AD apresenta programa eleitoral e candidatos a Santa Eulália esta quinta-feira

A candidatura da Aliança Democrática (AD) às autárquicas de 12 de outubro, em Elvas, promove esta quinta-feira, dia 18 de setembro, uma ação de campanha em Santa Eulália.

Após uma arruada, para contacto com a população, será feita, a partir das 18 horas, a apresentação do programa eleitoral e dos respetivos candidatos no salão da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

De recordar que o candidato da AD à presidência da Junta de Freguesia de Santa Eulália é João Barradas.

Castelo de Terena com financiamento garantido para primeira fase de recuperação

A recuperação do Castelo de Terena, no concelho de Alandroal, já tem financiamento assegurado para a primeira fase do projeto, através do programa regional Alentejo 2030. Esta etapa inicial contempla a restauração das muralhas e a criação de infraestruturas que permitirão a realização de eventos culturais e comunitários, marcando o início de um plano mais amplo de valorização da freguesia.

Segundo João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, esta intervenção representa “um passo decisivo na preservação de um dos mais emblemáticos patrimónios históricos da região. O projeto global, que inclui o castelo e outras ações de requalificação em Terena, está orçado entre cinco a seis milhões de euros”.

Joao Grilo

A primeira fase do Plano de Intervenção de Terena (PIT) será executada com “um investimento superior a um milhão de euros, destinado ao restauro e conservação das muralhas, melhoria das acessibilidades, reforço da segurança, instalação de infraestruturas para eventos e implementação de iluminação cénica. O projeto técnico encontra-se em desenvolvimento e parte significativa do financiamento já está confirmada no âmbito do Alentejo 2030”, conclui o autarca João Grilo.

O projeto técnico está em desenvolvimento e parte do financiamento já está assegurado no Alentejo 2030, nomeadamente para esta primeira fase.

Dia Mundial da Música: Banda 1º de Dezembro prepara concerto especial com obra de Vasco Pereira

Depois de um concerto de despedida do verão, no final de agosto, a Banda 1º de Dezembro prepara-se para celebrar o Dia Mundial da Música, assinalado anualmente a 1 de outubro, com mais um espetáculo em Campo Maior.

Previsto para dia 4 de outubro, neste concerto, que ao que tudo indica será realizado na Igreja de São João Baptista, revela o maestro Francisco Pinto (na imagem), será prestada uma homenagem à irmã do professor, maestro e compositor Vasco Pereira, que era flautista, e que deixou à banda todo o seu espólio de livros sobre música. “Como gratidão, vamos tentar retribuir com um concerto, num dia muito especial”, revela.

Neste espetáculo, os músicos da banda irão interpretar uma obra de Vasco Pereira. “Ele escreveu-nos uma obra, para primeira audição, e vamos tentar cumprir com isso”, adianta Francisco Pinto. Assumindo que não é fácil interpretar as composições de Vasco Pereira, Francisco revela ainda que “há já muito tempo” tencionava convidar o maestro para escrever uma obra para a banda. “Ele aceitou desta vez e fez uma obra. É um contemporâneo duro, que não é para toda a gente. Não é muito fácil tocar, nem entender onde ele quer chegar, mas é outro tipo de música, outro tipo de escrita, que é muito interessante saber desenvolvê-la”, remata.  

MCPE define atividades da campanha eleitoral

A direção do Movimento Cívico por Elvas (MCPE) esteve reunida ontem, 17 de setembro, na sede de candidatura, para debater “assuntos relevantes, tendo em vista a campanha autárquica”.

Entre hoje, 18 de setembro, e o próximo dia 26, a campanha eleitoral do MCPE será feita através de um “carro de som” e de um stand na Feira de São Mateus, “com várias iniciativas dirigidas à população e dias temáticos” (como desporto, saúde, história do São Mateus, entre outros).

Durante este período, o MCPE irá também promover uma campanha solidária, com recolha de bens para entregar à APPACDM e de tampas de garrafas.

No decorrer da reunião foi ainda definida a calendarização da campanha e as iniciativas a realizar de 30 de setembro a 10 de outubro.

GNR resgata águia-cobreira em Elvas

A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), resgatou uma águia-cobreira (Circaetus gallicus), no concelho de Elvas, na passada segunda-feira, 15 de setembro.

“Na sequência de um alerta de um popular, que reportava a presença de uma águia-cobreira em estado debilitado, num terreno agrícola localizado naquele concelho, os elementos do SEPNA deslocaram-se de imediato ao local”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR.

Depois de resgatada, a ave foi entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Portalegre, para monitorização do seu estado de saúde e recuperação.

A Guarda Nacional Republicana, através SEPNA, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas participa pela primeira vez no programa Erasmus+

O Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas participa, neste ano letivo, pela primeira vez, no Erasmus +, programa de mobilidade que tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de um Espaço Europeu da Educação.

Dando conta que, neste primeiro ano, apenas os docentes que integram a equipa irão participar nas diferentes mobilidades realizadas, a professora Célia Durão revela que o projeto do agrupamento, recentemente aprovado no âmbito deste programa da União Europeia, é dedicado à interculturalidade, à inclusão e à diversidade em sala de aula. “É o primeiro ano em que estamos a participar. Estamos a iniciar o processo e este ano vamos fazer mobilidade só para professores. Constituímos uma equipa e propusemos este projeto com o objetivo de o alargar a alunos e a um maior número de pessoal docente e não docente”, adianta.

Este projeto, diz Célia Durão, servirá para “desenvolver competências para levar a bom porto a diversidade em sala de aula”, tendo em conta a realidade de cada aluno. “Cada vez mais há alunos diferentes nas salas de aula e cada aluno é um mundo, é um universo, é uma realidade, com as suas necessidades. Temos alunos estrangeiros, mas temos também os alunos estrangeiros de Português Língua Materna que têm outras necessidades e temos os alunos abrangidos pelo 54” (educação inclusiva).

De acordo com a docente, “cada aluno é um caso” e é preciso “aprender e desenvolver competências para conseguir implementar a diversidade em sala de aula”: “como é que numa aula, tendo selecionado determinados conteúdos, havendo um percurso didático a seguir, como é que eu consigo dar atenção a todos, propor um caminho para cada um deles, de modo a poderem desenvolver as suas competências, aprender e ser cidadãos de bem”.

A equipa do Agrupamento de Escolas nº 2, formada por oito profissionais – seis professores de diferentes áreas, uma psicóloga e um membro do pessoal não docente –, irá deslocar-se à Grécia e à Áustria, para diferentes formações, nesta área da diversidade em sala de aula. “Depois, replicaremos, obviamente, aquilo que formos aprender e daremos continuidade, articulando esta formação com outros objetivos que o projeto tem, no âmbito do Português Língua Não-Materna, que eu represento, e de outras necessidades, por exemplo, do Departamento do Ensino Especial”, explica Célia Durão.

“Vamos ver como é que corre. Estamos muito entusiasmados, muito satisfeitos com a aprovação deste nosso projeto e cheios de vontade de aprender”, remata a professora.