
Encerrada mais uma edição das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, o município de Alandroal faz um balanço muito positivo do evento, considerando que se tratou de mais um importante momento de dinamização da nossa vila e do concelho, de reforço da coesão interna e sentido de comunidade, assim como de apoio à atividade económica local.
O município destaca a grande recetividade que tiveram as propostas da programação cultural, traduzindo-se em elevada participação da população local e de visitantes.O Festival da Juventude, coordenado pela Associação Jovem Alandroalense foi mais um evento de “castelo cheio”, como todos os que se realizam naquele espaço icónico.
As “Festas de Setembro” têm crescido no tempo – a quinta-feira e o domingo já passaram a ser dias fortes – e na diversidade da oferta, fazendo com que mais pessoas se desloquem ao Alandroal ou fiquem por mais tempo.
Este crescimento só é possível com o envolvimento cada vez maior de todo o tecido associativo do concelho que dá um contributo incontornável para o sucesso das mesmas. Hoje, a festa é de todo o concelho e não apenas da vila do Alandroal, como acontecia no passado.
A autarquia agradece o esforço e empenho de todas as associações e de todas as equipas municipais, e aponta como exemplo deste envolvimento, o concerto de domingo protagonizado por Rita Guerra e a Banda do Centro Cultural de Alandroal, onde se pode assistir à demonstração do excelente trabalho de todos para envolver diferentes gerações de todo o concelho, unidas pelo investimento contínuo na música como fator de agregação.
Merecem ainda uma referência dois outros projetos apoiados pela autarquia que já ganharam o seu espaço nas festas e na oferta cultural do concelho: A Tuna da Escola Popular de Alandroal e o grupo de música popular Trigueirão no Relheiro.