúde não é um contrato de seguro, não estando sujeito às mesmas regras legais de um contrato de seguro, nem à supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
De acordo com a ASF, o plano de saúde é um produto que funciona dentro de uma rede de prestadores e que permite ao cliente aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido, não havendo a assunção de risco por parte da entidade gestora do plano. Assemelha-se a um cartão de descontos que permite aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido e que vai variar em função do prestador selecionado.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Ex-alunos e antigos professores do 5º ano do Curso Experimental, lecionado há 50 anos, na Escola Preparatória Gil Eanes, a atual EB 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, reúnem-se este sábado, 20 de setembro, num restaurante do concelho para o já tradicional almoço-convívio anual.
À Rádio ELVAS, António Rodrigues, um dos organizadores da iniciativa, recorda que este Curso Experimental, criado pelo Ministério da Educação nos anos 70, foi lecionado, em Elvas, até 1974 nos Terceiros. “Foi lá que, sem qualquer consciência, obviamente, vivemos o 25 de Abril”, lembra o antigo aluno.
“Em 1975 fomos fazer o 5° ano daquele curso, nessa data, à novíssima Escola Preparatória Gil Eanes, no Bairro de Santa Luzia. Foi para nós o último ano do Curso Experimental e também para o próprio curso que acabou por ser extinto”, recorda ainda António Rodrigues.
Desde há uns anos a esta parte, antigos alunos e alguns ex-professores têm vindo a comemorar as amizades que nunca se perderam “e que, este ano, completam 50 anos”. O almoço, a ter lugar amanhã na Vinha da Amada, está marcado para as 12h30.
A Câmara Municipal de Elvas organiza, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este fim de semana, dias 20 e 21 de setembro, uma visita especial ao Forte da Graça e uma visita guiada à cidade, sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”.
A visita ao Forte da Graça realiza-se este sábado, dia 20, pelas 10 horas. Os interessados devem fazer a sua inscrição para o email forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268639741.
No domingo, dia 21, com partida do Posto de Turismo, decorre uma visita guiada, com o tema “Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, pelo guia-intérprete Miguel Antunes. A visita é gratuita mas com marcações prévias, através do email turismo@cm-elvas.pt ou 268 622 236.
Esta é uma iniciativa que pretende promover e dar a conhecer o riquíssimo património da cidade, que lhe proporcionou o selo da UNESCO.
De 3 a 5 de outubro, a vila de Marvão volta a recuar no tempo, até ao séc. IX, para celebrar a autenticidade das suas origens, com a realização da 18ª edição do Festival Al Mossassa.
Uma vez mais, o público poderá assistir às mais diversas recriações históricas, a artesãos a trabalhar ao vivo, a espetáculos de música, dança, fogo, artes circenses e muito mais. Acampamentos militares, exposição de armas, tiro com arco, oficina de esgrima, cavaleiros em duelos de espadas, jogos medievais, encantadores de serpentes e falcoeiros, bobos e trapezistas são outros dos atrativos do evento, que se volta a realizar no primeiro fim de semana de outubro.
Este festival das três culturas (islâmica, judaica e cristã), de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, para além de conduzir sempre “muita gente” até à vila, “está já afirmado no território”. “É um evento importante para desenvolver a económica local, a restauração, a hotelaria, e que traz aqui uma lufada de ar fresco neste final de verão, início de outono, que é importante para Marvão”, assegura.
O autarca destaca, por outro lado, a realização do evento em cooperação com Badajoz, ou não tivessem sido as duas localidades fundadas por Ibn Marwan. “É a festa do fundador e essa cooperação com Badajoz é importante para o território. Afirmou-se e tem dado certo”, remata o autarca.
A candidatura da Aliança Democrática (AD) às autárquicas de 12 de outubro, em Elvas, promove esta sexta-feira, dia 19 de setembro, uma ação de campanha na freguesia de São Vicente e Ventosa.
Após uma arruada, para contacto com a população, será feita, a partir das 18 horas, a apresentação do programa eleitoral e dos respetivos candidatos no salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.
De recordar que a candidata da AD à presidência da Junta de Freguesia de São Vicente é Rosa Guerra.
O espaço.arte, em Campo Maior, abre amanhã, sábado, 20 de setembro, portas a uma nova exposição: “When the World is Full of Noise”, com curadoria de Orlando Franco.
A mostra, que reúne obras de pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo de 24 artistas, parte da ideia de que o ruído é inevitável e omnipresente, mas capaz de revelar camadas poéticas e sensíveis da experiência quotidiana.
Considerando que tem sido “fantástica” a mostra expositiva que tem dado vida ao espaço.arte, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante que levar “qualidade” e diversidade à galeria municipal da vila, desde que foi inaugurada, tem sido a preocupação da autarquia. “A vereadora São Silveirinha e a equipa de cultura do município têm tido essa preocupação e, efetivamente, temos tido aqui uma regra própria para a gestão do espaço”, diz o autarca.
“Tem sido uma forma de trazermos mais um elemento cultural a Campo Maior e trazemos gente que, propositadamente, visita Campo Maior para visitar o nosso espaço.arte Acho que tem sido um trabalho muito bem executado. É continuarmos com este tipo de programação, sempre constante, onde temos entre três a quatro trabalhos expositivos em cada ano”, remata.
A exposição “When the World is Full of Noise”, que “entre gestos explosivos e detalhes mínimos, transforma o ruído em experiência e desperta os sentidos e a atenção para o espaço e o tempo que habitamos”, é inaugurada amanhã pelas 15 horas. Patente ao público até 7 de dezembro, a mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.
Um homem com cerca de 50 anos morreu, na madrugada desta sexta-feira, 19 de setembro, na sequência de um atropelamento, na Rua do Ribeiro do Baco de Baixo, em Portalegre.
De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, este homem não resistiu aos ferimentos, após ter sido atropelado por um camião de recolha do lixo. O óbito acabou por ser declarado no local pelo médico da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Portalegre.
O alerta foi dado às 4h55, sendo que para a ocorrência foram mobilizados 12 operacionais, entre Bombeiros, PSP e INEM, apoiados por quatro viaturas.
Entretanto, a PSP, em comunicado, informa que foram efetuadas várias manobras de reanimação à vítima, que se encontrava prostrada no solo. “Infelizmente as manobras de reanimação efetuadas, lograram ser infrutíferas”, lamenta o Comando Distrital de Portalegre.
A PSP fez, posteriormente, “deslocar para o local, a sua Brigada de Investigação de Acidentes Rodoviários, que tomou conta do acidente rodoviário, estando, neste momento, a proceder a diligências de investigação, tidas por necessárias, para o cabal esclarecimento dos factos”.
O corpo da vítima foi removido para a morgue do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre. O expediente será remetido ao Ministério Público de Portalegre.
As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 19 a 28 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas, e apresentam algumas novidades em relação às edições anteriores.
O programa de animação, à semelhança dos anos anteriores, vai contar com dois espaços: Palco da Feira e Palco São Mateus.O Palco da Feira conta hoje, sexta-feira, dia 19, com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem, às 21 horas. Já o Palco São Mateus recebe, a partir das 22 horas, os Bombazine e Sara Correia.
A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove Expo São Mateus, que apresenta uma mostra de atividades económicas, para além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições.